Leis e regulamento para Pagãos

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leis e regulamento para Pagãos

Mensagem por Ookami em Sab Fev 05, 2011 2:29 pm

Eu queria perguntar a quem está mais inclinado para direito, se fosse possivel indicar que tipo de leis é estão em lugar contra e para a defesa do povo pagão.

Eu vou explicar porque. Na america por exemplo o "oath" que tens de fazer quando vais a tribunal pode ser negado e em vez pedido o "pagan oath" (duvido que isto também existe aqui)

Em Portugal poligamia é ilegal e punível. E enquanto são poucos os caminhos pagãos que o seguem essas ideias, a lei já limita as pessoas de forma bem grave.

E cuidado para quem queira ir a países onde a lei nacional é a lei islâmica. O "kafir" ou pagão, por certas escolhas de palavras ou gestos pode ser punido muito seriamente e até morto.
Ookami

Libra Serpente

Re: Leis e regulamento para Pagãos

Mensagem por Sailor Moon em Sab Fev 05, 2011 10:11 pm

Ookami escreveu:
Eu vou explicar porque. Na america por exemplo o "oath" que tens de fazer quando vais a tribunal pode ser negado e em vez pedido o "pagan oath" (duvido que isto também existe aqui)

Sim já tinha ouvido algo do género de um Druida que foi a tribunal nos EUA e que recusou-se a jurar com a tradicional mão na bíblia, porque isso não significava nada para ele.

Mas é uma pergunta muito interessante. Sinceramente não sei como funcionam as leis em Portugal devido a isso, mas tendo em conta que é um país relativamente liberal não deve haver nada tão drástico como nos países islâmicos (Acho eu!).

Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Taýr Mirellë em Dom Fev 06, 2011 2:02 am

"Em Portugal poligamia é ilegal e punível."

Wait, what? Está a escapar-me aqui alguma coisa O.o
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por Ookami em Dom Fev 06, 2011 2:14 am

Poligamia em Portugal não é autorizada, não consegues legalizar o casamento e se o fizeres quando é descoberto vai ser anulado e pagas coima. Não tenho a certeza mas se voltares a cometer podes ate ir para a prisão por falsificação de documentos.

Podes fazer conte de casar e viver assim a vida toda para o estado é igual, mas verdadeiramente casar não é permitido dentro de qualquer religião.
Se queres casa fora do pais e voltas.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Dom Fev 06, 2011 2:23 am

LOL, estava a ler poligamia e a pensar em politeísmo, esquece x'D
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por Sailor Moon em Dom Fev 06, 2011 12:33 pm

Sim sim Taýr disfarça agora Very Happy . Se bem que acho para as mulheres não é possivel ter muitos maridos. Só o oposto é que é possivel. É tão injusto Evil or Very Mad
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por MissElphie em Dom Fev 06, 2011 12:46 pm

A poligamia, por norma, é mais comum ser um homem com várias mulheres mas também existe o oposto.
Em Portugal não é permitido casamento mas isso não impede que tenhas essas relações. Um dos exemplos, é a prática do poliamor que se tem vindo a tornar conhecida e praticada em Portugal.
MissElphie

Capricórnio Macaco

http://caminhomagico.net

Mensagem por Sailor Moon em Dom Fev 06, 2011 1:08 pm

Desculpa miss não consegui abrir a página do poliamor. Podes explicar melhor.

Já li artigos de mulheres que tinham vários maridos mas não é muito usual. Só em certas tribos remotas. claro que isso existe na nossa sociedade, mas lá está como diz o Ookami, não é legal.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por MissElphie em Dom Fev 06, 2011 2:12 pm

Poliamor é um tipo de relação em que cada pessoa tem a liberdade de manter mais do que um relacionamento ao mesmo tempo. Não segue a monogamia como modelo de felicidade, o que não implica, porém, a promiscuidade. Não se trata de procurar obsessivamente novas relações pelo facto de ter essa possibilidade sempre em aberto, mas sim de viver naturalmente tendo essa liberdade em mente.

O Poliamor pressupõe uma total honestidade no seio da relação. Não se trata de enganar nem magoar ninguém. Tem como princípio que todas as pessoas envolvidas estão a par da situação e se sentem confortáveis com ela.

Difere de outras formas de não-monogamia pelo facto de aceitar a afectividade em relação a mais do que uma pessoa. Tal como o próprio nome indica, poliamor significa muitos amores, ou seja, a possibilidade de amar mais do que uma pessoa ao mesmo tempo. Chamar-lhe amor, paixão, desejo, atracção, ou carinho, é apenas uma questão de terminologia. A ideia principal é admitir essa variedade de sentimentos que se desenvolvem em relação a várias pessoas, e que vão para além da mera relação sexual.

O Poliamor aceita como facto evidente que todas as pessoas têm sentimentos em relação a outras que as rodeiam. E que isto não põe necessariamente em causa sentimentos ou relações anteriores. Aliás, o ciúme não tem lugar neste tipo de relação. Primeiro porque nenhuma relação está posta em causa pela mera existência de outra, mas sim pela sua própria capacidade de se manter ou não. Segundo, porque a principal causa do ciúme, a insegurança, é praticamente eliminada, já que a abertura é total. Não havendo consequências restritivas para um comportamento, deixa de haver razão para esconder seja o que for. Cada pessoa tem o domínio total da situação, e a liberdade para fazer escolhas a qualquer momento.

É o que está no site Smile
MissElphie

Capricórnio Macaco

Mensagem por Lifebringer em Dom Fev 06, 2011 6:00 pm

Tal como o próprio nome indica, poliamor significa muitos amores

Desculpem, não resisti Razz

Por acaso já tinha ouvido falar de algumas questões políticas ou legais no paganismo, mas quase sempre proveniente dos estados unidos. Por exemplo, uma questão que vi abordada foi a dos cemitérios, sobre a hipótese de não ser enterrado num cemitério cristão ou não, e sobre a validade legal do pentagrama como símbolo para usar no cemitério em vez da cruz, etc.

Acabei por não saber como isso acabou por ficar, mas penso que por cá estas questões ainda não se levantaram, pelo menos que eu saiba.
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

http://portugalpagao.pt.vu

Mensagem por Ookami em Dom Fev 06, 2011 6:01 pm

Exactamente ^^
Eu no meu caso sou para a poligamia e sou poliamor, isto é tanto para mim como para a rapariga ou raparigas.

Muitas pessoas acham que é uma coisa muito bonita em teoria e que não é nada mais que. Defendo que isso é anos de programação a falar e não a mente lógica nem o coração.

E como a Miss tinha dito, poligamia onde é uma mulher e vários homens é muito mais raro mas existe mesmo dentro de portugal. Mas uma coisa é certa, o homem comum ou caseiro português não está de nenhuma forma preparado para aceitar estas relações infelizmente.

Eu acho muita piada estarmos num pais que aceita casamento homossexual mas ainda considera poligamia ilegal.

Lifebringer escreveu:a dos cemitérios, sobre a hipótese de não ser enterrado num cemitério cristão ou não, e sobre a validade legal do pentagrama como símbolo para usar no cemitério em vez da cruz, etc.

Enquanto acho isto um ponto interessante, eu gostaria de perguntar. Muitos pagão não tem a tradição de ser cremados?

Última edição por Ookami em Dom Fev 06, 2011 6:07 pm, editado 1 vez(es)
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por MissElphie em Dom Fev 06, 2011 6:02 pm

Lifebringer escreveu:Por acaso já tinha ouvido falar de algumas questões políticas ou legais no paganismo, mas quase sempre proveniente dos estados unidos. Por exemplo, uma questão que vi abordada foi a dos cemitérios, sobre a hipótese de não ser enterrado num cemitério cristão ou não, e sobre a validade legal do pentagrama como símbolo para usar no cemitério em vez da cruz, etc.

Acabei por não saber como isso acabou por ficar, mas penso que por cá estas questões ainda não se levantaram, pelo menos que eu saiba.

Esse problema foi com as campas de soldados americanos. No final, o pentagrama foi aceite como simbolo válido nas campas a colocar em soldados americanos, mas foi uma luta complicada.
MissElphie

Capricórnio Macaco

Mensagem por Sailor Moon em Dom Fev 06, 2011 7:03 pm

Mas em Portugal enquanto os pagãos não se assumirem como tal e não levarem à praça pública a revindicação dos seus direitos nunca nada vai mudar.

Acho que já tinha comentado com alguns de vós que estava a pensar em me "desbatizar", uma vez que tou a contar para as estatísticas em como sou católica e pior, colaboro com os meus impostos para a vinda do Papa a Portugal, coisa que não concordo! Mas sei que a borucracia em relação ao "desbatismo" é imensa, só para verem se uma pessoa desiste. Ainda assim gostava de o fazer!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Lifebringer em Dom Fev 06, 2011 7:37 pm

Ookami escreveu:Eu acho muita piada estarmos num pais que aceita casamento homossexual mas ainda considera poligamia ilegal.

Isso é mais por questões legais que outra coisa. Repara, o casamento homossexual não implica grandes problemas a nível de "papelada", mas já a poligamia é um caso completamente diferente. O casamento implica a partilha de bens e essas burocracias todas. Agora imagina os problemas que se levantam nesse ramo num caso de poligamia... one can only imagine. No caso do casamento homossexual não foi muito "difícil" aprovarem por causa das poucas implicações que isso tinha a nível de burocracia, penso que tenha sido isso.

Quanto à questão da pologamia, poliamor e etc. peço desculpa pela expressão "dura" mas acho isso completamente ridículo.

Sem querer ofender ninguém, mas eu tenho opiniões bastante "fortes" acerca do tema, e acho que por muito que façam o conceito parecer a coisa mais fantástica deste mundo na definição, esquecemo-nos que choca com as coisas mais naturais em nós, que vêm da própria alma e não podem ser explicadas com "equações lógicas" , que usam "amor","ciúme","insegurança" e "honestidade" como variáveis.

Para começar, posso dizer pela minha própria experiência, que quando realmente sentimos amor por alguém (e falo de amor realmente, não de atracção, "carinhos especiais", e esses inúmeros tipos de "pseudo-amor" que abundam na nossa sociedade) a ideia de sentir o mesmo por outra pessoa que não a pessoa em questão torna-se pura e simplesmente ridícula, e por motivos que, mesmo não racionais, se tornam óbvios. É uma coisa automática, que faz parte do amor e que precisamente por ser automática não precisa de qualquer explicação. É como o "fenómeno" de depois de comermos uma grande refeição não conseguirmos sentir fome. É automático e parte do que nos é inerente.

Há também, inúmeros sentimentos partilhados quando realmente existe amor, que entram em conflito com essa noção. O próprio sentimento de "querer ser aquela pessoa especial" para a pessoa em questão, ou o não querermos ser "um entre muitos", e mesmo para além disso, o de não nos passar pela cabeça fazer a outra pessoa ter esse mesmo papel (ok, muitas vezes isso acontece, mas em casos que eu considero tudo menos amor, e antes relações fruto de algo bastante mais ligado ao egoísmo), aliás o próprio amor implica valorizar a pessoa em questão acima de tudo, isso é uma parte muito forte (e para quem já passou por isso, compreensível) do amor que é incompatível com esta noção de "poliamor".

O próprio conceito de intimidade, que escusado será dizer o quão relacionado com o amor está, entra completamente em conflito com essa noção, visto que "intimidade" refere-se àquilo que "está só entre os dois", e acho que nem vou ter de referir o quanto essa intimidade que "está só entre os dois" é destruída quando esse "só entre os dois" nem sequer existe.

Resumindo, pode ser uma noção muito interessante se pensarmos nela pelo lado exclusivamente racional, mas automaticamente perde o sentido ao termos em conta aquilo que já está no coração e aquilo que é inerente simplesmente por aquilo que somos como seres vivos e a maneira como as coisas funcionam naturalmente.

Anyway, lamento se usei algumas palavras um bocado mais "fortes", mas basicamente, é essa a minha opinião acerca do assunto.

Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

Mensagem por Ookami em Dom Fev 06, 2011 8:05 pm

Muito por o contrario, a tua opinião e critica é muito bem vinda. Razz

Eu não falo por todos mas até agora não amei (real love) mais que uma rapariga. E concordo com quase tudo que descreves como automático no amor (menos o que não é do meu caracteres)
Mas sei que sou capaz de amar mais que uma pessoa ao mesmo tempo. Cada uma de forma distintamente diferente e por motivos completamente diferentes.

Eu com isto só quero explicar que o poliamor pode não ser algo que serve para todos, em culturas onde poligamia era permitida(commonplace) como algumas culturas vikings, uma grande parte da população escolhiam só um parceiro/a logo demonstra que a reacção de amor não é completamente universal.

Ookami

Libra Serpente

Mensagem por MissElphie em Dom Fev 06, 2011 8:42 pm

Eu deste temas (poliamor e afins) abstenho-me.

Quanto ao que a Sailor Moon disse, também planeio realizar a mesma coisa, a apostasia.
MissElphie

Capricórnio Macaco

Mensagem por Ookami em Dom Fev 06, 2011 9:00 pm

Certo.
Voltando ao assunto, sailor ou miss podiam explicar que diferença é que faz "desbatizar" me ?

É algo completamente simbólico ou vai para alem disso?
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Lifebringer em Dom Fev 06, 2011 9:04 pm

Ora bem, eu não sendo propriamente um "expert" no assunto penso que se trata do seguinte:

Cada um de nós sendo baptizado conta como mais um para as estatísticas da população católica em Portugal. Como a Sailor disse, essas estatísticas podem ser depois usadas como argumento para ser válido financiar a vinda do papa a Portugal, etc.

Ou seja, tem um valor para além do simbólico no sentido de não estarmos a "financiar o que não nos diz nada" como pagãos. E mesmo de não querermos criar estatísticas erradas/exageradas de percentagem de católicos no país.

Penso que o valor não-simbólico essencialmente é este. Mas corrijam-me se estou errado.
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

Mensagem por MissElphie em Dom Fev 06, 2011 9:28 pm

Sim, para mim pelo menos, é como o Lifebringer disse.
Depois, tem também um valor pessoal para mim, mas isso, é outra história.
MissElphie

Capricórnio Macaco

Mensagem por Nomad em Dom Fev 06, 2011 9:51 pm

Há uns meses andei a pesquisar sobre apostasia também, não tanto pelo aspecto logístico-estatístico em si (se bem que esse também seja um pouco irritante). Do que vi, o próprio processo requer bastante tempo e paciência - deslocações à paróquia onde se foi baptizado (então e se for longe?!), papelada e mais papelada...e conversa...para mim, basicamente tudo para ver se desistes da ideia.

Outra coisa que me fez muita confusão foi quando fui pesquisar sobre o Census(?) que vão fazer este ano, na parte da religião, aquilo a modo que mete ateus, agnósticos, pagãos e "outras religiões" tudo no mesmo saco...até os Hindus, Budistas, Taoistas e afins vão todos na mesma secção. Que grande treta.
Nomad

Leão Serpente

Mensagem por Lifebringer em Dom Fev 06, 2011 10:57 pm

Não sabia dessa, mas sim, concordo que é ridículo.

Eh pá, quanto a pagãos, budistas, hindus, taoistas, etc. ainda se compreende minimamente devido a serem minorias tão pequenas. Podiam mesmo assim dar-se ao trabalho de distinguir, mas num país como ao nosso "dar-se ao trabalho" nestes campos é uma expressão para sonhadores Rolling Eyes

Agora a parte dos ateus e agnósticos, essa sim é a parte verdadeiramente ridícula, e não se compreende o porquê de estarem metidos "no mesmo saco" com os pagãos, budistas, etc.

Visto que o ateísmo é a total ausência e rejeição de religião ou do próprio conceito de divino em si, estar a colocá-lo no mesmo campo que certas religiões torna-se um verdadeiro paradoxo. No fundo estão a meter no mesmo grupo os que são contra qualquer tipo de religião e os que têm uma dada religião... não faz qualquer sentido.

No agnosticismo não é um caso muito diferente, visto que não é a rejeição do divino, mas também é um grupo muito próprio que rejeita qualquer religião. Não faz o mais pequeno sentido agrupá-lo em "outras religiões". Muito menos quando esse grupo efectivamente tem uma lista de umas quantas religiões.

Enfim... também não me surpreende pra ser sincero...
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Dom Fev 06, 2011 11:13 pm

Ookami escreveu:Certo.
Voltando ao assunto, sailor ou miss podiam explicar que diferença é que faz "desbatizar" me ?

É algo completamente simbólico ou vai para alem disso?

É exactamente como o Life disse. Claro que para mim, tal como a miss, tem um valor pessoal.

Se for só uma pessoa a fazê-lo claro que não tem muita expressão. Mas se de repende todos os pagãos decidissem tomar essa decisão, então o caso já mudava de figura (e eu acredito que existam mais pagãos em Portugal do que aqueles que se dão a demonstrar).

Não se trata de revolta, mas trata-se de chamar as coisas pelos nomes. Porque é que estou a ser contabilizada como católica quando não o sou? Ainda pra mais porque a Igreja Católica (infelizmente) ainda tem um grande poder de decisão (em termos politicos e não só). Para eles não importa se vais à missa ou não. Apenas se és batizado contas como católico e ponto final. E eu não concordo com isso, sendo esta uma forma de demosntrar a minha discordia.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Fenix Dourada em Seg Fev 07, 2011 2:36 pm

Sendo a Pagã mais "Cristã" do fórum, penso que me compete esclarecer algumas questões Smile

Ser ou deixar de ser baptizada apenas conta para as estatísticas eclesiais, para os seus censos internos. A questão da vinda do Papa e as contribuições nada tem a ver, visto se tratar de um Estado visitando outro Estado.
O peso que a Igreja Católica tem sobre o Estado português, não tem a ver com o numero de pessoas baptizadas mas sim com os valores que envolvem o Santuário de Fátima, e sendo a Europa derivada das Leis Judaico Cristãs, toda a nossa sociedade assenta sobre elas, pesa embora os Estados serem Laicos, mas a nossa evolução em termos sociais, jurídicos, económicos e políticos tem as suas raízes nelas...

Os nossos impostos não vão directamente nem para a Igreja nem para as minorias religiosas, eles apenas ( e ja não sao tantos assim) isentos de determinados impostos.
Se fosse como em alguns paises da Europa, teriamos 10% do salario destinado para a religião a nossa escolha, ou sendo ateu para um fundo social, e esto serve para todas as celebrações de vida ( casamento, batizado, enterro ....) não se pagando por esses serviços, como acontece cá. A segurança social tem uma ajuda para as pessoas no nascimento dos filhos assim como para os funerais.

Ao contrario do que falaram acima, os funerais podem não ser católicos, normalmente são, não por o que a pessoa viveu, mas por aquilo que a família vive. ja assisti a funerais de pessoas sem qlq religião e não tinham as cerimonias que vulgarmente vimos.
Quanto aos símbolos, os cemitérios são laicos, podendo nós colocar o que achamos melhor, não tendo a obrigação dos símbolos cristãos.
Não se esqueçam, que muitas vezes as pessoas pagãs nao deixam escrito como gostariam de ter as cerimonias funebres e dai provocar alguma confusão...

Deixar de ser ou não baptizada, eu pessoalmente não vejo mal nenhum em ter recebido as bênçãos das crenças dos meus pais, a escolha em vida adulta é minha, e todos nós damos aquilo que melhor nos parece aos nossos filhos. O que conta é a intenção e a forma positiva de se dar essa bênção. Pessoas católicas que se converteram a outras religiões, não precisaram de se "desbaptisar" para se baptizar noutra Very Happy

Poligamia... eis um tema interessante XD ela existia para a reprodução da espécie humana, dai ser o normal um homem e varias mulheres, só mais tarde é que surge como algo de exibicionismo de status e poder económico.
Ha uma tribo na america do sul que vive em poligamia mas feminina, não por status, mas para sobrevivência, onde normalmente há um homem mais velho como que o guardião das tradições, um mais novo para manter a família ( mais forte, viril, para poder caçar, construir ...).
No mundo árabe, é permitido ter até 4 mulheres, mas todas elas devem ter o mesmo tipo de vida , com todas as condições e em igualdade. Dai tb ja não se ver muito , porque para eles ainda pesa o factor da grande família, muitos filhos significa muito status, abundância e muita bênção espiritual...

Amar varias pessoas, para mim é o Amor incondicional, num relacionamento é como uma moeda, so tem dois lados, yin yang, a entrega total, a fusão dos dois, para mim é inconcebível uma fusão a mais, simplesmente não é possivel, o facto de se pensar q varias pessoas fazem uma so nas suas qualidades e defeitos, é porque ainda não encontramos a tal pessoa e tentamos mesclar esses sentimentos com varios pensando que se pode ser feliz assim e que se pode entregar assim... mas ha sempre alguem que perde.... só ha um femenino e um masculino na perfeição, o ser androgeno!!! XD

Mas isto é apenas a minha modesta opinião....

Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Mensagem por Amitiel Pandora em Qui Fev 10, 2011 2:52 pm

Ora bem Ookami deixaste-me realmente com algumas dúvidas também e fui pesquisar um bocado….Ora dividindo isto por pontos.

Quanto às leis em relação ao paganismo:

Ao abrigo da Constituição da República Portuguesa e da VII Revisão Constitucional de 2005, temos como defesa dos direitos…
Artigo 41º
Liberdade de consciência, de religião e de culto

1. A liberdade de consciência, de religião e de culto é inviolável.

2. Ninguém pode ser perseguido, privado de direitos ou isento de obrigações ou deveres cívicos por causa das suas convicções ou prática religiosa.

3. Ninguém pode ser perguntado por qualquer autoridade acerca das suas convicções ou prática religiosa, salvo para recolha de dados estatísticos não individualmente identificáveis, nem ser prejudicado por se recusar a responder.

4. As igrejas e outras comunidades religiosas estão separadas do Estado e são livres na sua organização e no exercício das suas funções e do culto.

5. É garantida a liberdade de ensino de qualquer religião praticado no âmbito da respectiva confissão, bem como a utilização de meios de comunicação social próprios para o prosseguimento das suas actividades.

6. É garantido o direito à objecção de consciência, nos termos da lei.

Na complementaridade deste artigo surge a Lei da Liberdade Religiosa de 2001 no qual salvaguardo o Artigo 9º - Conteúdo negativo da liberdade religiosa, que nos diz que na alínea d) Ninguém pode ser obrigado a prestar juramento religioso (isto indo só ao encontro do que referias por exemplo que acontecia nos eua quanto ao juramento perante a bíblia).

No sentido de complementar a informação do meu post aconselho dares uma vista de olhos pelos links abaixo que tem a ver com o que estou a referir.

Num sentido irónico da questão, o meu pai sempre me chamou a atenção para uma concordata que tinha sido feita entre o Estado português a Igreja Católica aqui há muitos anos, em que o povo pouco ou nada sabe. Nas minhas pesquisas deparei me com essa concordata reformulada em 2004 e assinada pelo então Primeiro-ministro Durão Barroso. Deparei-me logo com o fantástico Artigo 1º que nos diz logo que o Estado português reconhece a personalidade jurídica da Igreja Católica e estabelece relações diplomáticas entre as partes. Ora bem…. Eu andei mais de uma hora a pesquisar se haveria mais alguma concordata do estado com outra qualquer religião. Honestamente, se alguém encontrar mais alguma que me informe por favor porque eu não vi mais nada.

Encontrei no entanto isto…

O que é a Pagan Federation?

A Federação Pagã, oficialmente fundada em 1971, trabalha para tornar o Paganismo acessível ás pessoas que genuinamente procuram um encontro espiritual baseado nos Antigos Deuses e na Natureza.

A Federação Pagã tem 30 Coordenadores regionais na Grã-Bretanha que actuam como base de actividade e apoio da P.F., e como P.F. Internacional está representada com Coordenadores Nacionais em 26 Países.

Os Coordenadores mantêm contacto postal, via internet ou pessoalmente, com os membros da sua área, ou países, se eles assim o desejarem, e estão disponíveis para os orientar nas suas dúvidas, quando necessário.

A P.F., conseguiu que o Paganismo fosse reconhecido como uma religião válida pelo Home Office e pela UK's Interfaith Network e trabalha para repor a verdade do Paganismo, opondo-se aos retratos difamatórios e incorrectos resultantes da intolerância religiosa e do oportunismo pessoal, facultando informações, enviando correcções e quando necessário, apresentando queixas nos tribunais - a P.F. tem efectivamente auxiliado em casos de descriminação religiosa nos empregos e na custódia de crianças.

Estaremos à disposição para fornecer informações a Organisações estatais ou privadas que assim o entenderem sobre a temática pagã. Para tal contacte a Pagan Federation International - Portugal em pfiportugal@hotmail.com

Em suma, creio que burocraticamente até temos direitos e deveres, mas como muitas pessoas aqui referiram ao longo das respostas isto é Portugal e nem sempre as coisas se processam desta maneira. Mesmo sentido de justiça que eu e tu acabamos por reflectir naquele dia. Espero francamente que algumas coisas possam mudar e que de facto esta liberdade religiosa e de culto que tanto se fala em artigos possa ser praticável de uma forma honrosa no nosso país, sem qualquer receio de represálias ou mesmo da existência de uma justaposição lei/praticantes pagãos.

Quanto à questão do poliamor que se falou… Ora bem, um grande amigo meu está a frente de tornar o poliamor aceite na legislação portuguesa. Acabou agora o mestrado com 18 exactamente com essa temática. Apesar de tudo a minha opinião e sentimentos prende-se quer com o que o Ookami disse, quer com o white e Fenix contrapuseram. Penso que pendo mais para o poliamor, mas não consigo deixar de ver a lógica e a razão no que o White e a Fenix disseram…. Acho que ainda preciso de ponderar mais sobre o assunto para conseguir expor bem os meus pontos de vista, mas acredito que é possível amar verdadeiramente de forma completa mas ao mesmo tempo única diferentes pessoas…. Como acontece com família e amigos.

Links de referência:
http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx
http://dicionario.sensagent.com/concordata+entre+a+santa+s%C3%A9+e+portugal+%282004%29/pt-pt/
http://pfiportugal.tripod.com/

Amitiel Pandora

Capricórnio Dragão

Mensagem por Sailor Moon em Qui Fev 10, 2011 5:52 pm

Pandora antes de mais obrigada pela informação disponibilizada e pelo tempo que tiveste com esta pesquisa só para nos tornares mais esclarecidos. Muito obrigada por isso!

My_Pandora's_Box escreveu:Acho que ainda preciso de ponderar mais sobre o assunto para conseguir expor bem os meus pontos de vista, mas acredito que é possível amar verdadeiramente de forma completa mas ao mesmo tempo única diferentes pessoas…. Como acontece com família e amigos.

Aqui concordo contigo e com a cena do Amor Universal. Nós amamos sempre mais do que uma pessoa ao mesmo tempo, sejam namorados/as; amigos, familia. Acho que o amor n se esgota, quanto mais amamos mais vontade temos de amar. Sei que nem sempre é fácil "partilhar" aquela pessoa tão especial com outra, mas acho que isso é apenos egoismo que pertence por norma ao ser humano. Nós não nos contentamos apenas com o amor de uma pessoa, ainda exigimos que essa pessoa não ame mais ninguém do que nós e eu acho isso um grande egoísmo. Até porque acho que apenas uma só pessoa não nos possa dar tudo o que precisamos, logo o poliamor também é uma forma de estarmos mais completos.

Claro que não é fácil e eu própria vivo esse dilema porque o meu marido também é dessa opinião de que só amamos uma pessoas de cada vez. Eu, para além de nunca ter tido uma relação paralela, não acho que assim seja nem acho que se amasse outra pessoa iria por em causa o que sinto por ele e o mesmo poderia suceder a ele.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: