Princípio Criador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Princípio Criador

Mensagem por Artemisa em Sab Abr 21, 2012 11:17 am

Criei este tópico porque não encontrei nenhum sobre o assunto e queria esclarecer algumas dúvidas.

O princípio criador é a origem de tudo? E o que é que deu origem a este principio criador?

Também fiquei baralhada porque nas minhas pesquisas o que encontrei que foi do Princípio criador que surgiram as duas polaridades a feminina e a masculina que associei aos Deus e à Deusa (está errado?)...mas depois também li que o Deus nasceu da Grande mãe..a grande mãe é a deusa??

Desculpem lá esta confusão toda e as perguntas xD
Artemisa

Peixes Macaco

Re: Princípio Criador

Mensagem por Convidado em Sab Abr 21, 2012 11:45 am

O Deus é ao mm tmp o consorte & o filho da Deusa... Nao pode haver um sem outro. O Deus fecunde a Deusa para poder morrer & renascer.
Acho que o principio criador nao é o principio do universo, é o principio no estilo uma "lei da natureza".
Neste caso a lei de toda a criacao, que é a polaridade masculino/feminino.
Isto é o que eu percebi e a minha conclusao pessoal. Espero q t ajudou Smile

Convidado
Convidado

Mensagem por Morrigan em Sab Abr 21, 2012 7:07 pm

Concordo com quase tudo que disseste greenlove, menos a aprte do Deus ser também filho da Deusa... Parece-me aí que a Deusa recebe mais importância que o Deus quando no meu ponto de vista têm exactamente a mesma importância. Duas metades que se completam e de cuja união nasce "simplesmente" a vida e energia.

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Hermes)o-|- em Sab Abr 21, 2012 8:57 pm

realmente as respostas são muito simples embora um bocado longas...e eu não gosto de escrever muito... Smile

Há algumas dicas que podes considerar para o teu estudo ou pesquisa sobre o tema (que é muito interessante e polémico) são:

1- O Deus e a Deusa são iguais em importância (como disse Morrigan) mas não são iguais em função.
2- O Deus é ao mesmo tempo Filho e Consorte...sim mas isto de "ao mesmo tempo" deve ser revisto com detalhe. Podes ver por exemplo a trilogia Isis-Osiris-Horus (o Deus é o Consorte e o Filho Very Happy ).
3- Há um principio "único" e há uma polaridade, agora o "Principio Criador" é uma coisa que pode ser entendida de muitas maneiras pelo que é necessário "explicar melhor" o que isto quer dizer. O emprego dos símbolos são uma ajuda para isto.

Alem disto, no pensamento hermético (muito presente em numeras tradições pagãs ou não) existe ou que se chama os "Sete Princípios Herméticos", com eles poderás compreender muita coisa (o livro é por exemplo "O Caibalion"). Outro livro que pode ser de utilidade para isto (e muitas mais cosas) é o de Ellen Cannon Reed, The Witches' Qabalah: The Pagan Path and the Tree of Life.

Hermes)o-|-

Mensagem por Sailor Moon em Sab Abr 21, 2012 9:21 pm

Concordo com o que foi dito anteriormente, apenas respondendo directamente às tuas perguntas
Artemisa escreveu:
Também fiquei baralhada porque nas minhas pesquisas o que encontrei que foi do Princípio criador que surgiram as duas polaridades a feminina e a masculina que associei aos Deus e à Deusa (está errado?)
Não creio que esteja errado, de um modo geral quando se fala das polaridades masculina e feminina refere-se ao Deus e à Deusa.

Artemisa escreveu:...mas depois também li que o Deus nasceu da Grande mãe..a grande mãe é a deusa??

Sim a Deusa muita das vezes é discrita como a grande mãe, entre outras coisas.

Artemisa escreveu:Desculpem lá esta confusão toda e as perguntas xD
Nada a desculpar, pergunta à vontade só assim podermos aprender!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Artemisa em Dom Abr 22, 2012 9:12 pm

Hum ok obrigada a todos já fiquei com uma ideia melhor de certas coisas e vou continuar a investigar Wink

Hermes obrigada pelas sugestões!!
Artemisa

Peixes Macaco

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: