Covens

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Covens

Mensagem por Morrigan em Sab Fev 25, 2012 9:48 pm

Tayr: Sim, é mesmo ela. Smile E essa música é mesmo muito especial para mim...

Realmente acho que o mais dificil é mesmo considerar então o que é mesmo um Coven. Mas isso ainda me levanta mais questões. Um Coven dá asas ao desenvolvimento pessoal, as regras podem variar de Coven para Coven, e muitos dos "iniciados" ( nao sei se é a palavra correcta) fazem muito trabalho individual também...Isso não será algo semelhante a seguires um caminho solitário obtendo ajuda de alguém caso sintas ser necessário, e sem estares dentro de um Coven?

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Hermes)o-|- em Seg Fev 27, 2012 12:58 pm

Definir o que é um coven pode trazer mais dúvidas que explicações...

A realidade é que não é igual a um caminho em solitário. No trabalho dos covens ha um tipo de fluxo em ambas direcções, no sentido de que se cria um vínculo entre o egregore do coven e o membro (que não tem que ser ainda iniciado). Como consequencia, o fortalecimento da egregore (que é feito por todos) deriva num fortalecimento do individuo. O praticante solitario não tem necessariamente uma "responsabilidade" mágica e/o energética com o amigo que o ajuda ocasionalmente, mas nos covens (e em especial com aqueles que já sejam iniciados) isto está presente em relação ao egregore. O que quero dizer básicamente é que a relação individuo-coven, não passa só pelos laços de amizade ou conforto, más há vínculos um bocadinho mais complexos que resultam num fluxo nos dois sentidos do individuo para o coven e do coven para o individuo.

É por isto que os covens no geral levam tempo em "aceitar" novos membros e é tambem a razão pela qual pode ser tão negativo que um covem aceite um "mau membro" como que un individuo aceite "um mão coven".

Não sei se expliquei melhor ou ainda ficou mais confuso...

Hermes)o-|-

Mensagem por Ookami em Qua Fev 29, 2012 10:20 pm

Boa ideias Morrigan, gostaria se calhar de partilhar tambem as minhas razões.

Explicaste muito bem Hermes, não ficou mais confuso. E fizeste justiça a todos aqueles que fazem ou fizeram parte de covens com uma descrição tão delicadamente escrita. Thank you.
Entre o que foi mencionado por hermes e Morrigan, alguns dos pontos fortes da discussão vem á superfície, mesmo assim considero que há muitos mais que podia ser dito para ambos os lados. Vou só dar duas razões pessoas específicas que me levam a não querer pertencer novamente a um coven.

As ligações fortes que mantenho com os meus antigos conven & mentores e igualmente os deveres ligados, ainda estão presentes. Logo sinto satisfeito em continuar um percurso solitário, se voltar a iniciar novamente um caminho em família terá de ser algo que me chame e não algo que escolho porque vejo a porta aberta.
A segunda grande razão será possivelmente o meu ego. Algo em mim não se senti-o confortável como uma peça secundaria na minha última família e eu não tenho tendências nem capacidade de liderar então também não procuro ser mais que um protector. Para mim isto leva-me a sentir que possivelmente não me sentia bem continuar o meu caminho em grupo.

Peço a antigos mentores para me guiar e ensinar quando sinto necessidade, e eles compreendem. Sinto me mais confortável com o caminho de Ermita, por muito pouco conhecimento e sabedoria que possa ter.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Morrigan em Qui Mar 01, 2012 10:54 am

Ookami, identifico-me nas tuas palavras...Smile Contudo, eu tenho sempre um pouco a tendência para liderar, ou melhor, não gosto que me liderem e isso sempre me deu um pouco de problemas... Por isso segui o caminho que senti ser o mais natural para mim. Mas sim, já pedi orientação a alguém. E já me convidaram para fazer parte de um Coven, bom, não sei se era bem um Coven no sentido "tradicional". Era composto por 3 pessoas, que representavam a Terra, o Ar e o Fogo. Disseram-me que já tinham conhecido pessoas do elemento Água, mas que não tinham sentido empatia. A mim convidaram-me para entrar no circulo ou Coven, ou seja o que for, mas não me senti realmente segura apesar que tenho de afirmar que senti uma ligação estranha. Talvez tenha sido mesmo talhada para caminhar sozinha.... Laughing

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Black_Sun em Sab Mar 10, 2012 12:11 am

Penso que a busca pela compreensão pagã é um caminho individual e complexo. Nunca estive envolvido num coven, e por esse motivo não me posso pronunciar sobre o assunto. Talvez até possa ser enriquecedor, se existir de facto um comungar equilibrado de ideias vontades e energias.
Black_Sun

Mensagem por WhiteLights em Dom Jun 17, 2012 3:01 am

Não querendo estar a intrometer me assim do nada no topico, partilho um pouco duma experiencia pessoal.

Em todos os solsticios a minha familia faz "uma pequena celebraçao" em casa, uma coisa muito simples mas que todos aguardamos ansiosamente pelas datas Razz E como voces devem imaginar sempre que é feito um culto, ritual, o que quer que seja, a nossa mente deverá estar focada naquilo e só naquilo. Precisamos de estar calmos, relaxados, sentir a energia da Mãe Terra, os elementos, o cheiro, tudo (voces entendem); e só assim será feito com rigor e seriedade.
Sempre o fizemos desde que eu me consigo lembrar sozinhos sem nunca termos convidado ninguem que se juntasse a nós precisamente por ser um momento tão intimo e pessoal que a entrada de estranho no nosso "circulo" fosse de alguma forma quebrar a nissa ligação. Até que... num dos festivais de musica celta ao qual vamos todos os anos encontramos uma amiga, a qual convidamos para ficar mais uns dias no local após o festival e que ela aceitou. Ela começou a dar-se bastante com a minha mãe sendo que ambas têm um interesse muito grande em ervas e plantas medicinais, e enquanto falavam ambas deixaram escapar alguns usos menos convencionais de algumas ervas eheh nomeadamente equilibrios energeticos e afins, no momento seguinte sem saber como, ela estava convidada para um pequeno ritual (sabbat) lá em casa. Apesar de apreensivos tudo correu pelo melhor Very Happy Ela foi fantastica integrou-se na perfeiçao seguiu os nossos passos e tudo correu bem. No fim bebemos todos uma infusao e comentamos como se tinha desenvolvido se ela tinha gostado. Ela adorou e hoje em dia vem a practicamente todas as celebraçoes/rituais feitos cá em casa. Continua um ambiente intimista e creio que ainda melhor. Mas se tivessse que receber mais, e mais pessoas especialmente estranhos.., não sei até que ponto a coisa funcionaria.

Mas quanto ao que foi dito, é um facto que talvez alguma orientação daqueles mais sabedores para aqueles que se estão a iniciar possa ser tentadora. Mas de facto o estudo nunca acaba e deve ser feito individualmente e com dedicação. Um pequeno conselho, nao tenham medo de passar á pratica. Estudem e experimentem, nada acontece á primeira e tudo tem que ser aperfeiçoado. Mas experimentem e sintam se em contacto com a Terra. Vão ver que com certeza ainda se sentirão com mais alento para buscar mais conhecimento Very Happy

PS: Peço desculpa por me ter alongado tanto no texto Razz

Boa Sorte para todos Smile
WhiteLights

Câncer Ovelha

Mensagem por Criador de Sonhos em Dom Jun 17, 2012 7:01 pm

Ola

Desculpem-me a ignorância o que um "coven"?

Abraço
Criador de Sonhos

Mensagem por Hermes)o-|- em Seg Jun 18, 2012 3:03 pm

Criador de Sonhos,

Um coven é de maneira simples um grupo de pessoas que se reúnem para a pratica de rituais (conventículo).

Na wicca tradicional o significado é muito mais complexo que envolve outros aspectos como a iniciaçao, egregore, tradiçao etc...

Hermes)o-|-

Mensagem por Morgana em Qua Jul 25, 2012 2:57 pm

Nomad escreveu:No Porto não conheço; aliás, só conheço mesmo um aqui na zona de Setúbal - mas na verdade acabei por nem marcar encontro porque, enfim, não me inspiraram a maior confiança... :S

Era onde?
Pergunto porque também conheço um perto de Setubal. Wink
Morgana

Touro Coelho

Mensagem por Hermes)o-|- em Qua Jul 25, 2012 3:29 pm

No Porto sim há um coven de wicca tradicional, de facto, na wicca tradicional só conheço dois covens um no porto (Alexandrino) e outro em lisboa (Gardneriano) (que não sei se ainda esta activo).

Há outros de wicca eclectica ou pessoas que se juntam a praticar rituais em varios lugares mas de wicca tradicional estes dois são os únicos que conheço.

Hermes)o-|-

Mensagem por Whillow em Dom Ago 05, 2012 7:11 pm

Sinceramente a ideia de fazer parte de um coven também nunca me chamou muito...sou nova nisto, sou uma pessoa bastante reservada também, e acho que não me ia sentir muito à vontade...gostaria sim de conhecer alguém já com mais experiência e que me pudesse dar conselhos, ensinar-me um pouco mais, guiar-me um bocadinho...como um mentor, basicamente. Aliás foi um dos motivos para vir à procura de um fórum pagão e acabar por fazer registo por cá! Razz
Whillow

Câncer Dragão

Mensagem por Hermes)o-|- em Dom Ago 05, 2012 7:42 pm

A wicca tradicional só pode ser ensinada nos covens e é uma das funções dos sacerdotes dos covens tradicionais o fazer com que assim seja. Se não queres fazer parte dum coven (e é o teu direito claramente) então a Wicca Tradicional fica fora, mas há muitas outras "wiccas" que podes praticar.

Hermes)o-|-

Mensagem por Morgana em Sex Ago 24, 2012 1:24 pm

É frustrante ser de longe, digo-vos...
Principalmente não haver covens, ou mesmo outros pagãos aqui por perto...
Estou numa situação que um coven vai ser formado nos arredores de lisboa(ou melhor, já o foi), conheço alguns dos membros do facebook, e gostariam da minha participação. Eu e outra rapariga somos de longe, o resto são todos do centro do país, e claro, podem se encontrar... Vai haver um encontro/apresentação agora no início de Setembro, e querem que vá, pois é importante. Eu entendo que é, acreditem! Mas com um marido a trabalhar por turnos (a maior parte deles à noite) e com uma filha pequena, torna-se muito complicado ir. Principalmente ficar uma noite fora de casa, mesmo me oferecendo estadia. E é chato, principalmente porque sei que vão pensar: se ela quisesse mesmo, faria o esforço... O problema é que nem sempre as coisas acontecem como queremos. Não é a primeira vez que isto acontece, e adreditem, é frustrante........
Morgana

Touro Coelho

Mensagem por Hermes)o-|- em Sex Ago 24, 2012 6:43 pm

Existem formas de resolver a questão principalmente quando o interesse é verdadeiro. Eu não sei se o coven que se formou e Wicca Tradicional mas se fora o caso sempre podes fazer uma parte do treino. Na wicca tradicional é posivel fazer algumas coisas a distancia embora outras tem que ser físicas mas Algarve-Lisboa é uma viagem que poderia ser feita mínimo um par de veces no ano. Smile.

Hermes)o-|-

Mensagem por Alexandra_W em Dom Ago 26, 2012 1:33 am

concordo com a Morgana é muito complicado para nós que vivemos aqui em no sul encontrar alguem pagao, coven então é para esquecer... e ir a Lisboa fica um pouco (muito) complicado e carote Sad
Alexandra_W

Virgem Porco

Mensagem por Morgana em Seg Set 17, 2012 3:58 pm

Hermes)o-|- escreveu:Existem formas de resolver a questão principalmente quando o interesse é verdadeiro. Eu não sei se o coven que se formou e Wicca Tradicional mas se fora o caso sempre podes fazer uma parte do treino. Na wicca tradicional é posivel fazer algumas coisas a distancia embora outras tem que ser físicas mas Algarve-Lisboa é uma viagem que poderia ser feita mínimo um par de veces no ano. Smile.

Sim, antes da minha filha nascer, eu ia a Setúbal 1 a 2 vezes por ano. Mas agora é complicado, e se a crise continuar...
O que me frustra é que quem está no Centro acha que para os outros é sempre muito fácil ir até lá. Claro que hoje em dia já não é como no século passado, mas mesmo assim há complicações e não é tão fácil assim.
No caso que expliquei antes, não fui. Houve atitudes que me chatearam, e como ando meio "sem papas na lingua", preferi afastar-me. Acho que se não há confiança em relação a todos os membros, não vale a pena pertencer a um coven.. Wink

Anyway, acho que já resolvi essa parte. Vamos lá a ver..
Morgana

Touro Coelho

Mensagem por hugo quer aprender em Dom Fev 10, 2013 7:59 pm

não conheço nenhum coven

hugo quer aprender

Aquário Tigre

Mensagem por Hermes)o-|- em Dom Fev 10, 2013 8:08 pm

paciência Smile ou procura

Hermes)o-|-

Mensagem por hugo quer aprender em Dom Fev 10, 2013 8:11 pm

mas não dá
na internet não diz a localização de nenhum, e é raro conhecer alguem pagão
aqui é o melhor sitio Very Happy

hugo quer aprender

Aquário Tigre

Mensagem por Hermes)o-|- em Dom Fev 10, 2013 8:51 pm

não vais a encontrar nenhum coven de Wicca Tradicional na net.... mas há dois (que eu conheça)... um de Wicca Alexandrina no porto e outro Gardneriano em Lisboa (este últmo não sei se esta ainda activo). É possível conhecer muitos pagãos quer mediante a Federação Pagã quer mediante diversos encontros é só uma questão de procurar...

Hermes)o-|-

Mensagem por hugo quer aprender em Seg Fev 11, 2013 10:07 pm

ok, daqui a uns aos vou procurar

hugo quer aprender

Aquário Tigre

Mensagem por Arianrhod em Dom Abr 07, 2013 8:23 pm

e por falar em covens, ninguém conhece nada para os lados de Lisboa. Sei que há (ou havia um em Almada) mas fora esse não encontrei mais nada.

Arianrhod

Libra Serpente

Mensagem por Hermes)o-|- em Dom Abr 07, 2013 10:35 pm

Covens de Wicca Tradicional???

Hermes)o-|-

Mensagem por Arianrhod em Seg Abr 08, 2013 9:34 am

sim

Arianrhod

Libra Serpente

Mensagem por Hermes)o-|- em Seg Abr 08, 2013 7:03 pm

Como já diz antes, só conheço um coven de Wicca Trdicional Alexandrina no Porto e um coven de Wicca Tradicional Gardneriana em Lisboa (este último não sei se aberto). É muito provável que não existam outros covens de Wicca Tradicional em Portugal (no caso da Tradição Alexandrina, com quase certeza absoluta não há na actualidade outro coven)

Hermes)o-|-

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: