Cozinha Magica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cozinha Magica

Mensagem por Fenix Dourada em Qui Jan 20, 2011 11:18 am

Vou abrir aqui um topico bastante pratico para todos Smile
As receitas que apresento foram colhidas ao longo dos anos ( perdoem-me se algumas não estao num portugues mais corecto) e isto porque estas são as apresentações base, e cada um, deve ir fazendo as pequenas alterações consoante o seu estado de alma quando cozinha, por isso não vou por as minhas variaçoes, a não ser se houver um pedido especifico para tal.
Acho que seria interessante os Adm colocarem um topico no geral mm so sobre a cozinha e outro sobre rituais mágicos, porque acredito que é o que todos tambem procuram um pouco para colorir os dias as vezes tao cinzentos, e enquanto se faz isso, não se pensa no que não se deve ....

Deixo antes de mais como devemos entrar na cozinha para os preparos e no fim uma pequena receita simples e eficaz:

DICAS GERAIS ANTES DE COZINHAR

Antes de arregaçar as mangas para se atirar ao fogão e por em prática o seu lado bruxa(o) cozinheira(o)gostaria de que levasse em consideração alguns pontos que julgo de suma importância. São eles:
1. Não vá para a cozinha se estiver cansado, com raiva, ódio ou qualquer sentimento negativo;
2. Os pratos, bebidas, são pratos considerados mágicos, por combinarem elementos correspondentes às deidades, ou ainda para que você obtenha um determinado resultado. Seja ele para curar de algum mal, para alimentar a sua relação, para direcionar a energia gerada para um ente querido que precisa de força e por aí fora. Portanto, para que obtenha o resultado esperado, é necessário que faça do acto de preparar os alimentos um verdadeiro ritual.
3. Robe ritual pode ser usado. Não é aconselhável preparar os alimentos vestido de céu, pois acidentes podem acontecer e a roupa pode servir de proteção contra possíveis queimaduras. Ou ainda, pode utilizar uma roupa cotidiana, desde que devidamente limpa. Descalços ou calçados, pouco importa.
4. Preparando a refeição ou um simples petisco, o importante é que recite seus encantamentos, de forma concentrada e não apenas por recitar. Vale tudo, até mesmo rimas do tipo ciranda cirandinha, porém, o que vale, é a verdade que sai da sua boca e do seu coração. Lembre-se, que não precisa de ser um(a) grande poeta (isa).
5. Tenha em mente que na cozinha nos tornamos alquimistas. Transformamos os legumes, verduras, frutas, raízes em alimento, consequentemente a ENERGIA que iremos absorver através do nosso organismo e que transformará a energia em outro tipo de Energia e assim sucessivamente.
6. Visualize o resultado que deseja alcançar.
7. O ideal é que prepare os seus alimentos em panelas de barro, vidro e não alumínio.
8. Outra dica, é que se utilize as colheres de pau para mexer os alimentos.
9. Mexer sempre no sentido horário para fazer uma situação prosperar. Há quem diga que se mexer no sentido anti-horário serve para afastar uma situação indesejável. Particularmente, não acho bem usar a cozinha para fazer feitiços contra algo ou alguém.
10. Nada impede que você crie as suas próprias receitas. Até um simples arroz com atum e um ovo, pode se tornar numa receita mágica incrível, só depende de você. Talvez tenha esquecido alguns outros pontos importantes, mas com certeza que saberá agir sozinho.

Brownies das Fadas da Montanha

2 tabletes de chocolate meio-amargo
1 chávena de farinha de trigo, peneirada
1/2 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
1 chávena de nozes picadas
1/2 chávena de manteiga (temperatura ambiente)
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 chávena de açúcar
2 ovos
Derreta o chocolate e reserve. Junte as nozes aos ingredientes secos e reserve. Bata a manteiga com a baunilha até obter um creme, adicione o açúcar torne a bater bem e, vá juntando os ovos um a um. Acrescente o chocolate e, por último, os ingredientes secos. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha. Asse em forno médio. Corte em quadradinhos enquanto está quente, e deixe esfriar na forma.

Bom apetite
Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Re: Cozinha Magica

Mensagem por Sosai Wakasaki em Qui Jan 20, 2011 2:31 pm

movido para magia e misticismo.

Por acaso o conceito de comida mágica é algo que ainda estou muito pouco familiarizado...

Capricórnio Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Qui Jan 20, 2011 9:40 pm

Acho muito interessante este aspecto da cozinha ritualista. Algo que podemos fazer antes de ir cozinhar para afastar essa energias negativas é uma ligação à terra, como se faz antes de iniciar qualquer ritual, ou mesmo para a pratica do Reiki.
É fácil, rápido e eficaz.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Fenix Dourada em Qui Jan 20, 2011 10:25 pm

Thx Sosai pelas mudanças

eu adoro cozinhar e mais ainda comer lol dai o meu especial interesse neste tema, mas como ja me apercebi que alguns membros até são fãs de experiências novas, nada como experimentar, mesmo que sem ritual consciente, so o facto de se estar a fazer e lembrar que os nossos antepassados faziam a mesma comida que hoje resgatamos deles... é um must!!! Bom apetite a todos
Fenix Dourada

Touro Galo

Mensagem por Foxglove em Sex Jan 21, 2011 2:44 am

Obrigada por teres criado este tópico!
parece-me interessante, principalmente porque cozinhar não é o meu forte (só gosto de fazer sobremesas e também ainda mais de comer Razz) mas desta maneira pelo menos dá um incentivo extra!
já agora, a receita que deixaste parece óptima! um dia hei-de experimentar e depois conto o resultado!
realmente às vezes uma comida pode mudar o nosso estado e acho que muito disso tem a ver com a energia posta no seu preparo ou contida nos alimentos que comemos (e também tem a ver com cada pessoa obviamente).
não costumo cozinhar (como disse, só mais sobremesas) mas também sempre achei interessante o processo porque basicamente estamos a transformar uma coisa noutra, utilizando os elementos, por isso sempre me pareceu uma coisa um pouco mágica (um bocado a química, que também sempre teve um bocado esse efeito em mim).

Há imensas receitas como a que puseste na Internet, é uma questão de as ir pondo aqui, até porque há muitas interessantes e até relacionadas com os Sabaths por exemplo (já agora pergunto aos Administradores se se pode fazer isso!)
Foxglove

Capricórnio Dragão

Mensagem por Sosai Wakasaki em Sex Jan 21, 2011 2:52 am

claro que as podem ir pondo. desde que tenha a ver com magia e afins. Algo que seja do interesse

Capricórnio Serpente

Mensagem por Fenix Dourada em Sex Jan 21, 2011 12:03 pm

Sosai entao quando os Adm criarem o topico para Imbolc (como foi referido ja não sei por quem XD) eu coloco tambem as receitas para esse dia, estejamos ou não juntos, pelo menos podemos ter o pensamento em sintonia quando cozinharmos Smile
Fenix Dourada

Touro Galo

Mensagem por Sosai Wakasaki em Sex Jan 21, 2011 1:23 pm

Tu mesma criaste o tópico do Imbolc, Fénix: http://portugalpagao.open-board.com/t54-imbolc-1-2-de-fevereiro por isso quando quiseres colocar receita para o Imbolc, força. No entanto espero bem que o pessoal esteja todo junto nessa altura Razz

Capricórnio Serpente

Mensagem por Fenix Dourada em Sex Jan 21, 2011 3:54 pm

Ah ok, como li algures que iriam provavelmente abrir uma secção so para os Sabath e Esbath.... e afins lol
eu nesse não vou poder estar, mas força ai people, estarei em pensamento convosco Smile
Fenix Dourada

Touro Galo

Mensagem por Brighid em Dom Abr 15, 2012 4:01 pm

O último post deste tópico já é muito antigo, mas "cheguei" há pouco e gostaria de partilhar a minha opinião convosco. Isto pode soar estranho, mas, para mim, cozinhar é algo mágico, mesmo quando não se destina a fins ritualísticos. Desde que comecei as minhas primeiras aventuras gastronómicas (por volta dos 13-14 anos), perebi que a cozinha era um espaço mágico, onde me sentia em paz e onde aconteciam verdadeiros "milagres". Claro que há dias em que cozinho à pressa e não me dá grande prazer, mas, geralmente, todo o processo (desde apanhar os legumes no quintal ou escolhê-los no supermercado até servir no prato) está envolto em grande simbolismo para mim. Principalmente quando preparo uma refeição muito especial (para celebrar um acontecimento, por exemplo), tenho aquela sensação palpável de profunda concentração e sinto uma energia (posso chamar-lhe mágica?) a fluir dentro de mim...
Brighid

Câncer Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Seg Abr 16, 2012 5:21 pm

Brighid escreveu: tenho aquela sensação palpável de profunda concentração e sinto uma energia (posso chamar-lhe mágica?) a fluir dentro de mim...

Mas é claro que sim. Não és a única a pensar dessa forma pois é exactamente um tema de discussão na magia. Existem pessoas que utilizam os seus intrumentos ritualisticos quando cozinham pois consideram exactamente que cozinhar é um ritual. E acaba por ser, tendo em conta o importante papel que a mulher (ou o homem) tem na preparação da alimentação de toda a familia.

Há quem vai mais longe e diga que uma boa bruxa tem que saber obrigatoriamente cozinhar. Eu não diria tanto, mas que cozinhar é um ritual, disso não tenho a menor dúvida, aliás consigo senti o mesmo quando cozinho, a energia a fluir, como se o meu estado de espírito influenciá-se todo o processo.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Taýr Mirellë em Qua Abr 18, 2012 9:40 pm

Sailor Moon escreveu:
Brighid escreveu: tenho aquela sensação palpável de profunda concentração e sinto uma energia (posso chamar-lhe mágica?) a fluir dentro de mim...

Mas é claro que sim. Não és a única a pensar dessa forma pois é exactamente um tema de discussão na magia. Existem pessoas que utilizam os seus intrumentos ritualisticos quando cozinham pois consideram exactamente que cozinhar é um ritual. E acaba por ser, tendo em conta o importante papel que a mulher (ou o homem) tem na preparação da alimentação de toda a familia.

Há quem vai mais longe e diga que uma boa bruxa tem que saber obrigatoriamente cozinhar. Eu não diria tanto, mas que cozinhar é um ritual, disso não tenho a menor dúvida, aliás consigo senti o mesmo quando cozinho, a energia a fluir, como se o meu estado de espírito influenciá-se todo o processo.

Curioso, tenho sempre imensa falta de vontade para começar a cozinhar, mas quando o faço também sinto isso =)
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por WhiteLights em Seg Jun 18, 2012 11:22 pm

Cozinhar é um ritual sim, e o nosso estado de espirito e a intensidade energetica que a colocamos no processo influencia o resultado final. Todos nós já tivemos daqueles dias em que estamos tão mal humorados que quando chegamos á cozinha e começamos a cozinhar parece que tudo corre mal e nada fica como deveria ficar. E depois temos aqueles dias de profunda inspiração em que andamos a "espalhar magia por todo o lado" e no final quando vemos o resultado quase nos apetece bater palmas xD Isto é um pequeno indicio de como a nossa intenção afecta o resultado.

Gostava ainda de salientar uma coisa mais. Assim como num ritual, temos os objectos ritualisticos e afins e esters deverão estar ligados a nós tanto quanto possivel, daí haver a preocupação de estes serem feitos por nós proprios. Por isso gostava de deixar o conselho para experimentarem um prato feito por voces, só por voces, em que tudo tem o vosso nome lá. E como fazer isto Razz Se tiverem um pequeno quintal onde possam semear/plantar alguns duns vossos proprios alimentos façam-no se nao tiverem e tiverem uma pequena varanda ou outro local, podem faze-lo tambem em vasos ou outros recipientes. Podem experimentar desde alimentos mais tipicos como alface, tomate, etc; ou então tentar algumas ervas aromaticas, chás e afins. Lembrem se de todos os dias quando forem cuidar das coisas de o fazerem com alegria e enviar todo o amor e carinho que conseguirem para a terra. Quando chegar a altura de colher, falem com a Terra e peçam permissao e desculpa. Depois utilizem os alimentos com igual carinho e irão ver a diferença nos resultados. É apenas um pequeno desafio eheh

Aqui em casa hoje em dia tudo o tipo de leguminosas e aromaticas vem directamente da nossa mini horta Razz
WhiteLights

Câncer Ovelha

Mensagem por Morrigan em Ter Jun 19, 2012 9:42 am

Por acaso na cozinha comigo é assim.... Laughing Se eu for cozinhar por minha vontade, sai tudo uma maravilha. Se me mandarem cozinhar comigo contrariada, fica assim só para o tolerável... Laughing Também tenho uma pequena horta, mas na varanda...lol Temos todo o tipo de ervas aromaticas e plantas para chá. A minha mãe é que cuida das plantas, pois eu não gosto muito de plantas. Embora que se eu veja uma planta quase moribunda e decidir voltar a pôl-a em forma, no dia seguinte é a planta mais verde do sitio... Laughing

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: