Dança: Ritual, devoção, cura..

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dança: Ritual, devoção, cura..

Mensagem por Amitiel Pandora em Qua Jan 26, 2011 4:19 am

"Música é orgânica. Ou seja, um corpo sonoro e dançante altera profundamente nossa consciência, chegando a modificar a forma como experimentamos o tempo e o espaço, gerando círculos concêntricos capazes de alterar a realidade.
Os povos antigos perceberam que, se a partir de um único corpo saíam ondas de energias circulares, então dançar no conjunto uníssono de corpos abriria possibilidades ainda maiores de conexão com as forças da natureza. Dançar nesta e noutra realidade. Dançar assim é a magia das danças rituais, conforme relata a focalizadora Sabrina Alves, mestranda em Ciência da Religião, docente em Eco-espiritualidade e coordenadora do "Clã dos Ciclos Sagrados", trabalho focado na restituição da sacralidade eco-feminina."

Aqui está algo novo! Quem é que já não dançou e sentiu toda essa energia a percorrer o nosso corpo? Não falo de saídas à noite nem nada! Falo sim quando abanamos o capacete e o resto da "mota" sozinhos no nosso cantinho!

Uma das experiências mais incríveis da minha vida foi ler o livro "Lei do Amor" de Laura Esquivel, acompanhado de um cd. Para quem nao conhece o livro ele está organizado numa historia em que ha partes em que a autora pede para colocar o cd e a respectiva musica para dançarmos... outras que pede para ouvirmos outras faixas na parte de "banda desenhada". Foi uma experiência deveras energética ainda para mais que o assunto retratava vidas passadas!

Mas continuando, e agora falando dos meus "abanos de capacete" eu adoro arrumar e aspirar a casa a ouvir variadíssimas musicas a dançar ao mesmo tempo!

dois exemplos muito cómicos!

Rednex - Cotton Eye Joe
Vai Con Dios - Neh Nah Nah

Agora... Poderia dizer muito mais mas quero que desenvolvam Razz

Última edição por My_Pandora's_Box em Qua Jan 26, 2011 2:44 pm, editado 1 vez(es)
Amitiel Pandora

Capricórnio Dragão

Re: Dança: Ritual, devoção, cura..

Mensagem por Sosai Wakasaki em Qua Jan 26, 2011 4:29 am

Realmente um tema interessante. Muito interessante porque para activar energias em mim, nada melhor do que uma bela música. Tenho por assim dizer "power-songs", que são músicas de tal forma fortes em mim, que me activam certos estados de espíritos.

Por acaso adoro cozinhar enquanto ouço música e danço...

Capricórnio Serpente

Mensagem por Amitiel Pandora em Qua Jan 26, 2011 4:34 am

(um aparte... as minhas 98 mensagens têm de ter algum conteudo formal senão ainda me chamam de spam...dado ao tao pouco tempo que aqui estou xD)

Eu para pintar tambem preciso primeiro de ouvir e dançar... É um ritual que tenho por norma fazer, angariando mais energia e absorvendo inspiração para depois, como leve brisa de primavera depositar nas obras que crio....

Claro que também gosto de beber um belo Beirao ou baileys a ouvir uma boa opera e proceder a leves passos num embalo confortante....
Amitiel Pandora

Capricórnio Dragão

Mensagem por Foxglove em Qui Jan 27, 2011 1:15 am

cá está outro post interessante!
para mim poucas coisas são melhores que a música, e muitas das músicas dão-me essa tal vontade de dançar no meu cantinho Laughing
não duvido que é um ritual que nos invade o corpo de energia e é uma óptima maneira de a libertar! só sei que depois (e durante) senti-mo-nos mesmo bem!
quem nunca experimentou, aconselho mesmo a encontrar as "tais" músicas e deixar-se ir pela energia que transmitem!
obrigada pelo post pandora! Wink
Foxglove

Capricórnio Dragão

Mensagem por Sosai Wakasaki em Qui Jan 27, 2011 2:10 am

Indeed é uma sensação de liberdade imensa. Se for feito é claro num sítio onde se sentem completamente à vontade e com músicas que simplesmente amemxD

Capricórnio Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Qui Jan 27, 2011 10:54 am

Penso que neste caso fujo um pouco à regra...

Raramente tenho aquela "vontade de me mexer" a não ser que seja "bater o pé" para marcar o compasso e fazer muito headbang xD
Ná, o que me dá mesmo vontade de fazer e não consigo evitar quando a música me toca mesmo, é cantar. Sempre tive essa paixão, e chamem-lhe mania da perseguição porque não acredito em coincidências, mas desde que comecei a estudar paganismo com mais afinco, tenho vindo a melhorar muito as minhas capacidades vocais.

Pegando no exemplo que a Pandora deu, quando vou desenhar (outra grande paixão minha) se estiver completamente sozinha em casa, ponho música "orgásmica" (expressão que gosto de usar relativamente às "tais" músicas que a Foxglove referiu e as músicas que simplesmente amem do Sosai =p) dou por mim a cantar ao mesmo tempo que desenho, ou então se estou num local público tenho constantemente uma musiquinha do género a tocar dentro da minha cabeça enquanto estou inspirada. Quando não sinto a música, também perco a vontade de desenhar e a inspiração toda.
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por Sosai Wakasaki em Qui Jan 27, 2011 10:58 am

Por acaso, compreendo isso de cantares em vez de dançar... acho que para as pessoas que sentem inspiração das músicas, há dois tipos: dancers e singers xD... Simplesmente têm formas diferentes de expressar nesse aspecto xD

Capricórnio Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Qui Jan 27, 2011 11:08 am

Hum, faz sentido Sosai ^-^
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Amitiel Pandora em Sex Jan 28, 2011 3:56 pm

Obrigada foxlove! E Taýr ensina me a fazer como deve ser um headbang xD ainda nao atinei com aquilo mas é brutal!
Amitiel Pandora

Capricórnio Dragão

Mensagem por Taýr Mirellë em Sex Jan 28, 2011 8:47 pm

Nyahahaha, não se ensina ninguém a fazer headbang xD
É só mexer a cabeça ao ritmo da música e conforme te souber melhor - o mais importante é tentar evitar ficar com dores de pescoço, porque pode tornar-se perigoso =p
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Sailor Moon em Sex Jan 28, 2011 8:52 pm

Bem eu adoro dançar por isso este topico para mim é fantástico.

Quando começo é dificil parar. E gosto de tudo, desde kimzomba a valsas, passando por rancho folclórico, temos de tudo.

Acho a dança uma forma de libertar o que nos vai na alma. Numa vez na discoteca começou a dar uma música que eu adoro "I will survive" e tipo fechei os olhos e comecei a deixar-me levar pela música, comecei a dançar e saltar e rir e a cantar, sei que quando a música acabou tava com uma sensação maravilhosa (e com uma série de pessoas a olhar para mim a pensar que tava com uma ganda bezana, mas enfim).

Mas adoro pôr por exemplo Enya, numa hora calma geralmente à noite e tar sozinha em casa e começar a dançar, deixar-me levar pela música. É maravilhoso!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Amitiel Pandora em Dom Jan 30, 2011 3:56 pm

Taýr as dores de pescoço e de cabeça são a minha prioridade, principalmente quando bebo absinto xDDDDD

Sailor Moon nesse aspecto somos muito parecidas! Eu quando tou numa de dançar, danço e esqueço tudo e todos e divirto me bastante! É uma energia que se ganha e que se perde, num momento de libertação!

Isto por exemplo também pode acontecer quando os vossos vizinhos sobem as escadas tipo cavalos... Então às 7h da manhã sugiro korn, marilyn manson e por ai fora a piorar e a curtir muito o som! Especialmente quando se tem colunas para isso que é o meu caso.... Very Happy
Amitiel Pandora

Capricórnio Dragão

Mensagem por Ookami em Sab Fev 05, 2011 1:38 am

Antes de mais gostaria de apontar um facto.
A Tayr tem uma voz linda. Nunca treino mas cria um som lindo de ouvir.( E o tempo musical está correcto)

Eu acho que vou concordar com o Sosai e a Tayr, A musica é algo muito especial para nós como humanos especialmente tendo em conta que é o primeiro "senso" que abre e que começamos a usar. Mas voltando ao assunto, a musica tem uma reacção de canto ou dança por normal.
Quando tu pões uma criança num ambiente musical de qualquer tipo por a falta dos anos de programação eles são capazes de curtir a musica e expressar-se. Se acham interessante claro.

Eu vou para os dois lados, ou canto ou danço depende da musica.
Uma coisa é certa, já dei por mim a fazer ballet no meu quarto... not a pretty sight. Mas no momento o corpo queria mexer assim e assim foi. (actually its a very normal response of mine to classical music, that and to waltz.... I waltz a lot...)

Se o senso de ouvir desenvolve segundo é porque tem uma importância superior ao resto dos sensores (menos tacto e energético(para quem segue teoria oriental))
Isto quer dizer que somos uma criatura que "Vive" e aprende principalmente com som e toque ( E energético para quem segue medicina oriental)
O que que vocês acham disso?

Para quem não perceber o que eu estou a dizer sobre medicina oriental vão pesquisar "Dantian" e por alto fiquem a saber que as 6 semanas Os órgão físicos do Upper and lower Dan tian já estão formados e a funcionar.
Quem vem da medicina por favor verifiquem os meus dados em caso de estar errado.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Sab Fev 05, 2011 3:40 am

Eia Ookami, já me deixaste toda embaraçada Embarassed
(e devo discordar de ti - adoro cantar, mas não gosto lá muito do meu timbre, é irritante e feio =__=)

Continuando, queres dizer que a audição é o primeiro "sentido", certo? :p

"Uma coisa é certa, já dei por mim a fazer ballet no meu quarto... not a pretty sight."
x'DD -> imagem mental censurada~
Mas apesar de ter dito que prefiro cantar, não nego que já dei por mim a pseudo-dançar, e quando a música chega ao fim e penso na minha figura... GAWDDESS xD

Em termos de desenvolvimento embrionário, já sabia que a audição é o primeiro sentido a começar a "funcionar", digamos assim, e portanto quando uma grávida fala ou canta à criança que traz consigo, não o faz em vão. Eu acho isto completamente fascinante, mistérico, sagrado. E fico toda arrepiada ao pensar nisso xD
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Amitiel Pandora em Qua Fev 09, 2011 8:58 pm

Ookami escreveu:Isto quer dizer que somos uma criatura que "Vive" e aprende principalmente com som e toque.

Ookami tu disseste muito. É uma recepção de energia tão forte e tão grande que a dança serve como libertação consoante os diferentes estados de espírito... Em poucas palavras creio que o que estou a tentar dizer é que muitas vezes nós somos comandados por essa mesma energia que nos leva para lugares belíssimos interiormente
Amitiel Pandora

Capricórnio Dragão

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: