Feng Shui

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Feng Shui

Mensagem por Sailor Moon em Sex Jan 21, 2011 12:00 am

Mais um tópico sobre a cultura oriental. Neste campo confesso que não tenho qualquer conhecimento e gostaria bastante de aprender. Sei que existe aqui algumas pessoas que sabem do tema e pedia-lhes que explicassem um pouco o que é o Feg Shui, como deve ser aplicado e até se fosse possivel, alguns sites ou notas bibliográficas sobre o tema para consultarmos.

Recebi à pouco tempo uma mensagem de telemovel que dizia o seguinte "Este mês de Janeiro é muito especial. Tem 5 segunda-feiras, 5 Sábados e 5 Domingos, num só mês. Isto só acontece em todos os 823 anos.Chamam-se os sacos de dinheiro. Faça passar esta mensagem a 8 boas pessoas e o dinheiro surgirá, segundo o Feng Shui chinês. Aqueles que param não terão nada. vamos testar?"

Ok eu achei a mensagem um pouco estranha porque sempre que penso no Feng Shui associo à harmonia da casa ou algo do género,não sabiaque estava ligado a estas coisas. Achei que aqui o Feng Shui foi referido para intimidar e para aqueles que nunca ouviram falar do tema. Posso estar completamente errada e eu gostava que me ilucidassem se fosse possivel!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Re: Feng Shui

Mensagem por Ookami em Sex Jan 21, 2011 2:21 am

Feng shui não é a casa. Muito mais que disso. É por os ocidentais e vá la, pessoas comuns mais aplicado nas casa.
Feng shui é a ciência oriental dos campos e linhas energéticas do planeta. É a forma em que a energia do nosso planeta flui e a forma em que os corpos astrais (planetas, estrelas e luas) afectam essas mesma linhas.
Em muito do mundo oriente não se faz construção de que seja que for se o feng shui não for correcto entre o local e o que vai ser construido lá. Claro que agora já não se liga tanto mas nos tempos antigos era lei.

Vou dar um exemplo básico, um lugar como um arquitecto ou uma companhia de construção tem de ter a sua base de operações na are de uma reserva minera ou de um lugar abundante em pedra natural para ter a máxima eficácia energética. E tem de evitar cruzar com as linhas directamente influenciadas por a Fenix vermelha e tentar estar centrada nas linhas da tartaruga negra ou do tigre branco.

O meu conhecimento é muito básico. O Feng shui é da mesma complexidade que a astronomia. Mas posso explicar mais se tiveres perguntas em especifico.
Eu possivelmente enganei-me com a ultima parta mas acho que não.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Foxglove em Sex Jan 21, 2011 2:56 am

Por acaso é uma coisa que tenho muito pouco conhecimento...
o pouco que li estava direccionado para a posição dos objectos numa casa ou numa loja... não sabia que tinha tanta "ciência" por trás disso...
mas tem lógica realmente...
se alguém souber mais sobre este assunto era interessante porem aqui e ajudava muito a compreender melhor!
Foxglove

Capricórnio Dragão

Mensagem por Ookami em Ter Jan 25, 2011 5:21 pm

Dá me mais um dia e este posto vai se tornar magicamente em algo mais informático sobre o assunto ^^

O Feng shui é o estudo das linhas de energia do mundo (veias planetárias, ley lines) como eu já tinha dito. E As formas em que os planetas têm efeito sobre essas linhas.

As ciências modernas nos últimos 40 anos tiveram a descobrir o que os mestres de feng shui chineses já se tinham se apercebido à séculos, que de acordo com estas linhas o mundo se desenvolve geograficamente. As florestas vão se adaptando as rochas vão se formando e desfazendo (erosion) e os habitats de animais também vão se alterando.

Com o feng shui nós podemos achar agua, ter mais produtividade na agricultura, descobrir e corrigir locais problemáticos (já explico), fazer uma recuperação mais rápida.
E de certa forma criar ambientes que dão força ( You can create places that effect certain aspects of your mental, spiritual and physical body. That is why the correct flow of energy in a room or house has become so popular)

Não é algo que eu possa explicar sem primeiro ter de dar alguma formação por assim dizer. No meu caso como não me sinto à vontade com passar o meu conhecimento por não ter grande confiança nele eu prefiro que me facão perguntas concretas que possam querer saber. De qual quer forma eu ainda não consegui encontrar um mestre desta art cá em Portugal ainda. Já estive com pessoas que dizem que sabem por terem tirado uns pequenos cursos mas tenho razão de desconfiar de tais formações sobre este tópico.

Locais problemáticos
É muito comum pessoas terem problemas na sua vida ou dia a dia que por muito que tentam melhorar ou resolver não conseguem por causa de viverem num local problemático ou estar expostos demasiado.
Mas não pensem só porque se sentem que algo na vossa vida não corre bem que isto está a acontecer na vossas vidas. Please lets not over simplify life.

Um local problemático por norma é uma de duas coisas.
1. Um local onde a função ou trabalho (de qual quer tipo, até fazer/tomar droga é trabalho) vai contra as energia de o mesmo logo tens uma carga negativa sem lugar onde se pode descarregar. Isto também inclui locais onde trabalham demasiado com cargas emocionas em quantidades exuberantes(quero dar exemplo mas não quero influenciar então não digo nada).

2. Locais onde há muitas veias a cruzar directamente, Por norma estes lugares podem ser considerados coisas boas mas eu descrevo como lugares problemáticos porque sem um conhecimento apropriado a carga energética destes locais pode prejudicar. Se eu passasse por dentro de stonehenge todos os dias sem o mínimo de cuidado avia precauções.
Neste grupo também quero incluir lugares em opostos. como à lugares que tem muito fluxo energético (fontes ou nascentes) também À locais que absorvem energia ( buracos). estes lugares não vão matar ninguém mas se passamos por eles todos os dias sem o mínimo cuidado. . . Vai haver precauções) Felizmente para muitas bruxas e magos este tipos de locais não são problemáticos porque devido à nossa "sensibilidade" o nosso corpo sub conscientemente tem reassões (reactions) que os outros não. fugimos de tais lugares ou activamos estados defensivos.

Última edição por Ookami em Ter Jan 25, 2011 10:58 pm, editado 2 vez(es)
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Ter Jan 25, 2011 8:53 pm

Ookami escreveu:Dá me mais um dia e este posto vai se tornar magicamente em algo mais informático sobre o assunto ^^

Oh que bom por acaso tenho várias perguntas sobre este tema, pois não o domino por completo.
Queria perguntar-te algo simples, já percebi que o Feng Shui é bastante mais complexo do que eu pensava. Mas tipo a minha casa já está construida, como é que eu posso ver ou como posso adaptá-la de forma a ficar mais harmoniosa segundo o Feng Shui? (não sei se estou a fazer algum sentido mas pronto).

Ou como é que se pode utilizar o Feng Shui no dia a dia? Onde é que o podemos utilizar para além da nossa casa? E qual a melhor forma para começar? Quais os principais aspectos a ter em conta?

Sorry, demasiadas perguntas Smile
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Ookami em Ter Jan 25, 2011 10:23 pm

Não sejas absurda, nunca são demasiadas perguntas. ^^

Agora sobre as tuas perguntas.
Não te preocupes com aonde a casa ficou construida, Isso enquanto importante para a construção de uma casa, não se pode alterar depois da sua construção então nem vale a pena pensar mais nisso.

O que podes fazer é tentar descobrir (es bruxa, vai lá tenta encontrar maneira) quais são as características energéticas do local onde vives. Para fazer sem ajuda de alguém que realmente tem conhecimento eu posso sugerir observar se há padrões de comportamento que "todos" que vão ai amostram, ver se tipo de vegetação creche por perto e de que forma (inclinação, variedade, plantas que requerem muita ou pouca agua). Até podes perguntar ao teu baralho o que ele acha sobre os elementos e direcção que mais influenciam a casa. Com essas informações eu possivelmente posso ajudar mas não dou garantias.

Sobre quartos eu acho que era mais facil ver num livro que estares a ouvires as minhas babosices. E outra coisa que eu considero importante tentar sentir de que forma a energia percorre dentro da casa. Tu vais querer afastar quartos de crianças de locais que se seirão entradas energéticas da casa. Mas isso é mais escolha pessoal. Se quiseres saber mais sobre isso pergunta.

No dia a dia, muito fácil. Quando estas em casa ou no teu lugar de trabalho vais encontrar pontos/lugares onde sentes-te mais relaxada ou sincronizada. Então vai para lá quando queres pensar ou fazer algo produtivo. Se quiseres criatividade e melhor num local rico energicamente/emocionante ou dá um passeio (passando por vários campos diferentes leva a inspiração e clareza de mente) ou faz um shortcut e recebe um choque eléctrico ^^ só estou a brincar.

Podes também tentar sentir o teu ambiente mas isso não é algo que eu possa descrever aqui.

Feng shui é algo que se pode usar em tudo. até na cozinha (cooking).

Eu pessoalmente acho que o feng shui não se aprender sem razão. Logo acho que é uma coisa melhor deixada para quem quer aprender profundamente (Eu não vou a correr tirar um mestrado em física porque me apetece saber porque a maça cai mais depressa que a pêra). Eu acho que para uma pessoa normal simplesmente sabendo que à forças magnéticas e energéticas que funcionam a nossa volta e tentar estar atento a o que nos dizem e como nos fazem sentir é o melhor que podemos fazer e em si já faz muita diferença na nossa vida.

If you have any more questions please do ask.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Qua Jan 26, 2011 12:23 am

Ookami escreveu: Não sejas absurda. ^^
E começa a agressividade Smile
Ookami escreveu:O que podes fazer é tentar descobrir (es bruxa, vai lá tenta encontrar maneira) quais são as características energéticas do local onde vives.
Essa tua confiança nas minhas qualidades de bruxa emociona-me, mas entendo o que queres dizer sobre as questões energéticas.
Ookami escreveu:Sobre quartos eu acho que era mais facil ver num livro que estares a ouvires as minhas babosices.
Não são baboseiras, sabes que levo bastante em consideração aquilo que me dizes, mas ainda assim conheces algum bom livro sobre o assunto que me possas recomendar?
Ookami escreveu:Quando estas em casa ou no teu lugar de trabalho vais encontrar pontos/lugares onde sentes-te mais relaxada ou sincronizada.
Sim isso é verdade, existe sempre locais que, sem conseguir explicar, me deixam mais confortavel que outros. Não sei se tem alguma coisa a ver mas quando entro em certos locais sinto uma grande harmonia e um grande conforto e noutros locais é simplesmente impossivel de lá estar que até fico com os cabelos em pé. Não sei se está ligado ao feng shui, mas eu sempre associei isso à energia do local.
Ookami escreveu:If you have any more questions please do ask.
Por acaso até tenho e desculpa a insistência (lol), mas gostava de saber mais uma coisa. Se existir algum local dentro da minha casa que me deixa desconfortavel ou que a energia não é melhor, o que posso fazer para melhorar essa energia e tornar o ambiente mais harmonioso? Já me disseram para ter alguma coisa com água (utilizar o elemento água) pois é muito bom para isso. Mas queria saber a tua opinião.
Não pretendo tornar-me mestre no Feng Shui, pelo menos por enquanto, mas tenho alguma curiosidade nestas coisas e gostava de saber pequenos truques para tornar um ambiente um pouco hostil em algo mais harmonioso. Percebes onde quero chegar?
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Ookami em Qua Jan 26, 2011 1:02 am

Sim percebo perfeitamente ^^

Um local na tua casa. Ok well primeiro depende um pouco do lugar, para um quarto onde dormes e personalizas vai precisar de algo diferente do que uma cozinha ou uma cave por exemplo.
Mas eu dou te algumas dicas que são universais.
Sim as tuas fontes estão certas, por algo que contem agua ajuda a acalmar e adocicar o ambiente. Mas se ambiente é aborrecido e com falta de cor não te esqueças de adicionar mais algumas coisas com a agua.

Podes tornar um quarto mais calmo e relaxante com plantas verdes e pequenas arvores.

nunca ponhas cadeiras, sofás e camas de costas para portas ou janelas. sempre de ou de frente ou de lado. Qual quer lugar de repouso tem de ter visão para as aberturas do quarto. (menos a da mesa de jantar, essas podem estar sem problema)

Quartos devem ter sempre espaços e pequenos corredores. Por muito bonito que fica nunca enchem um quarto com decoração de tal forma que para chegar a certos lugares tens de dar a volta. O quarto tem de ter caminho aberto para tudo.

Eu sei que não é fácil, especialmente com apartamentos mas se podem dar algum espaço livre perto das portas sem mobília e outras coisas é melhor.

Janelas são para estar abertas durante o dia, se não querem bichinhos então põe uma rede que desliza. Ter quase sempre as janelas fechadas é que mata a circulação e a vida de um quarto. quando eu digo abertas basta um pouco, também não queremos fazer corrente de vento muito forte.

mesma coisa para as portas (não a da frente ou outras entradas). Durante o dia abertas e à noite fechadas.

As outras dicas que eu tenho são mais especializadas. ^^ Eles dizem que os antigos lords na china tinham sempre pássaros para dar vida à suas casas. Não me explicaram porque ainda mas algo sobre o canto dos pássaros é bom para o feng shui da casa supostamente.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Fenix Dourada em Qui Jan 27, 2011 8:55 am

O melhor mesmo é comprares um pequeno livro de feng shui com um Pádua. Podes começar por ai e depois mais familiarizada com a "coisa" podes entao alterar mais consoante o teu "Sentir"...

Os passaros well... eu adoro canarios em casa (um chega lol) da uma alegria imensa a casa pela manha assim como no fim da tarde (embora sejam activos o dia todo)... é uma companhia para partilhar uma fruta, falarmos e eles responderem com canto... as vezes faz-me lembrar o canto dos anjos (fadas...); e claro a casa sempre cheia de alpista pelo chao Smile
Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Mensagem por Ookami em Qui Jan 27, 2011 5:03 pm

A Fenix tem razão, melhor do melhor é começar por um livro e usar a loupan básica que eles dão em certos casos.
Enquanto eu prefiro ensinar e abordar feng shui de outra forma, pratica e teoria aplicável antes de explicar muita teoria. Pode ser considerada pondo a carroça à frente dos bois então a melhor sugestão é comprar um livro e comparar e tentar encaixar o que disse com o que esta no livro.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Sex Jan 28, 2011 9:05 pm

Obrigada aos dois pela ajuda.
Vou comprar um livro sobre o tema sim, mas as sugestões aqui colocadas já são um bom principio para me por a pensar. Se tiverem mais sugestões estajam à vontade Smile
mas acho que de perguntas é só por agora. Talvez quando começar a aplicar me surja alguma coisa.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: