Leis e regulamento para Pagãos

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Leis e regulamento para Pagãos

Mensagem por Ookami em Ter Maio 17, 2011 11:01 pm

Agora nunca vou esquecer essa. Obrigado. Thats profound. Thank you.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Morrigan em Ter Maio 17, 2011 11:10 pm

Ookami escreveu:Agora nunca vou esquecer essa. Obrigado. Thats profound. Thank you.

Hmm, não sei se é tão profundo assim, mas obrigada. Smile Como falei num post noutro tópico, eu sonho demasiado e nem todas as vezes consigo compreender de onde vem muita coisa que aparece em meus sonhos.
Morrigan
Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por The Scarecrow em Qua Maio 18, 2011 12:05 am

Só há uma coisa que me irrita no poliamor. É que, invariavelmente, existem alguem que predomina. Para muita gente isto não é problema, mas eu seria incapaz de estar numa relação onde alguém fosse mais amado do que eu. Essas hierarquias sentimentais não funcionam comigo.

Já não me faz espécie nenhuma o polisexo. Até acho giro ter numerosas parceiros e nunca me aborrecer.
The Scarecrow

Mensagem por Clodagh Amora em Qua Maio 18, 2011 1:47 am

Morrigan escreveu: Eu acho que quando falamos de amor, inevitavelmente temos de falar de seco, pois acho que são duas coisas que fazem parte de um todo e não são separáveis. Desde a antiguidade, independentemente da religião, a união entre o homem e a mulher era considerada o mais próximo que estariam dos Deuses, Deus ou a Deusa. Falo por exemplo dos celtas, que abordavam isso com naturalidade e era uma homenagem a Deusa e que seria dos momentos onde se encontravam mais próximos do divino e da vontade da Deusa ( olhem as fogueiras de Beltane)... Smile

Sim, o a cultura do sexo prevaleceu em numerosas religiões pela trandescentalidade que acarretava, e pelo culto `fertilidades, especialmente. Não só o acto do amor, mas como os momentos de êxtase. Agora, Permite-me discordar, mas isso nada tem a ver com a vontade da Deusa, nem do Deus. A expressão "livre-arbítrio" existe para explicar que os actos que tomas são porque tu queres, não porque alguém te obrigou, mas os Deuses não têm a ver com as tuas decisões. Se decidires participar numa orgia (só um exemplo), ninguém te pode apontar o dedo, mas não podes vir a seguir exclamar que era a vontade dos deuses, a responsabilidade era tua.

Isto já nada tem a ver com o poli-amor, peço desculpa.

Quanto ao tema, como já disse não acredito no poli-amor, não só por não aceitar a ideia de partilhar o meu companheiro com mais alguém, como tb não aceito partilhar-me com mais alguém que não ele.
Clodagh Amora

Libra Cavalo

http://www.doceblackberry.blogspot.com

Mensagem por Morrigan em Qua Maio 18, 2011 9:45 am

Eu estava a falar na altura específica de Beltane. Permite-me discordar, mas nessa altura do ano, tudo girava em torno da vontade da Deusa, e também do Deus, que se entregavam um ao outro. E na realidade não estava a me referir a isso estar relacionado com o poliamor, pois além de existirem as tais orgias, existiam sim também casais exclusivos que celebravam da mesma forma nesse dia.. Smile
Morrigan
Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Clodagh Amora em Qua Maio 18, 2011 9:41 pm

Atenção, não disse que nessa altura do ano tal não acontecia. Disse que se queres agradar aos deuses, ou melhor dizendo, entrares em comunhão com a sua felicidade e celebrares a fertilidade, então tudo bem. Mas não digas que é a vontade dos deuses, porque só o fazes se quiseres.

Quero referir ainda que quanto ao poli-amor, que estava enganada em relação a este. Acredito nele, sim. Quando há mais que um filho.
Clodagh Amora

Libra Cavalo

Mensagem por Enarta em Qui Maio 19, 2011 2:59 am

ehh men!!! obrigada por voltarem a tocar neste tópico, tenho andado atrofiar por causa disto ha alguns dias...tenho de o voltar a ler todo.
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Queen em Sab Ago 20, 2011 2:35 pm

Morrigan escreveu:
Sosai Wakasaki escreveu:
Morrigan escreveu:Namoramos à 7 anos e sinto que foi como se tivesse estado com ele somente á um mês.

That is beautiful. I want to have something like that!

Pelo que eu acredito, todos nós temos alguém predestinado, por isso, acho que é uma questão de tempo... Smile No meu caso, foi quando eu menos esperava...lol

Morrigan escreveu:Eu acho que quando falamos de amor, inevitavelmente temos de falar de seco, pois acho que são duas coisas que fazem parte de um todo e não são separáveis. Desde a antiguidade, independentemente da religião, a união entre o homem e a mulher era considerada o mais próximo que estariam dos Deuses, Deus ou a Deusa. Falo por exemplo dos celtas, que abordavam isso com naturalidade e era uma homenagem a Deusa e que seria dos momentos onde se encontravam mais próximos do divino e da vontade da Deusa ( olhem as fogueiras de Beltane)... Smile

Em relação ao Poliamor, respeito quem decida por esse caminho.

Pessoalmente eu não conseguiria estar numa relação assim, pois não consigo dividir a minha atenção por 2 pessoas da mesma forma nesse mesmo contexto. Sou muito direcionada para uma pessoa só, e procuro sempre alguém que me complemente em todos os aspectos.

Morrigan, acho a tua história linda. E acredito que as coisas são assim mesmo. Nem sempre a diferença impede as coisas e muitas vezes quando menos esperamos surge alguém na nossa vida. Não existe uma hora certa. Simplesmente surge. Cada vez mais me convenço que nestas situações nem vale a pena questionar, e sim deve-se sentir e deixarmo-nos ir, porque mais depressa surgem as respostas do porquê do que se ficarmos parados. Amor e sexo não são separáveis. Um é o complemento do outro. É uma troca e uma partilha. Com entrega.

Se namoram há 7 anos e parece ser há pouco tempo é porque há muita harmonia entre vocês e isso quer dizer que estão bem. Que se completam.
Queen

Mensagem por Morrigan em Sab Ago 20, 2011 7:43 pm

Obrigada, Queen... Embarassed Eu sei que na maior parte do tempo eu vivo num mundo só meu, com leis diferentes das do nosso quotidiano e sociedade, que parecem que me asfixiam lentamente. Mas felizmente encontrei alguém que não acha esse meu mundo estranho ou esquisito, mas mais normal do que o que nos rodeia...Smile E só posso desejar verdadeiramente que todos encontrem o mesmo Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Queen em Dom Ago 21, 2011 1:42 am

Morrigan escreveu:Obrigada, Queen... Embarassed Eu sei que na maior parte do tempo eu vivo num mundo só meu, com leis diferentes das do nosso quotidiano e sociedade, que parecem que me asfixiam lentamente. Mas felizmente encontrei alguém que não acha esse meu mundo estranho ou esquisito, mas mais normal do que o que nos rodeia...Smile E só posso desejar verdadeiramente que todos encontrem o mesmo Smile

Nada há de errado em vivermos no nosso mundo. Ainda bem que temos esse mundo. É algo que demonstra que somos únicos e genuínos. Não segues os outros por obediência ou convenção, mas permaneces fiel a ti mesma. Infelizmente pouca gente tem coragem de assumir isso. Eu sempre questionei e questiono as leis com as quais vivemos diariamente. E concordo contigo quando dizes que asfixiam. É bom quando alguém nos acompanha nesse raciocínio de termos o nosso mundo. Smile
Queen

Mensagem por Convidad em Ter Ago 23, 2011 9:16 pm

Independentemente de amares 1, 2 ou 30 pessoas, acho muito bem que a poligamia seja ilegal, como aliás é em quase todos os países (excepto os islâmicos).
A razão pela qual é ilegal é que nos sitios onde se pratica acaba sempre por dar pro torto, com os lideres das seitas (porque são sempre seitas, se nao tivermos a falar de tribos ou de muçulmanos) acabam por coleccionar esposas, cada vez mais novas, chegando até a expulsar os rapazes para não fazerem concorrência. As raparigas passam a ser objecto, sendo "atribuidas" a quem mais fizer favores ao chefe.
Claro que não estou a dizer que era isto que estavas a planear fazer ookami, mas se fosse legal, então estes cabr*es podiam fazer este tipo de coisas e refugiar-se na lei, pois não haveria maneira de os levar à justiça. Por mim, free love all the way, vivam todos na mesma casa, façam vida e familia em conjunto, se lhes apetecer mas não precisam casar. Casamento homosexual não deixa de ser casamento um compromisso entre 2 pessoas. Poligamia é, sinceramente, algo que prejudica a mulher que tem que partilhar, pois não sejamos ingénuos, 99.999% das vezes é o homem que colecciona mulheres, sendo que a primeira tem sempre mais status que as outras (google it).
That being said... que tradição pagã é que implica poligamia? Eu só me lembro dos Mormons (que já abandonaram o costume) e esses ainda que estranhos são cristãos.

Convidad
Convidado

Mensagem por Ookami em Qua Ago 24, 2011 2:31 pm

Mormons são cristão que acreditam na existência de muitos deuses. Malta bastante confusa. E por esse lado vou ter de concordar, criar um sistema onde isso pode acontecer vai contra o conceito.

Poligamia pode tanto ser homem com varias mulheres ou mulher com vários homens, logo isto abre para muitas possibilidades. The situation you described actually came on lie to me a few weeks back funny enough.

Varias, dentro das antigas culturas nórdicas como os vikings e as tribos germânicas, Eras permitido ter mais que uma mulher e podias até ter um homens como parte da casa também. Casais bi sexuais.

Há muitas culturas que tinham estas tendências mas como se tornou algo "feio" ou verdades inconveniente essas informações tornaram-se menos visíveis.
Voltando aos vikins como exemplo, um povo extremamente barbaricos (barberic). Os homens que se vem como "hardcore" gostam muito de imitar e seguir/afiliar-se com esta cultura, mas esses mesmos homens muitas vezes desgostam e tentam não se associar à bissexualidade da cultura. Porque já não é tão hardcore. O que leva a tentar por essa parte longe dos olhos e intensificar mais outras partes para compensar.

Wicca e algumas tradições celtas e druidas nunca foram poli gamos, mas se não me engano a maior parte foram. Os romanos muitas vezes reservavam isso como prova que o povo era pouco culto e os históricos se referiam a isso.
Nós hoje em dia raramente vemos exemplos de poligamia representada em cultura geral ou media ligado a seja que for a cultura.

Isto engana, porque familiariza nos para um aspeto romântico de casa só, e torna outros aspetos fora do nosso entendimento.

Eu vou ter de concordar, que hoje em dia a maioria de homens e mulheres que seguem poli amor é por razões menos honráveis, mas ao mesmo tempo olhem para os seus pais e avós. Muitos casais antigos podia ter só aquela uma pessoa mas nem a essa amavam e tratavam em condições. Não é o sistema mas sim as pessoas.

Eu acredito que se fosse permitido e tão comum como monogamia haveria o mesmo numero de casais infeliz ou abuso que há agora, mas espalhado entre dois sistemas.
Porque muitas pessoas sentem-se bem e conseguem achar o seu verdadeiro amor dentro da poligamia. Mas como sou cheio de ideias utópicas é melhor não ligar a nada que disse.

Outras culturas antigas também seguiram costumes poli-gamos por as mais varias razões.
Algumas tribos africanas (norte da África acho eu) fazem a mesma coisa mas onde a mulher é que tem poder de escolha, o que acontece em certos locais no oriente também como Tailândia(pequenos grupos). Tibete sendo o exemplo mais valido e mais estudado, o povos das montanhas de Tibete tem poligamia mas onde a mulher tem entre 2 a 4 homens.

Desculpem não dar fontes para esta informação, eu ando um pouco com pesa hoje.

[offtopic]
Como Wicca tornou se a grande base pagã para tudo, como se vê agora até alguma da malta que segue as antigas culturas nórdicas se baseiam e dizem que são wiccan mas com raízes em tal e tal. Wicca sendo algo bastante recente e muito influenciado por o cristianismo (Yes!, beleive or not. They steal holidays from you and you steal base cultural aspects from them. Everyones happy) de certa forma alterou a noção/visão do mundo pagão. Porque agora quando se fala em paganismo 9/10 das vezes a primeira coisa que vem à cabeça é Wicca e as suas praticas mais conhecidas.

Última edição por Ookami em Qua Ago 24, 2011 2:48 pm, editado 1 vez(es)
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Clodagh Amora em Qua Ago 24, 2011 2:39 pm

Desculpa, Ookami, mas segundo aquilo que me foi ensinado nas aulas de história e daquilo que eu já li, o que tu disseste até à tua última frase, é completamente ridículo, isto sem te querer ofender.
Clodagh Amora

Libra Cavalo

Mensagem por Convidad em Qua Ago 24, 2011 4:13 pm

E resumindo, não respondeste à minha ultima pergunta. Já sei que existem culturas que permitem a mulher ter varios homens, mas como prórprio disseste, são poucas. Mas a minha pergunta foi: onde, no paganismo, é que se diz que as familias devem ser poligamicas? Que tipo de paganismo? Que eu saiba os que ainda seguem paganismo nordico (asatru) não recomendam especificamente a familia poligamica.
E os mormons com vários deuses? diz-me lá a tua fonte pra isso que eu gostava de saber...
A cultura de um povo nem sempre tem a ver com a religião. Por isso não vejo que é que uma coisa tem a ver com a outra. Os nordicos também faziam sacrifícios humanos, isso sim relacionado com a religião deles, também achas que devia fazer parte dos direitos dos pagãos?
Eu quando penso em paganismo, não penso em wicca, porque desculpem quem pratica mas é paganismo light, e cada vez mais diluido à conta de silver raven wolfs e afins.
Tudo isto para dizer que cada um pode viver e amar como quiser, mas não misturemos as coisas, mostrem-me onde é que diz que ter várias mulheres ou homens contribui para o teu desenvolvimento espiritual. No caso dos mormons, qtas mais mulheres tivesses, mais depressa chegavas ao céu, agora mostrem-me onde é que isso está num ritual pagão antigo...ou até recente, porque não.

Quanto à wicca ter influencias cristãs... só se for as que roubou à magia cerimonial do crowley e mesmo assim limparam aquilo de qualquer cristianismo.
Se vais fazer afirmaçoes dessas tens q tar preparado pra back them up.

Convidad
Convidado

Mensagem por Taýr Mirellë em Qua Ago 24, 2011 4:51 pm

Andei a ler na diagonal os posts deste tópico, e acho melhor não me meter nesta conversa, já sei que vou ficar irritada e mandar vir com alguém xD

Só vim mesmo fazer aqui uma chamada de atenção informativa de termos/conceitos:
A Poligamia é dividida em 2 tipos:
Poliginia - em que um homem tem várias mulheres, mais comum.
Poliandria - em que uma mulher tem vários homens, mais raro.

Do grego:
Polys+gyne = muitos+mulheres
Polys+andros = muitos+homens

Era só isso. Obrigada pela atenção x3
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por Sailor Moon em Qua Ago 24, 2011 5:00 pm

Bem antes de mais acho que deviam tratar este tema com mais calma. Não existe uma verdade absoluta sobre isto, apenas diferentes pontos de vista logo não percebo o porquê de tanta agressividade.

Mesmo que dentro do paganismo nunca se ouvisse falar de familias poligâmicas acho que não é de todo descabido quando o Homem é naturalmente poligâmico.

http://www.donagiraffa.com/2011/05/existe-monogamia-nos-tempos-atuais.html
Sei que não é um site muito fiavel, mais vai ao encontro daquilo que eu penso.

Se o Homem é naturalmente poligâmico e se o paganismo celebra, entre outras coisas, a natureza humana, então para mim faz sentido que aceite a poligâmia. Não digo que a obrigue, mas que a aceite da mesma forma que a monogamia deixando essa escolha ao critério de cada um.

Para mim como sabem a monogamia não faz muito sentido, mas acho que isso também difere da definição de monogamia de cada um. Para mim monogamia é quando escolhemos um parceiro para toda a vida, apenas e só aquele. Logo isto não faz sentido, pois quantas vezes é que nos apaixonamos ao longo da vida? Ok até podem dizer que estão só com uma pessoas de cada vez, mas mesmo assim vão trocando de parceiro e isso é o mais natural do ser Humano.

Esta lá está é a minha opinião, mas acho que são os preceitos da sociedade que nos causam frutrações. Que nos impige algo que é oposto á nossa natureza. Acho que seriamos todos mais felizes se nos aceitassemos como somos e se houvesse mais tolerância para com as escolhas de cada um.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Ookami em Qua Ago 24, 2011 5:58 pm

I am glad you disagree, even more so now than when I first read your comment because it was the reason I cleared up something that I had wrong. Im still working on all the finer details but I will try and see what I can do to explain. And no offence taken, we are all ignorant until we are given a chance to learn.

I take back my statement about Viking bisexuality and marriage, it was a poorly constructed piece of information. Vikings lived in a monogamy based system which is different but much like the common sense of monogamy. This I verified in the work of a lady whom I can’t find the name of but have a link to a very good work she did on the topic.( http://www.vikinganswerlady.com/wedding.shtml)
What I had mistaken was the law where Viking men were allowed to have bedslaves, or have people live with him and do as they will. Not marry.
I had once heard a Danish Saga of a Viking raid of france, how one man was sent to raze a villa and kills its inhabitants. When he got there he found that both the wife and husband were both very beautiful and decided he would take them home to live with (slaves), later when they tried to cross over to British land they were caught in a storm and the boat sank, here only that Viking survived and he saved the French couple since he was such a great swimmer.
The stories goes on that they killed monsters together and ended up being recognized and helped by the kind of Brits at the time. Historically this story isn’t very accurate but the Viking sagas hardly are, especially after translation. I was unable to find the name or the tale itself so either take my word for it or don’t believe it at all.
I figured since the three had a romantic relationship and since sagas are normally the way the Viking folk passed on their ways and culture that it meant this was a acceptable form of romance. The most probable way this was meant to be taken was that he never intended to marry them and preferred to stay unmarried with his two bed slaves for the rest of his life.

As for the varios forms of Germanic paganism and norse ways, for the most part you were right in that monogamy is the key form of union. However I have spoken with practitioners and some were for polygamy. I guess that was more of a personal choice than anything else. Forgive me for founding my information what common conversation rather than written fact. It was a mistake on my behalf.
Tenho pena não conseguir encontrar os extractos de trabalhos feitos por os tais escribas gregos e romanos que me referi porque acho que dava mais peso ao que me estou a referir, infelizmente não tenho essa informação presente e se voltar a dar com ela eu prometo que tento me recordar desta conversa.

Wicca é recente, as suas raízes não tanto. A sua história está espalhada por a internet e há muita informação que ou não é valida ou que é retorcida logo não vou fazer o debate. Mas gostaria que olhassem bem para o assunto, a wicca popular é muito fartamente baseada no trabalho de Gardner e os outros que ramificaram o trabalho dele. Ele criou algo que enquanto vem de raízes antigas pagãs, também bebe de fontes cristãs. Posso continuar isto noutro tópico e com menos pressa para quem tiver interessado em ouvir a minha opinião mas não é algo que eu tenho muito prazer em discutir.

Vou ter de concordar contigo muffin sobre o que disseste sobre wicca, é algo que vai se alterando e diluindo bastante.

Eu acho que não deve ou se houver são poucas as religiões ou caminhos espirituais que dizem que ao ter mais parceiros desenvolves mais ao nível espiritual. Eu sou polígamo mas não concordo com essa ideia, e fora dos mormons nunca ouvi ninguém com essa maneira de pensar. Nunca tive intenção de defender este ponto de que seja que forma.

Foi numa conversa com um colega meu que é mórmon ou melhor os pais são e ele por arrasto, que foi explicado que á outros deuses mas que só glorificam um que é Elohim. Lembrei-me de um vídeo que vi mas a informação também não é assim tão concreta. http://www.youtube.com/watch?v=oEv---sGOJU
Desculpa não conseguir aprofundar mas eu só conheço as ideias dos mormons um pouco por alto e através de um colega, não tenho muito estudo no assunto para saber dizer mais.

Eu concordo outra vez contigo quanto a respeito a o que disseste sobre copiar antigas práticas de povos passados. Não defendo o fazer só porque outras antes o fizeram, e espero que não mostrei-me como ser.

Tens toda a razão, eu fui um pouco parvo em pensar que podia falar assim sem dar provas. Ok fica assim, eu quando me der ao trabalho de abrir ou falar num tópico que retrata o assunto I will back them up. I have no need to go even more off topic that I already have here and I apologize for my irresponsible behavior, and will amend when the time comes.

Sorry nyanko if I said anything to put you off, I may have been a bit too arrogant at time and spoken a bit out of turn. And thank you. Quando falo de poligamia eu estou me a referir a ambos, espero que todos que leram os meus posts anteriores entendem isso.

Amora if there is anything else that i said that you need me to prove please let me know so i can go dig things back up.
And for both amora and muffin, I hope that I wasn’t too aggressive or arrogant in what i said. I ask that you forgive me if I at any time future or present offend you.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Convidad em Qua Ago 24, 2011 7:37 pm

o problema de se escrever algo é nunca se perceber o tom com que o dizemos. Shocked
O que eu quis dizer desde o início é que esta discussão de poligamia é muito off topic porque não esta relacionada com o paganismo. De facto não me parece que o paganismo reprova a poligamia mas também não incentiva, daí, o que é que tem a ver com leis e regulamentos relacionados com pagãos? :fotema:
Desculpem lá se pareço muito agressiva mas se andarmos todos cm medo de ofender e contrariar então não se debate, só se concorda. Tanto que quando desafiei o que o Ookami tava a dizer, ele foi verificar os factos e viu que nem tudo estava correcto, do meu ponto de vista é algo positivo.
Já me apercebi que há quem se considere poligamico aqui, e como disse, não sou contra, mas não quero uma pratica legalizada. Google it, vao ver que é uma pratica ligada, na sua maioria, à exploração da mulher, e se vocês podem ter boas intenções, muitos há que não as têm e é nisso que temos que pensar quando se faz lei de algo, foi só a isso que coloquei objecção desde o início.
Como Feminista, não consigo aceitar uma prática dessas na forma em que ainda existe. Volto a dizer, que o casamento de uma mulher com vários homens é uma minoria quase insignificante e temos que ter isso em conta, é uma realidade social que continua a oprimir as mulheres em muitos países!

" In many countries with multiple legal systems, the customary law on polygamy allows a man to take multiple wives and it prohibits a current wife from objecting to her husband's marriage to a new woman. This practice treats women as inferior members of their families and as inferior in status to men. Polygamy also has a detrimental effect on children because when a man has more than one wife, he often has a large number of children in a short period of time. Conflicts often erupt among the families because several rivalrous wives and children are competing for resources."

( o forum não me deixa por links para o exterior).

Da mesma forma não consigo aceitar que uma mulher escolha usar burka na Europa, quando é uma prática que é forçada noutros sítios, e não passa de opressão disfarçada de cultura.

Sailor Moon, a monogamia não significa estar com a mesma pessoa toda a vida, significa uma pessoa "por relação", ou seja, podes perfeitamente ser "monogâmica em série", porque a poligamia significa uma relação com 3 ou mais pessoas de uma só vez.

monogamia
nome feminino
1. estado ou qualidade de monógamo
2. ANTROPOLOGIA organização familiar em que o homem só tem uma esposa, e esta tem só um marido
3. condição daquele que tem apenas um parceiro sexual em determinado período de tempo.

poligamia
nome feminino
1. sistema de organização familiar em que uma pessoa tem vários cônjuges ao mesmo tempo
2. ZOOLOGIA situação em que um animal acasala com mais do que um outro
(Do grego polygamía, «idem», pelo latim polygamĭa-, «idem»)

infopedia.pt

Da minha parte já disse o que queria dizer, espero que não levem a peito, porque, como já disse, cada um é livre de viver como quer quando somos todos adultos consensuais mas não tratemos um tema deste com leviandade sem sabermos dos efeitos sociais que a poligamia causa.
Ookami, também já ouvi falar de relacionamentos a 3 ou 4 com, por exemplo, o escritor pagão christopher Penzac, mas isso são escolhas pessoais que nao podemos generalizar como tendo a ver com a cultura pagã.

E só pra provar que não tou a tentar ofender ninguém, deixo aqui um icone fofinho :p :tohyeah:

Convidad
Convidado

Mensagem por Ookami em Qua Ago 24, 2011 8:04 pm

Muito fofinho mesmo ^^
Obrigado muffin por teres colocado as coisas dessa forma. Eu vou ver sim porque se legalizar poligamia leva ao abuso de mulheres eu próprio lutarei contra a ideia.

Eu gostaria de continuar esta discussão em pessoa um dia, tenho raro contacto com feministas. Gostaria de ver e aprender sobre o mundo de opressão à mulher que eu sem duvida nenhuma não vejo na totalidade.
Would you do me that honor?

Eu falo sinceramente, eu preferia ter de partilhar a mulher da minha vida com outro e ariscar que ter de ficar com uma mulher que simplesmente me faz feliz. Vou tanto para um lado como o outro.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Qua Ago 24, 2011 10:43 pm

Muffin, posso perguntar uma coisa? Quando dizes que a monogamia se refere ao homem dentro da Antropologia, em que categoria da Antropologia se insere? Porque está incompleta...
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Morrigan em Qui Ago 25, 2011 10:42 am

Entre muito do que se disse aqui, devo refutar uma afirmação: o homem como espécie não é naturalmente poligâmico. Somente nós e outros primatas como os gibões somos maioritariamente e tendencialmente monogâmicos. Claro que não estou a dizer que existem variantes dentro da nossa espécie, mas evolutivamente, seguimos mais o caminho da monogamia.

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Convidad em Qui Ago 25, 2011 11:59 am

Taýr Mirellë aquilo é uma definição de dicionário que eu postei pra termos a certeza que estavamos todos a falar da mesma coisa. Se queres saber de que ramo da antropologia é, força e procura em enciclopédias, sinceramente não sei nem é tema que me fascine.

Morrigan, e os pinguings imperadores! bounce Eu adoro pinguins! :tlove:

PS: ookami, se quiseres manda PM que continuamos a conversa quando quiseres.

Convidad
Convidado

Mensagem por Taýr Mirellë em Sex Ago 26, 2011 12:08 am

@Morrigan: o que dizes, de facto, está de acordo com aquilo que aprendi este ano na minha cadeira de Antropologia. Mas...

@Muffin: ...lá está, se estudares mais profundamente a Antropologia Biológica, verás que o que a Morrigan disse é verdade, mas a poligamia não deixa de ser natural por isso. Não se sabe explicar, mas é um facto e temos de aceitá-lo. Atenção, apesar disto quero deixar claro que a poligamia me faz muita confusão, eu não seria capaz de ter uma relação assim, e acho que, mesmo em termos sociais, uma criança numa família dessas ficaria "abananada" quando confrontada com outras realidades, que são a esmagadora maioria. Tal como eu fiquei quando ouvi falar disso pela primeira vez. Oh wait, dessa vez fiquei com raiva dos homens desses países, não fiquei abananada xD
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Convidad em Sex Ago 26, 2011 9:34 am

Taýr, desculpa mas já te estás a contradizer, então se somos tendencialmente monogamicos, eu não diria que a poligamia é "natural", é uma excepção à regra. Não tem que estar "errado" pois cada um sabe de si mas não é "normal".
Se a maioria dos humanos andam na terra e eu escolhesse viver na água como as focas isso não seria "natural" só porque eu e mais mais duzia escolhiamos fazê-lo.
A quantidade de pessoas que sente necessidade de ter uma relação com mais de um conjugue numa cultura ocidental é infima.
E nos países em que é legal, não é praticada por serem todos uma excepção a esta regra mas por ser um costume social, que, se não me engano, já não está no dominio de antropologia biológica mas mais no de sociologia.
E costumes sociais não são "coisas naturais que temos que aceitar", sao coisas que se podem e por vezes devem mudar.
E não estou a falar de uma pessoa ter varias relações ao mm tempo, estou a falar de uma casa, com vários conjugues sendo todo uma familia. Já sei que muita gente não gosta de ter "relações exclusivas" como dizem os americanos mas vá lá, não tem nada a ver com o muçulmano com as suas 4 mulheres ou a mulher do tibete com 3 homens... socialmente estão a MUNDOS de distancia.

Convidad
Convidado

Mensagem por Morrigan em Sex Ago 26, 2011 11:06 am

Eu até posso explicar porque somos tendencialmente monogâmicos. As fêmeas da nossa especie têm o que se chama de ovulação criptica, com uma baixa taxa de fecundidade e um periodo de ovulação curto em relação a muitos outros primatas. Sendo assim, é mais vantajoso que a fêmea tenha somente um macho que esteja sempre com ela, para por um lado se assegurar que a prole é sua tendo ela uma tão baixa taxa de fecundidade e em curtos periodos comparando-nos com outra espécies e outros primatas. Outra vantagem é como a prole tem um desenvolvimento tão longo, o macho ajuda a fêmea a cuidar da prole que não acontece frequentemente noutras espécies. Esta é a explicação biológica claro, não a nivel de emoções. Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: