Roda do Ano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Roda do Ano

Mensagem por Sosai Wakasaki em Qui Jan 20, 2011 9:29 pm

A Roda do Ano é o que simboliza a concepção do tempo. Ela é composta por 8 grandes festivais, os Sabbats sendo eles:

(As datas aplicam-se somente para o Hemisfério Norte)
Samhain - 31 de Outubro
Morte de Deus, também considerado o Sabath das 3ªs colheitas.

Yuletide/Yule - 21/22 de Dezembro
Nascimento de Deus, solestício de Inverno

Imbolc/Candlemass - 1/2 de Fevereiro
Dedicado à juventude, é também quando se costuma iniciar novos Wiccans

Ostara - 21/22 de Março
Equinócio da primavera, em que os campos começam a renascer.

Beltaine/May Eve - 30 de Abril/1 de Maio
Deus e Deusa unem-se, gerando neste dia uma criança. Fertilidade feminina

Litha/Midsummer - 21/22 de Junho
Solisticio de Verão, Deus está no máximo da sua força

Lughnasadh/Lammas - 1/2 de Agosto
Celebração das primeiras colheitas.

Mabon - 21/22 de Setembro
Equinócio de Outono, também considerado o Sabath das 2ªs colheitas

Última edição por Sosai Wakasaki em Dom Mar 06, 2011 1:35 pm, editado 4 vez(es)

Capricórnio Serpente

Re: Roda do Ano

Mensagem por Sailor Moon em Qui Jan 20, 2011 10:10 pm

Só aqui para acrescentar um pouco mais de informação, apesar de já ser de conhecimento da maioria de vós.
Samhain - Morte de Deus, também considerado o Sabath das 3ªs colheitas.
Yuletide/Yule - Nascimento de Deus, solestício de Inverno
Imbolc/Candlemass- Dedicado à juventude, é também quando se costuma iniciar novos Wiccans
Ostara - Equinócio da primavera, em que os campos começam a renascer.
Beltaine/May Eve - Deus e Deusa unem-se, gerando neste dia uma criança. Fertilidade feminina
Litha/Midsummer - Solisticio de Verão, Deus está no máximo da sua força
Lughnasadh/Lammas - Celebração das primeiras colheitas.
Mabon - Equinócio de Outono, também considerado o Sabath das 2ªs colheitas

Claro que existe muito mais a acrescentar sobre estas celebraçãos.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Sosai Wakasaki em Qui Jan 20, 2011 10:17 pm

Só não acrescentei mais informação porque ao longo dos tempos, quando forem criados tópicos para cada uma das festividades, vou colocando nos nomes os links correspondentes. Mas vou aproveitar essa informação e acrescentá-la ao primeiro post, se não te importares.

Capricórnio Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Qui Jan 20, 2011 11:32 pm

Claro que não fica à vontade Smile

Apenas a acrescentei porque no primeiro só tava o nome e data e achei que deveria ter uma breve alusão ao que realmente celebramos ou seja, porque é que essa data é importante. Mas fica à vontade para a adicionares e até para complementares sem problema.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Convidad em Sex Fev 25, 2011 5:54 pm

Nao quero de forma alguma comecar uma discussao... mas como Wiccan, nunca ouvi falar da roda do ano Wiccan... Os festivais sao celebrados desde tempos bastante anteriores a 1950's (decada) altura em que Wicca apareceu.

Convidad
Convidado

Mensagem por ... em Sex Fev 25, 2011 9:07 pm

heey Ruby Very Happy
deixa-me ver se eu percebi. tu como Wiccan nunca ouviste falar na roda do ano?
então que festivais é que celebras?
...

Touro Cão

Mensagem por Nomad em Sex Fev 25, 2011 10:57 pm

Acho que o que a Ruby quer dizer é que não será a "roda do ano Wiccan" mas sim apenas uma "roda" (do ano/mundo/Natureza...), tendo em conta que estas festividades eram celebradas muito anteriormente ao aparecimento da Wicca... Smile Pelo menos foi assim que interpretei o comentário dela. Smile
Nomad

Leão Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Seg Fev 28, 2011 3:16 pm

Também foi assim que interpretei Nomad. Acho que apenas dissemos roda do ano Wiccan, para nos referirmos às celebrações deste em detrimento de outras celebrações e não por terem sido eles a "inventá-las". Também sempre comenheci apenas como Roda do ano.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Convidad em Ter Mar 01, 2011 7:30 pm

yeap.. foi exactamente isso que quiz dizer... a roda do ano e universal, e usada por todos so que "gostarem" de o fazer, e ja vem dos primordios.
E um "calendario" pagao, marcando cada passagem anual, e Wiccans como pagaos celebram a roda do ano, mas este facto nao faz com que seja a roda do ano wiccan Smile

Convidad
Convidado

Mensagem por Ookami em Qui Mar 03, 2011 2:02 pm

Um calendário que muda dependente da nosso posição no mundo claro ^^
Está roda é mais relacionada com Europa, e quanto mais vais para o este vamos menos relevante á roda é. Finlândia, Rússia e a Turquia já não podem usar esta variação da roda. E se não me engano em certos cantos do mundo onde os tempos de colheita são menos mas tempos de pesca ou casa grossa são mais relevantes. (correct me if im wrong please)

Para dar um exemplo um pouco triste mas comum de o uso incorrecto da roda é a América. Há muitos covens e clãs pagãos na América que seguem a roda europeia e não uma roda mais relevante para onde vivem. Não á nada errando nisto e é só uma generalização da minoria, devem ser só um pequeno numero de grupos que fazem este erro. Espero eu.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Lifebringer em Qui Mar 03, 2011 6:43 pm

Ookami o que referiste é bastante relevante, mas vou ter de concordar e discordar ao mesmo tempo, devido a uma história recente que até a mim me surpreendeu.

Resumindo muito resumida uma longa história, devido a uma "herança de família" eu tenho uma grande sensibilidade à mudança das estações e consigo sentir a "mudança no ar" quando estas acontecem, e efectivamente essas datas andam sempre perto das datas da roda do ano. A minha irmã também consegue sentir isso mas de uma maneira ainda muito mais forte e com mais clareza (podia estar a desenvolver isto em detalhe mas para já também não é relevante).

Acontece que este ano fiquei bastante intrigado com o Imbolc. Geralmente o tipo de energias do Imbolc costumo senti-lo sempre alguns dias antes (20s e muitos de Janeiro), é o costume todos os anos, e é aquela energia típica a que "já estou habituado" e representa o Imbolc pra mim. Mas este ano foi um pouco diferente, este ano comecei a sentir essa energia eram ainda 15 de Janeiro. Achei muito estranho visto que faltava meio mês para o Imbolc, até que falei com a minha irmã e ela disse "não estás enganado, eu também senti. Já não é o primeiro ano que isto acontece tão cedo mas da última vez ainda eras muito pequeno".

Ora bem, efectivamente como referiste Ookami, há variações conforme o sítio onde estás, e um desses exemplos foi quando a minha irmã foi à Suiça no Outono passado (mas ainda não era Outono cá) e ela reparou que entrou lá mais cedo que aqui. Ela quando veio da Suiça reparou que o Outono ainda não tinha entrado cá. Nessa mesma altura eu estive na Suécia e reparei exactamente no mesmo. No dia que lá cheguei fui para uma aldeiazinha nos arredores de Estocolmo, e mal pus os pés fora do autocarro senti as típicas energias de Outono mesmo fortes como já não sentia ao tempo. Em Portugal, quando regressei, ainda não tinham chegado também.

Mas... pelos vistos isso nem sempre é assim tão linear, e é aí que entra a tal história recente que me aconteceu.

Como sabem, há coisa de duas semanas estive na Ucrânia. E quando lá estive conheci uma russa que por acaso também sente essas mesmas mudanças.
E qual não foi o meu espanto quando lhe contei essa história de quando comecei a sentir as energias do Imbolc este ano por volta de 15 de Janeiro, e a resposta dela foi a seguinte:

"Não, não é estranho! Porque lembro-me que foi exactamente nesse dia que comecei a sentir isto este ano! Estava na Rússia na altura, estava um frio enorme, mas eu sentia no ar aquelas energias de Primavera! Não era do tempo, estava tempo de Inverno, estava um frio de Inverno, mas já se sentia a Primavera no ar."

Ou seja, acredito que a mudança seja inevitável no hemisfério sul por exemplo, ou se falarmos das Américas e assim, mas em casos como o da Rússia por exemplo a coisa pode não ser assim tão linear. Há que ver que muitas vezes, seja como for que o tempo esteja, as energias podem já estar a mudar. Pode estar "tempo de Inverno" como este caso e a mudança já estar a acontecer. É um bocado à conta dessa história que eu pessoalmente penso que a nossa roda do ano é segura de se usar para a Europa toda, incluindo mesmo o caso da Rússia (outro exemplo disso é o paganismo eslávico, que se não estou em erro usava essa mesma roda, e o nórdico que também usava). Claro que há sempre variações e uma estação aqui pode não entrar ao mesmo tempo que na Ucrânia, ou até mesmo na Alemanha, mas penso que a roda em si a nível europeu pode ser aplicada com segurança. Fora da Europa é que a coisa já deve complicar mais um bocado, principalmente havendo mudança de hemisfério.
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

http://portugalpagao.pt.vu

Mensagem por Ookami em Qui Mar 03, 2011 7:08 pm

Really?
Obrigado white, eu pensava que as mudanças iam de forma muito mais linear.
Agora fico a saber que não e que se alguma vez tiver interesso que tenho alguém por perto com um dom para a matéria ^^

E sim imagino que em lugares como o Egipto devem ter uma relação completamente diferente com o mundo ^^
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Sex Mar 04, 2011 7:47 pm

Esse teu esclarecimento Life foi deveras interessante. Por acaso nunca tinha pensado nisso, mas tipo isso de sentir as estações também me acontece, até costumo dizer "já cheira a Primavera" ou a outra estação dependendo do caso. Mas nunca anotei exactamente o dia em que sinto isso, essa alteração, o que pensado bem no assunto é muito interessante.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Convidad em Qua Set 28, 2011 12:40 am

<3 Mabon <3

Convidad
Convidado

Mensagem por Sailor Moon em Qui Jul 12, 2012 4:24 pm

Apenas para acrescentar um ponto neste tópico. É verdade que cada vez se sente menos as estações intermédias, mas o que importa e o que as define é o sol e não propriamente o clima, ou seja o inverno é definido por ser o dia mais curto do ano, o verão o mais longo e os equinócios por serem o equilibrio entre o dia e a noite com a mesma duração. E isso continua a acontecer da mesma forma. É por isso que faz sentido as celebrações nos dias que estão definidos (por vezes com variancia de um ou dois dias) porque estamos a celebrar as estação e não propriamente o clima.

Por exemplo apesar de me queixar terrivelmente com esta chuva medonha que não nos larga eu sei que é Verão, mesmo que seja um verão bem mais frio e chuvoso do que aquilo a que estou habituada. Talvez pela pelas flores nos parques ou pelo verde nas árvore, ou porque simplesmento o sinto. Apesar do mau tempo os dias continuam maiores do que no inverno e existe esta "energia de verão".
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Endymion em Sex Jul 13, 2012 1:56 am

Agua é vida Lady Moon... pessoalmente gosto de aguaceiros no verão. A floresta agradece, e inclusive até podem saber bem de vez em quando. Tendo em conta as ameaças de seca devido a extremos climáticos e a falta de fundos nos bombeiros, que chova bastante...

Se bem que talvez seja preferível não desejar muita chuva.. supostamente segundo a astrologia chinesa este é o ano do dragão (negro) aquático. Por isso ainda deve vir praí agua com fartura, talvez... Twisted Evil
Endymion

Sagitário Cavalo

http://endimiao.livejournal.com/

Mensagem por Morrigan em Sex Jul 13, 2012 10:13 am

Sendo eu um símoblo água, estou sempre desesperadaemnte à espera que chova. Quando não chove muito tempo seguido, entro em melancolia...lol Mas também acontece algo estranho, porque quando peço muito que chova, ou digo não paro de falar de chuva, geralmente chove, por vezes mesmo tendo um céu azul no momento, bang, pouco tempo depois está carregado. Laughing

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Sailor Moon em Sex Jul 13, 2012 10:36 am

Pessoal se é assim venham para Londres, acreditem que (como diz a minha mãe) iam encher a barriga de chuva. Tava-me a referir ao tempo aqui e não em Portugal uma vez que o white também falou da russia e das diferenças climatéricas.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Hermes)o-|- em Sab Jul 14, 2012 12:05 pm

Só uma observação: as celebrações da roda são muito antigas e estão em muitas religiões e cultos mas, o sistema unificado nas 8 é uma historia muito diferente.... isto é um sistema muito recente...assim como os rituais e muitos dos significados em conjunto...

Hermes)o-|-

Mensagem por hugo quer aprender em Qua Fev 13, 2013 12:22 pm

na wikipedia tambem tem o calendario
maslá dis 1 e 2 de fevereiro é o inicio da primavera onde tudo começa a florescer

hugo quer aprender

Aquário Tigre

Mensagem por LadyFeluryan em Qua Fev 13, 2013 1:06 pm

porque depende dos hemisférios
LadyFeluryan

Leão Porco

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares