Wicca

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Wicca

Mensagem por Jessica em Ter Maio 22, 2012 8:07 pm

Morrigan escreveu:Obrigada pelo esclarecimento Smile Pelo que percebi disseste que seria uma arte dentro da bruxaria e esse ponto acho muito importante porque infelizmente ainda muitas pessoas fora do paganismo confundem a bruxaria com paganismo ou então que todos os pagãos terão necessariamente de seguir Wicca. Enfim, isto é mais um desabafo que outra coisa qualquer.

Nem o facto de ser bruxo quer dizer que se seja Wiccan... Paganimos, bruxaria e Wiccan são três "areas" distintas. Ok, como Wiccan somos pagão e bruxos, mas nem todos os bruxos são Wiccan ou mesmo pagãos (embora não serem pagãos seja raro isto acontecer). Há uma interpretação errada do que é Wicca e parte foi mencionada por ti aqui. Wicca não é nem equivalente de paganismo nem de bruxaria.

Morrigan escreveu:Ora nõ seguisse eu a tradição celta e não soubesse disso... Referi-me a bruxaria porque tu o referiste primeiro. Mas sim, concordo contigo em que o paganismo aborda a sexualidade de forma muito mais aberta que muitas religiões e que nessa área eleva a mulher ao mesmo estatuto do homem e não como inferior

Não, não eleva a mulher ao mesmo estatuto do homem. Paganismo é uma filosofia pessoal que celebra a natureza, a sua fertilidade, e para isso ambos os aspecto feminino e masculino estão ao mesmo nível.
Dizer que eleva a mulher ao mesmo estatuto do homem não é correcto.

Jessica

Mensagem por Jessica em Ter Maio 22, 2012 8:14 pm

Ioldanach escreveu:Não forçam, mas devem começar a pôr um bocado de parte as pessoas que recusam ou não?xD Quer dizer, não é necessário para atingir algum objectivo? hmmmmm

Não forçam, nem começam a por de lado pessoas. Num grupo tradicional, mesmo entre casais não há actos sexuais em publico. Não há nehum objectivo que se tenha obrigatóriamente de obter por meios sexuais.
Num grupo tradicional a polaridade dos sexos é celebrada (o aspecto masculino e feminino), mas para haver uma forma de equilibrio. Sim, Wicca é uma religião de culto à fertilidade, mas esse culto é feito atraves de actos simbólicos, como a consegração do vinho por exemplo, em que o cálice é o simbolo do utero da mulher e o athame o simbolo do pénis erecto do homem...

Jessica

Mensagem por Morrigan em Ter Maio 22, 2012 8:15 pm

Jessica,

Paganismo foi um termo que foi criado para se refeir a todas as religiões politeistas, e mais tarde foi utilizado pelo cristianismo para referir tudo o que não era monoteísta e descendente da linha de Abraão. Logo, sim, Wicca é Paganismo.

Segundo, o paganismo para mim eleva a mulher ao estatuto do homem, pois parafraseando-te " Paganismo é uma filosofia pessoal que celebra a natureza, a sua fertilidade, e para isso ambos os aspecto feminino e masculino estão ao mesmo nível. " e isso para mim é elevar ao mesmo estatuto.

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Jessica em Ter Maio 22, 2012 9:50 pm

Não Morrigan.. Wicca não é o equivalente de Paganismo. Wicca é uma das religiões pagãs. Há mais religiões ou tradições pagãs que não são Wiccans.

Quando se eleva algo ou alguem até ao estatudo de outra coisa ou pessoa, esta-se a atribuir a importancia há outra parte, daí dizer que o aspecto feminino/a mulher não é elevada ao mesmo estatuto.. já lá está!

Jessica

Mensagem por Morrigan em Ter Maio 22, 2012 10:45 pm

Wicca é paganismo, como a tradição Norse é paganismo, como a tradição Celta é pagansimo, como tantas outras o são. Não disse que era o equivalente, disse que era o pagansimo, pois partilham as ra+izes comuns a todo o paganismo, logo todas são o paganismo.

Em relação á mulher, como se quiseres podes ler o post, eu comparei com outras religiões e quando o fiz estava a pensar numa monoteísta, como o cristianismo. Todoas essas religiões têm o denominador comum de submissão da mulher e um papel menor que esta representa em relação ao homem, daí o termo de comparação. Agora, não vou estar a justificar cada palavra que escrevo pois de caminho isto parece uma vara de tribunal. Laughing

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Ioldanach em Seg Maio 28, 2012 6:18 pm

Já agora, há uma coisa que não me sai da cabeça à algum tempo e penso que aqui é o melhor sítio para comentar isso.

Quando estava a fazer aquele processo para descobrir o meu animal do poder que está descrito nessa mesma thread aqui no fórum, já após ter tido algumas visualizações do mesmo, tentei fazer de novo só para ter a certeza. Não consegui nada, a minha mente estava completamente vazia o tempo todo, apesar de sentir uma "energia" a percorrer a coluna após ter feito a ligação à terra e tudo mais. No entanto, senti que devia agradeçer ao Deus e à Deusa por me ajudarem a ter tido uma vizualização dias antes, e instintivamente coloquei os braços na posição da Deusa (para cima dobrados nos cotovelos com as mãos abertas) e fiz o agradecimento, vizualizando dois raios de luz a passar por cada mão como se fosse para comunicar com eles (li isso num livro sobre wicca).
De repente tive a vizualização de uma cara de um homem com uma barba grande e de seguida de uma mulher, progressivamente a sorrir, feitos de linhas e pontos quase como uma caricatura. Vi o símbolo de um triskel a fechar-se, como se tivesse um ponto no centro que fosse um eixo e cada círculo ficava atrás do outro, ficando os três em linha. De seguida senti que a energia que tinha na coluna fez uma espécie de aperto e depois dispersou-se pelo meu corpo, como uma explosão.

Não sei o que pensar disso, talvez seja algo que não tenha importância mas de facto não consigo deixar de pensar nisso de vez em quando
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por bearded Monalisa em Seg Jun 04, 2012 10:12 am

Se eu tivesse que adivinhar diria que tiveste uma visão de algum egregor associado aos arquetipos de Deusa Mae e "deus pai". As forças em si não são antropomorficas mas com o passar do tempo, o acto de muitas pessoas adorarem estas forças faz com que se formem "thought-forms" que se associam a estas forças. Pode ser isso que viste.
Isto é a minha interpretação da coisa. Há outra forma de ver as coisas em que todas as nossas evocações e consequentes interacções com entidades são criadas pelo nosso subconsciente. Ou seja, por essa lógica, tu terias tido alguma interacção com os arquétipos no teu subconsciente (como descritos por Carl Jung).
De qualquer das formas, falo por mim, visões são sempre bom sinal, costumam assinalar um ritual bem feito... ou às vezes que não correu assim tão bem , lol, mas pelo menos não estavas a falar sozinho, que é o mais importante. Smile
bearded Monalisa

Virgem Tigre

Mensagem por Ioldanach em Ter Jun 05, 2012 9:18 pm

Hmm então isso tanto pode ser bom como pode ser mau, e nada em concreto. Isso significa que tanto podia estar a falar com os deuses como comigo mesmo. Estranho porque quando penso em deuses não imagino nada aquilo que vi... o triskel a fechar então não sei o que é mesmo scratch
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por bearded Monalisa em Qua Jun 06, 2012 1:04 am

Desculpa, expliquei-me mal. A visão que falas parece ser muito boa. Eu disse que às vezes pode ser mau sinal quando tens uma visão negativa em que a god-form se mostra a ti como estando lixada. Eu já tive uma em que basicamente estava a abusar do que estava a pedir e não só tive uma visão aterradora como senti que me estavam a sufocar. Foi uma maneira de me dizerem " e se te pusesses no teu lugar, menina?".
Se não me engano, a wicca ( à qual eu não pertenço) venera o principio feminino e o masculino, estes podem ser representados em várias imagens de deuses diferentes mas na verdade não estamos a falar de deuses antropomórficos com personalidades. Quero dizer, não funcionam como o deus cristão em que há a noção de um deus com gostos, regras e taras.
Outra coisa é que a existência de deuses é sujeita a interpretações diferentes. Eu estava a referir-me ao modelo psicológico:

Esses modelos não propõem uma explicação para o modo como a Magia funciona, sua única premissa é que o sub-consciente (o que Carl Jung chamou de Inconsciente) vai fazer o que é necessário para que a operação mágica seja bem sucedida. Novamente isso é atingido pelo transe, auto-sugestão e a utilização de símbolos (input sensorial seletivo) como ferramentas para associação e método de comunicação entre a vontade consciente do adepto e sua capacidade inconsciente que é responsável para causar os efeitos na realidade. Aleister Crowley trabalhou muito com o Modelo Psicológico, o que não é nenhuma surpresa uma vez que ele não só tentou acompanhar o desenvolvimento das maiores disciplinas científicas de sua época, como também considerava a si mesmo como o mais talentoso psicólogo de seu tempo.

http://www.mortesubita.org/magia-do-caos/textos-caoticos/modelos-da-magia
Ou seja, nesta teoria (uma de várias, não estou a dizer que seja "a" teoria correcta), é o teu inconsciente que interage contigo independentemente do tipo de magia que estás a fazer.

Não estarias a "falar sozinho" no sentido de estares a imaginar o que viste, mas sim de estares a contactar com arquétipos do teu inconsciente a que normalmente não consegues aceder excepto com determinados estados de transe. Por isso que a imagem não tem a ver com o que imaginas, porque não tem a ver com a tua percepção consciente, mas com o que está marcado dentro de ti e de todos, enquanto seres humanos (cada um à sua maneira) no chamado inconsciente colectivo.
Para perceberes o que quis dizer com arquétipos recomendo esta secção de um artigo da wiki, que fala sobre uma teoria psicoanalitica que influenciou muito o pensamento mágico.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arqu%C3%A9tipo#Psicologia_Anal.C3.ADtica

Esta é uma interpretação, outra é que podes ter contacto com uma god-form, uma espécie de deus. Digo isto porque eu não acredito que os deuses estavam aí antes dos homens, antes fomos nós que os criamos e lhes damos (até certo ponto) o poder que eles têm.

Basicamente, não há uma resposta simples para o que viste, mas visões são sempre sinal de desenvolvimento. Smile

PS: Quanto à triskel a fechar, estou como tu, não faço ideia. Mas escreve isso no teu livro das sombras que ainda te pode vir a ser útil. Uma vez numa meditação vi uma imagem de 3 olhos vermelhos triangulares, e passado umas semanas sabes o que me chegou pelo correio? Isto:

Um livro que basicamente mudou a minha vida Shocked
Desculpem lá a imagem gigante mas repara nos olhos do bixo...

Última edição por bearded Monalisa em Qua Jun 06, 2012 1:18 am, editado 1 vez(es) (Razão : PS gigante)
bearded Monalisa

Virgem Tigre

Mensagem por odemirawicca em Qua Abr 20, 2016 9:44 pm

Olá, sou nova aqui, e preciso de toda a ajuda, eu e o meu melhor amigo, andamos à muito tempo a estudar a religião Wicca mas depois de vária pesquisa, ainda não descobrimos como se realiza a converção ou a iniciação, e ainda por cima vivemos numa zona afastada de cidades, por isso quem me conseguir ajudar, peço por tudo que me ajudem, obrigada Very Happy

odemirawicca

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: