Vestuário

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vestuário

Mensagem por Fenix Dourada em Sab Fev 12, 2011 12:35 pm

Ora bem, eis um tema que ainda não se falou entre os Wiccas do fórum

Uma coisa que me deparei aqui em Portugal, é o facto de que existe muito pudor entre as pessoas de se reunir em encontros wicca e se vestirem de céu nas celebrações.
Nas vossas buscas e encontros com outros wiccanos, qual é a vossa sensação?
No ultimo evento que tentei realizar, a maior parte das pessoas estranharam quando coloquei no folheto de inscrição, a indumentária que trariam: roupa de cerimonia, robes ou vestidos de céu?
Acho que quase todos se assustaram com essa parte... Smile independentemente de serem mais novos ou mais velhos, a reacção foi geral!!

O que acham desta parte mais especifica e o porquê de tanto entrave nesta parte tão especifica dos rituais Wiccanianos??
Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Re: Vestuário

Mensagem por ... em Sab Fev 12, 2011 3:31 pm

Eu considero que cada um deve realizar os seus rituais como se sente melhor. Seja vestidos de céu, vestidos com túnicas, capas... O importante é cada um se sentir bem consigo e não creio que a nossa conexão com os deuses nos rituais seja mais intensa ou menos intensa derivado das vestes, ou não vestes (no caso de vestidos de céu).
Quanto a encontros acho que devemos ter em atenção a intimidade com que se tem com os elementos que vão participar. Eu por exemplo nunca me sentiria bem em estar "vestido de céu" num encontro com vocês, nem com vocês nem com praticamente ninguém com que não tenha mesmo muitas confianças.
Eu considero que o corpo de cada um é algo muito intimo, muito de nós e que as vezes é normal que não nos sentimos bem em mostra-lo a outrem, mesmo sabendo que o mais provável é ninguém estar com a atenção e com a intenção de observar o nosso corpo (digo eu com um pensamento muito inocente), e que apenas estejamos todos focados nos deuses e no ritual.
...

Touro Cão

Mensagem por Enarta em Dom Fev 13, 2011 2:16 am

ahhh o pudor da nossa cultura em relação a vestir céu está entranhado na vergonha e incomodo das nossas mentes...
Na minha opinião vestir ceu, só mesmo quando estou sozinha e sinceramente quando as temperaturas não são extremamente frias...se estiver a vestir ceu e o frio me desconcentrar, torna-se complicado no entanto acredito que durante um trabaho mágico mais complexo o frio ou calor deixe de fazer diferença.

Mesmo assim e mesmo sozinha não consigo vestir-me completamente de céu, por uma questão de conforto.
Quanto a idumentarias ritualisticas, tenho de ter alguma coisa especial vestida para tornar fisica a minha transformação, a tranformação da Renata para Enarta.
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Sosai Wakasaki em Dom Fev 13, 2011 2:36 am

Quanto a vestimenta, por acaso comigo não há nada que me ponha mais mágico ou menos mágico por assim dizer. Não tenho nenhuma idumentária ritualistica, é a roupa que estou a usar normalmente e pronto. Nunca senti necessidade de ter uma lol.

Quanto a vestir céu, nunca pensei sequer no assunto. Acho que o instinto humano já se entregou um bocado mais no facto de usar roupa, que já nem sequer se queixa por assim dizer. Nos rituais que possa fazer, não vejo a necessidade de vestir céu... Além de como já foi referido, vestindo céu faz-nos ficar embaraçados, envergonhados... Não estamos habituados... Isso tornar-se-ia então uma barreira para o ritual...

Capricórnio Serpente

Mensagem por Nomad em Dom Fev 13, 2011 11:54 am

Não tendo ainda praticado um ritual propriamente dito, atrevo-me na mesma a dar a minha opinião... Creio que se praticasse num coven, não seria capaz de me vestir de céu pois ainda não estou suficiente à vontade e confiante com o meu corpo, para além de que acho que me sentiria envergonhada ou incomodada, mesmo se já conhecesse essas pessoas de longa data...e ainda mais se não conhecesse... Embarassed

A um nível solitário, creio que preferirei usar algo simples, de algodão...não acho que tenha que ser um manto pesadão preto de 100% lã com capuz etc etc (até porque a lã dá-me cá uma comichão doida...) e eventualmente se não estivesse frio talvez experimentar vestida de céu (não há nada como experimentar). Recentemente comecei a praticar meditação de uma forma mais regular e metódica, e quando termino estou completamente "a ferver" por dentro e por fora, gero imenso calor mesmo que no início até estivesse com frio. Por isso imagino que nessa situação estar vestida de céu talvez até não fosse má ideia. Razz
Nomad

Leão Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Dom Fev 13, 2011 1:35 pm

A questão da roupa é sempre um tema complicado, mas acho que o mais importante é estarmos confortáveis com o que temos vestido, deve ser algo prático e leve.

Em relação ao vestir de céu eu partilho os mesmos problemas da maioria do pessoal. A questão da vergonha e do pouco à vontade, a questão do frio porque eu sou uma friorenta de primeira e acho que seria terrivel fazer um ritual a bater o queixo e a questão de ser uma desastrada de primeira e uma vez que tou a lidar com velas e afins não sei se seria muito agradavel ser a minha pele a primeira coisa a proteger-me. Isto porque em Yule consegui estragar o meu vestido (lindo que eu amo Sad ) com cera durante o ritual, mas ainda assim acho que prefiro que tenha caido no vestido do que directamente na pele (sendo a minha muito mimosa e sensivel).

Portanto acho que a ideia vai mesmo ser comprar outro vestido. Não sei porquê mas agora tava mais voltada para um vestido branco ou algo de género. Em relação às capas sou totalmente a favor porque me sinto muito confortável com elas e será muito bom durante os rituais de Inverno e ao ar livre.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Fenix Dourada em Dom Fev 13, 2011 3:28 pm

Da-me a sensação que realmente isto tem a ver com um problema de "educação" e cultura que vivemos. O não se sentir bem com o nosso corpo deve realmente ter a ver com os estereótipos que são colocados e dai a nossa "vergonha", com o que nos foi transmitido ao longo dos anos, com o que olhávamos nos outros e os outros em nós, aquela maldade dos tempos de escola por um suposto "defeito" que teríamos, o que as nossas mães e pais diziam de nós ou sobre os outros e por ai fora... acho que passa mesmo pela nossa auto estima.
Não querendo ser psicóloga, há povos que não ligam tanto ao como se é ou como o outro é, não havendo tanto esse tipo de barreira.
Mas o que se coloca aqui é o sentido na essência do wiccanismo, o despir-se de todos os preconceitos, o colocar-se tal como nascemos perante a Deusa/Deus e a entrega total do que somos, estamos nus e transparentes em consonância com a natureza.

Tal como a Nomad referiu de ficar com calor depois de uma meditação ou a Sailor de ser friorenta, os que me conhecem sabem que até eu fico sem circulação com o frio, e que so em dias de +35 é que ando sem casaco (lol) , mas na participação destes rituais, nós deixamos de sentir o tempo e o espaço que nos rodeia, é como que entrar numa dimensão paralela, não ha frio nem calor, não ha preconceitos ou cultura inconsciente que prevaleça, apenas nós, connosco em união com os outros na sua mais pura essência ( ou energia como queiram).

Os membros que ja estiveram comigo referem que sentem uma energia muito positiva, que se sentem "leves", até parece que o tempo passou num ápice, nem damos conta das horas, agora pensem em como isso seria num ritual profundo, com os nossos sentidos centrados e focados completamente, acham que notariam a diferença de estar vestidos ou não??
Claro que não é facil dissociar todo o colectivo que carregamos, e olhamos para este tema com algum desconforto, mas se esquecerem por momentos tudo o que vos foi ensinado e transmitido, olharem para vós como se fossem o universo, simplesmente perfeito e belo, não seria tudo mais simples de entender que a nudez é o mais natural e logico??

Fenix Dourada

Touro Galo

Mensagem por ... em Dom Fev 13, 2011 10:22 pm

Eu acho que a Fenix até tem razão. Acho que inicialmente sentiríamos-nos um pouco desconfortáveis, mas depois acabamos por nos focar no ritual e entrar num certo transe e já não daríamos importância e atenção aos corpos.
...

Touro Cão

Mensagem por Sailor Moon em Dom Fev 13, 2011 10:42 pm

Então está combinado no próximo ritual que fizermos juntos vamos todos vestidos de céu!!! Assim perdemos a vergonha todos juntos! :banana:
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por ... em Dom Fev 13, 2011 10:44 pm

Essa banana Sailor Moon assusta-me! xD
...

Touro Cão

Mensagem por Sailor Moon em Dom Fev 13, 2011 10:48 pm

Oh é tão fofa. Parece que lhe saiu a lotaria!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Nomad em Dom Fev 13, 2011 11:36 pm

Vestir de céu e bananas na mesma frase não me faz perder a vergonha! Embarassed
Nomad

Leão Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Dom Fev 13, 2011 11:43 pm

Opá k mente!!! Uma coisa não tem nada a ver com a outra podes ficar descansada!

É k a banana é fofa :banana:
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Fenix Dourada em Seg Fev 14, 2011 1:50 am

Que mentes perversas!!!! ehehheh não são capazes de pensar em fruta apenas como cartoons lol

Sailor Moon escreveu:Então está combinado no próximo ritual que fizermos juntos vamos todos vestidos de céu!!! Assim perdemos a vergonha todos juntos! :banana:

Por acaso depois de reencontrar a minha amiga de quebrada do meio pensei a serio nisso, poderem ao menos assistir a um ritual a serio, profundo, esses sim são mais fechados no seu circulo e nem toda a gente pode participar ou presenciar. Mas é uma coisa a pensar visto ja estarem mais conectados comigo e termos quase o mesmo nível energético nessas ocasiões, podemos pensar nisso a serio mm Smile
Fenix Dourada

Touro Galo

Mensagem por Sailor Moon em Seg Fev 14, 2011 6:11 pm

Apesar da banana eu também estava a falar a sério.

Sim o facto de nos irmos conhecendo uns aos outros e de já termos celebrado em algumas ocasiões faz com a ligação estabelecida seja diferente e cada vez mais forte.
É realmente algo a pensar e a levar em atenção.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Enarta em Seg Fev 14, 2011 6:34 pm

mas se nós quando nos juntamos quase nem chegamos a fazer ritual nenhum, quanto mais um ritual desses xD
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Sailor Moon em Seg Fev 14, 2011 6:39 pm

Em Yule fizemos, já foi uma evolução. Começo a achar que a culpa de não fazermos é tua e do Ookami! :hoy:
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Enarta em Seg Fev 14, 2011 6:50 pm

ahahah :imawesome:
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Ookami em Qua Abr 06, 2011 2:44 pm

Eu não percebi muito bem o que disseste no inicio Fenix mas eu acho que lendo isto tudo que já percebi mas pergunto só para retificar.

Vestido de céu é a ausência de roupa certo?
E o povo português tem medo disso por tua experiência certo?

Well..

Eu vou ter de concordar com a maioria aqui. Eu acho que rituais não são mais profundos ou menos profundos por estamos de forma vestida ou mais natural.
Acho que possivelmente é mais uma ajuda para entrar no espírito das coisas.

Isso dito o corpo humano é um grandessíssimo recetor de energia, e tal como sentir algo com a mão de luvas calçadas. Estar vestido de céu obviamente tem os seus benefícios para rituais.

Eu gosto de robes e vestuários ritualisticos mas ainda não tive forças económicas para nem necessidade por ainda.
E enquanto acho que rituais podem ser feitos vestidos das mais diversas maneiras (ou não) eu muitas vezes faço vestido de ceu ou por o menos descalçado e com os pés no chão.

Mas isto também pode ter haver com o facto que sou naturalista e gosto de estar o máximo tempo possível nu. Não faço com outros porque não quero causar desconforto ás minhas possíveis vitimas.

Eu não me importava de fazer algo de assim convosco. agora o problema é que não prometo que consiga me controlar por completo. Eu sou um rapaz novo e por muito que estou focado o meu corpo tem reações naturais(automáticas) ao corpo nu feminino.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Fenix Dourada em Qua Abr 06, 2011 9:43 pm

@Ookami
morri a rir agora ctg ....

Eu perguntei simplesmente para obter a vossa visão das coisas, sendo mais novos, pensei que estariam mais predispostos e sem grandes alaridos (problemas emocionais - vergonha, vontade, a vontade...) chegarem a esse nivel, pq em algumas tradições, é uma questão "si ne qua non" para se realizarem os rituais e /ou entrarem em grupos.
Embora eu esteja de acordo que aja uma idade mínima para isso (penso que será ou 21 ou 25 anos) ^^ (aki a Enarta ainda é menor ehehheh, alias vç todos lol por isso só faço com a Sailor)

Mas é uma questão interessante para debater a vários níveis...

B&A
Fenix Dourada

Touro Galo

Mensagem por Ookami em Ter Abr 12, 2011 11:08 am

Eu não sei se concordo com a idade mínima.
Considero que rituais onde há crianças são só com os pais ou com o coven. E coven é família, não são só um grupo e como tal não deve haver nada de perverso entre irmão perante os deuses.
Tendo em conta que esses eventos não são filmados nem fotografados e que não deve haver toques íntimos entres as pessoas menos O High Priest e Priestess. Não vejo nada de mal.
Agora considero que hoje em dia há muitos covens que são tudo menos sagrados e que rituais públicos onde vai haver a possibilidade de nudismo. Nesse caso já não são lugar para crianças. Não por o nudismo mas porque em eventos abertos ao publico nunca se sabe as pessoas que vão estar a olhar para as crianças e de que forma.

Eu não sou menor de idade senhora Fenix, eu torno 22 em Outubro (não que isso diga muito..). Considero que as meninas já tem idade para. Entre os 18 e os 20 já é aceitável, depende da maturidade das pessoas. E antes de gozares comigo, não não estou a tentar me aproveitar ^^.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Fenix Dourada em Qua Abr 13, 2011 9:18 pm

Bem ja passei a ser Senhora ehheeh so que na terra Smile, mas sim Ookami, ha covens que não permitem pessoas com menos de determinada idade, não pq uma questao de "algo errado", mas pq os rituais assim exigem pessoas maduras em questoes de wiccanismo e por serem rituais que exigem mt energia. As crianças ainda n tem carga mental, fisica e emocional para poderem participar, assim cm mt adulto tambem nao.

E a ver se não me esqueço entao em outubro para ofereceres um bolito e um cha aki a malta XD
Fenix Dourada

Touro Galo

Mensagem por DiogoM em Qui Abr 14, 2011 12:11 am

Senti necessidade de dar o meu ponto de vista neste tópico... Laughing

Eu não sei se concordo com a idade mínima.

O termo de "idade mínima" para mim só serve para garantir a maturidade suficiente para realizar o acto (ritual, vestido a céu).

E coven é família, não são só um grupo e como tal não deve haver nada de perverso entre irmão perante os deuses.

Principio nº 7 Wicca - O Sexo é Sagrado

Na Wicca (em geral), a união física dos seres humanos é um acto sagrado, portador de alegria e espanto, e de forma alguma ligado à vergonha e à culpa, na Wicca o acto sexual em si é reverenciado, a sexualidade é considerada um prazer e uma responsabilidade que integram o corpo físico de cada um, a religião em si está impregnada em simbolismos sexuais, um exemplo são os Sabbats que por sua vez baseiam-se todos em historias em torno da união entre o Deus e a Deusa, nos acessórios mágicos temos o cálice e o athame que simbolizam entre outras coisas os órgãos reprodutores.

Agora considero que hoje em dia há muitos covens que são tudo menos sagrados (...)

Na minha perspectiva todos os covens são sagrados à sua maneira.

(...) ha covens que não permitem pessoas com menos de determinada idade, (...)

Na maioria dos covens Gardnerianos só são permitidas pessoas com idade acima dos 30 anos, é claro que há excepções (o meu caso de iniciação foi excepção, hehe)

cheers
DiogoM

http://www.portalwicca.pt

Mensagem por Ookami em Qui Abr 14, 2011 12:34 am

I kind of feel embarrassed now since i think in my rush to state my opinion I guess i left it way too open to interpretation. Sorry guys.

I agree with minimal ages as standard rules for things of this nature since after all not everyone is mature, there are exceptions but they are few and far between.
I was trying to fight the idea that children and young people cannot be part of rituals where nudism is involved. Because I think if a family for instance celebrates a sabbath ritual in the nude, it shouldn't be weird just because its politically incorrect.
i got ahead of myself and im not so sure i can explain that clearly in Portuguese to be honest.

About the perversions, I was talking about it in reference to children. What you feel during a ritual and the sensuality that is present in most if not all wiccan things is a natural and beautiful thing. I didn't mean to sound so puritan.

And last but not least I have to apologize firstly for my arrogance in stating that about covens. I was strictly speaking about the covens which are not so much religious and spiritual gathering but more of a make belief setting for base desires to fulfill their fantasies.
While i see nothing wrong with it, i find it a little disrespectful when people pretend to be witches for fun and or who do so with bad intent and proclaim to be the real thing. In some ways i think they might not be meeting basic principles of what a coven is and yet take on the image of one.
We all have different ideas and traditions but i think we might all agree that we dont enjoy people making pagan worship into a game they play on the weekend.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Enarta em Qua Abr 20, 2011 1:01 am

Fenix Dourada escreveu:E a ver se não me esqueço entao em outubro para ofereceres um bolito e um cha aki a malta XD
DOIS sff fenix ^^ aqui pos gemeos de dois anos de diferença

Angus Mac Og escreveu:
Principio nº 7 Wicca - O Sexo é Sagrado

Na Wicca (em geral), a união física dos seres humanos é um acto sagrado, portador de alegria e espanto, e de forma alguma ligado à vergonha e à culpa, na Wicca o acto sexual em si é reverenciado, a sexualidade é considerada um prazer e uma responsabilidade que integram o corpo físico de cada um, a religião em si está impregnada em simbolismos sexuais, um exemplo são os Sabbats que por sua vez baseiam-se todos em historias em torno da união entre o Deus e a Deusa, nos acessórios mágicos temos o cálice e o athame que simbolizam entre outras coisas os órgãos reprodutores.
cheers

o problema aqui angus acho que é mais o desligar da tal vergonha pela nudez e da sexualidade que nos foi ensinada em crianças pela nossa cultura...
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: