Deus Cornudo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Deus Cornudo

Mensagem por Horns of Misrule em Qua Jan 04, 2012 12:28 am

Boas pessoal Smile

Sou novo no fórum mas decidi abrir este tópico porque gostava de ver opiniões de todos vocês em relação a este tema que me tem parecido tão pertinente. Não pretendo de forma alguma ferir susceptibilidades nem ofender ninguém. Aliás, eu sou extremamente simpatizante da Wicca eheh Smile A ideia é criar uma reflexão saudável em torno do tópico Smile

Desde sempre tenho visto entre os praticantes da Wicca uma espécie de "afastamento" em relação ao Deus Cornudo, contrariamente à aproximação em grande escala que me parece existir com a Deusa. Não querendo referir-me apenas às questões afectivas que remetem para os diferentes afectos e graus de intensidade que se podem estabelecer com uma mãe ou com um pai, mas sim à própria estrutura em que a Wicca hoje assenta, e aos procedimentos dos seus praticantes.

Após contactos com vários wiccans de diferentes nacionalidades, leituras de inúmeros textos e obras que abordam o tema, fiquei com a sensação que hoje, e cada vez mais, o Deus é relegado para segundo plano, mas não de forma assumida pois quando interpelados sobre o assunto, todos têm vindo a argumentar que adoram os Dois de igual forma.

Porém, na minha opinião, penso que frequentemente se vê a Wicca com características excessivamente matriarcais, e que votam o papel e a função do Deus quase ao "esquecimento"... ou então a uma figura assumidamente importante mas que na prática tem atribuído um papel efectivamente descentralizador.

O que acham? Têm a mesma sensação?

Bem haja a todos! sunny
Horns of Misrule

Áries Dragão

Re: Deus Cornudo

Mensagem por Dominus357 em Qua Jan 04, 2012 1:43 am

Bem, eu sinceramente sou pouco religioso, sempre fui mais virado para a vertente mais "mágica" da bruxaria, e não me considero Wicca, mas sim Pagão como um termo geral, por preferir 'construir' a minha 'religião' com fragmentos de outras. Talvez em parte pelo meu signo solar (Gemini) sempre vi o mundo como um todo Dual, logo se existia um Deus (fui educado numa familia cristã, cumpri os primeiros 4 sacramentos e inclusive fui catequista durante um ano) obrigatoriamente teria de existir uma Deusa, e se um era de Luz, o outro seria de Trevas (não considero Trevas como algo de mau, aliás, considero que Bem e Mal são conceitos puramente humanos que não têm qualquer lugar no mundo) tal como o simbolo Taoico do Taijitu ou o Yin/Yang.

Para mim a representação desse casal cósmico ficou-me 'marcada' quando puz os olhos numa magnifica estatueta que representava uma 'Anja' alva abraçada a um 'Demónio' negro ou seja, a união das forças primordiais que embora opostas não podem existir separadas nem coexistir.

Quanto à descentralização do Deus Cornudo, a sensação que tenho é que como foi dada muita carga espiritual à Deusa, o Deus perdeu muito do seu significado e poder, relegando-se apenas a um ser necessário para um só momento e desnecessário no resto do ciclo, quase como se a única função fosse fecundar a Deusa para voltar a nascer.

Creio que isto deve-se em parte a uma ideia que o Wicca é uma oposição à Igreja Católica, com o seu foco num Deus masculino, e que como tal o Wicca deve ser obrigatoriamente centrado numa Deusa. Também como os ritos são praticados maioritariamente de Noite, a ligação a uma Deusa Lua é mais fácil. Esquecem-se que os Sabbath são festas do Deus (Sol) e que apenas os Esbath são da Deusa (Lua) e ameaçam fazer como os cristãos fizeram: delegar os poderes de todos os Deuses e Deusas a um só Deus, afastando os demais para o esquecimento.

Mas isto são só as minhas opiniões Smile mais uma vez digo, não sou Wiccan, isto é o que observo pelas informações e discuções que vou tendo com colegas.
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Horns of Misrule em Qua Jan 04, 2012 1:55 am

Subscrevo-te, Dominus357. Wink

Creio que tens razão. Eu acho bastante curioso, até porque na Wicca Tradicional, o Deus é que confere o poder à Deusa, tal como o Sol cede a luz à Lua. Ainda assim, e mesmo sabendo disto, pergunto-me como é que muitas vezes a ideologia do "contra a Igreja" pode prevalecer sobre um dado mitológico que é ilustrado pelo conto da Descida da Deusa ao Submundo e que, em última instância, e numa posição mais extremista (a qual eu não concordo muito mas enfim...) revela que a Deusa só é Deusa porque o Deus lhe deu poder para tal.

Curioso como a vontade humana de se defender contra o que considera ameaça é capaz de se apropriar selectivamente da informação, por forma a construir uma fortaleza que limita o seu território do território oposto Smile

Reitero que não sou wiccan mas simpatizo muito, portanto não quero que ninguém considere isto como uma ofensa. ;p
Horns of Misrule

Áries Dragão

Mensagem por Dominus357 em Qua Jan 04, 2012 2:09 am

Ora ai está, vontade humana xD a coisa mais perigosa que alguma vez existiu xD

Mas infelizmente o que disseste é verdade. Voltando a largar umas pauladas (bem merecidas) no catolicismo, e a prova mais concreta disso é o Antigo e o Novo Testamento. Segundo a Igreja, "não nos devemos apoiar no Antigo Testamento pois contem apenas a palavra de profetas, devemos pois procurar apoio no Novo Testamento que é a palavra de Jesus"... mas a verdade é que quando a Igreja fica com falta de argumentos, o primeiro a ser lançado vem sempre do Antigo Testamento, ora com Dilúvios, ora com Fogo e Enxofre a cair do Céu (e eu que sempre pensei que Fogo e Enxofre era só o Demo que usava...) e outros que tal...

No Wicca o mesmo está a acontecer... o nosso (e aqui uso nosso porque abarca não só o Wicca como o Paganismo em geral) maior 'inimigo', per se, são as religiões monoteístas patriarcais, e como tal, talvez com medo de se tornar iguais a elas, o Wicca torna-se cada vez mais matriarcal... mas o exagero é tanto que não tarda serão exactamente iguais aqueles de quem se tentam 'alienar'/defender, tornando-se cada vez mais uma religião monoteísta, só que matriarcal...

Bem, aproveitando que volto para a Imbikta neste Domingo, acho que ainda nos vamos ter de encontrar para falar um pouco xD
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Horns of Misrule em Qua Jan 04, 2012 2:16 am

ah ah ah tu és uma fera nos argumentos pah Wink eheheh

não pderia estar mais de acordo. Efectivamente é isso que eu também vejo, e essa alienação tem efeitos perversos. Todavia, eu gostava mesmo que os wiccans desta comunidade contribuíssem, não vamos nós estar aqui com tertúlias exageradas e na prática eles até tenham uma posição bastante comedida face à adoração das duas divindades Smile
esperemos para ver novos contributos a este tópico Smile

sobre a conversa, já que vens para cá po Porto, até que é uma boa ideia eheh Wink
Horns of Misrule

Áries Dragão

Mensagem por Dominus357 em Qua Jan 04, 2012 2:20 am

bem, quem quiser pode adicionar-me no facebook em
www.facebook.com/AntoniodeFreitas89
e também
www.facebook.com/OraculosFeiticos
Razz apenas mandem mensagem a dizer "Sou x pessoa do Portugal Pagão"
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Morrigan em Qua Jan 04, 2012 7:46 pm

Mas a conversa já vai longa aqui e tudo. Laughing

O teu tópico é interessante e curiosamente retracta um dos pontos principais que me irritam, e sim a palavra é essa, no neopaganismo ou até mesmo em algumas vertentes Wicca. A Deusa parece ter mais importância que o Deus e parecem somente existir esses e não mais, e são a esses que eu até presto mais "atenção". Eu não me considero Wiccan nem neopagã. Digamos que sigo os caminhos do paganismo celta, daquele que que já não se ouve falar,regido mais por códigos de conduta e ideais, bem como crenças. Em relação á magia, ou a certos "poderes" vocês se procurarem no forum vão descobrir gente muito dotada, que explorou esse seu lado, uns activamente praticando magia e outros nem por isso.Smile Acredito que o potencial está em nós, mas somente alguns têm a capacidade de o ouvir e/ou libertar. Em relação á igreja, não tenho nada de mais a afirmar, seguindo o ditado, nem me aquece nem me arrefece, desde que não se meta comigo... Razz

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Sailor Moon em Qua Jan 04, 2012 8:09 pm

Um tema bastante interessante sem dúvida.
Eu vou falar por experiência própria e vou-me tentar abster do que outras pessoas fazem. Antes de mais não me considero wicca, mas sim pagã, não tenho uma vertente definida neste momento, acabo por ir buscar um bocadinho de cada um deles para a minha aprendizagem.
Peço-vos que sejam mente aberta pois vou falar das minhas práticas que é-me algo bastante pessoal, mas acredito que só partilhando este conhecimento nos possamos desenvolver e aprender uns com os outros.
Eu sempre senti muito mais ligação com a Deusa do que com o Deus e não tem nada a ver com a igreja católica. Sempre me senti uma filha da Deusa, aliás foi por isso que quando me foi revelado o meu nome de arte “Sailor Moon” senti que foi uma prenda da Deusa (já contei essa história na minha apresentação para quem tiver curiosidade). Também sempre tive grande afinidade com a Lua tendo esta o poder de interferir com o meu estado de espírito (e cada vez mais). Assim como o meu Tarot é o Tarot Universal da Deusa onde cada carta é uma personalidade da Deusa.
Mas também sentia que estava a descorar o papel do Deus, deixando para segundo plano. Era algo que não fazia com intenção, mas que efectivamente acontecia.
Então uma vez fiz um pequeno ritual de apresentação aos Deuses, que aconselho vivamente pois não há palavras para descrever o que se sente. Não vou revelar as mensagens que os Deuses me enviaram, apenas digo que falei com Deus sobre essa minha preocupação de o deixar em segundo plano e de certa forma acabamos por nos entender. Não sei como explicar melhor, mas Deus tem uma energia diferente e ele está presente em todos os homens que me rodeiam (o meu marido, o meu padrasto, os meus amigos).
Deus sempre teve representado no meu altar da mesma forma que a Deusa, mas após esse ritual passou a ter outro significado para mim, já não me sinto mal pela minha maior afinidade com a Deusa, porque ele também existe para mim de outras formas e por incrível que pareça as suas mensagens são mais fáceis de entender do que as da Deusa. Como disse, tem uma energia diferente.
Por vezes, quando me sinto em baixo ou assim, faço esse ritual e falo com os Deuses, peço os seus conselhos e é sempre um momento maravilhoso. Acabo sempre bem mais fortalecida e cheia de confiança. É algo que recomendo a todos. E com isso os Deuses foram ganhando outras formas na minha vida, abrindo-me horizontes e dando conselhos úteis.
Espero não ter sido muito lamechas, mas foi efectivamente o que aconteceu comigo. E não devemos fazer a ligação ao Deus católico. São religiões diferentes e sentimentos diferentes.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Horns of Misrule em Qui Jan 05, 2012 7:43 pm

Morrigan, entendo perfeitamente. Obrigado pelo contributo Smile

Sailor Moon, ainda bem que aprendeste a conhecer o Deus. eheh Smile

Sem querer contradizer o que quer que seja, pessoalmente considero o Deus mais envolto em "mistérios" do que a Deusa, e por isso considero que o acesso a ele é mais difícil. Não sei se também poderá ser por isso que o culto matriarcal prevaleceu, uma vez que o Deus abarca um lado negro mais complicado de decifrar, e se formos a ver bem as diferenças do que se passa hoje com o que se passava há séculos atrás, a sociedade não tolera muito bem as "trevas". Tem uma ânsia pela LUZ e é nessa luz que procura o crescimento espiritual. O Deus como tem, para mim, um lado assente nas trevas que é muito, muito forte, a sociedade em geral não o compreende, e vota-o a um papel secundário. Digo eu... ;P
Horns of Misrule

Áries Dragão

Mensagem por Sailor Moon em Qui Jan 05, 2012 11:36 pm

Horns of Misrule escreveu: pessoalmente considero o Deus mais envolto em "mistérios" do que a Deusa ..., uma vez que o Deus abarca um lado negro mais complicado de decifrar,

Engraçado não é essa a ideia que tenho, pelo contrario associo mais a Deusa à escuridão do que Deus. Afinal Deus representa o Sol e a Deusa a Lua, logo a noite, escuridão. O Deus representa o lado direito, a Deusa o lado esquerdo que é sempre o lado ligado ao mal, ou o pior lado. Temos o ying e o yang que representa luz e escuridão, sendo o masculino a luz e o feminino a escuridão. Sempre associei o Deusa mais às trevas que o Deus por esses motivos.

Mas concordo quando dizem que a sociedade procura mais a luz que as trevas. Aliás eu já fui acusada disso rabbit , quer dizer acusada é forma de falar, mas já me disseram que eu à primeira vista pareço muito "andar na luz" se é que faz sentido. Mas realmente eu prefiro a luz que as trevas, eu prefiro estar bem do que estar mal, talvez por me sentir mal muitas vezes e sei que isso é importante para o nosso desenvolvimento. São os obstáculos que nos fazem crescer, mas raramente gostamos deles, pelo menos eu não gosto Very Happy .
Mas pelo menos gosto mais da noite que do dia, o que me faz às vezes sentir um animal nocturno :banana:

Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Horns of Misrule em Sex Jan 06, 2012 2:23 am

Oh é normal, Sailor Moon. Cada um é como é, e possivelmente estás bastante associada às formas de revivalismo do paganismo arcaico, o neo-paganismo, e a verdade é que nesta "reconstituição" tudo aquilo que se associa à escuridão é colocado de lado. Inicialmente nem era assim porque quando Gardner pensou a Wicca, incluiu isto, mas a sociedade logo apreendeu a informação de forma selectiva.
Basta que olhemos várias culturas, quase com um olhar etnográfico pela Europa Antiga, e percebe-se que o culto ao Deus era repleto de muito, muito respeito pois ele era por um lado o Senhor da Vida mas era também o Senhor da Morte. Era temido porque pdia abalar com a vida das pessoas, e existiam mesmo pessoas que o cultuavam mas tinham um respeito tal que muitas das vezes roçava o medo (remeto para o Orixá Exu do Candomblé que tem as mesmas configurações que o Deus Cornudo tinha na Europa). Existem, aliás, testemunhos de bruxas antigas que atestavam esta faceta de Senhor da Morte, e alguns autores têm defendido que cruzar-se com ele e com a sua caçada selvagem, a qual liderava, era o mesmo que "cortejar a loucura e a morte".
Isso possibilitou imensos desentendimentos em perspectiva sobre quem é o Deus Cornudo afinal, e uma vez que a própria sociedade procura afastar-se das trevas (porque o medo do desconhecido que não pode nunca ser expressado por palavras é grande), abraçou uma ideia muito positiva do Deus, o seu aspecto de Senhor da Vida, o Deus Sol, acabando por esquecer o seu aspecto nocturno, o Sol Negro, Rei do Mundo Inferior e dos Mortos, aquele que nos faz temer porque nos obriga a despir diante de nós mesmos e a redescobrirmos quem somos. É o senhor do desconhecido, de tudo o que está para além da Luz ofuscante do Sol. Ele é a própria Noite de Inverno, é o vento nas árvores das matas que nos faz aqueles arrepios quando sopra com força. Ainda hoje existem caminhos na Arte que remontam às raízes do paganismo ancestral, e que também cultuam este lado Negro do Deus pois acreditam que é ele que nos serve de mola propulsora para o caminho (solitário) nos bosques nocturnos da vida.

Em suma, a imagem do Deus não aparece associada sempre ao Sol, à fertilidade e à alegria da vida como muitas vezes tem sido sugerido. Tem algo de profundo e de misterioso. O problema é que se passou do culto dos Deuses da Terra e do Mundo dos Mortos (tal como o são a Deusa e o Deus) para um culto dos Deuses do Cosmos, dessa universo tão bonito. Isto remete-me SEMPRE para a lei tríplice e sobre a qual abrirei um tópico eheh Smile

Eu tardei a descobrir isto, mas quando finalmente percebi que as Trevas não são a infelicidade nem a tragédia, e que são sim a nossa própria Noite interior, somos capazes de nos redescobrirmos a cada passo, e é isso que esse Deus Cornudo antigo ensina a quem o escutar nas noites frias de Inverno por entre as árvores secas e despidas. Smile

Mas cada um é como é, reitero, e eu não quero impor nada a ninguém, longe de mim eheh Razz
Horns of Misrule

Áries Dragão

Mensagem por Queen em Ter Jan 10, 2012 8:48 pm

@Horns of Misrule : Fizeste mto bem em abordar este ponto, pois penso o mesmo. O Deus normalmente parece colocado para 2º plano, o que acaba por criar uma grande lacuna, pois o paganismo ñ se resume apenas à Mãe. Ao longo de todos estes anos andei à procura de informação sobre o lado masculino e felizmente encontrei alguns livros há uns meses atrás. Estou a planear logo q possa colocar aqui um artigo sobre isso exactamente. Neste momento estou a elaborar um outro, que ainda me vai tomar algum tempo, mas mal esteja feito virá aqui para o fórum.

Em relação às trevas.... Ñ, elas ñ são a tristeza.... São o conhecermo-nos, até ao ínfimo detalhe, como dizes. Esse é um outro tema que abordarei aqui também. É muita coisa e pouco tempo. Very Happy Infelizmente.

Última edição por Queen em Qua Jan 11, 2012 1:57 am, editado 1 vez(es)
Queen

Mensagem por Taýr Mirellë em Ter Jan 10, 2012 11:36 pm

Funny referirem-se às "trevas". Para mim não há nada mais simples e literal que isso: é o que vês quando fechas os olhos - leia-se, quando olhas para dentro de ti; sinónimo de "oculto". Está lá, mas o caminho para o alcançar desvia-se dos convencionais e literais.
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por Ookami em Seg Jan 23, 2012 8:18 pm

Tenho pena não ter aparecido mais cedo, pois gostaria de ter mencionado em maior detalhe uma opinião ao que foi mencionado primeiro, a transformação de muitos caminhos pagãos em cultos quase matriarcais onde o segmento masculino torna-se num anexo. Wicca geral o melhor exemple. E por wicca geral eu me refiro á nova cultura de Internet que tem as suas raízes nas outras tradições de Wicca.
Para ser simples vou concordar com os Dominus que partilha os mesmos pontos de focos que eu me ia referir, e adicionar que como a imagem do paganismo tornou-se um pouco o culto da mulher alguns anos atras. Muitos que procuram se identificar socialmente como seguidores de caminhos pagãos, tentam aprofundar cada vez mais este imenso afecto pela Deusa. Não que seja falso mas muitas vezes é exagerado.
Peso desculpa por parecer demasiado critico neste aspecto, e novamente peço desculpa se ofender alguém.

Como Misrule descreveu, o Deus foi simplificado para a imagem do sol. E perdeu o seu lado obscuro nos olhos de muitos. Até a própria Deusa se tornou-se só a mãe terra e perdeu muito do seu conhecimento com a sua metamorfose para a senhora e senhor do universo e da luz.
Onde ensinamos apenas amar e ultrapassar os desejos humanos, algo que foge muito do intencionado e se me permitirem, do estado natural do mundo e de nós próprios.
Eu acho que o que Dominus disse anteriormente volta a ser muito relevante no último ponto discutido. Quando consideramos que Os Deuses consistem em Yin and Yang temos de lembrar do que isso incorpora.

Ambos os lados do espectro não só se equilibram um ao outro, mas também se equilibram sozinhos.
O Yin pode ser positivo por a sua grande parte, mas tem um lado negativo pequeno mas de tal forma concentrado que equilibra o seu ser. O mesmo sendo também verdadeiro sobre Yang.
Sem uma força destrutiva para criar novas matérias, não pode haver criação e vise versa.

Finalmente disse algo, achei melhor tentar fazere-lo de forma mais cuidadosa. Espero que tenham paciência comigo.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Hermes)o-|- em Ter Abr 17, 2012 6:46 pm

Olá pessoal,

Como wiccan não poso dejar de dices que realmente esta história da relação deusa-deus, o balanço da polaridade é de facto um dos pilares da Tradição e não é certo que a polaridade estaba desplazada. Em algumas coisas se aceita um papel predominante de um ou outro polo mas não é certo que na wicca tradicional esto seja uma constante. Só lembrar que o ritual mais importante na wicca pelo seu simbolismo e por ser de facto o centro da terceira iniciação é o Grande Rito e nele há uma união do deus e a deusa como iguais e complementarios.

Há muita coisa dita na net e em algums livros que não são a prática de muitos convens tradicionais.

BB

Hermes)o-|-

Mensagem por Ookami em Qui Abr 19, 2012 8:33 pm

Well said.
Hermes)o-|- escreveu:O
Há muita coisa dita na net e em algums livros que não são a prática de muitos convens tradicionais.
Tens toda a razão neste aspecto.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Artemisa em Sab Abr 21, 2012 11:06 am

Olá!!

Tenho andado a fazer pesquisas sobre o paganismo e principalmente sobre a wicca e tenho encontrado milhões de coisas sobre o assunto e as vezes sinto-me um bocado perdida porque não tenho a certeza que aquilo que leio e onde leio seja fiável.

Uma das principais dúvidas que me surgiram foi se o deus e a deusa são simbólicos e representam algo que realmente existe (a terra, a lua,...) ou se são realmente entidades nas quais devemos crer (como o deus dos católicos).

Desculpem-me a ignorância e se este não é o sitio mais indicado para a minha pergunta..mas já que se fala aqui dos deus e da deusa achei q este era o sitio apropriado.
Artemisa

Peixes Macaco

Mensagem por Lifebringer em Sab Abr 21, 2012 1:13 pm

É assim, eu não sou propriamente Wicca, por isso não serei a melhor pessoa deste mundo para te dar a resposta.

Mas a meu ver isso depende de pessoa para pessoa. Diria sem dúvida (corrijam-me se estou errado) que a maior parte dos "wiccans" vêem as 2 entidades como efectivamente entidades (como referiste, à semelhança do deus católico, muçulmano, etc.)
Mas penso que depende de pessoa para pessoa e muitos também vêm como uma representação desses 2 princípios universais. Penso que a única coisa que é comum aos 2 casos é que em Wicca são sempre vistos como as duas "forças universais" polares que dão origem a tudo no universo, mas o serem vistas efectivamente como entidade ou não, diria que não se aplica a todo o praticante da Wicca. Mas não sendo eu mesmo praticante de Wicca não vou "pôr as mãos no fogo" pelas minhas palavras.
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

http://portugalpagao.pt.vu

Mensagem por Hermes)o-|- em Sab Abr 21, 2012 8:34 pm

Cara Artemisa,

Conheço muitos Alexandrinos e algum que outro Gardneriano e todos eles (assim como para mim) consideram que a Lua e o Sol são símbolos utilizados para falar da polaridade e dos ciclos (entre outras muitas coisas). A Deusa e o Deus são reais para o adepto, na sua própria compreensão e imagem, embora este processo seja mais complexo e um bocadinho extenso para falar cá. A Deusa e o Deus são "convenientemente" representados pela Lua e o Sol como aspectos simbólicos, mas não quer isto dizer que a Lua e o Sol sejam o Deus e a Deusa.

Acredito (embora com dificuldade) que possa haver alguém que ache que o Sol é o Deus e a Lua é a Deusa contrariamente a pensar em termos de forças, arquétipos, símbolos...

Um exemplo muito simples: o ciclo menstrual duma mulher pode ser representado simbolicamente pelo ciclo da Lua, mas nenhuma mulher (acho eu) pode acreditar que realmente a Lua é a Menstruação ou que ela é a Lua (que é muito claro...esta longe Smile ). No misticismo, na magia e/ou na religião o símbolo é o nosso alfabeto principal.

Hermes)o-|-

Mensagem por Sailor Moon em Sab Abr 21, 2012 9:15 pm

Artemisa, esta pergunta é realmente muito interessante e não creio que tenha uma só resposta certa. Concordo com o que o Life disse sobre depender das crenças pessoais de cada um e também concordo com a explicação do Hermes.

Eu vejo desta forma, não só na wicca, mas creio que de um modo geral no paganismo, existe um grande espírito que se pode dividir em dois polos, o Deus e a Deusa. Eles podem ter várias representações, como o masculino e feminino, o sol e a lua, o bem e mal..., mas são muito mais do que essas representação, eles são tão complexos que têm várias faces como Zeus, Jupiter, Odin ou Atena, Venus, Epona... e ainda assim eles estão em todo lado, tanto no nosso exterior como no nosso interior. Eles fazem parte de nós, todos nós temos uma parte de divino.

Respondendo à tua pergunta eles são as duas coisas tanto são simbolos que representam algo que existe como o sol e a lua, como são entidades nos quais devemos crer (só que talvez de forma diferente do Deus católico, pelo menos para mim é, se bem que sei de pessoal católico que segue o druidismo ou o xamanismo como filosofia de vida o que me deixa sempre um pouco confusa)
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Artemisa em Dom Abr 22, 2012 9:22 pm

Ola Smile

Hermes quem são os alexandrinos e os gardnerianos? "Entrei" no mundo pagão a pouco tempo e ainda há muita coisa q desconheço.

Eu não sei se com voces aconteceu da mesma forma..mas eu nunca me senti ligada a religião nenhuma porque para mim era muito estranho acreditar na existencia de algum ser superior. E ainda hoje continuo com dificuldades em aceitar que exista realmente alguma entidade..aceito com muito mais facilidade a existência de energias e relações com a natureza e aquilo que nos rodeia..acho que é uma coisa muito mais pessoal e q ninguém se consegue relacionar da mesma forma com essas tais "energias". Alguém sente o mesmo?
Artemisa

Peixes Macaco

Mensagem por Hermes)o-|- em Seg Abr 23, 2012 12:39 pm

Artemisa,

Alexandrino: pessoa iniciada na Wicca Tradicional Alexandrina
Gardneriano: pessoa iniciada na Wicca Tradicional Gardneriana

Estas são duas ramas da wicca tradicional... há um post nalguma parte cá que fala das varias tradições wiccanas..

Hermes)o-|-

Mensagem por Artemisa em Sab Abr 28, 2012 8:16 pm

Obrigada Hermes! Vou procurar o tópico Wink
Artemisa

Peixes Macaco

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: