Xintoísmo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Xintoísmo

Mensagem por Sosai Wakasaki em Dom Abr 29, 2012 11:33 pm

神道

Ora bem, hoje lá venci a preguiça e vou falar de uma coisa bastante interessante que ultimamente tenho estado a ler: Xintoísmo.
Um pequeno conceito geográfico: o Xintoísmo é uma religião/sistema politeista tradicional do Japão. Teve ao longo dos anos várias influências de outros conceitos religiosos e espirituais, principalmente do budismo.

Mas o que é o Xintoísmo? Para responder a esta pergunta vou usar um método muito interessante, pegando nos caractéres japoneses/chineses que formam a palavra Shintou (isto assim se lê em japonês). Vamos então pegar no "Shin",神, cujo significado original é かみ, kami, ou seja deus. "Tou", 道, cujo significado original é みち, michi, ou seja caminho. Então pela lógica obtemos "Caminho dos Deuses".
O Xintoísmo caracteriza-se essencialmente pela veneração aos Kami (vou usar kami, e não deuses, pois não quero que haja para aqui confusões). Estes Kami existem aos milhares, alguns com nomes iguais, outros que têm vários nomes, cada um tendo a sua história e a sua função, e a sua razão de ser idolatrado. Estes costumam ser idolatrados em 神社, "shrines", sanctuários.
Mas o que são os Kami?

Izanagi no Mikoto e Izanami no Mikoto

Em geral, quando se diz Kami estamo-nos a referir a todos os Kami do céu e da terra assim como aos espirítos que estão nos sanctuários. Também se refere a tudo o que nos é verdadeiramente inspirador como algumas pessoas, pássaros, animais selvagens e até montanhas e oceanos, tudo aquilo que tem um poder "superlativo" normalmente não encontrado neste mundo. Aqui o "superlativo" não se refere somente a algo semelhante a nobreza, bondade, virilidade mas também a algo semelhante a coisas malvadas e estranhas. Tudo aqui que nos dá uma inspiração não comum é um Kami.

Normalmente, quando se fala de Kami também devemos ter noção de outro conceito importante: Tamashii 魂 たましい, espírito. Este tamashii refere-se há força flutuante espiritual, uma força que pode possuir um objecto e depois libertá-lo. Por exemplo, uma colheita ambundante de arroz é produzida quando o espirito do arroz (inadama) se junta aos grãos de arroz. Basicamente tamashii é uma força impessoal que quando se liga a algum objecto ou pessoa é considerado Kami. Num exemplo mais ocidental, um objecto normal é algo "vazio", mas quando se faz algum ritual para o tornar amuleto de protecção, esse objecto passa a ter tamashii lá dentro, ou seja, é considerado um kami, neste caso um espírito protector.

Exemplo de um pequeno sanctuário

Os Kami podem-se dividir em 2 categorias principais: os "kami da Natureza" e os "kami da Cultura".

Os Kami da Natureza são todos aqueles que represantam as forças e poderes de objectos naturais e fenómenos. Esta classe ainda pode ser dividida em "Kami Terrestre" e Kami Celestial". Os Kami Celestiais são aqueles que se mostram em fenómenos meteorologicos, enquanto que os terrestres se mostram em formas geológicas, processos físicos, animais e plantas.

Os Kami da Cultura são divididos em 3 categorias: (1) Kami da comunidade, aqueles que são venerados somente num determinado grupo social, (2) Kami funcional, que são relaccionados com determinados aspectos e ocupações da vida Humana e (3) Kami Humano sendo estes figuras históricas tratadas como Kami.
Kami da Comunidade pode incluir por exemplo Yashikigami (kami das habitações), Kami familiar (tutelares de famílias consanguíneas), etc...
Kami funcional normalmente inclui Kami relacionado com a vida humana e crescimento como por exemplo o ubugami (kami do nascimento), ekigami (Kami de pragas), enmusubi no kami (Kami "cúpido") e o Kami da morte.
Kami Humano refere-se como disse anteriormente a pessoas que foram veneradas como kami como é o caso de oráculos e de figuaras religiosas.

Alguns Kami mais conhecidos são:

Izanami-no-Mikoto e Izanagi-no-mikoto, estes sendo os criadores das ilhas do Japão e dos outros deuses;
Amaterasu-ōmikami, Kami do Sol;
Tsukuyomi-no-mikoto, Kami da lua;
Susanoo-no-Mikoto, Kami do Mar;

Em conclusão, usam-se os mais diversificados rituais, como por exemplo rituais de dança ou de tiro com arco, para agradar os Kami, para estes nos ajudarem.
E assim acabo este pequeno testamento com um vídeo de um ritual Razz

Última edição por Sosai Wakasaki em Qua Set 05, 2012 12:33 am, editado 2 vez(es)

Capricórnio Serpente

Re: Xintoísmo

Mensagem por Sailor Moon em Seg Abr 30, 2012 8:08 am

Achei o tópico muito interessante Sosai. Obrigada! A Amaterasu faz parte do meu tarot. Tive há pouco tempo a estudar sobre ela e foi quando me deparei com alguma da informção que aqui postas-te. É realmente um tema muito interessante!!! Obrigada!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Dominus357 em Qua Maio 02, 2012 12:25 pm

Sosai-tan, só tenho um pequeno ponto a corrigir:
escreveste o seguinte:
"Vamos então pegar no "Shin",神, cujo significado original é かみ, kami, ou seja deus. "Tou", 道, cujo significado original é みち, michi, ou seja caminho."
mas na realidade 'originalmente' os caracteres liam-se 神 'shin' (shen) e 道 'tou' (dao), visto serem oriundos da China. essa é a leitura on'yomi deles, uma aproximação ao som das palavras (um pouco como um Português dizer "xequiráute" ao invés de 'check it out'). só depois é que a pronuncia Nipónica (kun'yomi) foi ligada aos caracteres ficando 'Kami' e 'Michi', respectivamente. Em alguns casos (talvez na maioria, mas não tenho fontes) simplesmente ligaram-se conceitos já existentes (por exemplo dia 'nichi') aos caracteres que foram trazidos (o caracter 日 lê-se 'ri' em Mandarim, e foi aproximado para 'hi' em on'yomi, e depois foi associado ao conceito pre-existente de 'nichi').
Por curiosidade também deixo aqui que outra maneira de se referir ao Shintoismo é "Kami-no-michi" (ou seja, a leitura kun'yomi dos caracteres).
De resto, gostei do post Razz sempre me interessei pelo grande Nihon e pelo Shintou.
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Sosai Wakasaki em Qua Maio 02, 2012 3:19 pm

Sim, eu sei perfeitamente disso (afinal de contas estudo a língua e cultura japonesa e chinesa), no entanto acho a informação da leitura on'yomi, que é oriunda da China, irrelevante para o resto. Razz Individualmente, hoje em dia esses caracteres sozinhos lêem-se como eu referi. E como é irrelevante (afinal de contas isto não é uma aula de história ou de língua japonesa) decidi colocar assim, de resto ficaria muito complexo se desse essas terminologias desnecessárias.

(Also, para ser kami-no-michi, escrito de maneira correcta teria que ser 神の道. As partículas são a uma das grandes bases da gramática japonesa)

Capricórnio Serpente

Mensagem por Dominus357 em Sex Maio 04, 2012 3:49 pm

tu estudas língua e cultura japonesa?! *__* k'invejaaaaaaaa!
passaste a ser o meu Favourite Pagan Razz
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Sosai Wakasaki em Sex Maio 04, 2012 4:02 pm

Dominus357 escreveu:tu estudas língua e cultura japonesa?! *__* k'invejaaaaaaaa!
passaste a ser o meu Favourite Pagan Razz

Yaps, e chinesa também.

Capricórnio Serpente

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: