Saudações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Saudações

Mensagem por Ioldanach em Qua Abr 25, 2012 2:23 am

Olá a todos Wink

Após algumas visitas ao fórum decidi registar-me... Quero fazer parte de uma comunidade que se identifique com o paganismo, pois comecei à pouco a dar os meus passos no tema. Estive muito tempo "às escuras" e nunca acreditei em qualquer tipo de religião até que comecei a ler um pouco sobre paganismo e especialmente wicca. De certo modo sempre senti uma conecção com a natureza e com uma energia que parece vir dela, e que exisita algo mais do que aquilo que nos apercebemos através dos sentidos. Sempre achei que aquilo que nos é transmitido pela religião católica (e isto sendo só a minha opinião) apenas existe para efectuar uma globalização e controlo da população, além de esconderem uma suposta bondade atrás de hipocrisias. Ao aprofundar a leitura sobre o tema comprovei cada vez mais isso, e ao mesmo tempo fui descobrindo o paganismo. Senti de imediato que era familiar, de um estranho modo, e que os deuses sempre estiveram presentes na minha vida. Os valores e tradições wiccanas foram algo com que de imediato encontrei uma associação... algo que permitisse uma alma "livre" nesta vida de constante obrigação cada vez mais desumana, onde cada um é "mais um".

Desculpem lá a wall of text Razz mas espero que consiga ter o vosso apoio para as minhas dúvidas, ainda estou a descobrir o meu rumo e todas as sugestões são agradecidas

Cumprimentos
Ioldanach

Câncer Macaco

Re: Saudações

Mensagem por Sailor Moon em Qua Abr 25, 2012 10:10 am

Sê bem vindo Ioldanach espero que gostes deste nosso cantinho.

Não tens nada a desculpar, acredita que a tua apresentação é de certa familiar a todos nós. Desejo que encontres o que procuras neste caminho e sente-te à vontade para colocar todas as tuas dúvidas e partilhares a tua opinião nos diversos temas. Seja como for podes contar com o nosso apoio.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Morrigan em Qua Abr 25, 2012 10:26 am

Sê bem-vindo....Smile Penso que encontrarás aqui também uma diversidade dentro do paganismo que é muito saudável e que cria discussões muito interessantes. Espero que participes nelas! Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por MissElphie em Qua Abr 25, 2012 10:34 am

Muito bem-vindo Wink
MissElphie

Capricórnio Macaco

http://caminhomagico.net

Mensagem por Sosai Wakasaki em Qua Abr 25, 2012 11:23 am

Sê bem vindo!

Capricórnio Serpente

Mensagem por Lifebringer em Qua Abr 25, 2012 12:40 pm

Sê bem-vindo ao fórum! A tua apresentação lembra-me dos meus próprios "primeiros passos" no Paganismo, e sem dúvida que vais ter aqui bastantes oportunidades de enriquecer ainda mais a tua experiência.
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

http://portugalpagao.pt.vu

Mensagem por Convidado em Qua Abr 25, 2012 2:51 pm

Bem-vindo ao Portugal Pagão ^_^

Convidado
Convidado

Mensagem por Nantumaurus em Qua Abr 25, 2012 4:19 pm

Bem vindo amigo,
aqui encontrarás várias e diversas respostas para as tuas questões, o que te vai permitir tirar conclusões mais concisas.
Espero que te divirtas! Wink
Nantumaurus

Aquário Cavalo

http://lusitaniaecastrum.blogspot.com/

Mensagem por Ioldanach em Qua Abr 25, 2012 11:14 pm

Obrigado a todos pela recepção ^^
Apesar de compreender os fundamentos da wicca e de já ter adquirido vários conhecimentos, não sei ainda que tradição deva seguir, ou se é necessário. O Asatru suscita muito a minha curiosidade, pois ao relacionar-se com a mitologia nórdica parece-me que adopta uma postura mais "guerreira" e "séria"... no entanto os rituais são mais escassos, não celebram os sabbats etc.
Ainda não fiz o ritual de iniciação, mas isso é um requisito para efectuar-mos outros rituais?
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Nantumaurus em Sex Abr 27, 2012 12:40 pm

Ioldanach escreveu:Obrigado a todos pela recepção ^^
Apesar de compreender os fundamentos da wicca e de já ter adquirido vários conhecimentos, não sei ainda que tradição deva seguir, ou se é necessário. O Asatru suscita muito a minha curiosidade, pois ao relacionar-se com a mitologia nórdica parece-me que adopta uma postura mais "guerreira" e "séria"... no entanto os rituais são mais escassos, não celebram os sabbats etc.
Ainda não fiz o ritual de iniciação, mas isso é um requisito para efectuar-mos outros rituais?

O melhor que tens a fazer é o que quase todos nós fizemos, seguir os fundamentos da wicca de um modo ecletico. Ou seja tanto podes apelar a deuses nordicos, como celtas, lusitanos, gregos, romanos, etc. Ou pura e simpelsmente à deusa e ao deus. À medida que vais realizando rituais e/ou encantamentos, evoluis e vais desobrir por ti proprio qual é o panteão de deuses com quem mais te identificas. Depois é uma escolha que só a ti te diz respeito, ou continuas como até então ou adoptas uma das muitas tradições wiccanas e/ou pagãs.
Se é uma postura guerreira e séria que queres manter, adopta-a idependentemente da tradição por onde seguires.
Lê muito, estuda e pratica antes de cada decisão que tomares.
Os rituais de iniciação e de consagração, etc. servem para nos conectarmos com as energias divinas e de certa forma ganharmos alguma prática e nos ambientar-mos. Se não fizeres qualquer tipo de iniciação, de qualquer maneira ao realizares rituais vais canalizando as energias para ti e para os teus instrumentos de trabalho, no entanto seria aconcelhável que fizeses os rituais da praxe, digamos assim, para que quando avançares possas estar mais por dentro de tais práticas. Wink
Nantumaurus

Aquário Cavalo

Mensagem por Morrigan em Sex Abr 27, 2012 1:44 pm

Exite algo em que afirmaste,Nantumaurus, que não sei se compreendi correctamente. Pareceu-me que deste a ideia que era quase implicito ser Wiccan para pertencer ou apelar aos deuses de diversas culturas e panteões. Desculpa-me se percebi errado, mas se foi essa a tua afirmação, eu não considero que seja assim Smile Eu não tenho nada a haver com Wicca e ainda assim sigo o Paganismo Celta, não o Neopaganismo, só para não cair em erros. Sigo com as antigas normas de conducta, rituais e de honra pelos quais eles se guiavam e eu tento fazer o meu melhor por seguir. Acho que por vezes mesmo nós pagãos misturamos muito as coisas....

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Nantumaurus em Sex Abr 27, 2012 3:08 pm

Morrigan escreveu:Exite algo em que afirmaste,Nantumaurus, que não sei se compreendi correctamente. Pareceu-me que deste a ideia que era quase implicito ser Wiccan para pertencer ou apelar aos deuses de diversas culturas e panteões.

Das duas uma, ou foste tu que entendeste mal ou fui eu que me expressei mal! Laughing
O que eu queria dizer era que a maioria de nós pagãos, certamente, começou pela wicca (versão solitária e ecletica), pois esta é sem duvida a religião pagã mais difundida. O que por acaso não foi o meu caso, que entrei neste mundo atraves da magia dos anjos só abordando a wicca mais tarde. Basicamente o que pretendia transmitir é que o mais importante é entrar e que o resto vem com o tempo.

Anos mais tarde pode-se dizer que a tradição que sigo é esta: A VELHA RELIGIÃO PENINSULAR
Embora os moldes em que a relaize sejam dentro da wicca, por assim dizer, não me posso considerar wiccano uma vez que não celebro os Sabbats. Apenas invoco os antigos deuses peninsulares, nomeadamente os lusitanos e os dos celtas das planicies alentejanas, para a realização de magia q.b e tambem de rituais. Serei eu um bruxo tradicional voltado para os antigos deuses destas terras ou um reeconstrucionista lusitano? Se queres que te diga nem eu sei. É por isso que gosto do paganismo, porque podemos expressar a nossa religiosidade como nos bem prover.
Nantumaurus

Aquário Cavalo

Mensagem por Morrigan em Sex Abr 27, 2012 5:06 pm

Yep, Nantumaurus, acho que foi erro meu mesmo, desculpa! Very Happy Concordo que muitos chegam ao paganismo através da Wicca e até já ouvi a comparação que é como entraar no mundo do Metal através do Marilyn Manson. Laughing Sem ofender, claro . :p Acho que segues as Old ways...a Peninsulka Ibérica teve tanta diversidade que basicamente abarcamos um pouco de todas as culturas.... Very Happy

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Artemisa em Sex Abr 27, 2012 7:20 pm

Bem-vindo!!!
Artemisa

Peixes Macaco

Mensagem por Ioldanach em Sex Abr 27, 2012 10:06 pm

Artemisa escreveu:Bem-vindo!!!
Obrigado Wink

Nantumaurus, acho que tens razão. Acho que após fazer uma introspecção e de me sentir bem com tudo relacionado com wicca e de me relacionar com os seus princípios/leis (se é que se podem denominar assim, acho o conceito um pouco arbitrário quando tratado por "lei" Razz ) o mais importante é o passo da "coragem": fazer rituais e ganhar prática para me sentir o mais à vontade possível e apenas depois escolher a tradição com que me identifico mais. Mas poderei referir-me às divindades apenas como Deus e Deusa ou um conceito do género com que me associe ou deveria já ligar-me aos deuses nórdicos (por exemplo)?

PS- Morrigan eu sou fiel com as minhas escolhas Very Happy conheci o metal através dos metallica e ainda são a minha banda preferida (pelos albuns originais claro Cool )
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Sailor Moon em Sex Abr 27, 2012 10:19 pm

Ioldanach o que é bom em ser pagão é que não existem regras. És livre para escolher o teu caminho e mudares de ideias quando esse for o caso. Acho que tás a tomar uma boa decisão em começar a praticar e a conhecer a arte, mas podes ir buscar principios da wicca como de outra vertente qualquer. Podes até fazer um mix de vertentes com os ensinamentos de cada uma que mais te inspiram. Por exemplo aplicar alguns conhecimentos de wicca juntamente com Asatru se essa corrente te inspira. Conheço pessoal que aplica alguns dos conhecimentos de Asatru juntamente com outras correntes do paganismo.

Em relação à questão dos Deuses isso depende de ti e daquilo que sentes. Se sentes que deves trabalhar com os Deuses no genérico então força, se pelo contrario preferes já começar a ligar-te aos Deuses nordicos então avança. Ou até podes usar os dois consoante a tua disposição. Numas vezes usas no genérico e noutras aplicas aos Deuses nordicos. És tu quem faz as regras!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Taýr Mirellë em Sab Abr 28, 2012 10:54 pm

Irashaai, Ioldanach! õ/
(funny name~~)
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por Ioldanach em Sab Abr 28, 2012 10:58 pm

Taýr Mirellë escreveu:Irashaai, Ioldanach! õ/
(funny name~~)
Hum? Ioldanach é um dos nomes do deus Lugh (Ildánach). Não percebi xD

Edit- comida japonesa? scratch
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Sosai Wakasaki em Dom Abr 29, 2012 12:38 am

Ioldanach escreveu:
Taýr Mirellë escreveu:Irashaai, Ioldanach! õ/
(funny name~~)
Hum? Ioldanach é um dos nomes do deus Lugh (Ildánach). Não percebi xD

Edit- comida japonesa? scratch

Ela queria dizer: いらしゃいませ Irashaimase, que quer dizer welcome, bem-vindo. Irashai é mais oral por assim dizer, ou seja é algo que não se escreve.

Capricórnio Serpente

Mensagem por Ioldanach em Dom Abr 29, 2012 6:10 pm

Aaah arigato lool não sabia Razz por acaso vejo anime de vez em quando...
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Amitiel Pandora em Qui Maio 10, 2012 2:24 pm

Se muito bem vindo Ioldanach!
Adorei a tua apresentacao pelo simples facto que criticas te esses "coisos" para nao dizer palavroes! Razz

Anyway, e muito ja foi dito aqui relativo as tuas duvidas, gostaria de acrescentar ainda, dando a minha opiniao, que nao es obrigado a fazer iniciacoes ou a seguer escolher ja uma vertente... Como a sailor moon disse e muito bem ha uma liberdade. Procura a verdade no teu coracao, e o ler e estudar nao sao as unicas ferramentas para aprenderes. Com o tempo vais observando as pessoas e mesmo a tua relacao e a experiencia de vida que vais alcancando vao ser os teus mestres.

Espero ver esse teu entusiasmo pelo forum Razz E desculpa la o portugues mas tou a escrever num teclado ingles xD
Amitiel Pandora

Capricórnio Dragão

Mensagem por Ioldanach em Qui Maio 10, 2012 6:16 pm

Obrigado Smile acho que no fundo nós aqui sabemos ver através desses "coisos" xD

Estou a ler algumas obras que me estão a ajudar a encontrar o meu caminho, wiccan warrior etc. a verdade está comigo mas preciso de umas ajudas como estas para a encontrar lool
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: