Duvidas e questões dum Merlin wannabe!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duvidas e questões dum Merlin wannabe!

Mensagem por Tazzy em Ter Mar 13, 2012 6:26 pm

olá a todos:
desde já a primeira dúvida que eu tenho é se posso montar um altar num sótão em que o tecto tem um formato triangular.
A segunda dúvida: posso usar uma mesa (de centro de sala) em madeira e pedra, para o altar?
Possivelmente esta vai deixar muita gente em choque: como reconheço os 4 pontos cardeais?
terceira questão: em vez de comprar um caldeirão posso usar um foundue?
Quarta questão: uma vez que o disco rigido do meu computador avariou e perdi o caesso aos dados, gostaria que alguém pudesse indicar Links sobre tarot, nomeadamente aqueles te tenham informação sobre esquemas de tirada de cartas EX: cruz, cruz celta, ferradura etc.
Já agora uma última questão: comprei 2 tabeletes de cânfora com o intuito de limpar a minha casa mas não sei como usar.
Desde já muito obrigado pela colaboração.
)O(

Tazzy

Sagitário Dragão

Re: Duvidas e questões dum Merlin wannabe!

Mensagem por Morrigan em Ter Mar 13, 2012 7:08 pm

Vejo que começaste a participar!Smile Bom, vou te dar a minha opinião, mas é a opinião de alguém que não segue propriamente as regras estabelecidas. Só te tenho uma coisa a aconselhar: faz o que sentires que está correcto. Faz o altar como sentires que deve ser feito, faz no local que achares melhor e utiliza o que achas que deve ser utilizado Smile Em relação aos pontos cardeais acho que existem duas hipóteses: vês de que lado o sol nasce e aí será o Este. Depois, calculas os outros pontos a partir desse. Se não tiveres bem a certeza, usa uma bússula que te indicará o Norte magnético que é muito aproximado ao Norte verdadeiro. Espero ter ajudado...

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Tazzy em Ter Mar 13, 2012 7:30 pm

eh eh já é um principio obrigado!

Tazzy

Sagitário Dragão

Mensagem por Taýr Mirellë em Ter Mar 13, 2012 9:34 pm

Curiosidade, a propósito dos pontos cardeais e bússolas: no semestre passado, o prof regente de Geologia disse-nos numa aula teórica que a palavra "bússola" tem origens gregas (ou algo assim para o arcaico xD) e cujo significado é "bruxa", porque "adivinhava" sempre onde ficavam os pontos cardeais =p

Tazzy, acho que o tecto não influencia o altar, desde que não sintas que a forma que tem fecha o espaço e restringe fluidos energéticos =)
Quanto ao fondue, desde que o significado do caldeirão lhe esteja atribuído, e se tiveres noção de que não vais voltar a poder usá-lo para fazer fondue, não deve haver problema xD (porque usar um instrumento consagrado para fazer fondue é... inadequado, imo)
De resto, estou com a Morrigan =)
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por Andre em Qua Mar 14, 2012 4:36 pm

Tazzy escreveu:desde já a primeira dúvida que eu tenho é se posso montar um altar num sótão em que o tecto tem um formato triangular.
Se o formato do tecto não te restringir, não vejo porque não. A pirâmide é uma forma poderosa com um uso bastante antigo.
Tazzy escreveu:A segunda dúvida: posso usar uma mesa (de centro de sala) em madeira e pedra, para o altar?
Claro, desde que não passes todo o tempo a mudá-la da sala para o sótão e vice-versa. Smile A madeira e a pedra têm a vantagem de ser materiais orgânicos.
Tazzy escreveu:Possivelmente esta vai deixar muita gente em choque: como reconheço os 4 pontos cardeais?
Para responder à questão sem número: "Já chegou a Portugal um aparelho ultra-moderno (tecnologia de ponta) para esse fim, é conhecido como bússola." - (Frase retirada de uma publicidade do século 12). Para um método mais "artesanal" tens 4 hipóteses: 1 - Encontras a Estrela Polar que está sempre no Norte; 2 - Espetas um pau no chão e, ao meio dia (solar), a sombra indica o Norte (aproximadamente). 3 - Esperas pelo próximo Equinócio, vês onde nasce e se põe o Sol e tens o Este e o Oeste; 4 - Observas as árvores e as pedras, o musgo cresce mais do lado Norte.
Tazzy escreveu:terceira questão: em vez de comprar um caldeirão posso usar um foundue?
Podes, um fondue ou uma panela, mas depois não derretas queijo ou chocolate no fondue (a não ser que seja uma oferenda aos deuses e, como tal, parte do ritual). Smile
Tazzy escreveu:Quarta questão: uma vez que o disco rigido do meu computador avariou e perdi o caesso aos dados, gostaria que alguém pudesse indicar Links sobre tarot, nomeadamente aqueles te tenham informação sobre esquemas de tirada de cartas EX: cruz, cruz celta, ferradura etc.
O DuckDuckGo é teu amigo (o Google já está muito batido). Smile
Tazzy escreveu:Já agora uma última questão: comprei 2 tabeletes de cânfora com o intuito de limpar a minha casa mas não sei como usar.
Uma vez que não as vais conseguir queimar, que os vapores são extremamente tóxicos e que nunca ouvi falar de limpeza com cânfora, aconselho-te a pô-la no baú da roupa para afastar o mofo e a ir comprar um pacote de um defumadouro de ervas para queimar (ou então a queimar arruda, que ainda é melhor). A não ser que por limpeza estejas a falar de detergentes... Smile
Andre

Escorpião Galo

Mensagem por Taýr Mirellë em Qua Mar 14, 2012 10:37 pm

Andre, vou discordar contigo quanto ao grau de "orgânico" que encontras numa pedra xDDD
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Sailor Moon em Qui Mar 15, 2012 5:52 pm

Lol Tazzy fartei-me de rir com as respostas que o pessoal te deu, por vezes conseguem ser muito mauzinhos, mas concordo com algumas das respostas que te foram dadas.

A questão do tecto triangular tem a ver com o facto de quereres abrir o circulo ou algo do género? É que não importa o formato fisico da sala/quarto/sotão onde faças os teus rituais porque o circulo é um espaço energético que consoante queiras atravessa paredes e outros afins por isso não tens qualquer problema com isso.

Em relação à pergunta da mesa e do foundue digo-te o seguinte, sentes que o deves usar para esse fim? Então usa, não existe forma certa nem errada de fazer as coisas apenas o que manda a tua intuição e aliás nem concordo que não possas voltar a usar o foundue para questões de cozinha porque nada diz que seja uma ofensa aos Deuses tu o fazeres. Essa é uma questão bastante discutida, por exemplo à quem utilize os athemes ou/e facas ritualisticas como utensilios de cozinha, existe quem o critique e quem defenda que cozinhar é nada mais nada menos que um ritual e que tudo o que nós fazemos tem uma componente ritualistica, nesse caso o de alimentar. Por isso mais uma vez te digo segue o que manda a tua intuição e essas será a maneira certa de fazer as coisas.

Em relação aos pontos cardeais já foi tudo dito, eu quando não tenho uma bússola utilizo a posição dos sol nascente (este) ou poente (oeste) como referencia, não dá exacto mas é um pouco mais ou menos o que conta é a intenção.

Sobre as tiradas do tarot existe aqui um tópico onde alguns membros dão alguns exemplos de tiradas mas as melhores tiradas são aquelas que te vão surgindo de improviso, por exemplo aconteceu-me à pouco uma situação em que uma amiga me pediu para ver como andava a vida sexual dela e eu só me vinha à mente uma tirada em forma de pénis e assim fiz. Digo-te que correu muito bem! Basta aventurares-te e acreditares em ti e no teu potencial.

Espero ter ajudado e fico muito feliz por teres posto as mãos à obra e começares a praticar! Boa sorte!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Tazzy em Qui Mar 15, 2012 5:59 pm

bem obrigado a todos pela ajuda.
eu penso que quando o Andre disse "organicos" estava a querer dizer que a madeira e a pedra sao materiais naturais.(pelo menos foi assim que interpetei).
Eu ainda não comecei a praticar, porque ainda estou a reunir os items necessários.
Ah e nao penso que o pessoal estivesse a ser "mauzinho",achei um sentido de humor especial...
)O(

Tazzy

Sagitário Dragão

Mensagem por Dominus357 em Sex Mar 16, 2012 1:39 am

Tazzy, deixa-me só dizer isto: não percas tempo a reunir materiais para começar a praticar, pelo contrário, incorpora os materiais à tua prática quando os conseguires Razz
- para lançar o círculo não precisas de mais que um dedo;
- para o altar basta uma pedra, incenso, uma vela e um copo com água para representar os elementos e duas velas para o Senhor e a Senhora;
já fiz muita boa magia com palavras bem colocadas e apenas a mão direita para dirigir Smile
e outra maneira de saber os pontos cardeais Razz vais ao Google Maps, procuras a tua casa e depois vês para onde fica o Norte (é o k está para cima no Google Maps), depois fica Este à direita, Oeste à esquerda (lembra-te: E de Espanha e O de Oceano) e Sul para trás
e Taýr-chan, podia ser carvão betuminoso xD é uma "pedra" orgânica xD
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Sab Mar 17, 2012 6:05 pm

Dominus, duvido que a mesa dele seja feita de carvão betuminoso - seria extremamente chato para limpar Razz E claro, nem se fala em petróleo, a famosa "pedra líquida", né? xD
Acho que percebeste perfeitamente o que quis dizer xD
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Nantumaurus em Sab Mar 17, 2012 7:47 pm

Olá Tazzy,
não tenho muito mais a acrescentar ao que aqui foi dito anteriormente.
Apenas um conselho prático, sê tu própria.
Não te inibas, os Deuses são generosos e não te vão julgar ou punir pelo teu desconheciento das coisas, até pelo contrário, irão ajudar-te e apoiar-te.
O Deus julgador e punidor está fora deste baralho.
Se te enganares ou ignorares algo, descansa que não vais para o inferno. Laughing
Nantumaurus

Aquário Cavalo

http://lusitaniaecastrum.blogspot.com/

Mensagem por Tazzy em Seg Mar 19, 2012 8:13 pm

ok, muito obrigado pela ajuda.
Já agora tenho mais algumas dúvidas...
reuni o material possivel (de momento o caldeirao, a mesa, o athame e o cálice) para consagrar. como devo realizar o ritual de consagração? em que lua?
No dia do meu proximo aniversário vai ocorrer um fenomeno denominado Lua azul. alguem pode explicar melhor o que é? e que tipo de feitiços se devem realizar com essa lua?
obrigado a todos.
)O(

Tazzy

Sagitário Dragão

Mensagem por Hermes)o-|- em Sex Mar 23, 2012 7:11 pm

Na wicca tradicional não poderias fazer a consagração mas no geral toda ferramenta usada na arte débe ser propriamente consagrada e embora podas pegar formas mais complexas o período de lua cheia e suficiente.
Bom trabalho.

Hermes)o-|-

Mensagem por Tazzy em Sex Mar 23, 2012 7:20 pm

ok obrigado Very Happy

Tazzy

Sagitário Dragão

Mensagem por Dominus357 em Sex Mar 23, 2012 8:52 pm

Lua Azul é o nome dado à 2ª Lua Cheia de um mês, ou seja, ocorre uma vez por ano. A lua não nasce azul nem ganha tonalidades azuis (ao contrário da lua vermelha ou lua de sangue que é uma lua cheia que nasce com cor vermelha).
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Sab Mar 24, 2012 12:08 am

Dominus357 escreveu:Lua Azul é o nome dado à 2ª Lua Cheia de um mês, ou seja, ocorre uma vez por ano. A lua não nasce azul nem ganha tonalidades azuis (ao contrário da lua vermelha ou lua de sangue que é uma lua cheia que nasce com cor vermelha).

E a isso se chama a 13ª lunação, causada pelas irregularidades relativas à duração de cada mês :3
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Andre em Sab Mar 24, 2012 9:25 am

Existem duas formas de calcular a Lua Azul.
Uma (a mais comum) é a que já foi referida, está dependente do calendário gregoriano (e até do fuso horário) e é decorrente de um erro de interpretação.
A outra (a original) aumenta a raridade do fenómeno e diz-nos que é a terceira Lua Cheia de uma estação com quatro. Ou seja, quando entre Solstício e Equinócio (e vice-versa) existem quatro Luas Cheias, a terceira é Lua Azul. Por este método não existe Lua Azul em 2012. É esta raridade aumentada que dá origem à expressão "Once in a blue moon."
OPINIÃO: Como pagãos, o método astronómico (o original) parece-me o mais lógico de usar, infelizmente o uso mais generalizado é o do calendário que utiliza um método de cálculo artificial e reduz a raridade ao fenómeno.
Andre

Escorpião Galo

Mensagem por Taýr Mirellë em Dom Mar 25, 2012 1:02 am

Andre escreveu:Existem duas formas de calcular a Lua Azul.
Uma (a mais comum) é a que já foi referida, está dependente do calendário gregoriano (e até do fuso horário) e é decorrente de um erro de interpretação.
A outra (a original) aumenta a raridade do fenómeno e diz-nos que é a terceira Lua Cheia de uma estação com quatro. Ou seja, quando entre Solstício e Equinócio (e vice-versa) existem quatro Luas Cheias, a terceira é Lua Azul. Por este método não existe Lua Azul em 2012. É esta raridade aumentada que dá origem à expressão "Once in a blue moon."
OPINIÃO: Como pagãos, o método astronómico (o original) parece-me o mais lógico de usar, infelizmente o uso mais generalizado é o do calendário que utiliza um método de cálculo artificial e reduz a raridade ao fenómeno.

Mas como é que dois métodos para a mesma coisa podem dar resultados diferentes? Qual deles é o mais preciso? O.o
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Dominus357 em Ter Mar 27, 2012 1:41 am

Taýr, fiz uma pequena pesquisa nos meus almanaques e ambos os métodos têm o mesmo nível de raridade. Por exemplo, em 2010 houve uma lua azul (ou duas depende como contas) pois o Equinócio de Outono e o Solstício de Inverno tiveram luas cheias. 2011 também teve pois houveram 4 luas cheias no Inverno. No entanto em 2010 e em 2011 não houveram meses com 2 luas cheias. Em 2012 temos duas luas cheias em Agosto mas não temos nenhuma estação com 4 luas cheias.

Desde 2005 até 2012 temos que:

2005, 2006, 2008, 2010, 2011 não tiveram duas luas cheias no mesmo mês
2006, 2007, 2009, 2011 e 2012 não tiveram duas luas cheias na mesma estação

portanto o número de Luas Azuis em cada método é 3-3 e não vai variar muito porque ambos os métodos baseiam-se no mesmo factor de 13 luas num ano para um ano lunar de aproximadamente 384 dias (o nosso ano é Solar, tendo 365,25 dias, aproximadamente)

Última edição por Sosai Wakasaki em Ter Mar 27, 2012 10:49 am, editado 1 vez(es) (Razão : Atenção aosdouble posts)
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Ter Mar 27, 2012 12:01 pm

Lol eu como adoro celebrações acho que vou adoptar os dois metedos, assim tenho mais hipoteses de celebrar seja de uma forma ou de outra :banana:

Obrigada Dominus e André pela vossa explicação!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Tazzy em Qua Mar 28, 2012 8:27 pm

com tanta celebração vou mesmo ter de aprender a :MJ:
lol

Tazzy

Sagitário Dragão

Mensagem por Taýr Mirellë em Ter Abr 03, 2012 2:19 pm

Dominus357 escreveu:
Taýr, fiz uma pequena pesquisa nos meus almanaques e ambos os métodos têm o mesmo nível de raridade. Por exemplo, em 2010 houve uma lua azul (ou duas depende como contas) pois o Equinócio de Outono e o Solstício de Inverno tiveram luas cheias. 2011 também teve pois houveram 4 luas cheias no Inverno. No entanto em 2010 e em 2011 não houveram meses com 2 luas cheias. Em 2012 temos duas luas cheias em Agosto mas não temos nenhuma estação com 4 luas cheias.

Desde 2005 até 2012 temos que:

2005, 2006, 2008, 2010, 2011 não tiveram duas luas cheias no mesmo mês
2006, 2007, 2009, 2011 e 2012 não tiveram duas luas cheias na mesma estação

portanto o número de Luas Azuis em cada método é 3-3 e não vai variar muito porque ambos os métodos baseiam-se no mesmo factor de 13 luas num ano para um ano lunar de aproximadamente 384 dias (o nosso ano é Solar, tendo 365,25 dias, aproximadamente)

Got it, thankies ^^
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: