Afinal temos origem celta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Afinal temos origem celta

Mensagem por bearded Monalisa em Sab Jun 16, 2012 5:19 am

Pessoal de Braga, encontrei um mini artigo na wikipedia com uma info interessante que ainda quero aprofundar com a bibliografia:

Os Brácaros (em latim "bracari") eram um povo pré-romano de cultura céltica, que habitava o Noroeste de Portugal.
No seu território entre os rios Douro e Lima, por volta do ano 16 a.C., foi edificada Bracara Augusta a mando do imperador romano Augusto, o nome romano da actual cidade de Braga. Adoravam a deusa galaico-lusitana Nabia.
A respectiva celticidade linguística surge atestada nomeadamente na inscrição epigráfica da Fonte do Ídolo, em Braga, dedicada a Nabia e no nome da cidade de Tongobriga (Marco de Canaveses), formado a partir dos elementos tong- ("jurar") e -briga ("povoado fortificado").

Nabia era a deusa dos rios e da água na mitologia galaica e lusitana. O rio Navia, na Galiza, o rio Neiva, perto de Braga (antiga capital da Galécia) e o rio Nabão que passa por Tomar, no centro de Portugal, foram baptizados em sua homenagem. Nabia era especialmente adorada entre os Brácaros, tal como é comprovado pelas inscrições epigráficas em língua céltica da Fonte do Ídolo em Braga (Bracara Augusta) e latina de Marecos (Penafiel).

As (4?) geraçoes que se conhecem dos dois lados da minha familia, são todos brancarenses e eu costumava brincar a dizer que o meu primeiro antepassado foi dos primeiros humanos a chegar a Braga e depois nunca mais arredaram pé, aposto que tenho antepassados destes. Laughing

Não fazia ideia que havia info disponivel sobre o passado pré-romano já que é uma cidade tão manifestamente cristã.
Alguém tem links sobre isto?

P.S: se calhar descobri a pólvora.. mas pra mim foi tudo novidade Mad
bearded Monalisa

Virgem Tigre

Re: Afinal temos origem celta

Mensagem por Nantumaurus em Sab Jun 16, 2012 4:05 pm

Huao! Grande descoberta! Laughing
Já aqui toda a gente deve saber tal facto, mas pronto vale pelo teu entusiásmo!
Se fores ao meu blog tens lá muita coisa sobre o assunto, em Tribos tens um texto só sobre os galaicos e também sobre os seus deuses mais importantes. Para alem de teres por lá grupos musicais com temas dedicados a Nabia e não só. Para além disto o youtube está pejado de videos sobre os galaicos, no meu canal (lusitanian pagan chanel) tens reunidos uma serie deles se te interessar.
Espero que te divirtas nas tuas pesquisas! Wink
Nantumaurus

Aquário Cavalo

http://lusitaniaecastrum.blogspot.com/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: