ola!ajuda por favor!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ola!ajuda por favor!

Mensagem por adri114 em Qua Set 26, 2012 5:15 pm

Ola!
Tenho 13 anos e descobri nem há um mês a wicca, que me entre sou bastante, especialmente por causa do contacto com a natureza.
E sempre me interessei como posso dizer por tudo que desconhece-mos eu sei que existem espíritos "bons" e "maus" n os vejo mas a minha avo paterna já me disse(ouvi uma conversa)que o meu pai os via por isso sei que tem alguma verdade, como veem a minha família paterna acredita mas são cristãos, mas toda a minha família aceitara a minha escolha(se for esta pois posso mudar de opinião).N quero dizer que ache que wicca se bazei nisto/ou tenha a ver.
N se preocupem pois n to com ideias de iniciar-me a pressa e mal informada e deixar daqui a uns anos, quero esperar cerca de 3 anos( ate me sentir preparada).
Mas claro que tenho duvida aqui estão as que me lembro de momento:
Posso ter um livro das sombras antes de me iniciar?
Posso celebrar os sabas e esbat antes de me iniciar?
Gostava que me indicassem sites, blogues e livros para eu ler. Se n se importarem! Very Happy
Eu encontrei dois sites que gostava que vissem se são "bons":
http://emporiowicca.com.br/index1.htm
http://bruxaria.net/
Desculpem pelo testamento.
E obrigada pelas respostas!

adri114

Re: ola!ajuda por favor!

Mensagem por Margarida em Qua Set 26, 2012 5:21 pm

Vou começar por responder à tua segunda pergunta, que me parece ser a mais simples. Se queres celebrar e se acreditas verdadeiramente nas tuas motivações para o fazer, podes sempre. Aliás muito do paganismo (não só a wicca) se baseia nessas celebrações. Não tens de ser feiticeira para as fazeres.

Margarida

Virgem Porco

Mensagem por Margarida em Qua Set 26, 2012 5:31 pm

Quanto aos sites, depende muito daquilo que queres saber. Mas para já, que estás a começar a aprender, aconcelhava-te a ver toda a informação que conseguires (de sitios diferentes). Porque tens várias vertentes da wicca com "modos de funcionamento" diferentes.
Em relação ao livro das sombras, esse nome tem vários significados dependendo da faceta da wicca para a qual te virares.
Mas vê outras respostas que provavelmente te vão exclarecer mais dúvidas (eu também sou novata por aqui)

Margarida

Virgem Porco

Mensagem por adri114 em Qua Set 26, 2012 5:36 pm

obrigada pela resposta!
nunca pensei que alguem responhde-se tao rapido!
agora outra pergunta:
Devem ser celebrados ao ar livre?

adri114

Mensagem por adri114 em Qua Set 26, 2012 5:43 pm

Quais sao as varias facetas wicca?

adri114

Mensagem por Margarida em Qua Set 26, 2012 5:50 pm

tens a wicca tradicional e a wicca moderna. E dentro da wicca tradicional tens Tradições como a Gardneriana (criada por Gerald Gardner) e a Alexandrina (criada por Alex Sanders)

Margarida

Virgem Porco

Mensagem por Margarida em Qua Set 26, 2012 5:53 pm

Penso que devem ser celebrados ao ar livre mas que também os podes celebrar dentro de espaços fechados. Mas não tenho a certeza

Margarida

Virgem Porco

Mensagem por Morrigan em Qua Set 26, 2012 8:27 pm

Margarida, podes editar os teus posts em vez de fazer double posts...Smile

Adril, porque não te apresentas?Smile Assim ficaríamos a conhecer mais sobre ti, e tu também mais sobre nós.

Acho que algumas noções que tens de Wicca ou de paganismo são aquelas que quase todos os que são pagãos têm ao inicio, mais por desconhecimento que outra coisa. Não existem seres bons ou maus, pois todos temos luz e trevs dentro de nós. Claro que muitas vezes o paganismo é visto com uma moda, mas acredita que não nos vamos preocupar se o fazes devagar ou depressa pois isso é contigo, é o teu ritmo e nao temos nada a haver c isso sinceramente Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Sailor Moon em Qua Set 26, 2012 8:50 pm

Olá Adril antes de mais sê bem vinda ao forum!
É normal existirem muitas duvidas no inicio por isso fica à vontade para as colocares. Acho que aqui poderás aprender bastante e ver opiniões diferentes nos diversos temas. O que é fascinante nesta religião/forma de vida é que não existe uma forma exacta de fazer as coisas, mas aquilo que tu achas mais conviniente e melhor para ti.

O facto de não quereres iniciar-te antes de estares preparada revela alguma maturidade. Realmente concordo contigo, deves ir lendo e aprofundando o assunto, quem sabe até não te interessas por outras vertentes do paganismo e mais tarde então fazes uma iniciação formal ou não, depende do teu percurso. Muitos de nós não fizemos uma iniciação formal e não é por isso que deixamos de ser pagãos. Claro que se quiseres seguir a Wicca tradiconal ai o caso muda um pouco, porque necessitas de ser iniciada por alguém que foi também iniciado, mas isso será lá mais para a frente.

Em relação às tuas perguntas eu acho o seguinte: no que toca ao livro das sombras não só podes como deves formar um. Aliás o termo livro das sombras é discutivel, porque existem quem considere que é apenas o local onde recolhes informação e falas sobre os rituais que praticas-te e outras pessoas consideram que é no livro do espelho que deve conter as tuas experiências. Para não haver confusão dos termos eu aconselho-te a adoptares um diário mágico, onde podes colocar informação recolhida (como rituais, feitiços, oráculos,...) mas principalmente deves escrever aquilo que sentes e vais fazendo ao longo do tempo. O diário mágico é uma importante ferramenta no nosso desenvolvimento porque permite-nos ter noção de como evoluimos. Como ainda és muito iniciantes no tema seria optimo que falasses das tuas crenças neste momento e daquilo que pretendes alcançar neste caminho, antes de seres "contaminada" com ideias padrão. Também podes ir tomando nota das tuas duvidas e mais tarde poderás colocar aqui ou a alguém que te saiba responder. No diário és livre e escreves tudo o que quiseres e que te vai na alma, mesmo que queiras escrever sobre situações do dia a dia muitas das vezes são esses momentos que nos fazem pensar e evoluir de certa forma, por isso és tu quem dita as regras.

Podes celebrar os Sabbats e Esbats sim, é uma optima forma de te começares a conectar com a energia ao teu redor e contigo mesma, assim como começas a aprender as bases da religião e tudo vai encaixando aos poucos. Existem coisas muito simples que podes fazer em cada celebração, desde um pequeno passeio pelo bosque, um bolo, uma meditação,... ficará à tua escolha.

Na minha opinião é sempre melhor celebrar no exterior pois sente-se melhor a energia à nossa volta e da celebração em causa, no entanto nada te impede celebrar em casa e atrevo-me a dizer que a maioria é assim que o faz porque nem sempre é possivel realizar uma celebração no exterior.

Em relação a blogs não te vou recomendar nenhum pois acho que cada blog tem a maioria da informação a nível pessoal e não conheço nenhum que te possa recomendar e dizer que vale a pena (a não ser o meu claro :unidance:). Em relação a livros tens um tópico no forum onde estão disponiveis vários links de livros e pode ser um bom ponto de partida (se não conseguires baixar algum é só enviares-me mensagem privada com o teu e-mail que eu envio-te os ficheiros). Costumo recomendar um livro que gosto particularmente, foi dos primeiros que li e acho que tem informação muito directa, simples, acessivel e não é muito grande http://www.fnac.pt/O-Livro-da-Wicca-THEA-SABIN/a290467?PID=5&Mn=-1&Ra=-1&To=0&Nu=1&Fr=0

Ok espero ter respondido a todas as questões e acredito que mais membros irão dar o seu contributo. Se tiveres mais alguma duvida fica à vontade!!!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por adri114 em Qui Set 27, 2012 6:25 pm

Obrigada pelas respostas Very Happy
Vou- me apresentar!
Como já sabem tenho 13 anos, descobri a wicca quando estava a ver um episodio de simpsons em que a lisa se perde a jogar as escondidas e encontra um coven com o qual fica amiga dos três membros claro que a curiosidade falou mais alto Laughing e fui ver a net o que era e gostei do que li!
Eu sou batizada desde os oito porque a minha mãe queria que eu escolhesse os meus padrinhos, deixei a catequese o ano passado (a minha mãe n se zangou pois só ia porque queria estar mais umas hora com os meus amigos e a minha avo quis) a minha mãe também n acredita em deus (cristão) mas sim numa espécie de energia que se quisermos ajuda a ter força.
Eu ainda n tenho opinião formadas mas n acredito em um deus perfeito.
Mas gostava de saber se como as diferenças entre paganismo e Wicca e numa maneira mais aprofundada, a diferença entre Wicca moderna e antiga(se e assim que se diz)?
Escrevia mais mas tenho de fazer os t.p.c de francês antes que a minha mãe se zangue.
Sailor Moon qual e o link do teu blog?
Queria saber se na Wicca as regras são feitas por nos mas não temos de seguir mais ou menos alguma regra base?
Mais uma vez obrigada pelas respostas.
E também para dizer que fiquei muito contente por encontra este fórum em utilização, e com pessoas tao simpáticas.

adri114

Mensagem por Sailor Moon em Qui Set 27, 2012 8:31 pm

Tentando responder a algumas das tuas perguntas. A wicca é uma das vertentes do paganismo. Quem segue a wicca é pagão, mas quem é pagão não é necessariamento wiccan, pode seguir o druidismo, o xamanismo, asatru....

Não sei o que queres dizer com wicca antiga e wicca moderna, isto porque não existe propriamente wicca antiga. A wicca tem cerca de 50/60 anos e tem por base crenças antigas, no entanto é uma "invenção"recente. Tens é a wicca tradiconal que segue alguma regras rigidas (e mais uma vez não sou a pessoa indicada para flar disso porque não sigo exclusivamente a wicca muito menos tradicional) e tens a wicca eclerica que é uma versão mais aberta onde não existem regras definidas.

O meu blog é http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/ ainda não está muito desenvolvido. Também não tenho artigos sobre paganismo (tirando o mais recente sobre o Mabon), faço uma tirada semanal que é o que tem atraido mais leitores, assim como tenho algumas Deusas e alguns pensamentos.

Mais uma vez se segues a wicca tradiconal tens que seguir um conjunto de regras e ser iniciada por alguém que também já o foi na arte, na wicca eclerica isso não acontece. Não existe propriamente regras base, o que existe são crenças que ou te identificas com elas ou não te identificas, como o "faz o que quiseres, mas não prejudiques ninguém", o amor e respeito pela natureza e por todos os seres, a existencia de um Deus e uma Deusa, um lado masculino e um lado feminino (no entanto noutras vertentes do paganismo, como o caso do druidismo isso já é mais liberal, podes ver apenas como energia, ou o grande espírito)... enfim crenças que nos caracterizam como pagãos. Já agora porque não te adicionas a nós no facebook. Também é uma forma de aprender e colocar duvidas! Apenas uma sugestão claro!!!

Última edição por Sailor Moon em Sab Set 29, 2012 6:29 pm, editado 2 vez(es)
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por adri114 em Sab Set 29, 2012 5:23 pm

Boa tarde!
Vocês pediram que me apresenta-se, agora peço-vos o mesmo n quero saber nomes nem idades mas sim como tiveram o primeiro contacto com a paganismo (wicca).Como escolheram a vossa vertente, livro que leram sobre este assunto ou o vosso livro preferido, se aprenderam sozinhos ou com um coven, a quantos anos praticam, o que importância tem a iniciação para vocês e como foi a experiencia, como e quando contaram a vossa família, como “festejam” os sabbats(de forma mais simples possível).E tudo o que acharem que devem dizer.
Obrigado pelas respostas!
Quanto ao animal de poder (que despertou o meu interesse) posso experimentar encontrar o meu ou devo esperar, ou e daquelas coisas que se me sinto preparada devo avançar!
Quanto aos incensos tem vários significados (podem me explicar isso)
Quanto a vertente quero seguir so sei que e wicca, e que n quero participar no coven, acho que seguirei uma parte da wicca tradicional e torna-la mais pessoal(pode-se fazer isso (acho eu ainda estou demasiado confusa, para fazer a escolha)
Quanto ao livro das sombras já tenho um caderno que vou encadernar com cabedal preto (o meu avo faz artesanato com peles).
Sailor moon o teu link n esta a funcionar n apareceu o teu blog, se n te importares podes dar-me o nome para tentar encontrar.
Obrigada pela simpatia e as respostas!
Very Happy

adri114

Mensagem por Morrigan em Sab Set 29, 2012 8:25 pm

Se queres ver apresentações, podes ver ali no topico das apresentações, aposto que irás já nos conhecer um pouco melhor. Smile Também verás que somos todos pagãos, mas nem todos nós somos Wicca e seguimos até caminhos de certa forma diferentes no paganismo. O conhecimento é algo que deveremos procurar e que muitas vezes é adquirido não só através de orientação mas através do amadurecimento, estudo e experiências que passamos . Wink

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Hermes)o-|- em Ter Out 02, 2012 5:43 pm

Olá

Aqui deixou-te um link com um documento muito ilustrativo do que é a Wicca Tradicional Alexandrina (que de fato é uma rama da Wicca Tradicional). O texto fui escrito pelo Karagan, que é Sumo Sacerdote nessa Tradição e esta em português.

https://www.facebook.com/download/288444771265056/CLARIFICANDO%20A%20DEFINI%C3%87%C3%83O%20DA%20TRADI%C3%87%C3%83O%20ALEXANDRINA%20DA%20WICCA.pdf

Hermes)o-|-

Mensagem por adri114 em Qui Out 04, 2012 7:34 pm

obrigada

adri114

Mensagem por Merlin em Qui Out 18, 2012 11:08 pm

adri114

Diante do que já te disseram, e coisas muito importantes, deves tentar entrar no teu interior. Vou esclarecer, tentar, o que te quero transmitir. Tens 13 anos... e já despertaste a curiosidade para o transcendente, para o sagrado, para o absoluto. De tudo o que irás ler, procura neste espaço tirar maior proveito. É natural que na tua idade a curiosidade leve mais longe e a net acaba por ser um veículo de coisas boas e também de coisas más. Certifica-te de tudo, questiona e duvida. Tens já maturidade para isso, porque a demonstras na tua apresentação.

o entrar no teu interior, é precisamente que acedas aos teus propósitos e sigas o que pode ser verdadeiro e te faça sentido. Este é um caminho que vais gostar de percorrer: a descoberta do sagrado.
Julgo que nesta primeira aproximação tudo te ajudará para uma boa descoberta do wicca!
um abraço com ramos de oliveira
Merlin

Mensagem por adri114 em Sab Nov 17, 2012 1:31 pm

Eu acho ou sinto-me um pouco confusa neste momento, para decidir algo vou simplesmente deixar o tempo passar a pensar se e o que realmente quero, como tenho tempo para isso.
Mas durante o tempo que tenho e vou ter para pensar vou continuar a pesquisar, e se n fosse muito pedia-vos para me dizerem ou escreverem coisas que acham importante.
Realmente não sei de onde esta insegurança vem nem porque mas sempre que penso na wicca sinto-me mal desposta e insegura e as vezes ate um pouco nervosa por isso tenho evitado mas que podia vir aqui ou a qualquer página na net que fala-se disso.
Aguardo sábias respostas!
Boa tarde para todos!

adri114

Mensagem por adri114 em Ter Nov 27, 2012 4:13 pm

Ola ,queria saber se e possível ter contacto com dragões fadas e outros seres que normalmente são ditos com inexistentes e se e algum de vos ja teve contato com um ou se ja ouviram falar sobre este tema? http://ebon-dragon.com/cotd.html
Na wicca n existe natal e quem pratica (como vocês)não estão com a vossa família nessa época? pelos presentes mas pelo convivi-o
Nem a aquela coisa de apagar as velas nos anos?
Também gostava de saber como estudaram a wicca, ou melhor dizendo por onde começaram?

tenho pesquisado na net e li vários pontos de vista quem seguia tudo a risca quem dizia que na Wicca n haviam regras e nem bom nem mau e que so devia-mos respeitar a natureza a deusa e o deus e n prejudicar os outros, acabei por perceber que Wicca e muito pessoal que muda de pessoa para pessoa e que nos ensina a espeitar as opiniões dos outros. Também que Wicca e para pessoas com uma imaginação fértil e despostas a acreditar naquilo que milhões de pessoas dizem ser mentira e n se deixar enfluençiar e que todos os mitos e lendas sobre seres mágicos como dragões, fadas e unicórnios quem sabe tem um fundamento real.
Será o que disse certo será que não e preciso grandes altares enfeitados se a nossa intenção for pura será que posso começar e festejar os sabtas assim no meu quarto sem nenhum dos instrumentos necessários?
Eu quero esperar 3 anos ou mais antes de me iniciar mas gostava de festejar e honrar a minha manheira a deusa e o deus, de uma maneira simples mas com intenções puras.
Também gostava de saber (porque vi num site) uma oração a deusa ao deus. será so fachada?
Queria saber como festejavam os sabats e os esbats quando n tinham apótese de comprar nada a n ser velas e incenso?
Eu parei durante um mês de pesquisar sobre Wicca pois n sei porque fazia-me sentir mal como algo disse-se que n podia ficava ate nervosa, porque? Se houver porque claro!
E eu ouvi falar sobre animal de poder alguém me podia explicar melhor e será que posso encontrar o meu antes de me iniciar para me ajudar ate la?
Obrigado para os que responderem e para os que me corrigirem

adri114

Mensagem por Andre em Sex Dez 07, 2012 4:14 pm

Olá!
Vou tentar responder o melhor que sei.

adri114 escreveu:Ola ,queria saber se e possível ter contacto com dragões fadas e outros seres que normalmente são ditos com inexistentes e se e algum de vos ja teve contato com um ou se ja ouviram falar sobre este tema?
Os animais mitológicos existem, ou não, conforme a corrente que seguires. Nunca tive contacto directo com nenhum, mas tenho quase a certeza que na minha quinta existem fadas ou gnomos.

adri114 escreveu:Na wicca n existe natal e quem pratica (como vocês)não estão com a vossa família nessa época? pelos presentes mas pelo convivi-o
Nem a aquela coisa de apagar as velas nos anos?
No paganismo em geral, não existe Natal, mas existe Solstício de Inverno (conhecido por vários nomes conforme a corrente), sendo que o Natal como o conhecemos até é mais pagão que cristão. O convívio com a família é importante, mais que não seja por simbolizar o calor humano numa época fria e escura, e os presentes nada têm de religioso. A árvore enfeitada é um costume pagão e, se gostares do presépio, não te preocupes, o bebé pode muito bem ser Mithra (nascido no Solstício de Inverno e onde o Natal cristão foi buscar muito da lenda) ou Hórus (deus solar egípcio que também tem muito em comum).
Quanto ao apagar as velas nos anos, nunca ouvi falar que na Wicca não se usasse... Podes celebrar a passagem de mais um ciclo de vida sem problemas, se assim o desejares.

adri114 escreveu:Também gostava de saber como estudaram a wicca, ou melhor dizendo por onde começaram?
Eu comecei a procura na net, juntei-me à Tradição Correlliana (tradição eclética norte-americana) através da sua escola online e de um grupo de estudos luso-brasileiro. Espreitei o druidismo (afastei-me da wicca) e agora estou numa encruzilhada de caminhos (não estou formalmente desligado dos Correllianos, mas estou afastado).

adri114 escreveu:Será o que disse certo será que não e preciso grandes altares enfeitados se a nossa intenção for pura será que posso começar e festejar os sabtas assim no meu quarto sem nenhum dos instrumentos necessários?
Podes. Os instrumentos são um auxílio, mas a intenção é o mais importante. No entanto, não precisas ter os instrumentos tal e qual como encontras nos livros ou na internet. Podes substituir por outros, mais baratos e comuns, que, para ti, terão a mesma função, por exemplo:
Athame: Uma faca de cozinha de cabo preto, mesmo que seja de um só gume, ou um abridor de cartas metálico.
Boline: Uma faca vulgar de cabo branco. (Algumas correntes não colocam restrições ao Athame e usam-no também para as funções da Boline.)
Cálice: Um copo (se for de pé já é um cálice).
Caldeirão: Uma panela ou um vaso (convém ser à prova de fogo e estar em cima de uma base que não se queime).
Varinha: Um ramo de árvore (que tenha caído naturalmente, ou então pede autorização à árvore para o cortares).

Também não precisas de túnicas ou mantos especiais, podes usar a tua roupa (limpa e apresentável) ou fazer o ritual "vestida de céu" (sem roupa).

adri114 escreveu:Também gostava de saber (porque vi num site) uma oração a deusa ao deus. será so fachada?
A melhor oração é a que fazes naturalmente, desde que sincera e respeitosa.

adri114 escreveu:Queria saber como festejavam os sabats e os esbats quando n tinham apótese de comprar nada a n ser velas e incenso?
Como já disse, a intenção é o mais importante. Uma boa meditação pode ter um efeito melhor que um ritual.

adri114 escreveu:Eu parei durante um mês de pesquisar sobre Wicca pois n sei porque fazia-me sentir mal como algo disse-se que n podia ficava ate nervosa, porque? Se houver porque claro!
O porquê está em ti, apenas. Precisaste de fazer uma pausa. Provavelmente vais precisar mais vezes. O estudo não é uma corrida, demora o tempo que precisares.

adri114 escreveu:E eu ouvi falar sobre animal de poder alguém me podia explicar melhor e será que posso encontrar o meu antes de me iniciar para me ajudar ate la?
O animal de poder existe mais no Xamanismo. Neste campo não te posso ajudar.
Andre

Escorpião Galo

Mensagem por adri114 em Sex Dez 07, 2012 8:43 pm

Obrigada pelas respostas! Very Happy Very Happy

adri114

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: