Genealogia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Genealogia

Mensagem por Devin Amitosh em Dom Set 02, 2012 5:25 pm

Alguém aqui no forúm, que perceba um pouco de genealogia, me pode explicar por que apelido procurar?

Pelo que entendo de genealogia, cada família (pelo menos as antigas acho) têm escudo, brasão ou etc. E por acaso andei a pesquisar sobre isto porque tinha curiosidade em ver os brasões e também saber um bocado da história dos meus antepassados. O que se sucede é, devo procurar por todos os apelidos que tenho, só pelo da minha mãe (Mestre) ou pelo do meu pai (Dias), que é o meu último nome? Se for procurar por todos os meus apelidos são 4, o que dá uma grande confusão...

Alguém me sabe explicar isto?

Cumprimentos
Devin Amitosh

Virgem Cão
Localização : Middle of World War Z (com uma carabina para o que der e vier)

Re: Genealogia

Mensagem por Convidad em Sex Set 14, 2012 1:47 am

Olha eu já tive essa curiosidade, mas não me levou a lado nenhum Sad . É tãoooo difícil descobrir os nossos antepassados... podem até terem sido camponeses, pescadores ou simples comerciantes. É muito difícil. Mas acho que deves procurar pelos dois apelidos, porque afinal de contas, descendes dos dois. Uma coisa interessante, é tentares procurar a origem dos apelidos. Com a origem dos apelidos que tens, dá para saber a história dos teus antepassados, mesmo não sabendo quem sejam, daí descobrires também os brasões dos teus apelidos ^^,
Por exemplo, o meu sobrenome é reis (e silva, mas vou dar apenas um exemplo), o meu brasão é este: http://1.bp.blogspot.com/-MmmYa483C3k/TXEyIlwPhAI/AAAAAAAAAMQ/UKXnsfqgBSs/s320/reis.jpg
e tem uma histórinha, mas é coisa minha hihi
Em relação aos teus sobrenomes, achei isto:
http://brasaodefamilia.blogspot.pt/2011/03/brasao-da-familia-dias-e-brasao-da.html

Em relação ao teu outro apelido "Mestre" não achei Sad

Uma coisa interessante, é também ver os penúltimos apelidos dos nossos avós! Sei que faz confusão, mas os apelidos são da parte das mulheres e também somos descendentes delas, né? E que sucessivamente vinham dos pais delas (homens). Antigamente o apelido da mulher vinha sempre primeiro ao do homem por questões machistas. Ainda agora é assim, mas já n tem essa conotação tão negativa.

Não sei se ajudei em algo, espero ter ajudado ^_^

Convidad
Convidado

Mensagem por Devin Amitosh em Sex Set 14, 2012 1:19 pm

Obrigada Irina =) realmente, Mestre é difícil de achar, porque confundem sempre com mestre, tipo mestre de algo --" o brasão do elmo do cavaleiro eu já o tenho visto (bem bonito XD). Mas a única coisa que eu descobri sobre o apelido Mestre, é que pode ter origem francesa. Não sei XD
Devin Amitosh

Virgem Cão

Mensagem por Convidad em Sex Set 14, 2012 3:24 pm

E se calhar, quem sabe, o apelido mestre vem mesmo de inspiração em algum mestre xD E sim, o teu brasão é altamente, faz lembrar cavaleiros!

Convidad
Convidado

Mensagem por Morrigan em Sex Set 14, 2012 5:11 pm

Vamos ter em atenção que nem todos os nomes têm brasões e metade dos brasões actuais são inventados.Os verdadeiros brasões de familias nobres encontram-se na sala heráldica do palácio nacional de Sintra, mais precisamente no tecto dessa sala. Essas sim eram as verdadeiras familias nobres e quase todas elas claro, estão extintas...

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Convidad em Sex Set 14, 2012 8:25 pm

Concordo Morrigan, mas também não devamos nos esquecer, que nem todos os brasões são portugueses, e nem todos os brasões eram somente de famílias nobres, davam brasões às familias pobres que tinham um filho soldado que lutou heroicamente contra os seus inimigos, como forma de homenagear o cavaleiro e sua familia. Esse site que mandei para ser sincera, não sei se é fiavel, mas sei que o brasão do meu sobrenome é uma estrela de 8 pontas, por isso achei que estivesse certo!! bounce

Mas o que interessa mesmo, não são os brasões nem as familias nobres (tomara que nem tenhamos, tenho nojo de coisa nobre!! xD) o que interessa mesmo, é saber a história dos sobrenomes ^_^ que é tãooo interessante!!

Convidad
Convidado

Mensagem por Morrigan em Sex Set 14, 2012 8:59 pm

É verdade....) Contudo, essa era a nobreza antiga, de sangue, como se diz normalmente. Uma familia que adquiria um titulo de nobreza depois do sec XV muitas vezes tinha de provar, ainda que falsamente, a sua relação com uma das antigas familias nobres. Essa nobreza mais antiga localizava-se mais no Norte de Portugal e por isso a nobreza amis recente dizia na corte que ia passar umas temporadas na casa dos seus familiares do norte, como para que provar o seu titulo... Laughing Curiosidades... Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Ioldanach em Sex Set 14, 2012 10:06 pm

Por falar em ascendência, li num livro do autor Gilberto de Lascariz que quando um antepassado fez a iniciação em qualquer arte como a wicca que esteja ligada ao paganismo e a magicka que os descendentes herdam isso geneticamente. Não são essas as palavras exactas no livro (não me recordo lol) mas a ideia é essa
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Necksa em Sab Set 15, 2012 10:52 pm

Ioldanach escreveu:Por falar em ascendência, li num livro do autor Gilberto de Lascariz que quando um antepassado fez a iniciação em qualquer arte como a wicca que esteja ligada ao paganismo e a magicka que os descendentes herdam isso geneticamente. Não são essas as palavras exactas no livro (não me recordo lol) mas a ideia é essa

A ideia é engraçada... Imaginem: se nós herdá-mos isto geneticamente dos nossos antepassados é porque eles se também conheciam, pois uns iniciaram outros na arte... tipo: a minha trisa +trisa + trisavó pode ter sido iniciada pela trisa + trisa + trisavó da Irina (por exemplo). E hoje 300 anos mais tarde as tris-tris-trisnetas conhecem-se no forum....
eheheheh

:white: :white: NeCkSa :white: :white:
Necksa

Leão Galo

Mensagem por Convidad em Dom Set 16, 2012 3:29 am

Pois é :dance: já viram se somos todos parentes por aqui? hihi :dance:

Convidad
Convidado

Mensagem por Sailor Moon em Dom Set 16, 2012 9:55 am

Essa ideia está também muito presento no druidismo. Não na questão da iniciação, mas na questão em que temos acesso ao conhecimento dos nossos antepassados, e se pensarmos que os nossos antepassados eram pagãos então esse conhecimento chega até nós de várias formas.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Morrigan em Dom Set 16, 2012 11:11 am

Isso faz-me lembrar do conhecimento que se dizia ser transmitido pelo sangue. Tirando a parte da genética e tal, não deixa de ser algo interessante Very Happy

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Convidad em Dom Set 16, 2012 7:38 pm

Mesmo interessante! Alguém daqui já teve alguma experiência em que descobriu alguém do passado? E tivesse certeza que é alguém do vosso passado? Isto para quem acredita em vidas passadas, claro xD

Convidad
Convidado

Mensagem por Sailor Moon em Dom Set 16, 2012 8:16 pm

Irina fizes-te-me lembrar uma cena que me aconteceu quando andava no secundário. Fizemos uma visita de estudo ao Alentejo, acho que tavamos a dar a "Aparição" e sei que visitamos um museu (já nem me lembro o nome), tava com um amigo a ver as cenas no museu quando ele me disse "Olha ali aquele retrato, pareces mesmo tu!". Enfim ver-me vestida com roupas do secXVI (nem sei bem se era esse o seculo) foi muito estranho. Ele chamou mais pessoal para ver e não me largaram com isso durante todo o dia. Se era algum antepassado? Não faço ideia, quem sabe se não pertenci à realiza??? Mas por muito que me custe admitir (e na altura não admiti, porque achei muito bizarro) era mesmo parecida comigo
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Convidad em Dom Set 16, 2012 10:11 pm

Quem sabe sailor! Né? Isto é um tema super interessante, deviamos de falar mais sobre isto!! E nunca falaste com ninguém, com a sensação que já conheceste? Uma cena gira que me aconteceu, assim estranha e que possa estar conectada com o passado, foi comigo e com o meu namorado. Estavamos no IKEA para comprar um bonsai para o meu pai, quando de repente, havia bolbos (penso que é assim que se chama, aquelas coisas parecidas com sementes gigantes de plantas, parecem nabos! xD) Então, nós os dois feitos parvos (foi uma situação mesmo à signo peixes), dissemos ambos exactamente ao mesmo tempo "Olha begónias!" e eu virei-me para ele e disse "espera, o que são begónias?" e ele diz-me "pois! eu tb n sei!" LOOOOOOL até hoje, nem eu, nem ele, percebemos o raio da situação. Até fui pesquisar o que eram begónias no google, porque eu realmente nunca vi uma na vida! xD Nem nunca falamos sobre begónias!!

Convidad
Convidado

Mensagem por Ioldanach em Dom Set 16, 2012 11:01 pm

Sei de uma pessoa na minha família que faleceu antes de eu ter nascido que apesar de ter estudado num colégio de padres (ou algo do género) e ser católico fazia um símbolo para proteger as coisas que fazia do trabalho (era marceneiro). Basicamente era um pentagrama com um crucifixo ligado na ponta superior e uma meia lua ao lado. Nunca percebi
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Sailor Moon em Seg Set 17, 2012 10:38 am

LOL Irina, que engraçado. Begónias não são flores? Ou estou a fazer confusão com um nome parecido?
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Devin Amitosh em Seg Set 17, 2012 10:52 am

@Sailor-sim, begónias são flores

Spoiler:
Devin Amitosh

Virgem Cão

Mensagem por Convidad em Seg Set 17, 2012 1:47 pm

Sim sailor! São flores! xD Devin Amitosh que lindas que escolheste!!!!! Tens bom gosto!!! :tlove:

Ioldanach Realmente isso é estranho!

Convidad
Convidado

Mensagem por Sailor Moon em Seg Set 17, 2012 3:21 pm

Bem me parecia, acho que a minha mãe tinha destas lá em casa! Por isso o nome não me era estranho!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Devin Amitosh em Seg Set 17, 2012 3:26 pm

Thankes, Irina XD
Devin Amitosh

Virgem Cão

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: