Sabedoria milenar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sabedoria milenar

Mensagem por Nantumaurus em Qui Ago 02, 2012 8:25 pm

As mentalidades dos comuns dos mortais não são de todo faceis de mudar, estão fortemente dependentes dos sistemas politicoeconómicos vigentes que se encontram em decadência. A crise já aí está, não tardará que os bens básicos nos comecem a faltar, o dia em que ter a mais moderna tecnologia do mercado ou o ultimo automovel topo de gama deixará de ser prioridade. Continuar a alimentar estas economias balofas é estar a olhar para um futuro escuro e incerto. Esta é a hora de olhar para trás, os nossos ancestrais é que sabiam como era. Voltar a saber reconhecer os melhores terrenos de pasto ou cultivo , contruir uma cerca ou vedação, num futuro a médio, longo prazo vai ser de novo a prioridade. O saber fazer e o saber porquê vai ser mais importante de que tudo mais.

- Sabem porque as malaguetas são plantadas em Março e são colhidas no verão ou porque os alhos são plantados nas noites de lua cheia ou ainda porque não se cultiva nada no inverno?
A resposta é mais simples do que parece, todos os legumes ou plantas devem ser plantados em determinadas epocas do ano, isto porque o calor e a humidade/água a que ficaram expostos vai influenciar o sucesso ou insucesso do cultivo ou ainda também a qualidade do vegetal.
- Sabiam que colocar 2 ramas de salsa debaixo dos sovacos durante a noite faz com que o leite coagulado nos seios das senhoras em amamentação desapareça. É incrivel, não é? Diz quem fez que resulta!
- Sabem como fazer desaparacer os soluços sem beber água ou bater nas costas? Façam uma bola com os borbotos do cobertor e coloquem na testa!
- Sabem como fazer desaparecer o formigueiro? Molhem o dedo com saliva e desenhem uma cruz sobre o local em causa, mão, pé, braço, etc.

Como isto é cada vez mais só para aqueles que nós sabemos e um dia iremos ficar sem bens essenciais, sem assistência médica, reforma e etc, e o saber fazer para sobreviever e não estar dependente da ruína vai ser vital, desafio-vos a partilhar aqui a sabedoria milenar que chegou até vós, assim como fiz. Imaginem um futuro onde a tecnologia hoje existente se alia ao saber ancestral, este talvez seja um pouco mais sorridente.

Perguntaram a Buda:

O que mais o surpreende na humanidade?

Ele respondeu:

"Os homens que perdem a saúde para juntar dinheiro
e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente,
de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido."
Nantumaurus

Aquário Cavalo

http://lusitaniaecastrum.blogspot.com/

Re: Sabedoria milenar

Mensagem por Ioldanach em Qui Ago 02, 2012 9:56 pm

Essa dos borbotos do cobertor é um bocado estranha. De resto, as melhores curas sempre foram as naturais, está sabido. Mas aquilo que cura mesmo tudo é vontade e coragem, quanto mais não seja para encarar um problema impossível e saber dar-lhe a volta. Gostei muito desse texto, ainda assim pessoalmente estou numa fase um bocado complicada e tenho de organizar prioridades, infelizmente é impossível ignorar as questões materiais, até porque sou um pouco ambicioso. Mas isso dá que pensar...
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Sailor Moon em Sex Ago 03, 2012 11:22 am

Este texto vem nem a propósito. Ainda ontem tive no jobcenter numa sessão de grupo. A palavra "competir" foi referida várias vezes. Somos uma sociedade de competição onde temos que deitar abaixo os nossos concorrentes. A questão é que devido a esse modelo não temos lugar para todos, onde apenas uns trabalham e outros com perfeita capacidade para o fazer se sentem frustados por não terem uma oportunidade. Este modelo trás felicidade a quem??
Desculpem foi só o desabafo

Este tema é muito interessante e é algo que tenho andado a pensar à bastante tempo. Essas mezinhas de que falas, também conheço algumas como colocar batata nas fontes da cabeça para afastar uma forte dor de cabeça, ou utilizar chá de folha de laranjeira como desinfetante para fungos da pele, ou colocar um pouco de azeite no peito com uma folha de cove por cima em pessoas com febre.

Algumas delas eu utilizo, principalmente a bênção do azeite que ajuda bastante, principalmente em crianças que são afectadas pela lua e por outros aspectos, como cobrante, mal olhado, inveja.... Mas gostaria de aprender muito mais.

Quando eu tinha 8 anos tive uma doença que na minha vila chamam de "zona" sei que ela tem outro nome noutras regiões do país. Apanhei essa doença quando tava de férias no Algarve e fui lá a um médico com a minha mãe. O médico era novo, mal tinha passado dos 30 anos e surpreendeu-me quando ele disse à minha mãe que ele não podia fazer nada, que aquilo era Zona e que se a minha conhecia alguma pessoa que me benzesse e curasse aquilo. Na minha vila existia algumas pessoas que sabiam fazer isso, mas nem todas o faziam tão bem como uma velhota. Fui a essa velhota que me pediu para fazer um tratamento com ela durante 9 dias e o tratamento consistia em fazer uma reza com uma faca voltada ao contrario a percorrer todo o meu corpo. Infelizmente nunca percebi nada do que ela dizia. Para além disso dava-me uma erva para fazer um chá para eu lavar as partes afectadas (que era debaixo da axila e depois passou-me para as costas e barriga). Achei incrivel como uma velhota que nem ler sabia me conseguiu curar de algo que um médico após tantos anos de estudo não conseguia. Eu gostava de aprender essas coisas e apesar de já ter aprendido algumas sei que ainda existe um mundo de mezinhas antigas para descobrir.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Convidad em Sab Ago 04, 2012 2:03 am

Ioldanach escreveu:Essa dos borbotos do cobertor é um bocado estranha. De resto, as melhores curas sempre foram as naturais, está sabido. Mas aquilo que cura mesmo tudo é vontade e coragem, quanto mais não seja para encarar um problema impossível e saber dar-lhe a volta. Gostei muito desse texto, ainda assim pessoalmente estou numa fase um bocado complicada e tenho de organizar prioridades, infelizmente é impossível ignorar as questões materiais, até porque sou um pouco ambicioso. Mas isso dá que pensar...

LOOOL Concordo! A dos borbotos até me fez rir, imaginando-me eu a fazer uma bolinha e a colocar na testa xD
Mas sem dúvida. Ainda à pouco eu descobri das piores maneiras que a cura natural é das melhores. Eu tenho asma e umas irregularidades no coração (tou toda podre), à pouco tempo tive uma falta de ar que pensei que iria morrer, eu não conseguia mesmo respirar. Tive medo de ir ao médico até. Porque quem tem falta de ar sabe que não há cura, a única coisa que há são aquelas máscaras chamadas bombas, com um medicamento e se respira e alivia. Nunca usei porque há pessoas que ficam com depêndencia e porque quis procurar algo mais natural.
Foi então que descobri o alho xD Não estou a brincar, de um dente de alho, cortei um bocadinho, o sabor é extremamente forte mas lá trinquei e estantâneamente consegui respirar por minutos. Fiz uma sopa sem sal de alho e cebola e em 2 dias já não tinha falta de ar. Costumo ter apertos no peito também, sempre pensei que seriam ataques de pânico mas não era. E o mais fascinante é que o alho também me tira os apertos -_-'
Eu sei, é estranho, mas tira mesmo. E deixa-me mais feliz xD E com calores! Essa é a parte mais incomodativa xD Como alho e passado um tempinho fico com calores porque aquilo activa a circulação sanguínea.
Por aqui fica o meu truque para quem tem o mesmo. Mesmo para quem não tenha, faz bem ^^,

Há é um problema, muita gente espiritual n come alho porque dizem que os leva ao inferno xD Que os demónios beijam os lábios de quem come alho e os leva para o inferno com eles. Isto por causa do halito loooool muitos espirituais acreditam que o cheio a alho atrai seres malignos e como é um afrodisiaco, vai contra a pureza espiritual.
Enfim, vou para o Inferno!

Para quem sofre de bronquites e alergias, também é muito fixe, porque limpa os pulmões.
Quem quiser experimentar, por favor, não coma um dente de alho de uma vez como eu (armei-me em ramba), pode seriamente levar-vos para a casa de banho chamar a maria (vomitar). E não queremos isso :banzai:

Sobre certos rituais, há coisas estranhas resultam. Como defumações, parece que limpa até os ares, não sei mesmo explicar.

Convidad
Convidado

Mensagem por Sailor Moon em Sab Ago 04, 2012 1:12 pm

Por acaso essa do alho não conhecia. Sabia que era bom para ativar a circulação sanguinia tal como disses-te, e sobre mitos só conhecia que afastava vampiros em vez de atrair demónios. Ainda assim como o tomas? Comes cru apenas? Ou fazes cozinhado de alguma forma? Em relação a problemas respiratórios conhecia apenas a rama de eucalipto que é costume colocar perto da cama de crianças e pessoas com asma ou outro problema respiratórios, até em periodos de constipação com congestão nasal. Também pode-se ferver algumas folhas de eucalipto e no final inspirar a sua vaporização.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Convidad em Sab Ago 04, 2012 1:29 pm

Também costumo ferver folhas de eucalipto e respirar os vapores. Os médicos costumam aconselhar cheirar eucalipto e inalar os vapores, porque descongestiona o nariz e ajuda na eliminação do muco dos bronquios, por isso é que é bom para a asma e para os elergicos, aliás é bom para toda a gente ^^, Em criança, a minha mãe obrigava-me a fazer isso, era extremamente doente, até acaricidas metia nos quartos (são super mega hiper caros). Até vacinas levei todos os dias durante 5 anos, para além das vacinas, todos os anos fazia um teste que eram 20 vacinas num braço, 20 arranhões no outro, tubos pela boca abaixo e tubos pelo nariz acima, sangrava imenso. Tive dezenas de tratamentos porque tinha falta de ar. Nenhum deles me fez nada. E o pior é que como numa criança é dificil ser diagnosticada asma, diziam que era alérgica a tudo looooooooool ao mar, aos morangos, ao chocolate, aos animais, ao frio, enfim. O meu pai dizia até que um médico ainda me iria matar porque me mandava tomar coisas de forma random. O que quero dizer com isto, é que estou a voltar a ter essas faltas de ar e nenhum mas nenhum tratamento me funcionou e agora que experimentei este tratamento natural que foi dito por uma enfermeira, é que vejo resultados completamente e fascinantemente imediatos.

Quando a crise é grande, costumo cozer 5 dentes de alho e 3 cebolas inteiras, dá-me para duas sopas para aí, sem sal. Trituro tudo e bebo normalmente como se fosse chá. Bebo uma vez por dia. Para além disso também como metade de uma metade de um dente de alho cru depois do pequeno almoço e metade de uma metade de um dente de alho cru depois do jantar.
O mais incrível é que aquilo que pensei ser ansiedade, é asma. Um aperto no peito, parecido com nervosismo mas sem justificação alguma. Choros que vêm de repente. Tristezas. Tudo isso me passa com o raio do alho xD

Sobre os demónios, no budismo, no hinduismo, no jainismo e mesmo no catolicismo, falam mal do alho, é só dar uma espreitadela. O mesmo com a cebola. Encontrei este link, se tiveres curiosidade: http://autocura.wordpress.com/2011/04/03/o-alho-e-a-cebola-na-alimentacao/

Acho que a repugnância que certas religiões têm ao alho é porque é afrodísiaco. Na minha opinião. Dizem que o alho é um alimento "inferior". Sobre os vampiros, não sei se será baseado na história do drácula ou se é uma lenda milenar. Se for uma lenda milenar, é interessante. Eide dar uma pesquisadela ^^,

Para aliviar a falta de ar, também há quem não coma o alho, basta só partir uma metade e coloca-la na boca apenas. Depois deitar fora. Não sei como, mas alivia mesmo.

Convidad
Convidado

Mensagem por Nantumaurus em Sab Ago 04, 2012 10:24 pm

Obrigado por terem aderido a esta iniciativa! lol
Diverti-me e aprendi bastante com as vossas respostas! Wink
Quanto à questão do alho, em relação à circulação sanguínia já sabia, tinha um tio meu que deixava um dente de alho descascado de um dia para o outro dentro de um copo de água e que o bebia pela manhã logo que se levantava, blhaqqq! Alho só como tempero, já cebola se for preciso até vai à dentada, nhami, nhami! lol
Já agora li algures por aí que se deixar-mos uns quantos alhos atrás da porta da rua que os maus espiritos e más energias se mantêm afastados (vou tentar encontrar o ritual acossiado a este acto para o postar aqui).
Nantumaurus

Aquário Cavalo

http://lusitaniaecastrum.blogspot.com/

Mensagem por Sailor Moon em Sab Ago 04, 2012 11:00 pm

É engraçada a questão do alho, porque ouvi falar de imensas propriedades que ele tem. Para além das que foram refiradas, também já ouvi que é bom para o rejuveniscimento das celulas (talvez devido à sua ligação com a circulação sanguinia) assim como prevenção contra cancro. Acho que é um ingrediente bastante interessante, desde a sua plantação que deve ser feita durante as noites de lua cheia.

Eu conheço algumas destas mesinhas, mas assim de repente é dificil lembrar-me. É mais fácil apontarem um problema e pode ser que já tenha ouvido falar de algo sobre isso.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por hugo quer aprender em Qua Fev 13, 2013 1:10 pm

ia eu quando tinha 7 aos pra i tambem tinha visoes e á noite não coceguia dormir depois foi aos hospital e passou passado 2 semanas voltou e passou mas o medico tinha dito que era psicologico então a minha tia conhecia um senhor e eu fui lá ele fez lá umas coisas e corou-me.Aquilo estava cheio de anjos.
É muito por isso que descobri a wicca e agora quero turnarme um bom seguidor e quanto a ervas magcas eu sei um pouco mas vou apontar tudo no das sombras

hugo quer aprender

Aquário Tigre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: