Livro das Sombras

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Livro das Sombras

Mensagem por Fenix Dourada em Sab Fev 12, 2011 12:50 pm

O que é afinal um Livro das Sombras??

Eu pessoalmente chamo ao meu Livro da Sabedoria Smile, porque as sombras tornam-se Luz quando entendemos e alcançamos com sucesso as experiências, tornando-se "claro" para a pessoa!

O Livro das Sombras é um manual pessoal, onde colocamos tudo o que nos pode ajudar a alcançar a nossa satisfação pessoal, o simples desabafar também se torna um ritual pois ele ajuda a libertar a nossa alma, a pensar alto e com isso podermos observar melhor o que pensamos e sentimos.
É ai que colocamos as nossas experiências, os nossos resultados, conclusões, alterações a certos rituais, os nossos aprofundamentos sobre determinadas praticas e também o que achamos que melhor resultados provoca determinadas misturas.
Escrevemos os nossos feitiços, orações, pedidos...
É onde somos poetas, mágicos, cientistas... uma miscelânea perfeita da nossa vida e das nossas descobertas... somos filósofos, bruxos e astrónomos... somos antropólogos, sociólogos e arquitectos...

É um livro onde somos de tudo um pouco, na infindável miríade de quem somos realmente...
Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Re: Livro das Sombras

Mensagem por Sosai Wakasaki em Sab Fev 12, 2011 1:18 pm

Livro das Sombras chama-se llivro das Sombras pois é um livro que se tem necessidade de esconder de olhos curiosos. É algo bastante íntimo da pessoa ou do coven (seja praticante individual, seja praticante em grupo), pois é o seu "diário" mágico. É onde vão todos os rituais, todas as práticas que possam existir. Logo é um livro que não deve estar exposto a todo o tipo de gente também... É onde se regista todos as práticas mágicas, se deram resultado, quando deram resultado, como foram feitas... tudo aquilo que for mais "cientifício"

Também existe o livro do Espelho, que é como espelho ao das Sombras por assim dizer. No livro das Sombras, escreve-se as coisas mágicas do que criamos. No do Espelho escrevemos tudo aquilo que achamos pertinente para nós, desde algum evento do dia a dia, ao como nos sentimos, os nossos sonhos, as nossas opiniões.

Basicamente com o livro das Sombras fazemos o nosso trabalho mágico
Com o livro do Espelho vemos como progredimos ao longo do tempo usando o nosso trabalho.

Capricórnio Serpente

Mensagem por ... em Sab Fev 12, 2011 3:15 pm

Sosai tocaste no assunto que eu ia mesmo tocar x)
Grande parte de nós tem o seu Livro das Sombras, mas pouco se fala no Livro do Espelho. Eu considero o Livro do Espelho muito útil porque através dele verificamos o nosso progresso mágico ao longo dos tempos. O Livro do Espelho poderia estar "dentro" do Livro das Sombras, mas considero, não só por uma questão de organização, que existam os dois, e não apenas um Livro que seja uma fusão dos dois, pois ambos são importantes para a nossa aprendizagem e cada um tem a sua função definida.
O que é que vocês acham?
...

Touro Cão

Mensagem por Enarta em Dom Fev 13, 2011 2:06 am

Bem, ja tentei começar a escrever um livro das sombras, mas se nunca mais lhe peguei é porque ainda não é hora...
mesmo assim gostava um dia de ter um livro, relativamente organizado com alguns rituais, feitiços e poções, um livro criado por mim, fruto das minhas experiências, minha testemunha e minha memória para consultar quando necessário.
Até agora rascunho qualquer papel Razz

Quanto ao livro do espelho, nunca tinha ouvido falar, mas parece-me ser uma especie de "diário"... será?
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Sosai Wakasaki em Dom Fev 13, 2011 2:08 am

yep indeed é como se fosse um diário, só que podes não escrever nele todos os dias, e serve mais para tomares nota de coisas importantes e não do que comeste hoje por exemploxD

Capricórnio Serpente

Mensagem por Enarta em Dom Fev 13, 2011 2:17 am

ohhh então tenho um livro do espelho ^^
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Sailor Moon em Dom Fev 13, 2011 1:24 pm

Em relação a este assunto eu tenho dois livros, não sei se posso chamar a um livro das sombras e a outro livro do espelho, mas não parece. Isto porque num é um dossier onde tenho vários separadores com por exemplo 1-Deus e Deusa; 2- Orações; 3- Feitiços e rituais; 4-Tarot ..., mas este não está muito actualizado porque é mais em termos de pesquisa do que vou encontrando e do que quero por em prática. Acho que só o separador do Tarot é que tem mais algum conteúdo ainda.

Depois tenho outro diário onde registo tudo o que acho importante, ou seja o que vou fazendo e o que vou sentido em relação a certas experiência como os sonhos, a meditação, os rituais realizados, os encontros com algusns de vocês e o que aprendo.... Enfim este funciona mesmo mais como diário, e por falar nisso lembro-me agora que tenho alguns acontecimentos para lhe relatar Very Happy
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Enarta em Seg Fev 14, 2011 4:34 pm

hummm sim acaba por haver um pouco do livro das sombras no livro do espelho visto que podes la escrever rituais ou encontros. Eu por exemplo tenho a minha descoberta da wicca registada desde o inicio, ao registar a minha vida vou registando a minha evolução na arte.
No entanto, e na minha opinião, preferia ter um livro das sombras mais prático para consulta, como um manual o livro de receitas que eu mesma escrevo, por assim dizer.
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Sosai Wakasaki em Seg Fev 14, 2011 4:43 pm

tal como a Enarta disse eu também prefiro ter o livro das sombras para consulta, mais prático tipicamente livro de receitas. Assim não nos perdemos tão facilmente nele por assim dizer. Por isso é que acho que o livro do espelho é algo útil de se fazer à parte

Capricórnio Serpente

Mensagem por Convidad em Sex Fev 25, 2011 5:43 pm

Nao e apenas pertinente a Wicca.. acho que mais tradicoes usam o Livro das Sombras...

Mas, sim, nos usamos. E exactamente o que que diz ser, sombras... nao e so a necessidade de esconder segredos, particular a uma pessoa so ou a um grupo, mas mesmo abrindo o livro de outros nao e um estranho nem sempre tem a capacidade de decifrar essas sombras.

Convidad
Convidado

Mensagem por Ookami em Ter Abr 12, 2011 10:18 am

Uma pequena parte interessante que ainda não ouvi ninguém a falar mas onde a ruby tocou.

Livros de sombras são escritos de varias formas, e enquanto no inicio queremos o livro bastante fácil de entender para que podemos rever o que lemos e perceber. Com o tempo é bom criar um tendência ou estilo próprio que só tu ou só esse grupo percebe.

Vou dar um exemplo, tenho umas colegas(sao só duas) que começaram a escrever o livro em elvish do senhor dos anéis, e depois começarão a criar uma língua completamente nova para escrever que veio de elvish mas que tão caracteres diferentes e a estrutura gramática não faz tanto sentido.

Claro que isto é um exemplo bem extremo, mas é uma ajuda para a inspiração.
Agora as duas seguem as tradições ligadas a fadas. Who would of guessed?
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Brighid em Dom Abr 15, 2012 3:41 pm

Gostei imanso deste tópico! Sem saber muito bem o que fazia, tenho construído um livro das sombras E um livro do espelho, apesar de estarem um bocadinho desorganizados...Fiquei com vontade de me empenhar um bocadinho mais nesta tarefa.

Mas fiquei com a ideia de que às vezes é difícil distingui-los e que a sua divisão é mais uma questão pessoal do que uma norma geralmente aceite. Por exemplo, no meu dito "livro das sombras" tenho uma série de reflexões acerca do meu crescimento pessoal.

Um tema que me interessa bastante são as runas, que utilizo com frequência nos meus registos. Acho que ainda não há nenhum tópico sobre isto (onde é que é mais indicado falar desta questão?). Mais alguém se interessa por este tema? algum de vós tem informação que gostaria de partilhar (confesso que apesar do interesse, sou bastante leiga!)?
Brighid

Câncer Serpente

Mensagem por Convidado em Seg Abr 16, 2012 8:25 am

Nao me considero wicca (wiccana!?) mas tenho tambem um livro (caderno :p) em que anoto as minhas emoçoes, poemas, oraçoes...
Digamos que é uma obra dedicada à Deusa porque para mim nao ha maior ritual que o da criatividade e beleza.
Nao tenho mesmo nada a ver com wicca :p

Convidado
Convidado

Mensagem por Morrigan em Seg Abr 16, 2012 10:29 am

greenlove92, essa tua afirmação foi "engraçada" no sentido que acho que estás a contrariar-te um pouco,no sentido de te referires somente á Deusa. Isso para mim é tipicamente Wicca. Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Convidado em Seg Abr 16, 2012 11:40 am

@morrigan
Possivel!! Acho que todas as religioes pagãs sobre as quais me informei acabam por se entrecruzar. Por isso é muito provavel eu dizer algo "wicca-style" sem realizar que o estou a fazer :p

Convidado
Convidado

Mensagem por Morrigan em Seg Abr 16, 2012 6:37 pm

Sim, todas têm caminhos comuns pois também acho que partilham em parte origem comuns Smile Eu sou mais do género politeísta, mas claro, tenho uma deusa em particular que considero a minha deusa protectora ou aquela a quem invoco mais Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Convidado em Seg Abr 16, 2012 7:58 pm

Morrigan escreveu:Sim, todas têm caminhos comuns pois também acho que partilham em parte origem comuns Smile Eu sou mais do género politeísta, mas claro, tenho uma deusa em particular que considero a minha deusa protectora ou aquela a quem invoco mais Smile

Tens sorte... (: eu ainda nao tenho deusa protectora.

Convidado
Convidado

Mensagem por Morrigan em Seg Abr 16, 2012 8:02 pm

greenlove92 escreveu:
Morrigan escreveu:Sim, todas têm caminhos comuns pois também acho que partilham em parte origem comuns Smile Eu sou mais do género politeísta, mas claro, tenho uma deusa em particular que considero a minha deusa protectora ou aquela a quem invoco mais Smile

Tens sorte... (: eu ainda nao tenho deusa protectora.

Eu acho que todos temos, apesar de muitas vezes não termos consciência disso Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Convidado em Ter Abr 17, 2012 8:29 am

morrigan escreveu:
Quando dissestes deusa protectora, interpretei isso como "deusa com quem tens uma relacao especial" e nao exatamente deusa que mais invocas... Como certas pessoas dizem que falam mesmo com os deuses, pode tornar-se tudo tao confuso :b mas ja me afastei demais do assunto ou tópico ou... Tu sabes!! Hahaha ^.^

Convidado
Convidado

Mensagem por Morrigan em Ter Abr 17, 2012 10:22 am

Eu acho normal falar com os deuses e aposto que existe aqui muita gente que também o faz Smile Considerar que temos uma relação especial com um determinado deus ou deusa acho que indirectamente leva a que a invoques quando precises Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Convidado em Ter Abr 17, 2012 10:42 am

Eu invoco o deus que mais se relaciona o dominio no qual necessito de ajuda, mas acabo sempre por desenhar para a freyja... Mas nao a considero minha deusa protectora.
A verdade é que tenho muito que amadurecer, ainda estou muito confusa e mal informada. Mas como se diz, one year and a day (:
Hei de la chegar...

Convidado
Convidado

Mensagem por Sailor Moon em Ter Abr 17, 2012 1:55 pm

greenlove92 escreveu:Eu invoco o deus que mais se relaciona o dominio no qual necessito de ajuda,

Eu acabo por fazer um pouco o mesmo, não digo apenas em termos de ajuda, mas identificação pessoal num determinado momento. Isto sei que tem origem devido ao meu tarot, cada carta é uma Deusa e consigo sempre de alguma forma identificar-me com cada uma delas, afinal a Deusa tal como nós tem várias faces. Mas engraçado que desde um tempo para cá tem existido uma Deusa que me "fala" mais alto, com quem eu tenho sentido maior afinidade e esssa Deusa nem faz parte do meu baralho, apesar de ter características semelhantes com outras Deusas que estão nele respresentado. É a Deusa Arencia!

Agora falar com os Deuses eu faço-o constantemente! Acho que os meus rituais acabam por ser mais uma conversa do que outra coisa. Mas o melhor é que consigo sempre sentir a sua presença.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Atena em Seg Abr 23, 2012 6:19 pm

O livro das Sombras pode ser um Dossiê das Sombras?
Já agora têm de ser à mão ou podemos fazer no computador e depois imprimir?
Atena

Sagitário Porco

Mensagem por Sailor Moon em Ter Abr 24, 2012 12:08 pm

Atena escreveu:O livro das Sombras pode ser um Dossiê das Sombras?
Claro que sim, deve ser como sentires que tem que ser. Eu própria já fiz um dossie porque achava mais facil de organizar e ia acrescentando coisas nos diversos separadores. Mas agora voltei ao caderno porque utilizo mais como especie de diário e acaba por tar tudo ao molho mas pela ordem cronológica. Apenas deve ser como nos indentificarmos melhor com ele.

Atena escreveu:Já agora têm de ser à mão ou podemos fazer no computador e depois imprimir?
Também já fiz um a computador lol! , pois escrevo mais rápido a computador que à mão e verdade seja dita já não estou muito habituada a escrever à mão, mas acabei por desisitir por dois factores, primeiro porque começou a ser um pouco impessoal, como se no papel ficasse gravada a minha energia ou algo do género, sei que é meio tosco mas é o que sinto e porque o diário deve-nos acompanhar nas nossas experiências. Por exemplo quando faço um ritual levo sempre o livro comigo para dentro do circulo para poder tomar notas e muitas das vezes faço-o antes de fechar o circulo, como se essas mesmas notas ainda fizessem parte do ritual e isso era algo que não conseguiria fazer com um computador.

Mas faz como sentes que deves fazer e podes sempre alterar mais tarde e adaptar a forma que mais gostares. Neste caminho não existe o certo ou o errado, apenas o que se identifica mais e menos contigo. Faz como te sentires melhor
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Atena em Ter Abr 24, 2012 11:12 pm

Obrigado Sailor mas, prefiro mesmo a PC a minha letra é quase ilegível
Atena

Sagitário Porco

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte