Lei Tríplice

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lei Tríplice

Mensagem por Horns of Misrule em Sex Jan 06, 2012 2:37 am

Outro tema que me tem inquietado de há uns anos a esta parte...

O que acham pessoal? Consideram a Lei Tríplice válida? Acreditam que realmente é uma realidade ou uma ficção?

Uma vez mais sem querer ferir ninguém. A ideia é apenas abrir o leque de possibilidades de debate, além de procurar atiçar certas manifestações de colegas do fórum pois parece-me tudo bem paradinho... eheh Wink
Horns of Misrule

Áries Dragão

Re: Lei Tríplice

Mensagem por Dominus357 em Sab Jan 07, 2012 6:38 pm

este é rápido de responder (para mim)
a Lei Triplíce, tomo que te refiras ao recebermos 3 vezes aquilo que mandamos...
assim sendo, isso tem uma base científica (eu odeio dissociar Ciência de Misticismo/Ocultismo ou não fosse eu aluno da Faculdade de Ciências)
se fazes bem a alguém, vais-te sentir bem contigo próprio espiritualmente, o que produz um estado de satisfação mental, que liberta químicos que fazem o teu corpo sentir-se muito bem Smile então a tua boa acção fez-te sentir bem a 3 níveis, Espiritual, Mental e Físico... agora, se fizeste mal a alguém (e tens algo dentro de ti chamado Consciência) sentes-te mal Espiritualmente, ou seja remorsos, o que ultimamente leva ao desgaste emocional que leva à fatiga do corpo.
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Sab Jan 07, 2012 7:22 pm

Dominus357 escreveu:este é rápido de responder (para mim)
a Lei Triplíce, tomo que te refiras ao recebermos 3 vezes aquilo que mandamos...
assim sendo, isso tem uma base científica (eu odeio dissociar Ciência de Misticismo/Ocultismo ou não fosse eu aluno da Faculdade de Ciências)
se fazes bem a alguém, vais-te sentir bem contigo próprio espiritualmente, o que produz um estado de satisfação mental, que liberta químicos que fazem o teu corpo sentir-se muito bem Smile então a tua boa acção fez-te sentir bem a 3 níveis, Espiritual, Mental e Físico... agora, se fizeste mal a alguém (e tens algo dentro de ti chamado Consciência) sentes-te mal Espiritualmente, ou seja remorsos, o que ultimamente leva ao desgaste emocional que leva à fatiga do corpo.

Adorei o teu ponto de vista *3*
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por Aìfe em Sab Jan 07, 2012 9:37 pm

Claro que podes sempre fazer mal a alguém e não te sentires mal com isso....
Aìfe

Leão Coelho

Mensagem por Dominus357 em Dom Jan 08, 2012 3:38 am

Aife, se fizeres mal a alguém e tiveres um pingo de humanidade em ti sentes-te mal Smile mesmo quando te vingas de alguém... nem que seja as dores de cabeça que ficas quando os amigos da pessoa vêm "pedir contas" do que fizeste sem saberem do que a outra pessoa fez -.-' mas hey, isto é a minha opinião xD
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Aìfe em Dom Jan 08, 2012 1:35 pm

Eu não disse que eu não me sentia mal. Mas há quem não se sinta. Se calhar não têm um pingo de humanidade.
Aìfe

Leão Coelho

Mensagem por Taýr Mirellë em Dom Jan 08, 2012 2:04 pm

Se calhar não têm mesmo x) Ou, a minha teoria é a de que são espíritos tão primitivos e retrógrados que quase não têm culpa de ser assim (quase).
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Morrigan em Dom Jan 08, 2012 10:00 pm

Acredito bastante neste principio, mas costumo mais chamar de karma. Se uma pessoa faz mal ou prejudica outra pessoa, mais tarde acredito que isso voltará de forma ainda mais forte para quem o praticou, algo como o positivo atrai o positivo e o negativo atrai o negativo. E gosto ainda mais do ditado, ou n tenha eu ditados quase para tudo, quem semeia ventos, colhe tempestades. Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Taýr Mirellë em Dom Jan 08, 2012 11:02 pm

Morrigan escreveu:Acredito bastante neste principio, mas costumo mais chamar de karma. Se uma pessoa faz mal ou prejudica outra pessoa, mais tarde acredito que isso voltará de forma ainda mais forte para quem o praticou, algo como o positivo atrai o positivo e o negativo atrai o negativo. E gosto ainda mais do ditado, ou n tenha eu ditados quase para tudo, quem semeia ventos, colhe tempestades. Smile

Acho que isto é uma questão de gostos, literalmente xD O essencial é comum a todos Smile
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Queen em Ter Jan 10, 2012 3:24 pm

Bom, eu acredito na lei do retorno.
Nada do que seja feito injustamente, prejudicando alguém ou provocando dano seja de que forma for e intencionalmente, ficará esquecido. A seu tempo a pessoa que provocou isso sofrerá os danos do mal que causou a outrem e sempre na mesma medida. E sim, Morrigan..... Smile "Quem semeia ventos,(realmente)colhe tempestades." E este ditado diz muita coisa. Não serve só para o que fazemos intencionalmente, mas também para todas as nossas acções, porque todas elas têm consequências. Vale bem a pena pensar no que se faz ou no que se pretende fazer.
Queen

Mensagem por Morrigan em Ter Jan 10, 2012 8:50 pm

Faço minhas as tuas palavras, Queen... Very Happy

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Enarta em Qua Jan 18, 2012 2:19 am

Acredito na lei do retorno mas não sei bem que tipo de coisas poderão vir a ser retornadas.
Muitas pessoas nunca fizeram mal a uma mosca e sempre se esforçaram para ajudar quando podiam no entanto há males na vida que vêm e essa pessoa não fez nada para os merecer. Pelo contrário a pessoa que prejudica os outros tanto pode sofrer males como não.

Aquilo que vem até nós pode ter um sentido karmico portanto não sei até que ponto o que poderá retornar para nós.

Sublinho que não duvido da lei do retorno, mas ainda não consegui distingui-la do meu karma.
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Luna em Ter Abr 17, 2012 3:08 pm

Ainda eu não sabia o que era o paganismo, já a minha avózinha me falava da lei do retorno e foi nessa altura que fixei este ditado: "Que Deus te dê o dobro daquilo que me desejas.", para mim é simplesmente, e popularmente, genial!

Se há coisa em que acredito é que a vida nos devolve aquilo que damos, agora se vem em triplicado não sei dizer, mas é interessante o ponto de vista do Dominus357 e concordo com ele.
Luna

Áries Dragão

Mensagem por Ioldanach em Dom Abr 29, 2012 7:57 pm

E se virem alguém a molestar uma rapariga na rua por ex e vocês recorrem à violência para a socorrer, acham que é uma atitude má? E se tiverem uma ideia de que essa pessoa, devido a esse mal que cometeu, merece completamente o "castigo" e ainda se sentirem bem por serem vocês a dá-lo?

Eu desaprovo a ideia de usar a violência para o que quer que seja, assim como ter atitudes agressivas, mas será que tudo se pode classificar como "bom ou mau"? Ou o conceito de bem e mal deriva das convicções que cada um tem? Ou a lei aplica-se apenas ao uso de magia? Não acredito que essa lei possa ser interpretada literalmente, muitos conceitos são subjectivos e não sabem os motivos nem as razões de cada situação que leva a que elas decorram. Penso que o mais importante será aquilo que se sente quando se comete uma acção que possa ser avaliada como boa ou má, se foi puramente com o propósito de fazer mal aí sim é condenável.

Penso que seja apenas uma "medida de controlo" para não recorrerem à magia simplesmente para o propósito de exercerem a vossa vontade sobre os outros e controlá-los ao vosso bel-prazer. O que é extremamente correcto do meu ponto de vista
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Luna em Seg Abr 30, 2012 3:03 am

O conceito de bem e de mal só revela a limitação do ser humano.
Para mim, as perguntas que fazes não se colocam e não me interpretes mal. Só compreenderá esta lei na sua essência quem transcender os limites de ser humano e, por conseguinte, compreender a limitação do conceito do que é bem e do que é mal. Esta é uma lei espiritual, está para além da realidade humana comum. Se quiseres assim, não é possível interpretares uma lei espiritual, agarrando-te a fundamentos e conceitos que são do senso comum, isto é, que são físicos, reais, palpáveis.
Luna

Áries Dragão

Mensagem por Ioldanach em Seg Abr 30, 2012 9:24 am

Então podemos fazer tudo o que queremos com magia desde que não seja com o propósito de prejudicar alguém negativamente? Porque se o que fazemos nos é devolvido então quaisquer outras acções só podem ser ou benéficas ou irrelevantes partindo do princípio que as praticamos sem pensar que vamos ser benefeciados por isso (interesse).
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Luna em Seg Abr 30, 2012 11:56 am

Poderás praticar magia desde que com sinceridade e justiça, ou se preferires, desde que não prejudiques ninguém. Tens de estar ciente da dimensão do bem e do mal, tens de compreender no teu interior, estes conceitos não existem, és tu quem os cria.
Se utilizarem magia negra contra ti, deves defender-te. Se te agredirem na rua, deves defender-te.
Deves levar uma vida de harmonia e respeito para com os outros, para com a natureza, para com os deuses, isso sim é importante.
Luna

Áries Dragão

Mensagem por Hermes)o-|- em Seg Abr 30, 2012 12:52 pm

Deves fazer magia (como qualquer outro acto na tua vida) sabendo que há consequências com as quais vais ter que lidar seja da natureza que for. O facto de nós acharmos que não estamos fazendo "nada mau" ou que "eu faço de bom coração" não é ração suficiente para justificar o nosso acto. Há outras formas de conhecer e estudar as resultantes dos nosos actos e em especial aquelas relacionadas ao trabalho magico. A magia tem um conjunto de "leis" e a nossa "intuição" ou "sensibilidade" pode ser o nosso pior inimigo e ainda mais quando não é propriamente treinada.

Hermes)o-|-

Mensagem por Queen em Seg Abr 30, 2012 12:57 pm

Hermes)o-|- escreveu:Deves fazer magia (como qualquer outro acto na tua vida) sabendo que há consequências com as quais vais ter que lidar seja da natureza que for. O facto de nós acharmos que não estamos fazendo "nada mau" ou que "eu faço de bom coração" não é ração suficiente para justificar o nosso acto. Há outras formas de conhecer e estudar as resultantes dos nosos actos e em especial aquelas relacionadas ao trabalho magico. A magia tem um conjunto de "leis" e a nossa "intuição" ou "sensibilidade" pode ser o nosso pior inimigo e ainda mais quando não é propriamente treinada.

Isto é verdade. Cautela, acima de tudo. Algo que parece ser inocente, pode estar a mexer c o livre arbítrio de outra pessoa, sem sequer nos apercebermos.
Queen

Mensagem por Ioldanach em Seg Abr 30, 2012 3:46 pm

Concordo com os vossos comentários, acho que de facto a intuição e a impulsividade podem ter efeitos desastrosos. Mas podemos fazer algo para proteger outra pessoa certo?
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Hermes)o-|- em Seg Abr 30, 2012 6:42 pm

A "melhor resposta" pode ser: só com o consentimento da pessoa...
Mais isto muitas as vezes depende do tipo de abordagem no trabalho magico.

Hermes)o-|-

Mensagem por Convidado em Ter Maio 01, 2012 10:40 am

O que eu li acerca do assunto e que tenho como prática pessoal, é que podemos defender-nos mas não atacar. Bloquear o mal que nos causam sem magoar de volta.

O conceito de bem e mal é muito diferente para cada pessoa. Basta ver o Hitler, que se imaginava a libertar o mundo de uma "praga" (sem ofensa). Estava a fazer "mal", mas estava convicto que estava a agir "bem" e gloriosamente. Por isso, temos de ter calma, pensar muito antes de fazer qualquer tipo de magia, até de cura ou para proteger alguem sem o seu consentimento.

Mas tambem acho que se pode obter o consentimento de uma pessoa, pode se falar com ela, descobrir o que ela realmente quer, e trabalhar nesse sentido sem lhe dizer. Não é necessario dizer lhe directamente que se vai praticar magia para a ajudar, pois o cepticismo da pessoa pode estragar o trabalho. Digo eu. Claro, se tiver uma aversão total a magia, usá-la para ajudá-la não seria correcto.

Hey, já me afastei mesmo muito do assunto. :p Quanto à lei tríplice, acho que deve ser aplicada no sentido de se pensar bem nas consequencias dos nossos actos. Como já foi falado: karma. Tudo tem consequências. Agora a parte "tríplice" deve ser mais uma forma poetica e simbolica (já que o 3 é considerado um numero sagrado, se nao me engano), para exprimir a ideia, do que um facto.

Convidado
Convidado

Mensagem por Ioldanach em Ter Maio 01, 2012 11:07 am

Infelizmente em alguns casos (não no do hitler como é óbvio) a história é sempre escrita pelos vencedores, e por vezes esses conceitos de "bem e mal" vêem daí. Hoje em dia ainda se poderia valorizar os conceitos de honra e justiça como eram vistos pelos antigos povos europeus... (se bem que eram algo selvagens) Enfim isto já é sonhar de mais xD
Ioldanach

Câncer Macaco

Mensagem por Morrigan em Ter Maio 01, 2012 11:20 am

Esses conceitos dos antigos povos Europeus sobre justiça e honra podiam ser selvagens sim, mas acho mais verdadeiros e puros do que se encontra agora...

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Convidad em Qua Maio 02, 2012 12:55 am

No meu caso, eu acredito completamente na lei tríplice ou pelo menos no karma. Acredito-me tanto que chego ao extremo de dar 20 euros a um sem abrigo e no dia seguinte acho 50 no chão xD houve inclusive um caso de uma senhora a pedir comida n1 supermercado, eu dei o meu número de telefone a ela e comida, caso ela passasse por alguma necessidade, passados uns dias foi pascoa e ela manda-me uma sms para o telemovel a dizer "obrigada minha menina, nunca a esquecerei desta menina, a minha vida agora corre-me melhor graças ao meu filho, obrigada pelo desabafo, pela ajuda e uma linda páscoa para a minha menina", bem... foi a melhor pascoa do mundo, ler uma cena dessas. E não só... pá com animais tb, até com o ambiente! Ou eu sou muito sortuda ou a lei triplice existe mesmo. Até com pessoas que nos fazem alguma coisa de mau, eu vejo sempre que elas acabam por sofrer exactamente a mesma dor que nós ou se calhar pior. Não digo isto como se fosse um castigo, mas acho que é como a comida, nós comemos e faz algo no nosso corpo que não vemos mas a comida está lá, não desaparece e é digerida e depois dependentemente da comida que comemos, pode-nos fazer bem ou mal. Pelo menos eu acho! Smile

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: