O significado de ser pagão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O significado de ser pagão

Mensagem por Convidado em Dom Jul 08, 2012 1:41 pm

Em que momento é que uma pessoa se torna pagã? O que faz com que cada um se considere pagão? É necessario seguir as festas e compreender o seu significado, a história e os principios? Ou será que o paganismo baseia se em algo mais profundo, o amor à Natureza, sem necessidade de palavras e rituais?

Que é que vocês acham? Qual o significado de ser pagão para cada um de vos?

Convidado
Convidado

Re: O significado de ser pagão

Mensagem por Nantumaurus em Seg Jul 09, 2012 9:05 am

Paganismo (do latim paganus, que significa "habitante do campo", "rústico") é um termo geral, normalmente usado para se referir a tradições religiosas politeístas. É usado principalmente num contexto histórico, referindo-se a mitologia greco-romana, bem como às tradições politeístas da Europa e do Norte da África antes da cristianização. Num sentido mais amplo, o seu significado estende-se às religiões contemporâneas, que incluem a maioria das religiões orientais e as tradições indígenas das Américas, da Ásia Central, Austrália e África, bem como às religiões étnicas em geral não-abraâmicas.

Na perspectiva cristã, o termo foi historicamente usado para englobar todas as religiões não-abraâmicas. O termo "pagão" é uma adaptação cristã do "gentio" do judaísmo e, como tal, tem um viés abraâmico inerente, com todas as conotações pejorativas entre o monoteísmo ocidental, comparáveis aos pagãos e infiéis também conhecidos como kafir (كافر) e mushrik no Islão.

Por esta razão, os etnólogos evitam o termo "paganismo", devido aos seus significados incertos e variados, referindo-se a fé tradicional ou histórica, preferindo categorias mais precisas, tais como o politeísmo, xamanismo, panteísmo ou animismo.

A partir do momento em que uma pessoa acredita na Antiga Fé ou na Velha Religião, realizando práticas inerentes a esta logo é pagã. Não existem quaisquer requesitos para se ser pagão! Teres que te desbatizar ou ser iniciada por uma cova (coven) não passam de mitos ou de pura e simplismente de estupidez abismal ou de sonhos infantis ainda por realizar! Laughing
Nantumaurus

Aquário Cavalo

http://lusitaniaecastrum.blogspot.com/

Mensagem por Convidado em Ter Jul 10, 2012 8:25 pm

Mas isso é a definição. O que perguntei é o significado pessoal, menino... No entanto, destes o teu Wink

Convidado
Convidado

Mensagem por WhiteLights em Qua Jul 11, 2012 3:26 pm

Pessoalmente, acho que todo aquele cujo amor e devoçao é direccionado para a Natureza e afins ainda que não se sinta identificado com nenhuma tradiçao em especial pode denominar-se de pagão. But hey... thats just me.

Última edição por WhiteLights em Qua Jul 11, 2012 3:27 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Typos)
WhiteLights

Câncer Ovelha

Mensagem por Sailor Moon em Qui Jul 12, 2012 4:29 pm

Concordo com o que foi dito. Acho que de modo geral pagão denomia os seguidores da antiga religião (não indo pela definição católica e afins) e amantes da natureza (pelo menos é essa a minha visão), mas eu costumo brincar com algum pessoal proximo que tem outra religião ou não acreditam em nada propriamente que são mais pagãos do que aquilo que eles pensam, só pelo facto de se associarem à natureza ou pela sua curiosidade sobre a magia e o misticismo. Mas é apenas em torno de brincadeira!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Endymion em Sex Jul 13, 2012 1:46 am

Significado pessoal? São todos aqueles que procuram algo de transcendente no mundo natural, que veneram ou respeitam entidades, seres e locais como patronos e/ou companheiros de jornada ou fontes de inspiração sem que coloquem o divino/humano como algo superior a uma existência que em si mesma é sagrada.
Endymion

Sagitário Cavalo

http://endimiao.livejournal.com/

Mensagem por Nantumaurus em Dom Jul 15, 2012 8:47 pm

greenlove92 escreveu:Mas isso é a definição. O que perguntei é o significado pessoal, menino... No entanto, destes o teu Wink
Hum! Nasci num meio humilde, muito humilde mesmo, rodeado por gente humilde e verdadeira, gente da vida real. O ser pagão para mim foi um processo naturalmente natural. Embora muita desta gente fosse crente noutras fés, nunca nenhuma me foi forçosamente impingida. O amor pelos animais e plantas rapidamente me foi incutido, assim como o saber impirico que abunda entre as gentes verdadeiras. Os meus verdadeiros professores foram os carpinteiros, os mercieiros, os carvoeiros, os cortadores, os sapateiros, os artesãos, etc, etc. Desde muito cedo que carrego um talismã, assim como um canivete, no bolso. Adoro proverbios e frases feitas, andar com os pés descalços e gritar aos quatro ventos. Para mim isto é ser pagão, bebé!
Nantumaurus

Aquário Cavalo

http://lusitaniaecastrum.blogspot.com/

Mensagem por Black_Sun em Seg Ago 06, 2012 11:13 pm

Ser pagão para mim é ter a capacidade de ir além daquilo que os nossos olhos conseguem ver, sentir que tudo aquilo que nos rodeia, na natureza e no cosmos, se funde em nós e nos ajuda quando realmente nos entregamos a ela. Acredito igualmente em valores que levam ao equilíbrio do ser, tais como a justiça a honra, lealdade e carácter.
De forma consciente ou não, acho que se nos concentrarmos e conseguirmos desfrutar da natureza, retirar o que cada estação tem de bom, olhando o céu e o cosmos como algo mágico e transcendental, acabamos por conseguir captar as boas energias que os deuses têm para nos dar.
Cumprir com as celebrações antigas (sabbaths) pode ser um bom meio para chegar a este fim, mas podem também não significar nada, se a pessoa não compreender e conseguir captar a sua essência. Por isso considerar este último secundário.
Black_Sun

Mensagem por Whillow em Seg Ago 06, 2012 11:43 pm

Black_Sun escreveu:Ser pagão para mim é ter a capacidade de ir além daquilo que os nossos olhos conseguem ver, sentir que tudo aquilo que nos rodeia, na natureza e no cosmos, se funde em nós e nos ajuda quando realmente nos entregamos a ela. Acredito igualmente em valores que levam ao equilíbrio do ser, tais como a justiça a honra, lealdade e carácter.
De forma consciente ou não, acho que se nos concentrarmos e conseguirmos desfrutar da natureza, retirar o que cada estação tem de bom, olhando o céu e o cosmos como algo mágico e transcendental, acabamos por conseguir captar as boas energias que os deuses têm para nos dar.
Cumprir com as celebrações antigas (sabbaths) pode ser um bom meio para chegar a este fim, mas podem também não significar nada, se a pessoa não compreender e conseguir captar a sua essência. Por isso considerar este último secundário.

x2. Smile
Whillow

Câncer Dragão

Mensagem por Ioldanach em Ter Ago 07, 2012 12:07 am

E se disser que é como a paixão, não se define, sente-se? *-*

Mas a sério sinceramente não sei se somos nós que escolhemos ou se era suposto estarmos de algum modo ligados com as religiões anciãs (cada um que se identifique como pagão), mas de facto é algo com que nos identificamos e que nos identifica. Com tanta disparidade de interpretações acerca do paganismo acho que resume-se mesmo ao sentimento e à ligação que temos com os seus conceitos mais básicos assim como às suas divindades e entidades. No meu caso não me sinto particularmente "love" para com tudo à minha volta, como é típico esteriotiparem de quem é pagão, mas também presto adoração à natureza e aos deuses, à minha maneira... gosto de conheçer várias vertentes do paganismo (e também conceitos mais vairados para o lado guerreiro dos povos antigos). Cada um segue o seu caminho como achar melhor, celebra o que deve achar que venera.

Acho que o melhor que se pode dizer é que um pagão é alguém que segue os básicos das religiões pagãs e tem consciência disso
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Convidado em Qui Ago 30, 2012 7:35 pm

Gostei muito de ler as vossas opinioes. Faz me aperceber me do quanto o paganismo se baseia em algo pessoal e espiritual. Ao contrário de muitos outros crentes de diversas religiões, raramente se irá ouvir definir uma religião como tão pessoal.

Convidado
Convidado

Mensagem por Sailor Moon em Qui Ago 30, 2012 7:47 pm

Cada vez mais me apercebo que não existem 2 pagãos iguais. Existem aspectos em comum, como o amor e respeito pela natureza e a veneração de algo superior (e até isso é discutivel). Depois entramos em muitas ramificações, muitas formas de ver os Deuses ou Grande Espirito, até mesmo dentro das diversas correntes existem divergência. Mas como disses-te é uma religião que não tem um pastor e o resto são ovelhas a segui-lo. É uma religião muito pessoal, onde cada um tem o seu próprio caminho a trilhar e com isso as suas crenças. Creio que mesmo na Wicca tradicional, apesar de existir uma forma exacta e definida de fazer as coisas, os seus seguidores acabam por ter visões diferentes da coisa. Se bem que não sigo a Wicca tradicional por isso não posso falar muito por ai.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por hugo quer aprender em Dom Fev 10, 2013 8:05 pm

ya fiche as vossas defiições são boas e eu concordo convosco, e por isso acho que me posso conciderar pagão.

hugo quer aprender

Aquário Tigre

Mensagem por ToniToni em Qua Fev 13, 2013 9:11 pm

Bem, eu procuro aprender em todas as religiões e em tudo que me faça ver e compreender alguma coisa. Acredito em Deus e nos outros planos / mundos já que já fiz viagem astral e permitiu-me sentir e confirmar as minhas crenças. Acredito que esta vida é apenas uma "escola" onde vamos aprendendo a superar nossos defeitos e a ser felizes a medida que vamos nos purificando. Assim que acredito em outras vidas.

Sobre deuses sou sincero, tento deixar todo o misticismo e rituais de parte, exceto se claro tiver alguma utilidade, como por exemplo ser usado como uma ferramenta para contactar conectar .... enfim para nos ajudar em algum objetivo. Mas no entanto acredito nos seres elementais, seres que estão ligados ao elementos, mas claro que eles estão em outros planos, já que não conseguimos ver-los mas eles sim, exceto se alguns deles se materializares que pelo que ouço falar é possível.

Sobre Wicca estou completamente fora do assunto, apenas tentei pesquisar e perceber o que é. Não tenho a certeza mas penso que está ligado á baixa magia.

Sobre a magia acredito na energia, ou seja energia cósmica universal que todos recebemos que depois é transformada e também depois enviada atravez da intenção e/ou pensamento.
Acredito na energia porque sempre a senti, e agora com o estudo e interesse e conhecimento tenho aflorado essa perceção.

Mas também tenho um interesse pelo oriental. Pratico meditação diariamente e uso isso para o meu equilíbrio e como ferramenta para aprender mais e estar mais consciente de tudo.
E sempre procuro ter um controlo mental elevado, pois controlo até os pensamentos e emoções de modo a me aperfeiçoar mais. Talvez pareça um pouco radical e anormal ou esquisito. Mas isso tem me feito mudar imenso e tem me dado um equilíbrio e controlo enorme sobre mim. E Felicidade que é o mais incrivel de tudo, já que todos buscamos isso só que procuramos no local errado que é fora de nós. Eu acho que a felicidade é obtida com o conhecimento geral das leis universais e de como tudo funciona , mais a eliminação de tudo aquilo que nos controla e faz infelizes: Ego ; raiva ; ódio ; inveja ..... etc , mas a fonte principal é o EGO. Mas enfim não quero estar a contra as crenças de alguém. Mas também não sou o dono da razão, apenas estou a dar a minha visão da coisa.

Enfim, eu sou completamente universalista , procuro em todos os meios para poder aprender e conhecer mais. E nunca me prendo em nada para isso.

Sobre a ligação com a natureza, sempre vivi no campo, e sempre brincava no "monte" e na floresta. É algo natural para mim. E de vez em quando gosto de ir dar uma voltinha por lá, pois lá me sinto em casa tranquilo e em paz. Parece que me revitalizo. Pelo que sei, acho que é por causa da energia libre (energia virgem, pois nunca foi transformada por nenhum ser, já que as plantas não a transformam devido a não terem pensamento ) "acho eu", não tenho certeza.

Enfim, nisso tudo não sei se serei Pagão. O que acham?

ToniToni

Gémeos Macaco

Mensagem por hugo quer aprender em Dom Fev 17, 2013 2:37 pm

acho que és pagão por causa da energia, não mas areditas em que desses?

tambem eu, eu tambem, me sinto bem no meio da floresta, e muitas vezes vou brincar com os meus primos , andar a fazer corridas e explorar a floresta, melhor os matos na em arcozelo,caldas de s.jorge.
Mas ás vezes tambem gosto de ir aos matos do meu avo paterno, ele tem um grande terreno e eu meto-me lá no meio, alem disso lá tem um muinho velho e tem lá carvalhos,castanheiro e outros...das originais floresta tipica portuguesa vis-to que agora é tudo uma caldeirada como a minha stora de ciencias diz

hugo quer aprender

Aquário Tigre

Mensagem por ToniToni em Qua Fev 20, 2013 7:03 pm

É verdade, agora as florestas são todas de eucaliptos e pinheiros (todo árvores que não eram daqui ) e antigamente (sei lá: á +- 500 anos (acho)) era tudo de carvalhos ; sobreiros e alguns pinheiros (não os normais/vulgares) nas zonas mais altas e/ou frias. E tinham uma quantidade imensa de ervas que eram usadas para remédios e assim.
Mas ainda existe algumas zonas que ainda estão muito bem conservadas.

que estavas a perguntar? "acredito em que desses?" Sobre elementais? Muita gente não acredita, até mesmo quem estuda isso poucos acreditam. Mas existem projetores (pessoas que conseguem sair do corpo (ir para o mundo astral/espiritual)) e alguns deles já viram esses seres. Eles são ligados aos elementos tipo: Gnomo - Terra / ondinas - água / salamandras de fogo - Fogo / Sílfides e Silfes - Ar . É um tema muito difícil de se falar, pois existe muita mentira por ai e muitos sites fantasiam demais sem saber ou sem terem visto nenhum destes seres. Mas penso que alguns deste forum conheçam esses seres, pois acho que existem rituais para invocar elementais, talvez no wicca . Mas penso que qualquer area de baixa magia deve saber disso.

Eu estou a falar do que estudo e do que alguns projetores dizem, mas eu pessoalmente nunca vi nenhum. Mas para mim faz todo o sentido, já que as plantas devem fazem alguma coisa automaticamente, mas para existir o equilíbrio que existe na natureza acho que será necessária alguma inteligência por detraz disso, e ao acho que encaixa os elementais.

Não sei se era disso que perguntavas, mas caso não seja manda a pergunta denovo.

ToniToni

Gémeos Macaco

Mensagem por hugo quer aprender em Qua Fev 20, 2013 9:48 pm

quanto há florestas é isso e tambem acho agora a floresta portuguesa esta uma mer*a.
foi a minha stora que disse incluindo a ultima palavra

hugo quer aprender

Aquário Tigre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: