Livro das Sombras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Livro das Sombras

Mensagem por dadsani em Seg Ago 06, 2012 4:58 pm

Que Atena vos acompanhe!

Boa tarde,

Desde já reconheço que estou repetindo o tema, mas eu li os outros tópicos, filtrei a informação mas confuso fiquei na mesma.

Explicação do tema principal em debate
- Como fazer o nosso próprio Livro das Sombras

informação que já tenho
- É recomendável um caderno/docie preto para melhor obsorção de poder (preferivél docie para melhor orgaização)
- Deve-se/pode-se efeitar a capa a gosto e fazer de maneira a preserva-la no seu melhor estado ( por ex. plastificando-a, o que não sou apologista pois plastico é crime contra a natureza)
- Em primeiras paginas deve-se por um pequeno texto em que se peça ás deidades proteção ao livro e em que se consagre o mesmo.
- Recomenda-se escrita á mão para melhor leitura á vela
- Ao fim de cada rito escrever algo como: "Que isto seja feito á minha vontade, não alterando a de outrem, e que tudo seja feito para bem" (palavras minhas acerca de um livro que li)
- Pode-se por linhas para a data de elaboração escrita do rito e/ou ultima alteração (ex. 2/08/2012, ultima alteração: 3/08/2012), o que facilitará a organização
- Que o livro deverá estar sobre o poder dos astros e/ou no altar o maximo tempo possivel ( no meu caso que tenho o meu altar, embora escondido á frente de todos, em cima de um bom local para livros e docies é onde o vou por)
E - Que qualquer rito pode ser mudado sempre que se quizer ou seja necessário, até durnte a execução

dúvidas:
- Se não quizermos/pudermos efeitar a capa, faz diferença? ( no meu é o segudo caso)
- Podemos mudar a cor ou sublinhar o rito de acordo com cores? (por exemplo cor-de-rosa para ritos de amor, verde para finanças, etc)
- de que método se deve escrever? ( li de muitas maneiras mas a mais comum é a de receita, nome-->descreção-->itens necessários-->modo de execução)
- li que quartzo é um otimo amplificador de poder, poderei lasca-lo ou recolher po deste mesmo para efeitar o docie/ritos? (os ritos que considere mais "importantes")
- No fim posso por uma divisória para coisas que me animem ( li um livro que dizia que o estado de espirito no druidismo e wicca é muito importante e que compromete o sucessso)
- pode-se por imagens ou simbolos nas folhas de rito? (de plantas, instrumentos ou outras)

Numa vertente mais prática:
- No caso de um ritual disser para se usar uma planta ou instrumeto que não se pussua, pode-se usar outro com mesmo efeito?
- Econtrei um rito que atua com mudança de vontade, caso eu o faça com outro intuito ( o de ser eu a proprosionar coragem a outre para o mesmo fim), posso?
- No meu caso não posso ter icenso, misturei os meus dois prefumes fvoritos e hortelã em pó e pus essa mistura nuns espositores feitos de prata de pastel de nata e deita um cheiro fantastico, isso substitui? ( o icenso tem a fer com cheiro e aquilo dá um cheiro fantastico)
- conheçe alguma planta que proporcione proteção que seja facil de cuidar e que prospere aqui na zona? (penso em cuidar e ir cortando um pouco pondo num copo no meu quarto)
- Tem algum rito que queira compartilhar que ache bom para um inicio de Livro? (agradeço desde já)

Quanto a animais de poder (animais guardião):
- Eu fiz o rito presente num outro tópico e quase não conseguia, mas quando na "floresta" que no rito dizia para visionarmos, voltei-me para trás, para voltar ao principio do caminho e sair do "transe" apareceu vi uma rapoza com dimenções de cria mas com aspectos de adulto, ele (era macho) me disse olá com uma voz rouca, formal, elegante, assustei-me e sai abruptamente do "transe"
eles falam? ou foi só imaginação minha por causa da minha inteção de desistir ( penso que seja isto porque ele é meu animal favorito)
caso seja mesmo o meu animal de poder, alguem sabe suas caracteristicas? devemos cuidar delle como se fosse carnal, para estreitar nossa relção? (meditando de maneira a brincar com ele e dar-lhe de comer)

Peço descullpa pela extenção do texto mas fiz isto primeiro a lapis e isto veio-me á cabeça
Que Morrighan vos dê coragem guerreira e que Atena vos de conheçimento para responderem bem e corajosamente a todas as perguntas que saibam

Sem Mais
David Amaro

PS: retirando o ps este texto será parte do meu Livro
dadsani

Escorpião Rato

Re: Livro das Sombras

Mensagem por Whillow em Seg Ago 06, 2012 5:22 pm

Olá dadsani!
Talvez não seja a pessoa mais indicada para te responder, sendo que não sou das pessoas com mais experiência prática por aqui...mas a ideia com que sempre fiquei ao ler diferentes livros/blogues/etc foi que, em termos de livro das sombras, é que não há maneira certa ou errada de "montares" o teu livro. O que for mais correto para ti é o certo, pronto. O livro é teu, é uma coisa muito pessoal, portanto mais importante do que seguir qualquer regra ou padrão é que a ti te diga alguma coisa e te corresponda. Pelo menos foi isso que sempre achei. Smile
Portanto com ou sem decorações e desenhos, com ou sem cores ou "anexos" que outras pessoas talvez não tenham, cabe-te só a ti decidir. O que interessa é mesmo sintas que é "teu". Smile
Whillow

Câncer Dragão

Mensagem por Sosai Wakasaki em Seg Ago 06, 2012 5:29 pm

O Livro das Sombras, é o TEU Livro das Sombras. Faz da maneira que mais te parecer correcto. Tu é que sabes o que queres fazer com ele.

Capricórnio Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Seg Ago 06, 2012 7:27 pm

Olá Dadsani, não querendo repetir o que já foi dito, segue a tua intuição. Como a Whillow disse e muito bem não existe o certo e o errado, existe apenas o teu livro das sombras e a forma como o queres organizar. Se achas que a melhor forma é fazê-lo numa pedra e escrever com um prego e martelo força. Não existe nada que não o permita. Mesmo as informações que adquiriste não as tomes como verdades absolutas, tudo isso pode ser alterado consoante a vontade de cada um.

Em relação ao ritual, existe um que gosto particularmente que se encontra neste livro http://www.bertrand.pt/ficha/O%20Livro%20do%20Wicca?id=4648581 (foi um dos primeiros livros que li sobre o tema e acho que é muito bom para quem está a começar) que é sobre a apresentação aos Deuses. É um ritual muito simples que podes adaptar como bem quiseres. Mas mais um vez reforço é apenas um sugestão, nada te obriga a fazê-lo e podes encontrar um ritual que gostes mais e que te diga mais pessoalmente.

Em relação ao animal de poder, não sou propriamente uma expert no assunto. Sobre a meditação que falas-te acho que nada impede que eles possam falar contigo. Mas podes voltar a fazer o exercício para teres a certeza sobre o animal. O facto de ser o teu animal favorito já pode ser um sinal. Sei que o animal de poder reflete um pouco a nossa personalidade e quanto mais aprenderes sobre esse animal, mais aprendes sobre ti e a tua personalidade. Não conheço rmeditações para estreitar a relação com os nossos animais, mas nada impede que o faças se sentes essa vontade. Apenas investiga mais sobre as características da raposa e vais conhecer-te a ti também.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por dadsani em Sex Ago 10, 2012 5:19 pm

Que Vixnu mantenha o equilibrio!

Boa tarde,
desde já agradeço a vossas respostas, bem que um pouco gerais agradeço pais maioria das duvidas as esclareci e a minoria indiretamente as esclareci.
quanto á parte de "faz o que quizeres desde que não mudes a vontade de outrem e não faças mal a ninguem" como durate muito tempo fui a uma igreja monoteista é-me dificil de encaixar isso e por isso tantas duvidas.... quanto ao animal de poder ( ou animal guardião, já li das duas maneiras) voltei a fazer o rito tal como por conselho tomei, e voltou a acontecer o mesmo, e mais uma vez eu com receio sai do transe abruptamente, foi uma ação involutaria e não sei porque o fiz, a unica diferença é que agora sei que é a raposa..... recapitulando
duvidas já não tenho, o que somente me falta é as caractristicas da raposa ( que eu pesquizarei), e quanto a ritos para afinar minha relação é daquelas coisas que cabe a cada um no qual eu o farei......

agradeçido pelas respostas, e que anubis destancia de vos tenha
Sem mais
David Amaro
dadsani

Escorpião Rato

Mensagem por Morrigan em Sex Ago 10, 2012 7:36 pm

Acho que não conseguiria ter um...como nunca consegui ter um diário ou algo do género. Gosto demasiado de guardar os meus pensamentos e tudo mais na minha mente, o sitio onde sei que estão mais seguros.. Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Hermes)o-|- em Sab Ago 11, 2012 10:19 am

dadsani

Na wicca tradicional a visão do livro das sombras é um bocadinho diferente do que esta escrito cá, por isso eu não vou falar disso e só dar as minhas ideias sobre algumas das tuas duvidas práticas:

"No caso de um ritual disser para se usar uma planta ou instrumeto que não se pussua, pode-se usar outro com mesmo efeito?"

R) Só depois de entender bem qual é o propósito de cada planta ou instrumento. No caso dos instrumentos sejam ferramentas da arte, então o asunto pode ser mais complexo mas quase sempre há uma alternativa.

"Econtrei um rito que atua com mudança de vontade, caso eu o faça com outro intuito ( o de ser eu a proprosionar coragem a outre para o mesmo fim), posso?"

R) quando tu dais coragem a outra pessoa estas actuar sobre a sua vontade na mesma. Isto é um tema que pode ser muito polémico e não vou ser eu a começar Smile. A solução é: 1) compreender bem a lei e 2) adivinhação

"No meu caso não posso ter icenso, misturei os meus dois prefumes fvoritos e hortelã em pó e pus essa mistura nuns espositores feitos de prata de pastel de nata e deita um cheiro fantastico, isso substitui? ( o icenso tem a fer com cheiro e aquilo dá um cheiro fantastico)

R) O incenso não é só para dar cheiro, ele tem uma função simbólica e prática. Considera bem o facto de não o empregar antes de substituir por outra coisa, de qualquer forma no caso mesmo de não poder empregar incenso então os perfumes ou óleos aromáticos são uma alternativa. (embora eles geralmente são empregues noutros "momentos").

Abraços

Hermes)o-|-

Mensagem por Necksa em Dom Set 16, 2012 2:09 pm

Acerca deste assunto... E como alguem tão bem mencionou: Eu ainda sou uma couve verdinha na wicca Very Happy Queria perguntar aos mais entendidos o seguinte: O Livro das Sombras deve andar sempre connosco? Ou deve estar no nosso altar??
A literatura que tenho não é consensual...
Eu ando sp com o meu. A noite deixo no altar... não sei se é o melhor...

:white: :white: NeCkSa :white: :white:
Necksa

Leão Galo

Mensagem por Hermes)o-|- em Dom Set 16, 2012 5:09 pm

Na Wicca Tradicional, o livro das Sombras não é para andar com ele..

Hermes)o-|-

Mensagem por Sailor Moon em Dom Set 16, 2012 5:58 pm

Sinceramente Necksa acho que é uma questão de bom senso. Uma vez que o livro das sombras é pessoal e intransmissivel, não devendo ser lido por ninguém, além de nós (excepto no caso de um livro das sobras de um conven que assim só deve ser lido pelos membros do mesmo) acho que o melhor mesmo é ficar num lugar secreto e bem guardo quando não o estamos a utilizar. Isto claro depende de cada um, se te sentes melhor a andar com ele e assim sabes que ninguém tem acesso tudo bem. Se te sentes melhor a deixa-lo no altar e achas que ninguém lhe toca,... enfim fica ao teu critério.

Não existe conseso na literatura sobre isso porque mais uma vez não existe uma forma certa ou errada de fazer as coisas, mas aquela que te sentes mais confortavel.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Alexandra_W em Seg Set 17, 2012 3:39 am

o meu livro das sombras e bem simples capa preta dura meio almofadada e escrevo o que sinto que devo escrever la (eu gosto de coisas simples Razz ). em relaçao ao livro que a Sailor falou foi o primeiro (e unico) livro sobre Wicca que comprei e ajudou-me imenso a compreender melhor tudo, claro que ja li mais livros sobre o assunto lool
Alexandra_W

Virgem Porco

Mensagem por dadsani em Qui Set 20, 2012 4:24 pm

Olá,

Agora também relacionado com o meu livro, pensei em dar algumas informações que coletei de livros, como ritos em verso e isso, mas também li no forum que não se deve mostrar o livro a ninguém..... deverei eu partilhar isso com as pessoas que me pedem?

Sem Mais
David Amaro
dadsani

Escorpião Rato

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: