O círculo mágico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O círculo mágico

Mensagem por Sailor Moon em Dom Jan 30, 2011 11:03 pm

Ora aqui está mais um assunto que gostava de discutir convosco.

O circulo é um elemento fundamental no nosso trabalho mágico. Ele deverá ser usado em qualquer trabalho mágico que façamos como forma de protecção. Dentro do circulo não há tempo nem espaço.

Eu costumo abrir o circulo pelo este. O elemento que o rege é o ar que está ligado à inteligência. O ar também representa o nascimento, o amanhecer e está ligado à estação da primavera. Costumo representá-lo no altar com incenso.

Depois sigo para sul, elemento o fogo ligado ao espírito. Representa também a adolescência, as paixões, o meio dia e o Verão. Costumo representá-lo com uma vela.

Sigo para oeste, elemento água que representa as emoções. Está também ligada ao pôr do sol, à fase adulta da vida, ao Outono. Represento-a consigo mesma, um recipiente com água.

Por fim norte, elemento terra que representa o físico, assim como a meia noite, a velhice e o Inverno. Represento-a com sal ou folhas.

Gosto de fazer desta forma porque, como podem ver, o ar tanto pode ser o início do dia, do ano ou da vida e os restantes seguem-se por essa ordem.

Após concluir a abertura do circulo (pelo sentido dos ponteiros do relógio) invoco a Deusa, o Deus e os Espíritos de Luz para me darem protecção.

No final agradeço aos Deuses e desfaço o circulo pelo contrário dos ponteiros do relógio.

E vocês como costumam fazer. Sei que algumas pessoas não o fazem assim. Dêem-me as vossas ideias!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Re: O círculo mágico

Mensagem por Sosai Wakasaki em Seg Jan 31, 2011 1:37 am

Por acaso eu, ao fazer um círculo sou mais simplista. Não importa em que ponto começo, simplesmente faço-o no sentido dos ponteiros do relógio e vou mandado energia para ele, para protecção. Depois faço aquilo que tiver a fazer e desfaço-o "rasgando-o" no sentido oposto ao do sentido do relógio.

Aliás, muitas das vezes até o começo a fazer mentalmente, naqueles momentos em que alguém não tem nada para fazer e se põe a meditar, por exemplo...

Capricórnio Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Seg Jan 31, 2011 6:38 pm

Ou seja, a ver se percebi. Não fazes invocações (dos quadrantes nem dos Deuses) e começas em qualquer ponto que achas melhor é isso?

Quando dizes, até começo a fazer mentalmente, começas mentalmente mas depois completas fisicamente ou só o fazes mentalmente e deixas ficar?

Tou a perguntar isto apenas mesmo por curiosidade porque acho muito interessante saber as técnicas utilizadas por cada um.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Sosai Wakasaki em Seg Jan 31, 2011 6:49 pm

Invocações só as faço dependendo daquilo que pretendo fazer. Mas só depois de ter o circulo já "traçado"...

Só faço mentalmente, crio na minha mente e desenho mentalmente o circulo somente. é como ter uma visualização imaginativa xD

Capricórnio Serpente

Mensagem por Ookami em Sab Fev 05, 2011 1:42 am

Eu ainda fico maravilhado (at awe) quando vejo os efeitos que tais símbolos tem fisicamente e psicologicamente em nós.

Ainda vou perceber porque que certos símbolos e formações naturais tem "regras" especiais no mundo real.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Amitiel Pandora em Qui Fev 10, 2011 3:59 pm

Ora bem, confesso que esta não é a minha área mas conhecia a forma que tu, sailor moon, referiste. E por mais estúpido que pareça foi através do filme The Craft.

Na minha modesta opinião sou simplista como o Sosai. E muitas vezes estou a pensar em outras coisas, no que pretendo propriamente, do que a forma como faço o circulo, o desenvolvo ou como o acabo.

O mais importante para mim é o simbolo em si. Mentalmente muita das vezes funciona melhor (pelo menos comigo) porque tu disseste e muito bem não há tempo nem espaço e o poder mágio do circulo é vivenciado. Tal e qual como a sua existência na forma que se visualiza.
Amitiel Pandora

Capricórnio Dragão

Circulo Magico

Mensagem por DiogoM em Sex Mar 04, 2011 2:10 am

Antes da perseguição aos Pagãos ocorrida na Inquisição, todos os rituais sagrados da Bruxaria eram realizados na Natureza, a morada sagrada dos Deuses, geralmente no interior de Círculos de pedras, semelhantes a Stonehenge, erigidas ao longo de linhas de poder existentes sobre a Terra, lugares estes de grande magnetismo e força.

Porém, quando começou a perseguição à Bruxaria, esses locais foram destruídos pela religião conquistadora, e nossos ancestrais foram obrigados a praticar seus rituais em suas casas, longe de olhos estranhos. Foi a partir daí que o Círculo Mágico passou a ser utilizado nos rituais da Bruxaria.

Traçar um Círculo Mágico precede qualquer ritual Wiccano. É uma forma simples de sacralizar* a área que será utilizada de forma que esta se torne condigna aos Deuses e energias invocados no decorrer de um ritual. Ele é traçado no início de cada cerimônia e destraçado no final dela.

Traçar um Círculo Mágico significa estabelecer uma ponte entre o mundo físico e o mundo dos Deuses, entre o visível e o invisível. No interior de um Círculo Mágico devidamente sacralizado, estamos além do tempo e do espaço. Ele é uma esfera de energia capaz de estabelecer uma conexão entre o nosso mundo e outros planos.

O Círculo Mágico marca o início de um ritual. Geralmente ele é traçado quando percorremos a área ritual por três vezes consecutivas, com nosso Athame ou Bastão. Em seguida os elementos da Natureza são convidados a partilhar do ritual, bem como a Deusa e o Deus.

O Círculo é tido como o melhor meio de preservar e conter a energia criada durante um ritual, por isso é imprescindível em qualquer prática ritualística.

Fonte: 'Wicca - A Religião da Deusa', de Claudiney Prieto
DiogoM

http://www.portalwicca.pt

Mensagem por Sosai Wakasaki em Sex Mar 04, 2011 2:37 am

Há um tópico sobre o mesmo tema já existente. Logo vou juntar este ao que existe... Tópicos fundidos

Capricórnio Serpente

Mensagem por solrac em Sab Mar 12, 2011 7:26 pm

nao sei muito sobre isto alias o pouco que sei todos sabem heheh mas fiquei a saber mais com o que voces disseram loool

solrac

Capricórnio Macaco

Mensagem por Sailor Moon em Qua Mar 16, 2011 10:49 pm

Solrac não te preocupes com isso. O bom destas coisas é partilhar o pouquinho que sabemos cada um para assim ficarmos todos a saber mais. Acredita que estamos todos a aprender. E mesmo que digas que saibas pouco podes sempre saber algo que nós não sabemos.

Digo por experiência própria que em relação ao ciculo podemos até saber toda a teoria, mas só mesmo na prática é que dá para a sentir a sua energia e é tudo diferente.
Já experimentas-te abrir o circulo alguma vez? Se não o fizes-te tudo tem o seu tempo não te preocupes, pergunto isto apenas por curiosidade.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por solrac em Qui Mar 17, 2011 1:10 am

é na boa podem fazer qualquer tipo de pergunta eu não levo a mal. respondendo a tua pergunta não nunca abri um circulo e também nunca fiz um feitiço, estou muito verde em relacao a isso alias em relacao a tudo hehe mas com o tempo e a vossa ajuda vou lá força de vontade nao me falta hehe já agora tenho uma duvida posso fazer um feitiço de protecção para proteger pessoas, sabendo que ainda não fiz o ritual de iniciação??? e para mim??? se sim pode me dar exemplos ??? obrigado beijinhos e abracos solrac

solrac

Capricórnio Macaco

Mensagem por DiogoM em Qui Mar 17, 2011 1:18 am

solrac, a iniciação não é obrigatória em todas as tradições, podes ser ecletico(a), assim podes praticar um pouco de cada vertente do paganismo, em relação ao ritual de protecção, podes fazer sim, mas 1º estuda bem o processo do ritual, podes fazer também uma simples defumação com ervas....
DiogoM

http://www.portalwicca.pt

Mensagem por solrac em Qui Mar 17, 2011 1:24 am

loool não eu prefiro fazer um ritual de iniciacao ( para mim é uma forma de dizer que sou wiccano hehe ) mas primeiro pelo o que li quero fazer o ano e um dia para fazer o ritual de iniciação, sera que me poderia dar um exemplo de um feitiço de protecção? obrigado beijinhos e abracos solrac

solrac

Capricórnio Macaco

Mensagem por Enarta em Dom Mar 20, 2011 11:53 pm

bem solrac... eu compreendo o que sentes quanto à iniciação
Quando eu comecei a descobrir a wicca e o paganismo, também sentia a necessidade de me iniciar.
Acabei por faze-lo antes de saber essa regra de um ano e um dia. Precisava de dar vida de dar à luz a mim própria numa outra faceta para começar a estudar este caminho, e foi o que fiz.

Essa regra de esperar é compreensivel na medida em que se deve ter certezas da escolha. Se queres seguir este caminho pelo seu verdadeiro significado e não por aquilo que ele te possa facilitar pelo uso da magia.

Quanto ao circulo. Bem nunca entendi bem que tipo de circulo se pretende, um circulo energético, um circulo simbolico... uma ou duas vezes abri um circulo... ou melhor, uma esfera de energia à minha volta, como uma bolha, quase que sentia mesmo a diferença quando o atravessava com a mão.
Agora estupidamente fui-me desleixando e entreguei-me ao pratico, comecei por desenhar um circulo com incenso ou usando o athame, e agora uso mais a invocação dos elementos como a sailor descreveu...
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Convidad em Seg Mar 21, 2011 7:05 pm

Pelo q ouvi, para se ser "wiccano" n e preciso fazer uma iniciaçao, se nos tivermos uma ligaçao com os Deuses entao ja fazemos parte da religiao. e quanto circulo magico e um local sagrado mas n e usado como proteçao.

Convidad
Convidado

Mensagem por solrac em Ter Mar 22, 2011 12:36 am

nao?????? pensava que sim que era algo que nos protegia... lool bem enarta o tipo de circulo que quero e para fazer um feitiço de proteção ( não sei bem que tipo de circulo deva usar ) obrigado

solrac

Capricórnio Macaco

quem tem medo de por o pè fora do circulo?

Mensagem por Convidad em Qui Mar 31, 2011 3:02 am

O circulo wiccan é como uma espécie de mini templo. serve como um cone de poder pra concentrar a energia, ou pelo menos sempre ouvi falar dele assim.

O circulo é usado como protecção na tradição esotérica ocidental, como na goetia, que é de inspiração judaico-cristã. Aí sim, quando chamas aquilo que consideras serem demónios (ou espíritos mais turbulentos, vá Twisted Evil ) precisas de um circulo de protecção e o chamado triângulo da arte para os prender.

Na wicca (que eu já não pratico) chamas as quarteiras, para criares um espaço sagrado.
Pessoalmente não uso circulo nenhum e mesmo quando era wiccan achava-os uma perda de tempo.
O que importa é que te ponha na disposição de ritual, que te deixe concentrada no que estás a fazer, se leva incenso ou o que seja, ou simplesmente uma imagem mental não é importante, desde que funcione para ti.

Não tenhas medo de experimentar, só assim vais saber o que resulta ou não. E se não resultar tentas outra vez! Cool

Convidad
Convidado

Mensagem por Ookami em Qua Abr 06, 2011 2:00 pm

muffin-of-doom escreveu:O circulo wiccan é como uma espécie de mini templo. serve como um cone de poder pra concentrar a energia, ou pelo menos sempre ouvi falar dele assim.

Não tenhas medo de experimentar, só assim vais saber o que resulta ou não. E se não resultar tentas outra vez! Cool

Boa interpretação, e ainda melhor é esso ponto final ^^

Solrac eu considerava ler outra vez o que o Angus disse. Em poucas palavras eu explico muito bem o assunto.

E no assunto de iniciação,
Uma iniciação é algo que nós fazemos para fortalecer a relação com o nosso caminho e com os deuses.
Feitiços, rituais, e as mais diversas divinações (Portuguese is hard T.T) são coisas que ensinado ou descoberto podem ser usadas por qual quer um.

Um circulo tem propriedades defensivas por assim dizer(também depende do circulo como muffin falo) mas mesmo nesse sentido protege de forma especifica e é mais sobre controlar o fluxo energético e manter lo para o ritual.
Se tu queres dar proteção a alguém ou ser protegido no teu dia a dia ou de alguém ou alguma coisa mais especificamente fazer um Feitiço de proteção ou desbloqueamento pode ser uma solução mais atingível.
Também Podias "Enegize or Empower" (como é que se diz isto em português) um talismã de proteção, mas isso quero que requer mais um pouco de trabalho.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por The Scarecrow em Dom Abr 10, 2011 6:49 pm

To circle or not to circle.

Um circulo é útil, óbvio. Não só dá uma protecção adicional, assumindo que é bem traçado, como delimita um espaço, constrói uma área definida dentro dos parâmetros de uma tradição e, de certa forma, reconstrói uma realidade mítica e atemporal. Se é necessário? Não.
The Scarecrow

Mensagem por Sosai Wakasaki em Seg Abr 11, 2011 12:42 am

Por acaso gosto de usar um circulo muito pelo facto de achar que é um óptimo ponto de começo de ritual. Do género de: "ok, a partir de agora é para ser sério"...

Acho que ajuda a entrar bastante no mood por assim dizer. Ajuda-me a "separar" o ritual do resto da vida normal, ou seja é como se fosse uma preparação para o ritual.

Capricórnio Serpente

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: