Economia alternativa
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Economia alternativa
Li recentemente um artigo na BBC que mencionava um sistema de trocas popular na grécia, organizado, para fugir de certa forma ao euro, ou simplesmente para criar uma economia e incentivar trocas sociais onde antes não existia nenhuma.
http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-17680904
É interessante que o sistema é baseado numa aplicação open-source, "cyclos", (fui estudante de informática na FCT UNL e sou aficcionado em open-source..) que incentiva exactamente esse tipo de comunidades de trocas.
http://project.cyclos.org/about-stro
Quem sabe, um recurso que poderá ser util a alguem um dia no futuro?
http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-17680904
É interessante que o sistema é baseado numa aplicação open-source, "cyclos", (fui estudante de informática na FCT UNL e sou aficcionado em open-source..) que incentiva exactamente esse tipo de comunidades de trocas.
http://project.cyclos.org/about-stro
Quem sabe, um recurso que poderá ser util a alguem um dia no futuro?

Re: Economia alternativa
Isso faz me relembrar o tempo antes de o homem ter inventado a moeda. "Dou-te 20 galinhas em troca de um porco."
Ainda existem comunidades hippies que funcionam dessa forma e até é sustentável.

Morrigan- Cecidit munitus
-
Siiiim, eu adoro esse tipo de economia. Desde pequena que sonho ardentemente com um mundo sem dinheiro D:
Para quem tem interesse numa economia alternativa, sugiro que pesquisa RBE ou resource based economy. Tem vários projectos que trabalham para essa economia e tem princípios super interessantes.
Por exemplo, o Venus Project é aquele que conheço melhor. Defende um mundo tecnológico sem dinheiro em que as máquinas fazem o trabalho dos humanos e nós apenas precisamos de evoluir e contribuir para o nosso auto-crescimento e para o melhoramento da humanidade. É um conceito super interessante que tem muitos apoiantes e também muito cépticos.
Depois temos The Zeitgeist Project que não estudei muito mas que tem mais ou menos os mesmos princípios, em que o ponto maioritário é a troca de bens em vez de troca de bens por dinheiro (se não me engano).
No final, a mim o que realmente me interessa numa economia alternativa é a possibilidade de sermos todos iguais, termos todos as mesmas oportunidades e direitos independentemente do sítio na terra onde vivemos. Queria a possibilidade de escolher os meus próprios horários e seguir a minha vocação sem me preocupar com dinheiro e em sustentar-me. A igualdade de todos os seres humanos e um sistema sustentável onde espécies não se tornam extintas e onde as paisagens continuam a ser lindas, sem serem destruídas ou contaminadas pelo ser humano.
Por exemplo, o Venus Project é aquele que conheço melhor. Defende um mundo tecnológico sem dinheiro em que as máquinas fazem o trabalho dos humanos e nós apenas precisamos de evoluir e contribuir para o nosso auto-crescimento e para o melhoramento da humanidade. É um conceito super interessante que tem muitos apoiantes e também muito cépticos.
Depois temos The Zeitgeist Project que não estudei muito mas que tem mais ou menos os mesmos princípios, em que o ponto maioritário é a troca de bens em vez de troca de bens por dinheiro (se não me engano).
No final, a mim o que realmente me interessa numa economia alternativa é a possibilidade de sermos todos iguais, termos todos as mesmas oportunidades e direitos independentemente do sítio na terra onde vivemos. Queria a possibilidade de escolher os meus próprios horários e seguir a minha vocação sem me preocupar com dinheiro e em sustentar-me. A igualdade de todos os seres humanos e um sistema sustentável onde espécies não se tornam extintas e onde as paisagens continuam a ser lindas, sem serem destruídas ou contaminadas pelo ser humano.
Convidado- Convidado

» Como criar uma sociedade alternativa
» Porcentagem - (cursam economia)
» Terapia Alternativa
» (UEL-PR–2006) Uma alternativa para os catalis
» Japão - Mackenzie
» Porcentagem - (cursam economia)
» Terapia Alternativa
» (UEL-PR–2006) Uma alternativa para os catalis
» Japão - Mackenzie
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: