Sabbat Ostara

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sabbat Ostara

Mensagem por DiogoM em Qui Mar 03, 2011 11:59 pm

O Sabbat do Equinócio da Primavera, também conhecido como Sabbat do Equinócio Vernal, Festival das árvores, Alban Eilir, Ostara e Rito de Eostre, é o rito de fertilidade que celebra o nascimento da Primavera e o redespertar da vida na Terra. Nesse dia sagrado, os Bruxos acendem fogueiras novas ao nascer do sol, se rejubilam, tocam sinos e decoram ovos cozidos - um antigo costume pagão associado à Deusa da Fertilidade.

Os ovos, que obviamente são símbolos da fertilidade e da reprodução, eram usados nos antigos ritos da fertilidade. Pintados com vários símbolos mágicos, eram lançados ao fogo ou enterrados como oferendas à Deusa. Em certas partes do mundo pintavam-se os ovos do Equinócio da Primavera de amarelo ou dourado (cores solares sagradas), utilizando-os em rituais para honrar o Deus Sol.

Os aspectos da Deusa invocados nesse Sabbat são Eostre (a deusa saxônica da fertilidade) e Ostara (a deusa alemã da fertilidade). Em algumas tradições wiccanas, as deidades da fertilidade adoradas nesse dia são a Deusa das Plantas e o Senhor das Matas.

Como a maioria dos antigos festivais pagãos, o Equinócio da Primavera foi cristianizado pela Igreja na Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa (em inglês "Easter", nome derivado da deidade saxônica da fertilidade, Eostre) só recebeu oficialmente esse nome da Deusa após o fim da Idade Média.

Até hoje, o Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar, que estabelece o dia santo no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no ou após o Equinócio da Primavera. (Formalmente isso marca a fase da "gravidez" da Deusa Tríplice, atravessando a estação fértil.) A Páscoa, como quase todas as festividades religiosas cristãs, é enriquecida com inúmeras características, costumes e tradições pagãos, como os ovos de Páscoa e o coelho. Os ovos, como mencionado, eram símbolos antigos de fertilidade oferecidos à deusa dos Pagãos. A lebre era um símbolo de renascimento e ressurreição, sendo animal sagrado para várias deusas lunares, tanto na cultura oriental como na ocidental, incluindo a deusa Ostara, cujo animal era o coelho.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Equinócio da Primavera são os ovos cozidos, os bolos de mel, as primeiras frutas da estação em ponche de leite. Na Suécia, os "waffles" eram o prato tradicional da época.

Incensos: violeta africana, jasmim, rosa sálvia e morango.
Cores das velas: dourada, verde, amarela.
Pedras preciosas sagradas: ametista, água-marinha, hematita, jaspe vermelho.
Ervas ritualísticas tradicionais: bolota, quelidônia, cinco-folhas, crocus, narciso, corniso, lírio-da-páscoa, madressilva, íris, jasmim, rosa, morango, atanásia e violetas.

Ritual do Sabbat Ostara

Comece marcando um círculo de 3m de diâmetro, usando giz ou tinta branca. Monte um altar no centro do círculo, voltado para o norte. Coloque uma vela da cor apropriada do Sabbat no centro do altar. à direita (leste), coloque um incensório com o incenso apropriado do Sabbat ou um turíbulo contendo pedaços de carvão aquecidos, sobre o qual a sálvia será queimada. à esquerda (oeste) da vela, coloque uma tigela com ovos cozidos decorados com runas, desenhos de fertilidade e outros símbolos mágicos.

Diante da vela (sul), coloque um punhal e uma espada cerimonial consagrados. Após salpicar um pouco de sal sobre o círculo para purificá-lo, pegue a espada cerimonial e trace o círculo em movimento destrógiro, começando no leste. Enquanto traça, diga: ABENçOADO SEJA ESTE CíRCULO DO SABBAT SOB O NOME DIVINO DE OSTARA, ANTIGA DEUSA DA FERTILIDADE E DA PRIMAVERA. SOB SEU SAGRADO NOME E SOB A SUA PROTEçãO ESTE RITUAL DE SABBAT AGORA SE INICIA.

Coloque a espada de volta no altar e, então, acenda a vela e o incenso. Pegue o punhal com a mão direita e ajoelhe-se diante do altar com a lâmina sobre o coração, dizendo: ABENçOADA SEJA A DEUSA DA FERTILIDADE, ABENçOADO SEJA O SEU RITUAL DA éPOCA DA PRIMAVERA. ABENçOADO SEJA O REI-DEUS SOL, ABENçOADA SEJA A SUA LUZ SAGRADA.

Coloque a lâmina da espada sobre a região do Terceiro Olho em sua testa e diga: O SOL CRUZOU O EQUADOR CELESTE, TRAZENDO O SOL E A LUA COM A MESMA DURAçãO DE HORAS. FINALMENTE A DEUSA DA PRIMAVERA RENASCEU, A SUA BELEZA Dá VIDA àS áRVORES E àS FLORES. ABENçOADA SEJA A DIVINA DEUSA DAS MATAS. ELA é A CRIADORA DE TODAS AS COISAS VIVAS. ABENçOADO SEJA O SENHOR DAS MATAS. EU CANTO ESTA CANçãO PARA A DEUSA E PARA O DEUS. DESPERTEM, DESPERTEM TODOS E OUçAM A VOZ DO CHAMADO DA DEUSA. ABENçOADA SEJA A NOSSA MãE TERRA, QUE ELA SEJA PREENCHIDA COM PAZ, MAGIA E AMOR. A DEUSA RESPIRA A VIDA. A DEUSA Dá A VIDA. A DEUSA é A VIDA. ELA REINA SUPREMA. ASSIM SEJA!

Encerre o ritual apagando a vela e desfazendo o círculo com a espada cerimonial em movimento levógiro. Os ovos podem ser comidos como parte do banquete do Sabbat do Equinócio da Primavera, e jogam-se conchas numa fogueira ao ar livre ou enterram-nas no chão como oferenda à Mãe Terra.

Fonte: 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich
DiogoM

http://www.portalwicca.pt

Re: Sabbat Ostara

Mensagem por Fenix Dourada em Sex Mar 04, 2011 2:36 pm

Vamos celebrar Ostara de modo Virtual...

Quem quiser aderir, favor de:

1. Instalar o skype
(preferível fazerem um skype so para este grupo para que não tenham interferências nos momentos cruciais XD)

2. adicionar os membros: coloquem aqui os vossos nomes de skype para que todos possam adicionar

3. teste a marcar logo que se tenha as pessoas mínimas para videoconferência

O resto vai-se colocando a medida que as pessoas entrarem...

Deixo ja aqui o meu: Vivian Zirgar lol
Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Mensagem por Aguiar em Sex Mar 04, 2011 8:11 pm

Deixo aqui o meu

aguiar.allan
Aguiar

Libra Ovelha

Mensagem por Sailor Moon em Sex Mar 04, 2011 9:46 pm

Eu por mim alinho, já tive a instalar o skype. O que pode acontecer é o meu micro não dar porque de vez em quando ele passa-se da marmita.

Depois temos que ver como vamos fazer. Será mesmo no dia 21? É o que faz mais sentido não? E que ritual iremos fazer?
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Alexandra_W. em Sex Mar 04, 2011 10:24 pm

eu vou instalar o Skype e depois boto aqui o nome primeiro tenho de aprender a trabalhar com aquilo xD

ok ja tenho conta o nome é alex_wols

Última edição por Sosai Wakasaki em Sex Mar 04, 2011 11:32 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Atenção aos double-posts)
Alexandra_W.

Virgem Porco

Mensagem por Fenix Dourada em Dom Mar 06, 2011 1:33 pm

@ Sailor: uma ideia pode ser: cada um faz abertura do seu circulo, dp cada um a sua vez a invocaçao do guadiao (como fizemos em yule) e podemos todos ao mesmo tempo depois fazer como o Angus decreveu na cerimonia. Ou seja, fariamos todos ao mesmo tempo, o que daria um sentido mais unido e uma forma de todos poderem participar.
os gestos de invocaçao dos guardioes fariamos igual a pessoa que estará a fazer e a falar, o resto todos ao mm tempo...

Não sei, mas o que acham??
Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Mensagem por Sailor Moon em Sab Mar 19, 2011 10:47 pm

Então como é que fica o nosso ritual virtual??

Queria deixar aqui só um contributo, e acreditem não é de forma alguma para vos fazer inveja, mas acho que vocês irão gostar de saber. Na passada quinta feira tive num ritual aberto aqui em Londre realizado pela Federação de Paganismo Londrina. Adorei. Celebramos o regresso de Perséphone e foi maravilhoso.

Nós estamos sempre preocupados que o ritual corra na perfeição, mas só para dizer que isso raramente acontece, nem mesmo quando o ritual é organizado pela federação. Há sempre falhas, alguma coisa que cai ou algo do género e não é por isso que o ritual tem menos valor.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Sosai Wakasaki em Seg Mar 21, 2011 1:43 am

Bem, vou falar sobre pessoalmente o que para mim o Ostara é.

Vendo dum ponto de vista mais "científico" o Ostara é o Equinócio da Primavera somente. No entanto para mim, ele é mais que isso. É uma época, uma época-chave no grande ciclo. Ele pode não começar propriamente no equinócio, pode começar antes ou até depois. Como sei quando começa? No tempo, no ar, no ambiente, na Natureza. Sinto a mudança. Neste ano por exemplo, já para aí desde à duas semanas atrás que sinto a época do Ostara.

O Ostara é um dos climax dos meus ciclos anuais de vida por assim dizer. Normalmente é quando algo mais se desenvolve. Fico mais aberto, mais naturalmente feliz. Ando por aí todo "weeeeeee". É um periodo forte e súbito de desenvolvimento na minha vida. É como se uma pequena flor, no Ostara, se transformasse numa enorme árvore.

É também o meu Sabbat favorito pessoalmente. Porquê podem vocês perguntar? Pela maior das razões possíveis que posso imaginar, e que vou descrever:
"Há 4 anos atrás, no Ostara, estava eu em casa, em Mangualde. Alguém muito importante para mim, tinha-me falado de como sentia a Natureza à sua volta, os ciclos, tudo. Eu ouvia essa pessoa atentamente, no entanto, apesar de querer sentir-me como essa pessoa, não conseguia assim me sentir. Nessa noite de Ostara, eu fui para a varanda do meu quarto, com os phones e a ouvir a Mystic dreams da Loreena Mckennit. Estava uma bela noite, com o tempo relativamente ameno. Subitamente, começam-me a cair lágrimas dos olhos, assim do nada. Sem bem perceber o que se passava, dei por mim a agredecer a Natureza, à Lua, ao Vento, ao Sol, a tudo. Um êxtase enorme apoderou-se sobre mim que antes nunca tinha sentido."

E foi esta a razão por qual ainda hoje em dia eu gosto tanto do Ostara. Foi como que para mim uma iniciação única no meu caminho. Foi o começo de tudo.

Agora também digo como festejo este sabbat: Não fazendo nada. E tudo ao mesmo tempo.

Eu e mais algumas pessoas que conheço, não fazemos rituais predefinidos por assim dizer. Não me soa Natural, não me soa a mim mesmo, nem soa ao que a Natureza quer de mim por assim dizer. Aquilo que quero fazer não vou em busca por coisas escritas por outros. Crio eu mesmo. E tudo o que eu faço neste dia é como se fosse parte de um ritual. Desde caminhar, escrever, acender alguma vela, tomar banho comer. Tudo com o melhor estado de espirito possivel.

E pronto, é tudo o que eu tenho a dizer sobre este Sabbat.

Feliz Ostara!

Capricórnio Serpente

Mensagem por DiogoM em Seg Mar 21, 2011 2:15 am

Eu e mais algumas pessoas que conheço, não fazemos rituais predefinidos por assim dizer. Não me soa Natural, não me soa a mim mesmo, nem soa ao que a Natureza quer de mim por assim dizer. Aquilo que quero fazer não vou em busca por coisas escritas por outros. Crio eu mesmo. E tudo o que eu faço neste dia é como se fosse parte de um ritual. Desde caminhar, escrever, acender alguma vela, tomar banho comer. Tudo com o melhor estado de espirito possivel.

Os sabbats são simples formas de interagir com as deidades bem como comemorar a época, algumas pessoas fazem de maneira mais "formal" fazendo um ritual definido, outras simplesmente fazem á sua maneira, o paganismo preza a criatividade e a diversidade por isso comemora estes ritos da forma que te sentires melhor.

P.S: "(...) caminhar, escrever, acender alguma vela, tomar banho comer(...)" isso em si já é um ritual, embora que não possua as tradicionais oraçoes/preces.

cheers
DiogoM

Mensagem por Sosai Wakasaki em Seg Mar 21, 2011 2:29 am

Para mim nem sequer existe deidades concretas com quem "comunicar" ou semelhante. Simplesmente existe aquilo que sinto e vejo.

Eu não vejo deuses, deusas, santinhos ou santinhas. Não vejo nada disso. Vejo somente aquilo que o meu coração me guia, pois é esse que considero o meu caminho.

Capricórnio Serpente

Mensagem por DiogoM em Seg Mar 21, 2011 2:50 am

Simplesmente existe aquilo que sinto e vejo.
Eu não vejo deuses, deusas, santinhos ou santinhas.

Isso depende da tua epistemologia...
DiogoM

Mensagem por Convidad em Seg Mar 21, 2011 6:35 pm

FELIZ OSTARA Very Happy cherry

Convidad
Convidado

Mensagem por solrac em Ter Mar 22, 2011 12:48 am

loool tambem posso aderir a isso?????

solrac

Capricórnio Macaco

Mensagem por Ookami em Ter Abr 12, 2011 10:54 am

Now I understand why its so important to you Sosai.
Thank you for sharing ^^
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: