Principais Tradições Wicca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Principais Tradições Wicca

Mensagem por DiogoM em Sex Mar 04, 2011 1:59 am

Tradição 1734: Tipicamente britânica é às vezes uma Tradição eclética baseada nas idéias do poeta Robert Cochrane, um auto-intitulado Bruxo hereditário que se suicidou através da ingestão de uma grande quantidade de beladona. 1734 é usado como um criptograma(caracteres secretos) para o nome da Deusa honrada nesta tradição.

Tradição Alexandrina: Uma Tradição popular que começou ao redor da Inglaterra em 1960 e foi fundada por Alex Sanders. A Tradição Alexandrina é muito semelhante à Gardneriana com algumas mudanças menores e emendas. Esta Tradição trabalha à maneira de Alex e Maxine Sanders, que diziam terem sido iniciados por sua avó em 1933. A maioria dos rituais são muito formais e embasados na Magia cerimonial. É também uma tradição polarizada, onde o Sacerdotisa representa o princípio feminino e o Sacerdote o princípio masculino. Os rituais sazonais, na maior parte são baseados na divisão do ano entre o Rei do Azevinho e o Rei do Carvalho e diversos dramas rituais tratam do tema do Deus da Morte/Ressurreição. Como na Tradição Gardneriana a Sacerdotisa é elevada autoridade máxima. Entretanto, os precursores para ambas Tradições foram homens. Embora similar a Gardneriana, a Tradição Alexandrina tende a ser mais eclética e liberal. Algumas das regras estritas Gardnerianas, tais como a exigência do nudismo ritual, são opcionais. Alex Sanders intitulou-se a certa altura "Rei das Bruxas", considerando que o grande número de pessoas que tinha iniciado na sua tradição lhe dava esse direito. Nem os seus próprios discípulos o levaram muito a sério, e para a comunidade Pagã no geral esse título foi apenas motivo de troça, quando não de repúdio. Janet e Stewart Farrar são os mais famosos Bruxos que divulgaram largamente a Tradição Alexandrina em suas publicações.

Tradicional Britânica: Uma Tradição com uma forte estrutura hierárquica e graus. Os Rituais estão centrados na Tradição Céltica e Gardneriana

Wicca céltica: Uma Tradição muito telúrica, com enfoques na natureza, os elementos e elementais, algumas vezes fadas, plantas, etc. Muitas " Bruxas Verdes" (Green Witches) e Adeptos do Druidismo seguem este caminho, centrado no panteão Céltico antigo e em seus Deuses e Deusas.

Tradição Caledoniana (ou caledonni): Uma tradição que tenta preservar os antigos festivais dos escoceses e às vezes é chamada de Tradição Hecatina.

Tradição Picta: É uma das manifestações da Bruxaria tipicamente escocesa. Na maioria das vezes é uma forma solitária da Arte. Seu enfoque prático é basicamente mágico e possui poucos elementos religiosos e filosóficos.

Bruxaria Cerimonial: Usa a Magia cerimonial para atingir uma conexão mais forte com as divindade e perceber seus propósitos mais altos e suas habilidades. Seus Rituais são freqüentemente derivações da Magia Cabalística e Magia Egípcia. Embora certamente, mas não de forma intencional, este caminho é infestado freqüentemente por egoístas e pessoas inseguras que usam a Magia Cerimonial para duas finalidades: adquirir tudo aquilo que querem e atingir níveis mais altos para poderem olhar de cima. Estes atributos não são uma regra em todos os Bruxos Cerimoniais, e há muitos Bruxos sinceros neste caminho.

Tradição Diânica: Algumas Bruxas Diânicas só enfocam seus cultos na Deusa, são muito politicamente ativos, e feministas. Outras Bruxas Diânicas simplesmente enfocam seu culto na Deusa como uma forma de compensar os muitos anos de domínio Patriarcal na Terra. Algumas Bruxas Diânicas usam este título para denotar que são "as Filhas de Diana", a Deusa protetora delas. Há Bruxas Diânicas que são tudo isto , algumas que não são nada disto, e outras que são um misto disto. A Arte Diânica possui duas filiais distintas:

- Uma filial, fundada no Texas por Morgan McFarland . Que dá o supremacia à Deusa em sua thealogy, mas honra o Deus Cornífero como seu Consorte Amado e abençoado. Os membros dos Covens dividem-se entre homens e mulheres. Esta filial é chamada às vezes "Old Dianic" (Velha Diânica), e há alguns Covens descendentes desta Tradição, especialmente no Texas. Outros Covens, similares na thealogy mas que não descendem diretamente da linha de McFarland, e que estão espalhados por todo EUA.

- A outra filial, chamada às vezes de Feitiçaria Feminista Diânica, focaliza exclusivamente a Deusa e somente mulheres participam de seus Covens e grupos. Geralmente seus rituais são livres e não são hierárquicos, usando a criatividade e o consenso para a realização de seus rituais. São politicamente um grupo feministas. Há uma presença lésbica forte no movimento, embora a maioria de Covens estejam abertos à mulheres de todas as orientações.

Tradição Georgina: Esta Tradição foi criada por George Patterson, que se auto intitulou como sendo um "Sumo Sacerdote Georgino". Quando começou o seu próprio Coven, chamou-o de Georgino, já que seu prenome era George. Se há uma palavra que melhor pode descrever a Tradição de George , seria "eclética". A Tradição Georgina é um composto de rituais Celtas, Alexandrinos, Gardnerianos e tradicionais. Mesmo que a maior parte do material fornecido aos estudantes sejam Alexandrinos, nunca houve um imperativo para seguir cegamente seu conteúdo. Os boletins de noticias publicados pelo fundador da Tradição estavam sempre cheio de contribuições dos povos de muitas outras Tradições. Parece que a intenção do Sr. Patterson era fornecer uma visão abrangente aos seus discípulos.

Ecletismo: Um Bruxo eclético é aquele que funde idéias de muitas Tradições ou fontes. Assim Como no caldeirão de uma Bruxa, são somadas elementos para completar a poção que é preparada, assim também são somadas várias informações de várias Tradições para criar um modo mágico de trabalhar. Esta "Tradição" que realmente não é uma Tradição é flexível, mas às vezes carente de fundamento. Geralmente, são criados rituais e Covens de estrutura livre.

Tradição das Fadas (ou Fairy Wicca): Há várias facções da Tradição das Fadas. Segundo os membros desta Tradição, seus ritos e conhecimentos tiveram origem entre os antigos povos da Europa da Idade do Bronze, que ao migrarem para as colinas e altas montanhas devido às guerras e invasões ficaram conhecidos como Sides, Pictos, Duendes ou Fadas. Uma Bruxa desta Tradição poderia ser ou trabalhar, mas não necessariamente: - Com energias da natureza e espíritos da natureza , também conhecidos como fadas, Duendes, etc. - Homossexual Alguns dos nomes mais famosos desta Tradição são Victor e Cora Anderson, Tom Delong (Gwydion Penderwyn), Starhawk, etc.

Tradição Gardneriana: Fundada por Gerald Gardner nos anos de 1950 na Inglaterra. Esta tradição contribuiu muito para Arte ser o que é hoje.. A estrutura de muitos rituais e trabalhos mágicos em numerosas tradições são originárias do trabalho de Gardner. Algumas das reivindicações históricas feitos pelo próprio Gardner e por algumas Bruxas Gardnerianas têm que ainda serem verificadas (e em alguns casos são fortemente contestadas) porém, esta Tradição apoiou muitas Bruxas modernas. Gerald B. Gardner é considerado "o avô" de toda a Neo-Wicca. Foi iniciado em um Coven de NewForest, na Inglaterra em 1939. Em 1951 a última das leis inglesas contra a Bruxaria foi banida (primeiramente devido à pressão de Espiritualistas) e Gardner publicou o famoso livro"Witchcraft Today", trazendo uma versão dos rituais e as tradições do Coven pelo qual foi iniciado.

Gardnerianismo é uma tradição extremamente hierárquica. A Sacerdotisa e o Sacerdote governam Coven, e os princípios do amor e da confiança presidem. Os praticantes desta Tradição trabalham "Vestidos de Céu" (nus), além de manterem o esquema de Seita Secreta. Nos EUA e Inglaterra os Gardnerianos são chamados de "Snobs of the Craft" (Snobes da Arte), pois muitos deles acreditam que são os únicos descendentes diretos do Paganismo purista. Cada Coven Gardneriano é autônomo e é dirigido por uma Sacerdotisa, com a ajuda do Sacerdote, Senhores dos Quadrantes, Mensageiro, etc. Isto mantém o linhagem e cria um número de líderes e de professores experientes para o treinamento dos Iniciandos. A Bíblia Completa das Bruxas (The Witches Bible Complete) escrita por Janet e Stuart Farrar, como também muitos livros escritos por por Doreen Valiente têm base nesta Tradição e na Tradição Alexandrina em muitos aspectos.

Tradição Hecatina: Uma Tradição de Bruxos que buscam inspiração em Hécate e tentam reconstruir e modernizar os rituais antigos da adoração à esta Deusa. É algumas vezes chamadas de Tradição Caledoniana ou Caledonii. BRUXO

Tradição Familiar ou Hereditária: Um Bruxo que normalmente foi treinado por um ente familiar e/ou pode localizar sua história familiar em outro Bruxo ou Bruxos. Os Bruxos Hereditários, ou Genéticos como gosto de chamar, são pessoas que têm, ou supõem ter, uma ascendência Pagã (mãe, tia, avó são os alvos mais visados). A maioria dos Hereditários não aceitam a infiltração de outras pessoas fora de sua dinastia, porém algumas Tradições Familiares "adotam" alguns membros, escolhidos "à dedo" em seu segmento.

Wicca Saxônica ou Seax-Wicca: Fundada em 1973, pelo autor prolífico, Raymond Buckland que era, naquele momento, um Bruxo Gardneriano. Uma das primeiras tradições precursoras em Bruxos solitários e o auto-iniciados. Estes dois aspectos fizeram dela um caminho popular.

Tradição Strega: Começou ao redor na Itália em 1353. A história controversa sobre esta Tradição pode ser achada em muitos locais e em muitos livros. Arádia... Gospell of the Witches (Arádia...A Doutrina das Bruxas) é um deles.

Tradição Teutônica ou Nórdica: Teutônicos são um grupo de pessoas que falam o norueguês, fosso, islandês, sueco, o inglês e outros dialetos europeus que são considerados "idiomas Germânicos". Um Bruxo teutônico acha freqüentemente inspiração nos mitos tradicionais e lendas, Deuses e Deusas das áreas onde estes dialetos se originaram.

Tradição Asatrú: Teve suas origens no Norte da Europa e é uma das facções das Tradições Teutônica e Nórdica. Esta Tradição é praticada hoje por aqueles que sentem uma ligação com os nórdicos e teutônicos e que desejam estudar a filosofia e religiosidade da antiga Escandinávia, através dos Eddas e Runas. Encoraja um senso de responsabilidade e crescimento espiritual, freqüentemente embasados nos conceitos atribuídos aos nobres guerreiros de tempos ancestrais. Tradição Algard: Uma americana iniciada nas Tradições Gardneriana e Alexandrina, chamada Mary Nesnick, fundou essa "nova" tradição que reúne ensinamentos de ambas tradições sob uma única insígnia.

Bruxaria Tradicional: Todo Bruxo tradicional dará uma definição diferente para este termo. Um Bruxo tradicional é aquele que freqüentemente prefere o título de Bruxo à Wiccaniano e define os dois como caminhos muito diferentes. Um Bruxo tradicional fundamenta seu trabalho mágico em métodos históricos da tradição, religiosidade e geografia de seu país.

Bruxaria Tradicional Ibérica: Uma bruxaria onde participam pessoas que habitam a região que compreende a penísula ibérica, principalmente Portugal e Espanha. Seus ancestrais adoravam os seus Deuses, com cultos diferenciados entre tribos e regiões; eles amavam e respeitavam os lugares e espíritos da natureza, colhiam e caçavam com bravura e respeito.

Fonte: Alemdalenda
avatar
DiogoM

Mensagens : 46
Data de inscrição : 03/03/2011
Localização : Braga

http://www.portalwicca.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Ookami em Ter Abr 12, 2011 10:22 am

Como seguidor e parte da Tradição Gardneriana consideras a discrição dada aqui de qual quer forma informativa?

Podias dar só uma pequena explicação da tua tradição. Tais como formas especais de fazer rituais, a hierarquia, como é o teu coven trabalha(estruturado) ?

Ou já estou a ser demasiadamente frontal sobre o assunto?
avatar
Ookami

Libra Serpente
Mensagens : 444
Data de inscrição : 05/01/2011
Idade : 27
Localização : Eden

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por DiogoM em Ter Abr 12, 2011 4:57 pm

Tais como formas especais de fazer rituais

Prefiro não "aprofundar" muito a parte ritualistica da tradição.

a hierarquia, como é o teu coven trabalha(estruturado) ?

Gardnerianismo é uma tradição extremamente hierárquica. A Sacerdotisa e o Sacerdote governam Coven, e os princípios do amor e da confiança presidem. Os praticantes desta Tradição trabalham "Vestidos de Céu" (nus), além de manterem o esquema de Seita Secreta. Nos EUA e Inglaterra os Gardnerianos são chamados de "Snobs of the Craft" (Snobes da Arte), pois muitos deles acreditam que são os únicos descendentes diretos do Paganismo purista. Cada Coven Gardneriano é autônomo e é dirigido por uma Sacerdotisa, com a ajuda do Sacerdote, Senhores dos Quadrantes, Mensageiro, etc. Isto mantém o linhagem e cria um número de líderes e de professores experientes para o treinamento dos Iniciandos. A Bíblia Completa das Bruxas (The Witches Bible Complete) escrita por Janet e Stuart Farrar, como também muitos livros escritos por por Doreen Valiente têm base nesta Tradição e na Tradição Alexandrina em muitos aspectos.
Bom, vou de certa forma simplificar, a hierarquia gardneriana é um pouco rígida em todos os sentidos, no que diz respeito ao coven de forma geral, ele tem que ser obrigatoriamente dirigido/orientado por sacerdotes e sacerdotisas, maior parte possui 13 membros, tudo o que é aprendido/praticado dentro do coven é de máximo sigilo, todos os praticantes da tradição têm também que estar vestidos a céu (nus) em todos os ritos, em geral a escala hierárquica visa a formação de praticantes bem treinados (altamente capacitados), pois o processo de formação (dedicação e iniciação) é lento e bem definido. A tradição possui 3 graus.
É uma tradição iniciática o que significa que para uma pessoa se tornar gardneriana precisa ser iniciada por um sacerdote ou alto sacerdote numa cerimonia de iniciação. Uma pessoa só poderá ter acesso aos conteúdos secretos do coven (ex: livro das sombras) fazendo um juramento.
A estrutura da tradição Gardneriana tem muito em comum com a Alexandrina.


cheers
avatar
DiogoM

Mensagens : 46
Data de inscrição : 03/03/2011
Localização : Braga

http://www.portalwicca.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por crls em Dom Jan 08, 2012 6:34 pm

olá. será que que me podiam dizer como é que posso saber a qual tradição pertenço? Smile Tem haver com aquela com que mais me identifico ( eu sei que pode parecer muita parva a questão que estou a levantar )? obrigado. comprimentos crls

crls

Capricórnio Macaco
Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/01/2012
Idade : 24
Localização : lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Atena em Dom Abr 22, 2012 3:47 pm

Tenho uma dúvida nós escolhemos a que mais gostamos ou há uma espécie de ritual para saber aquela a que mais pertencemos?
avatar
Atena

Sagitário Porco
Mensagens : 46
Data de inscrição : 21/04/2012
Idade : 21
Localização : Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Sailor Moon em Dom Abr 22, 2012 6:26 pm

Atena antes de mais não sei se serei a melhor pessoa para te explicar isso, mas seja como for vou-te dar a minha opinião. Acho que primeiro tens que estudar bem a fundo as várias vertentes da Wicca para saberes em qual te enquadras mais. E podes até aproveitar para estudar outras vertentes do paganismo, pois quem sabe, até te podes enquadarar mais com elas. Uma das preocupações iniciais é definir qua a vertente a seguir, mas primeiro é importante definires aquilo que queres para ti e o que pretendes alcançar, seja como for nada é rigido por isso podes começar por uma vertente e a dada altura decidires mudar para outra, ou então ires retirando ensinamentos de várias vertentes e aplicares a ti mesma. Tudo é permitido e só depende de ti e da tua intuição.

Agora no que toca à Wicca Gardneriana e a Alexandrina têem um problema em Portugal, das duas uma ou não existem covens que sigam estas vertentes, ou eles são demasiados escondidos e por isso bem dificeis de encontrar. Eu acredito que eles até possam existir, mas creio que sejam em lugares mais movimentados, como Lisboa e Porto o que se torna um problema para os meros mortais que vivem no interior e ilhas (como o nosso caso). Isto porque, como é referido na explicação, é necessário que a iniciação seja feita por um sacerdote. É este assunto que leva à discusão da auto iniciação, se é válida ou não e blá blá blá.

Seja como for o que te aconselho é o seguinte, não deves desistir deste caminho (se sentes que é realmente isto que queres) só porque não sabes de ninguém perto de ti que o conheça e que te possa explicar mais coisas. Como vês podes encontrar muita informação aqui connosco e quando te sentires mais à vontade podes começar a praticar certas coisas, como meditações, sentir os elementos, recolher utensilios para criar um altar, já que queres aprofundar a ligação com a natureza ir para um lugar onde gostes e sentir tudo o que tá ao teu redor, o solo, as arvores, o vento, criar um diário com as tuas experiências e sonhos, escolher um oráculo e começares a aprender a trabalhar e comunicar com ele, começar a estudar as ervas, os cristais, as cores..., como vês um sem número de coisas que podes começar a fazer por ti e sempre que tiveres dúvidas cá estaremos para ajudar. Vais ver que quanto mais começares a estudar, mais coisas novas te irão aparecer e despertar curiosidade. Acredita o paganismo é um mundo por descobrir.

Espero ter ajudado em vez de baralhar, mas volto a frisar que esta é só a minha opinião
avatar
Sailor Moon

Sagitário Coelho
Mensagens : 570
Data de inscrição : 04/01/2011
Idade : 29
Localização : Alba

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Atena em Dom Abr 22, 2012 7:04 pm

Ajudou Sailor Moon.
Obrigada Very Happy
Já agora o que é um oráculo?
avatar
Atena

Sagitário Porco
Mensagens : 46
Data de inscrição : 21/04/2012
Idade : 21
Localização : Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por MissElphie em Qua Abr 25, 2012 10:31 am

Um oráculo é um método divinatório, como o tarot ou o pêndulo. Smile

As tradições wiccans são temas bem controversos, até me espanto como não começou debate Smile
avatar
MissElphie

Capricórnio Macaco
Mensagens : 107
Data de inscrição : 10/01/2011
Idade : 24
Localização : Braga, Portugal

http://caminhomagico.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Hermes)o-|- em Qua Abr 25, 2012 11:43 am

Olá pessoal,

No caso da wicca Gardneriana e Alexandrina como já fui dito, não se considera como valida a auto-iniciação, só podes ser iniciado num coven e só pelo sacerdote ou sacerdotisa em dependencia do sexo do adepto.

Em Portugal existem covens das duas tradições. Em Lisboa há um coven Gardneriano (não sei se ainda activo) e no Porto há activo um Alexandrino, e só uma questão de dar com as pessoas certas.
Com relação aos oráculo, o oráculo não é propriamente o "metodo empregado" mas isto é tecnicismo. Na wicca os metodos vão depender do coven e das necessidades do adepto.

Hermes)o-|-

Mensagens : 110
Data de inscrição : 23/02/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Atena em Qua Abr 25, 2012 12:11 pm

Hermes podes responder a uma pergunta?
o que é um oráculo?
avatar
Atena

Sagitário Porco
Mensagens : 46
Data de inscrição : 21/04/2012
Idade : 21
Localização : Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Hermes)o-|- em Qua Abr 25, 2012 12:23 pm

Atena,

Oráculo é propriamente a "mensagem" ou a "pessoa" não o método. Por isto é que temos diversos "sistemas oraculares". A palavra oráculo tem a sua origem no latim "orare" e por tanto se refere mais à pessoa (sacerdote, sacerdotisa, profeta...) ou à "mensagem dos deuses". (a entrada de wikipedia neste tópico é boa)

O tarot, runas, iching, cartas, búzios,..., são "meios oraculares" o seja, meios para expressar a mensagem dos deuses o para expressar a palavra do sacerdote (inspirada) mas não é propriamente "o oráculo"....embora comummente todos eles são chamados "oráculos" e todo o mundo entende o que se fala....por isso eu diz que era mais un tecnicismo..

Hermes)o-|-

Mensagens : 110
Data de inscrição : 23/02/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Atena em Qua Abr 25, 2012 12:29 pm

Acho que percebi. Se não for isto acho que vou te pedir uma explicação melhor se não te importares.
Estás a dizer que através dos meios oraculares uma pessoa pode ler /ver a mensagem dos Deuses mas, apesar de chamarem a essa pessoa de Oráculo está errado porque Oráculo é a mensagem.
avatar
Atena

Sagitário Porco
Mensagens : 46
Data de inscrição : 21/04/2012
Idade : 21
Localização : Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Hermes)o-|- em Qua Abr 25, 2012 12:42 pm

O que é errado é dizer que o tarot o qualquer outro meio é o Oráculo.
A mensagem ou também a pessoa que diz a mensagem é o Oráculo.

Por exemplo, o oráculo de Delfos na antiguidade. Quando as pessoas consultavam o oráculo o que procuravam era a mensagem que transmitia a Sacerdotisa (Pítia), por isto, ambas (a mensagem e a sacerdotisa) eram o oráculo e não o fumo que induzia o trance (que é o método).

Hermes)o-|-

Mensagens : 110
Data de inscrição : 23/02/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Atena em Qua Abr 25, 2012 12:47 pm

AAAHHHHHH
Já percebi!!!
Olha uma pessoa pode fazer rituais e celebrar as várias festas do ano antes de ser iniciado?
Já agora vi no tóipico Roda do Ano as várias celebrações mas, quando começa o novo ano? Qual a última celebração que representa o fim do ano?
avatar
Atena

Sagitário Porco
Mensagens : 46
Data de inscrição : 21/04/2012
Idade : 21
Localização : Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Hermes)o-|- em Qua Abr 25, 2012 12:59 pm

Fico contente por poder ajudar...

Olha uma pessoa pode fazer rituais e celebrar as várias festas do ano antes de ser iniciado?

Sim, podes... qualquer pessoa pode celebrar a roda do ano, não só os iniciados. Muitos praticantes solitários assim o fazem e muitos pagãos não só wiccanos também...

Já agora vi no tóipico Roda do Ano as várias celebrações mas, quando começa o novo ano? Qual a última celebração que representa o fim do ano?

Isto é mais complicado e pode ter varias respostas... em certa forma a roda começa no Yule (com o nascimento do novo sol)... embora outras considerações podem ser feitas por outras pessoas... Agora, para tu começar (se este fora o caso) qualquer altura é boa, o importante e começar. Só a prática faz possível a abertura do nosso ser aos mistérios da Deusa e o Deus.

Hermes)o-|-

Mensagens : 110
Data de inscrição : 23/02/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Atena em Qua Abr 25, 2012 1:04 pm

Obrigado Valeu!!! Very Happy
avatar
Atena

Sagitário Porco
Mensagens : 46
Data de inscrição : 21/04/2012
Idade : 21
Localização : Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Sailor Moon em Qua Abr 25, 2012 7:41 pm

Hermes)o-|- escreveu:em certa forma a roda começa no Yule (com o nascimento do novo sol)... embora outras considerações podem ser feitas por outras pessoas... Agora, para tu começar (se este fora o caso) qualquer altura é boa, o importante e começar. Só a prática faz possível a abertura do nosso ser aos mistérios da Deusa e o Deus.

Realmente depende de pessoa para pessoa, mas é engraçado que sempre vi a roda do ano a começar no Samhain com a morte do Deus. Seja como for concordo com o Hermes o importante é começar
avatar
Sailor Moon

Sagitário Coelho
Mensagens : 570
Data de inscrição : 04/01/2011
Idade : 29
Localização : Alba

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Principais Tradições Wicca

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum