Kabbalah

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Kabbalah

Mensagem por Sailor Moon em Ter Abr 24, 2012 12:55 pm

Decidi abrir este tópico por ser uma completa leiga no assunto e para pedir aos membros do forúm com algum conhecimento (ou não) sobre o assunto postarem aqui alguma da vossa aprendizagem e conhecimento sobre o tema.

Sinceramente nem sei bem que conceito tenho da Kabbalah, lembro-me de ler alguma coisa sobre o assunto e ficar com a ideia de que está relacionada com a o significado dos números, traduzindo toda a linguagem para matemática. Nesse texto davam exemplos de como se poderia falar Kabbalisticamente, mas verdade seja dita que se alguém falasse assim para mim ficava a saber o mesmo, isto porque tomava as suas palavras à letra e não com o misticismo por detras. Então como aprender este código? Por onde começar? Já percebi que a Kabbalah é complexa e polémica, mas quais os ensinamentos mais básicos? O que devemos ter presente?

Tive a ver no wikipédia (e sim eu sei, não é o melhor sitio para pesquisar estes assuntos, mas pelo menos costuma ser sucinto) e esta frase despertou-me mais a curiosidade "Na vida do dia-a-dia, esta transformação significa desapegar-se da raiva, da inveja e de outros comportamentos reativos em favor da paciência, empatia e compaixão. Não significa abrir mão de todos os desejos e ir viver no topo de uma montanha. Muito pelo contrário, significa desejar mais da plenitude para a qual a humanidade foi criada para obter." Como conseguir isto pela Kabbalah e como aplicá-la de forma simples no nosso dia-a-dia?

Apesar de ter origens judaicas ela foi expandida a outras religiões certo? Mas pelo que percebi existem pessoas que a seguem como uma prórpia religião em si. Não entendo muito bem o seu fundamento.

O meu interesse pela Kabbalah está relacionado com a leitura de tarot, pois sei que teve na sua origem a Kabbalah, no entanto tenho um livro sobre este tema que a meu ver deixa muito a desejar, pois relaciona os numeros dos arcanos maiores com as próprias imagens do tarot representado, mas existem muitos tarots direferentes com a sua propria essência, então apenas pretendia retirar o ensinamento Kabballistico pelos números representados, mas mesmo assim já encontrei muita informação contaditória em relação ao significado dos números e por isso deixei este tema de lado.

Alguém pode dar uma luz sobre este tema?
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Re: Kabbalah

Mensagem por Ichabod em Ter Abr 24, 2012 3:09 pm

Ok, lots of questions!

A Cabala, ou Qabalah, ou Kaballah, ou como quer que queiras escrever, começou por ser o lado místico da fé judaica. Especula-se muito quando é que os primeiros cabalistas surgiram, mas a Idade Média e o início do Renascimento viram ser escritas as principais obras cabalísticas.

As platitudes que referes só s atingem depois de muita contemplação e meditação. A Cabala é, acima de tudo, um sistema de magia. Podes meditar sobre certas visualizações ou aspectos da própria filosofia cabalística, podes abordar a coisa por um lado mais racional e trabalhar só com correspondências, podes fazer invocações, evocações...

Agora, para poderes trabalhar com a cabala, com os elementos simbólicos e mitológicos do sistema, tens que entrar um bocado na coisa entrar no espírito. Questionar, questionar sempre, porque esse é o caminho, mas nunca numa dualidade bom mau.

Acho que isso é algo que se vai aprendendo. Aprender outros níveis simbólicos. Por exemplo, há muito a dicotomia, na árvore da vida, entre positivo e negativo, associados respectivamente a masculino e feminino. Agora, antes de lançares qq coisa contra o monitor, negativo neste contexto não tem um significado pejorativo, mas antes científico, quase. Coisas destas e outras vão ser barreiras e podem forçar uma pessoa a ultrapassar-se e broaden up the mind, ou podem servir pa validar o preconceito contra o monoteísmo em geral.

Indo noutra direcção, assim que tiveres um bom grasp da matéria básica, é uma kestão de ir pensando e ir adicionando correspondências.

Por exemplo, A árvore da Vida. A um nível superficial, é bastante politeísta, porque cada esfera pode ter um deus(a) de qq panteão que conheças alocado.

Se te interessares, procura o Chicken Qabalah, do Lon Milo Duquette. É uma boa introdução. E não leias págs na net sobre cabala. é um pouco como leres sobre o benfica num blog.

Tenho a sensação de que fui algo confuso, por isso se tiveres dúvidas, feel free.
Ichabod

Capricórnio Boi

Mensagem por Sailor Moon em Ter Abr 24, 2012 3:57 pm

Aquilo que eu precisava mesmo era um livro do género "Cabala para Tótós"
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Hermes)o-|- em Ter Abr 24, 2012 5:59 pm

Cara Sailor Moon,

Só algumas observações.. O Tarot não tem os seus origem na Kabbalah, embora ambos (tarot e kabbalah) se podam entrelaçar muito bem e deste encontro muito podemos descobrir...

Por outro lado, a origem da Kabbalah não é judaica, senão que nasce duma mistura de: gnosticismo cristão, misticismo judeu, neoplatonismo ( e hermetismo) e algumas outras correntes... No sentido da Magia e o Esoterismo Prático os estudos da kabbalah são direccionado (maioritariamente) a chamada Kabbalah Hermética (embora a vertente Cristã seja muito interessante). Há muitos livros sobre o tema e nenhum deles é "simples" embora eu recomendo estes 3:

1- Origins of the Kabbalah. Gershom Scholem.
2- A Cabala Mística. Dion Fortune
3- The Chicken Qabalah. Lon Milo Duquette

O livro de Dion Fortune podes arranjar em Português, os outros dois, só conheço em Inglês.
O estudo da Kabbalah (em variados níveis) é obrigatório na maioria das Ordenes Esotéricas que hoje existem (varias ordenes rosacruces, aurora dorada e derivados, martinismo, ordenes de magia cerimonial, etc). Mesmo na Wicca Tradicional, para muitos covens é também importante algum conhecimento sobre o assunto.. (a profundidade depende do coven em particular).

Só adicionar, estou muito de acordo com Ichabod quando diz que não leias muitas páginas da Internet.... a Internet em muitos tópicos incluindo a Kabbalah, pode ser mais uma fonte de desinformação que de informação, quando não sabemos "filtrar" ainda o contudo.

Última edição por Sosai Wakasaki em Ter Abr 24, 2012 11:10 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Double Post...)

Hermes)o-|-

Mensagem por Sailor Moon em Ter Abr 24, 2012 8:58 pm

Obrigada pelas dicas Hermes, já tinha encontrado referencia a esses livros assim como a outros, mas ainda assim fico grata em saber que esses são potencialmente os melhores para começar.

Mas para além dessa informação a intenção ao abrir este tópico era saber a opinião sobre o assunto de quem já leu e sabe um pouco desta a matéria, para ficarmos todos a beneficiar.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Ichabod em Qua Abr 25, 2012 7:27 pm

Boa, mais alguém interessado!

Como o Hermes disse, é uma matéria complicada, e que exige alguma dedicação, mas se começares por esses livros, não é nada mau. Só não tenho o do Scholem, e tou sempre a voltar a eles.
Ichabod

Capricórnio Boi

Mensagem por Sailor Moon em Qua Abr 25, 2012 8:00 pm

Ok obrigada Ichabod, vou aprofundar mais o tema sim. Seja como for como te disse comecei a ler um ebook que tinha praqui guardado intitulado "iniciação ao hermetismo", achei-o interessante e já comecei a parte prática, mas ainda não encontrei nada de novo. Tudo o que li ali já tinha lido noutras correntes ou noutros contextos. Isso não significa que não encontre coisas novas lá mais para a frente, mas seja como for é engraçado como acaba sempre por estar tudo interligado.

Ainda assim obrigada aos dois pelas dicas!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Hermes)o-|- em Sab Maio 05, 2012 9:34 am

Sailor,
As terceiras sextas feiras de cada mês há um curso de kabbalah ao publico no capitulo da ordem rosacruz no Porto. O curso já começou há muito mas vai a reiniciar novamente. Também sei que há outros noutros lados mas imagino que estes não sejam muito baratos. Se estas interessada diz qualquer coisa para te dar mais informação.

Hermes)o-|-

Mensagem por Hermes)o-|- em Sab Maio 05, 2012 9:35 am

Desculpa, terceiros sábados !!!! Smile

Hermes)o-|-

Mensagem por Sailor Moon em Sab Maio 05, 2012 11:30 am

Obrigada Hermes pela informação, realmente deve ser interessantissímo, mas estou a viver em Londres de momento pelo que não vai dar. Seja como for eu também sou de Santarém por isso não se tornava viavel ir para o Porto. Talvez um dia em Lisboa ou assim. Mas por enquanto vou continuar o estudo por mim e tentar evoluir.
Mas uma vez mais obrigada pela dica.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Dominus357 em Qui Maio 10, 2012 4:02 pm

oh Hermes, se me puderes dar a informação sobre esse curso (onde, quando, como, quanto custa, etc.) agradecia... fiquei um pouco intrigado e interessado Razz
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Hermes)o-|- em Sab Maio 12, 2012 10:23 am

Olá Dominus,

O curso de cabala na orden rosacruz do Porto é aberto ao publico e é centrado na cabala hermética com elementos de magia ceremonial. O curso é gratuito embora seja preciso pagar 2.50 por cada encontro (um por mês) que é para os gastos do local. Em Lisboa há outro também embora com outra abordagem mas também muito interesante.

Os encontros são nos terceiros sábados do mês (o próximo e no 19) e o endereço postal do capitulo é:
Travessa de Santo Isidro, nº 83, 4000 - 476, Porto. Capitulo da Antiga e Mística Ordem Rosa- Cruz.

Hermes)o-|-

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: