Wicca

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Wicca

Mensagem por Jessica em Sab Fev 05, 2011 3:19 pm

Gostava de saber o que as pessoas pensam quando dizem que são Wiccan (desculpem o pedantismo, mas Wiccana/o não existe)...
Já ouvi tanta coisa neste caminho, que pergunto por pura curiosidade...

Jessica

Re: Wicca

Mensagem por Sailor Moon em Sab Fev 05, 2011 10:25 pm

É uma pergunta bastante interessante sem dúvida. (Aliás até falei isso no post dos sonhos que era Wiccan, ou melhor praticante). Mas a verdade é que não me considero puramente Wiccan. Considero-me sim Pagã.

Se bem que na definição da igreja católica, pagãos são todos aqueles que não seguem o Deus católico, (o que também se aplica a mim).

Mas considero-me pagã por prestar culto ao Deus e à Deusa, por me identificar com os seus ensinamentos e com o seu lema "faz o que quiseres sem prejudicar ninguém", pelo amor à natureza... Talvez sinto-me mais próxima de ser Wiccan do que outra vertente porque sigo a roda do ano Wiccan, mas isso não quer dizer nada. Também já fui a encontros Xamanicos e estudo outras vertentes como o Druidismo. Ainda estou a descobrir-me!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Ookami em Dom Fev 06, 2011 2:06 am

Eu considero que se queremos ser politicamente correctos vamos ter de aceitar que wiccan são as pessoas que foram iniciadas por umas das tradições centrais ou que das tradições que vieram delas, e que fazem parte de um coven que tem uma "high priestess and high priest", "series de tradições especificas", que seguem o "wiccan rede" e que acreditam na divindade do nosso grande senhor e senhora.
(Hard to explain in portuguese im afraid, I might of left a few things out)

Agora se quiseres saber a minha opinião pessoal, esta definição muda drasticamente.
Mas a minha opinião não é de tal forma importante que tira o valor de aqueles todos que se chamam "real wiccans" porque se queremos ser honestos o trabalho que eles "put in" para forma a basear o seu sistema dá lhe mérito para o considerar só deles.

But the gods are not human things to be had, and so a persons belief and faith cannot be criticized, measured or considered void just by his choice of actions and tradition.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Dom Fev 06, 2011 2:07 am

Eu também não me considero puramente wiccan, mas geralmente digo "sou wiccan" para simplificar as coisas.
Pratico e estudo as mesmas coisas que na Wicca, ou pelo menos naquilo que dela se sabe fora do secretismo dos Covens. A Wicca em si é um ecletismo, já que não se resume a bases celtas, e sendo eu pagã eclética, não me faz comichão dizer que sou wiccan~ xD
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por MissElphie em Dom Fev 06, 2011 12:40 pm

Sendo que sou, como já referi noutros tópicos, apologista da ideia da Wicca Tradicional, não me considero Wiccan porque, realmente, não sigo a Wicca Tradicional em nenhuma das suas vertentes.

E também, a minha prática em si não é wiccan nem nada do género, logo...
MissElphie

Capricórnio Macaco

http://caminhomagico.net

Mensagem por Sailor Moon em Dom Fev 06, 2011 1:22 pm

Pessoal só um à parte. É bom termos uma mentalidade tão semelhante no assunto e haver tanta abertura e tolerância.

Para mim é realmente muito positivo, por isso é que é muito bom estar aqui e falar convosco independentemente de sermos ou não wiccans puros. Smile
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Nomad em Dom Fev 06, 2011 4:41 pm

Eu não me considero ainda "oficialmente" (à falta de palavra melhor...) wiccan, pois nunca fui iniciada - ou melhor dizendo, auto-iniciada(?), pois não sou purista em termos de dizer que apenas aquele que é iniciado por um wiccan pode ser wiccan...mas isso é a minha opinião, claro.

Tenciono dedicar-me "oficialmente" um dia, e saberei quando for a altura certa...por enquanto, estudo a Wicca com uma base eclética, com base no que vou lendo em diversos livros (com espírito crítico...há autores que não suporto!), rezo à Deusa e ao Deus, respeito a Natureza, e estou a construir o meu Livro das Sombras (é assim que traduzem, não é?) pessoal baseado no que vou lendo e aprendendo...

(Espero que isto tenha feito algum sentido)
Nomad

Leão Serpente

Mensagem por Fenix Dourada em Seg Fev 07, 2011 3:21 pm

Eu vou vos contar a minha historia....

Era uma vez uma menina que se fascinava pelas luzes, cores, sombras, cantos... ficava fascinada pela profundidade da missa do galo na noite de natal na Catedral de Notre Dame de Paris...
Abraçava-se as árvores antigas, enormes, onde se escondia dentro das partes ocas e ficava la horas a sentir a energia que fluia....
Adorava o Sol, estendendo-se horas a fio sentindo essa energia penetrando nela, por todos os poros, ficando completamente revitalizada... entregava-se completamente no outono na queda da folha, deixando levar o peso do ano no vento que soprava de norte... recolhia-se no silencio gelido da neve, numa intimidade com a sua profundeza interior... pronta na primavera para desabrochar novamente numa nova vida....

Sentia uma profunda reverencia pela "Senhora de Fatima", falando pedindo... iniciei os meus estudos na incrível historia do cristianismo... bebendo e absorvendo tudo o que me levava a compreender aquilo que para os outros era absurdo... sentimento de conexão extrema com a natureza, a compreensão anormal do ser humano na sua evolução... ate que encontrei Francisco de Assis e a sua irmã.... os transes que ele tinha, as visões que lhe aconteciam, as sensações que ele transmitia... revi-me nele, estudei com as obras dele, tentei chegar ao âmago dos seus conhecimentos, do que os outros diziam dele.... perdi dias infinitos na biblioteca do Centre George Pompidou em Paris, lendo akelas obras incríveis de livros de sabedorias antigas...

So ha uns anos é que percebi que a Senhora de Fatima era a Virgem Maria, e havia coisas que não faziam sentido... continuei na minha busca e um dia parei junto a um grupo que falavam numa lingua desconhecida.... em transe no meio da natureza, num sentimento tao positivo que iluminava ainda mais as plantas ao seu redor... falavam em "Linguas", era um grupo Carismatico, tal como Francisco de Assis se iniciou e iniciou outros.... Foi com eles que conheci o paganismo... o druidismo.... e o puzzle da minha vida começou a fazer sentido....
Foi através do Taoismo e do Budismo que consegui aprofundar no meu Eu, na minha essencia, nessa busca da perfeição e da pureza dos sentimentos, foi na Kabbala que encontrei a forma de transmutar os meus "defeitos" na minha força positiva...

Mas foi quando li as Brumas de Avalon que percebi a minha ligação a "Senhora de Fatima", a Deusa deidificada pelo Catolicismo... onde todas as religiões fizeram sentido para mim... onde todas se fundiam apenas numa!!! o Amor incondicional a todos os Seres....
Trabalhar os elementos, a mente, apenas eram instrumentos para evoluir a minha essência... Eu sou apenas um Ser de Luz numa experiência Humana cheers
Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Mensagem por Hermes)o-|- em Dom Maio 06, 2012 11:42 am

Jessica,

A wicca é uma religião mistérica, pelo que tem três aspectos: magico, místico e religioso. Sendo mistérica é preciso de iniciações nos seus mistérios específicos alem do treino mágico e da manifestação do papel de sacerdote ou sacerdotisa. Contrariamente ou que muita gente pensa ou escreve, o sentido da Iniciação não é o de fortalecer a relação do iniciado com o Deus ou a Deusa, a iniciação tem um profundo efeito mágico e místico ração pela qual na Wicca Tradicional não se reconheça a auto-iniciação (embora o fenómeno não é rejeitado). Na wicca se adora a um Deus e uma Deusa aos que estão vinculados o papel sacerdotal.

A prática wicca (mesmo a Tradicional) é ecléctica, mas esta palavra é muito mal usada em termo geral, isto não é "misturar". Embora seja ecléctica, ela apresenta um conjunto mistérios que são transmitidos sem alteração nas iniciações e na tradição oral durante as práticas nos covens. Por outro lado, quero ressaltar isto último, há muita coisas dentro da tradição wiccana que não é escrito nem sequer no livro das sombras dos covens mas que é só transmitido oralmente. Na net podes apanhar muitos "livros das sombras" ainda supostamente Gardneriano ou Alexandrino... estes não estão completos e em muitos casos são adulterações feitas por pessoas com outras intenções....

Hermes)o-|-

Mensagem por Ioldanach em Qua Maio 16, 2012 10:14 pm

Hermes Acho que se nós estamos aqui num fórum existe uma grande probabilidade de termos escolhido a wicca solitária. Se alguém escolhe esse caminho como eu é porque nos sentimos absolutamente livres nas nossas escolhas e não nos são impostas por um grupo. Estudamos, trocamos opiniões e escolhemos o nosso caminho de acordo com as nossas razões. E porque é que essa tradição é transmitida oralmente, porque não expô-la aqui no fórum, ou em qualquer lado acessível por quem se interesse? A queima das bruxas já foi à muito tempo xD Já vi vários livros das sombras que indicam que têm o registo exclusivo da iniciação oral e elas divergem muito de umas para as outras. Nada fica escondido se for bem procurado. Eu respeito os deuses, respeito a natureza, e todos os dias tento agir o mais de acordo com a lei tríplice que é possível. Será que eu, assim como muitos seguidores de wicca que fazem o mesmo, não têm o direito de saber isso? Em qualquer religião grupos onde não se revelam as coisas aos seus seguidores só se traduz por duas coisas: (mania do)poder e ego Laughing

Como disse a fenix dourada, as religiões partem todas do mesmo sítio. Somos todos seres com interesses iguais dentro desta religião. Se for receio que alguém faça o mal recorrendo a magicka há-de fazê-lo de qualquer das formas, quem realmente quer algo faz tudo para o obter
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Hermes)o-|- em Qua Maio 16, 2012 11:36 pm

Caro Ioldanach,
As rações das pessoas para estar cá são diversas e não necessariamente vinculadas ao caminho solitário ou em grupo, de facto, o tema "coven" é muito frequente cá e pelo que tenho lido algumas pessoas cá perguntam por eles. No meu caso, eu trabalho num coven e estou cá na mesma Smile

Por outro lado, (e já escreve disto noutro post) o trabalho em coven nada tem que ver com "perdida da liberdade" (mas sem com disciplina) já que o trabalho em grupo não está feito para substituir o trabalho individual...O que é um coven é complexo de explicar cá embora há outros post sobre isto.

Mais interessante ainda são as tuas questões relativas ao "segredo" ou "a tradição oral". Como referia no post anterior, a wicca é também uma religião mistérica e todas as religiões desta natureza tem secretos não hoje, mas desde milénios no passado. É muito interessante que convenientemente pegamos o "conhecimento ancestral" o saber dos nossos antepassados... pois então devemos perguntarmos, porque em todas as religiões mistéricas do passado e de hoje constantemente se relembra aos iniciados sobre os secretos da arte???? se reconhecemos o saber dos antigos então temos que acreditar que há rações muito importantes para que TODOS coincidam nisto.

Isto caro amigo nada tem que ver como a religião, nem com as perseguições.... Os secretos da wicca tradicional não são relativos a sua vertente "religiosa" mas sim com os seus aspectos mágicos e místicos. Por outro lado, até que ponto são realmente secretos?? a Wicca Tradicional (e falo pela Alexandrina em geral) não é elitista, as portas da tradição estão abertas a todos aqueles que queiram conhecer os seus mistérios e estejam dispostos a entregar-se nesse caminho...

Uma parte do juramento da iniciação dita: "só revelar os secretos da arte com os irmãos da arte propriamente preparados.... e num círculo como neste....". (isto esta escrito em montes de lados, pelo que não estou a revelar nada novo). São muitas as rações para que isto seja cumprido e posso dar muitos exemplos da sua importância mas o mais importante é que isto não se relaciona directamente com quanto amas o não os Deuses, se fala de "preparação" e do "círculo"... Caro amigo ainda o mesmo Crowley, um homem "anti-secretos", deixo muitos na OTO ou na A.A e há rações muito importantes para fazer isto desta forma. Rações de grande importância mágica e que não devem ser tomadas ignoradas, como já escreve num post anterior, a magia não é "do what you feel...".

Reconheço claramente que o "segredo" pode levar ao ego, mas sejamos justos, isto não é pelo segredo senão pelos homens que dizem levar os mesmos...na realidade, não precisamos de segredo algum para que isto aconteça... (paradoxalmente o segredo é também para reconhecer aqueles Smile )

Hermes)o-|-

Mensagem por Jessica em Dom Maio 20, 2012 8:50 pm

Ioldanach escreveu:Hermes Acho que se nós estamos aqui num fórum existe uma grande probabilidade de termos escolhido a wicca solitária. Se alguém escolhe esse caminho como eu é porque nos sentimos absolutamente livres nas nossas escolhas e não nos são impostas por um grupo. Estudamos, trocamos opiniões e escolhemos o nosso caminho de acordo com as nossas razões. E porque é que essa tradição é transmitida oralmente, porque não expô-la aqui no fórum, ou em qualquer lado acessível por quem se interesse? A queima das bruxas já foi à muito tempo xD Já vi vários livros das sombras que indicam que têm o registo exclusivo da iniciação oral e elas divergem muito de umas para as outras. Nada fica escondido se for bem procurado. Eu respeito os deuses, respeito a natureza, e todos os dias tento agir o mais de acordo com a lei tríplice que é possível. Será que eu, assim como muitos seguidores de wicca que fazem o mesmo, não têm o direito de saber isso? Em qualquer religião grupos onde não se revelam as coisas aos seus seguidores só se traduz por duas coisas: (mania do)poder e ego Laughing
Como disse a fenix dourada, as religiões partem todas do mesmo sítio. Somos todos seres com interesses iguais dentro desta religião. Se for receio que alguém faça o mal recorrendo a magicka há-de fazê-lo de qualquer das formas, quem realmente quer algo faz tudo para o obter

Vamos com calma... porquê o facto de se querer manter os misterios de uma tradição são interpretados por mania do poder e ego?? Qual a relação? Será que como parte de uma familia não temos o direito de manter os misterios relativos a essa familia apenas entre os membros da mesma? Isto nada tem a ver com ego ou poder, que poder?? O facto de ser fazer parte de uma tradição mistérica, não dá poder às pessoas, embora perceba que muitos usam o facto de fazerem parte de um grupo quase como um emblema de importancia, mas também se esquecem de um dos valores que deve existir em cada um de nós, humildade! E, não é apenas culpa dessas pessoas, mas muito dos que as seguem de olhos fechados e lhes atribuem esse suposto poder!
O facto de ser ou não Wiccan, não é o que me define, é parte do que sou. E, também me pergunto, a necessidade de um praticante solitário de se entitular Wiccan. Qual é o problema de apenas dizer que é praticante solitário? Poderei então dizer que a procura desse titulo Wiccan é a procura de ego e poder?? além de o facto de te entitulares de Wiccan, não quer dizer que fazes parte de um grupo, tu proprio dizer wiccan solitário, e em solitário está implicto 1 pessoa, por isso não exite um grupo! O teu trabalho é tão valorizado como o de alguém que faz parte de um grupo.
Ao contrário do Hermes, eu não acredito na auto-iniciação, e após fazer parte de um grupo Wiccan há alguns anos percebo porquê, Wicca é uma tradição iniciatória de homem para mulher/ mulher para homem (no caso de Wicca tradicional).

Jessica

Mensagem por Ioldanach em Dom Maio 20, 2012 9:43 pm

Eu sigo a wicca solitária (ou prática como lhe chamas) quando aos rituais e tradições, não me intitulo wiccan. Aliás, não me intitulo nada, apenas o faço como auto-descoberta e como medida de auto-controlo e meditação. Não sou o darth vader à procura de unlimited power Laughing cada um sente-se bem como cada qual. Eu sigo o que sigo pelas razões que indiquei na minha apresentação e porque me sinto bem com isso. Já vi muita porcaria, tinha a mania que era o anti-christ e sentia prazer em fazer mal às pessoas, até que um grupo de pessoas com quem me dava deram ainda mais para fazer m*rda, tipo forçar raparigas do grupo a fazerem coisas... e ameaçarem-me se contasse. Após umas brigas conseguí sair disso e dessa mentalidade de porcaria, estou a encontrar o meu caminho, tive uma namorada que me via só pelo lado bom e que me encaminhou. Sim não gosto de covens especialmente porque alguns levam muito abertamente a sexualidade entre iniciados e sacerdotes, são coisas que me fazem confusão
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Sailor Moon em Seg Maio 21, 2012 11:13 am

Bem Ioldanach não te sensuro porque já tinha ouvido falar dessa situação desse tipo de "convens" e curiosamente alguém da mesma zona que tu, posivelmente até é o mesmo conven. Mas não deves generalizar pela má experiência que tiveste porque não deve ser assim que um conven deve funcionar, (apesar de nunca ter pertencido inteiramente a nenhum). Dentro de um conven ninguém deve ser forçado a nada, aliás se o lema é "pleno amor, plena confiança" como é que podes confiar em alguém que te obriga a fazer algo contra tuda vontade?

Claro que dentro do paganismo a sexulaidade é muito mais discutida e encarada de forma mais aberta que em outras religiões, mas isso não implica que o tenhas que fazer com tudo e com todos. Se tens a convicção de que só deves e só queres fazer com aquela pessoa então deves de a manter. Acho que qualquer conven que se preze vai respeitar isso. Alias conheço organizações aqui em Londres que exigem um tempo de estudo prévio antes e entrares para a organização, onde te é atribuido um mentor. Caso te envolvas sexualmente com esse mentor deves de informar a organização para te atribuirem outro mentor porque tal não é aceite que aconteça entre mentor e iniciado. É claro que também não o impedem se for da livre vontade de cada um, no entanto não é isso que se procura entre mentor e iniciado.

Apenas existem pessoas que pretedem ter apenas um companheiro, no entanto existem outras que não vêem da mesma forma. Acho que seja qual for a nossa posição devemos respeitar as restantes. Apenas o sexo deve ser visto como algo sagrado e praticado de livre vontade por todos os envolvidos.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Hermes)o-|- em Seg Maio 21, 2012 5:39 pm

Ioldanach,

A Wicca Tradicional nada tem em contra da "prática em solitário" pelo contrario, como já disse o trabalho num coven não é feito de cara a substituir o trabalho individual...

Ao igual que Sailor, acho que a generalização dos "covens" não é boa. Posso afirmar com toda rigorosidade que o comportamento no "coven" com o qual estivestes não é regular nos covens de wicca tradicional. E ainda mais, é por este tipo de comportamentos que há todo um processo para aceitar a um membro novo dentro de um conventículo, processo este que esta feito não só para "proteger" ao coven mas também para "proteger" ao buscador...O comportamento que tem o coven com o qual estivestes é reprovável, e deve ante todo ser denunciado de caras a que nenhuma outra pessoa seja vitima de semelhantes manipulações...

Os covens de wicca tradicional são abertos ao tema sexualidade, mas isto não quer disser "sexo com todo o pessoal" pelo contrario... a magia sexual não são orgias, (embora podam ser feitas) e muito menos é forçar ninguém a ter relações com outra pessoa, isto é abuso, violação e manipulação de pessoas inexperientes e geralmente novas (como é o teu caso)... em fim, isso não é um coven e é o meu dever como Sacerdote e como membro da Tradição disser que este tipo de comportamentos não são aceites: "venho com duas palavras, perfeito amor e perfeita confiança...", estas são as palavras com as que a pessoa é aceite no Círculo Sagrado, isto, é o que os covens de Wicca Tradicional se esforçam por obter e manter.. sem mencionar que é quase geral a não aceitação de rapasses ou raparigas menores de idade nos Covens Tradicionais o qual é todo um tema que pode ser debatido para que os buscadores aprendam...por outro lado, dentro da wicca tradicional nenhum sacerdote o sacerdotisa com dois dedos de frente vai deixar que uma pessoa sem toda a preparação previa (e muito menos não iniciado!!!) faça magia sexual dentro do conventículo!!!

Hermes)o-|-

Mensagem por Ioldanach em Seg Maio 21, 2012 5:52 pm

Então isso quer dizer que para pertencer a um coven não é um requerimento ter práticas sexuais, e compreendem que tenha namorada e não o queira fazer? Prefiro estar sozinho quando faço rituais mas já agora gostava de saber

PS: sailor moon não era um coven, era um grupuzinho estúpido de pseudo-skinheads lol coisas parvas dos meus 16 anos, prefiro não aprofundar. Mas é interessante tomar conhecimento desses casos
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Jessica em Seg Maio 21, 2012 6:44 pm

Claro que não é obrigatório Ioldanach.

E se alguém te disser o contrário está equivocado! Niguém nunca é forçado a fazer alguma coisa que com a qual não se sinta confortável, e isso não parte só do "aluno", mas também por parte do "professor", o qual deve estar atento a dinamica do seu grupo e travar qualquer acção menos apropriada.

Jessica

Mensagem por Ioldanach em Seg Maio 21, 2012 7:12 pm

Isso parecem as praxes académicas xD estou a ver, ainda bem que há esse sistema. De qualquer maneira há sempre as autoridades quando for necessário denunciar esses casos "forçados"
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Hermes)o-|- em Seg Maio 21, 2012 7:29 pm

é como disse a Jessica Smile,
Ninguém te pode forçar a que faças o sexo com outra pessoa, isso é violação!! e não é tolerado por nenhum coven tradicional nem pela lei...

Hermes)o-|-

Mensagem por Ioldanach em Seg Maio 21, 2012 7:45 pm

Não forçam, mas devem começar a pôr um bocado de parte as pessoas que recusam ou não?xD Quer dizer, não é necessário para atingir algum objectivo? hmmmmm
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Morrigan em Seg Maio 21, 2012 7:55 pm

Eu realmente não sabia mesmo nada de covens...nem sabia que alguns ditos covens faziam isso nem sabia mesmo da parte da magia sexual...Ainda bem que a excepção não confirma a regra e não são algumas maçãs podres que determinam a árvore Smile De qualquer forma ainda se tornou mais explicito para mim que o meu caminho é diferente de um que envolva um coven.

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Hermes)o-|- em Seg Maio 21, 2012 9:10 pm

Ioldanach,
Não sei como disser isto de maneira mais clara... fazer o sexo com quem não queres (o com alguém que não quer contigo) não é um objectivo para nada... , repito novamente: "perfeito amor e perfeita confiança", aqui não há "entre linhas".

Morrigan,
A magia sexual é uma arte muito antiga dentro da bruxaria (por não fazer referencia à tradição mágica e religiosa oriental) e é uma aspecto importante dentro de muitos covens, de facto, é importante para todas as ordenes (ou quase todas) esotéricas que hoje existem mas isto não quer disser que "vamos fazer o sexo com todo o pessoal" ou que vamos "violentar as mulheres ou homens", pelo contrario, o seu estudo e prática é das mais complexas e geralmente é estudada nos níveis mais altos ... de fato não é exclusivo nas ordenes, a magia sexual é usada ainda por muitos praticantes solitários. Em muitos livros clássicos sobre magia (novos e velhos) há referencias a este tipo de práticas não só pelo seu "poder" mas também pela sua beleza e simbolismo. Ou que é uma vergonha é que alguns tornem banal algo que é muito apreciado e ainda pior, intentem induzir noutros comportamentos que não são apropriados.
Por outro lado ou que aquele coven fazia não é magia sexual, senão exploração sexual e abuso, isto não tem que ver com o trabalho em "coven" ou em "solitário" mas com um conjunto de pessoas muito mal intencionadas....(e estas aparecem onde quer juntas ou separadas).

Hermes)o-|-

Mensagem por Morrigan em Seg Maio 21, 2012 9:28 pm

Obrigada pelo esclarecimento Smile Pelo que percebi disseste que seria uma arte dentro da bruxaria e esse ponto acho muito importante porque infelizmente ainda muitas pessoas fora do paganismo confundem a bruxaria com paganismo ou então que todos os pagãos terão necessariamente de seguir Wicca. Enfim, isto é mais um desabafo que outra coisa qualquer.

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Hermes)o-|- em Ter Maio 22, 2012 11:11 am

Olá Morrigan

Realmente a relação sexo - magia ou sexo- divinidade não é so parte da bruxaria. Muitas religões pagãs no passado e no presente consideram a dimensão divina e magica do sexo. Smile

Hermes)o-|-

Mensagem por Morrigan em Ter Maio 22, 2012 7:50 pm

Ora nõ seguisse eu a tradição celta e não soubesse disso... Laughing Referi-me a bruxaria porque tu o referiste primeiro. Mas sim, concordo contigo em que o paganismo aborda a sexualidade de forma muito mais aberta que muitas religiões e que nessa área eleva a mulher ao mesmo estatuto do homem e não como inferior Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: