Enfermagem vs Escolha Religiosa

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Enfermagem vs Escolha Religiosa

Mensagem por Amitiel Pandora em Sex Nov 11, 2011 1:15 am

Este tópico surgiu me na mente através de um conversa interessante com uma pessoa que brevemente se irá inscrever no fórum....

Como enfermeira que sou, e através da minha experiência nos estágios hospitalares, quando recebemos uma pessoa, somos obrigados a fazer a folha de acolhimento. Numa das colunas dessa folha de acolhimento ao "utente" existe esta pergunta: "Deseja apoio espiritual?"

O que acontece na prática: O Hospital só tem acesso a Padres. E mesmo esses aparecem só numa fase terminal do utente. Mesmo os locais como "capelas", que estão dentro dos Hospitais, estão repletos de simbologia católica.

A questão....

Em Portugal já sabemos, por diversas razões que não existe liberdade suficiente para se poder praticar certas religiões. Sabemos que o povo português carece de mais informação, de mais flexibilidade, de mais compreensão... Poderia este processo começar pela componente de saúde, onde quase todos senão mesmo todos, passaram e tiveram um serviço deficiente, sem permitir as vossas escolhas religiosas, nem tão pouco vos proporcionar em termos práticos a liberdade de culto?

Qual a vossa opinião como "utentes" (detesto esta palavra mas é a única que me sai neste momento, peço desculpas) sobre o processo de recepção dos profissionais de saúde perante a vossa componente religiosa?

Por favor, peço vos que comentem. É extremamente importante para mim, perceber isto... Para que no futuro eu (assim como os enfermeiros que realmente se interessam pela sua profissão) possa realizar plano de cuidados englobando e respeitando a pessoa no seu todo.
Amitiel Pandora

Capricórnio Dragão

Re: Enfermagem vs Escolha Religiosa

Mensagem por Queen em Sex Nov 11, 2011 2:24 am

O facto de apenas se ter acesso a Padres é por no nosso país haver uma maioria Católica. Podes perceber isso e a dimensão da coisa pelo principais Santuários q temos. Especialmente Fátima. E tu sabes, que mesmo dentro da Enfermagem há essa vertente religiosa. Apesar de já se começar a ter acesso a outras religiões, e o nº de pessoas q as praticam estar a aumentar, ainda ñ há disponibilidade ou ouso dizer, consciência de q já existem outras religiões por aí e q por isso deve haver alternativas para os pacientes (prefiro chamar-lhes assim).

No entanto, ñ sei se ñ poderás exigir q alguém fora da Igreja te assista nesse sentido.

Estou-me a lembrar da comunidade Indú e Muçulmana e mm a Judaica. Em Lisboa, tens uma Mesquita, uma Sinagoga e um Templo Indú. Seria complicado ter um templo para cada religião no Hospital, e apenas dei estas cm exemplo, pois existem mtas mais, mas podia haver um local q de certa maneira fosse ajustável ou ajustado às necessidades das pessoas. Mas nesse aspecto até q sou bastante liberal, pq o q interessa a meu ver é o q o espaço transmite e ñ a q Deus/Crença corresponde. No fundo, vai dar tudo ao mesmo. O Divino.

E claro, tb ñ nos podemos esquecer dos ateus. Esses também têm direito a algum apoio. Dentro da sua ideologia.
Na minha opinião os Hospitais deveriam oferecer o q de melhor for espiritualmente aos seus pacientes. Ao fazer a questão se quer apoio espiritual deve ter-se em consideração a crença de cada um. Desculpa-me a comparação, mas é qs como dar ao doente um medicamento q não é o mais indicado para ele, e q assim sendo, o efeito ñ será o desejado.
Queen

Mensagem por Convidad em Sex Nov 11, 2011 10:50 pm

Qual a vossa opinião como "utentes" (detesto esta palavra mas é a única que me sai neste momento, peço desculpas) sobre o processo de recepção dos profissionais de saúde perante a vossa componente religiosa?

eu quando vou a um hospital penso que o mais importante é a maneira como somos tratados e nao a parte relegiosa xD
tb penso que seria bom para um enfermeiro saber um pouco de todas as relegioes para prestar auxilio/ nao parece ser ignorante / para um desabafo, de um utente q tenha uma relegiao diferente da nossa

é o que penso o/

Convidad
Convidado

Mensagem por Ichabod em Sex Nov 11, 2011 11:12 pm

A questão que levantas faz sentido, e num país diferente faria ainda mais.

Acho que a Queen disse tudo. Em termos de infraestruturas no hospital, fará sentido existirem templos de outros credos que não os maiores, e por consequência, os monoteístas?

Aproveito para partilhar uma ideia que me foi transmitida por outra pessoa e que me faz todo o sentido (não sei se foste tu ou não pandora, sorry).

O que parece fazer sentido é haver uma disponibilidade dentro de cada comunidade para um sacerdote se deslocar ao hospital no caso de um paciente o pedir, seja para o que for.

Relativamente à relação dos profissionais de saúde com uma componente espiritual... Ponho as minhas reticências. No sentido de achar que, a haver um investimento nessa direcção, teria que começar pela própria educação dos profissionais, e parece-me que os profissionais iriam simplesmente encarar isso como uma piada. Posso estar errado, e espero estar errado.
Mas se um doente terminal se virar para um médico e lhe disser "Doutor, traga-me um magister templi da IOT pa eu efectuar o Rito Negro!"... Claro que tou a exagerar a situação.

Contudo, uma formação no sentido de uma tolerância religiosa para que todos os profissionais de saúde considerassem também o bem estar espiritual do doente, independentemente da sua fé, tornando o processo de cura mais holístico, seria sem dúvida uma mais valia para qualquer sistema de saúde.
Ichabod

Capricórnio Boi

Mensagem por Dominus357 em Seg Jan 09, 2012 1:45 am

Sinceramente, quanto à logística de espaço para poder incorporar as várias religiões acho que é muito simples... nessas capelas com simbologia católica com simples obras de remodelação poderíamos acolher todas as religiões (e incluir os ateus)...

Bastava por algumas alcovas fechadas com simbologia de cada religião "principal" (Judaísmo, Hinduísmo, Islamismo, Catolicismo (em todas as vertentes) e Paganismo, por exemplo) seria algo simples como um pequeno espaço fechado com uma cortina no interior do qual existiria um pequeno altar com alguns símbolos da religião onde as pessoas se poderiam ajoelhar/prostrar em comunhão com o seu Divino... e os ateus ficavam com os bancos fora das alcovas para poderem estar num lugar longe do burburinho e azáfama hospitalar e sem qualquer conotação religiosa!

Agora, quanto a ter um membro de uma ordem religiosa para administrar os ritos, creio que isso devia ficar ao critério do utente/paciente/enfermo e da sua família, e não do hospital... o hospital teria de se comprometer a deixar os 'sacerdotes' executarem os seus ritos, mas quem tinha de encontrar e trazer os 'sacerdotes' deveria ser a família do utente/paciente/enfermo...
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Seg Jan 09, 2012 2:30 pm

Não é por nada, mas acho que os seguidores do Judaísmo, Catolicismo, Jeovás e outros tantos não iam achar muita piada a essa mistura xD
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por Dominus357 em Seg Jan 09, 2012 3:43 pm

temos pena xD e Taýr
"Kiss kiss, fall in love!
Maybe you're my love!" Razz

amo os gémeos Hitachiin *.*basta dizer que também são Gemini como eu Razz
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Seg Jan 09, 2012 4:05 pm

Eu gosto mais do Kaoru do que do Hikaru, e preferia que a Haruhi ficasse com ele xD
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Sailor Moon em Ter Jan 10, 2012 3:28 pm

Ichabod escreveu:
O que parece fazer sentido é haver uma disponibilidade dentro de cada comunidade para um sacerdote se deslocar ao hospital no caso de um paciente o pedir, seja para o que for.

Não sei se foi comigo que tives-te esta conversa (e provavelmente foi) mas é essa a minha opinião. Quando o utente preenche no questionario a sua religião deveria de ser contactada a comunidade do mesmo e depois seria da responsabilidade dessa comunidade enviar um sacerdote. No caso português não sei quem deveriam contactar em relação ao paganismo. Para além de ter-mos uma centena de vertentes, quem deveria ser contactado? A PFI? A OBOD? Não sei se seria fácil. Talvez em Lisboa até se encontrasse alguém, mas no resto do país? Já é tão dificil encontrar pessoas com as mesmas crenças que nós na nossa área de residência, quanto mais um sarcedote para nos prestar auxilio quando estamos internados no hospital.

Sinceramente também não sei como funciona aqui em Londres a questão do paganismo. Sei que a pergunta das crenças é feita e que eles têm o cuidado de encontrar algum sarcedote da mesma língua do paciênte. Isto no caso católico. Apesar de druidismo ser considerada oficialmente uma religião no UK não sei se prestam esse auxilio nos hospitais e como funciona.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Nomad em Dom Jan 15, 2012 9:57 pm

Olá! Desculpa apenas estar a responder agora, mas ainda não tinha visto este tópico...penso que já sabes que também ando pela área da saúde, embora claro não tenha a vivência exacta que tu terás nesse aspecto do acolhimento. No último hospital onde estive a estagiar, até à semana passada, tinham um quadro bem grande no corredor tipo "direitos e deveres do utente" e dizia lá que todos os utentes têm direito a apoio religioso ou espiritual, disponibilizando-se o hospital para enviar um padre ou contactar um representante religioso/espiritual indicado pelo doente (também já vi isto escrito noutro piso do hospital). Mesmo dentro da religião católica, não sei quão eficaz será de facto o apoio prestado, pois em 12 semanas de estágio apenas vi o Padre no serviço uma vez...

Quanto à capela hospitalar, numa vertente mais abrangente poderia talvez ser uma "sala inter-religiosa", diria mesmo até sem símbolos religiosos de qualquer índole, apenas um espaço mais silencioso/isolado do hospital propício à meditação e orientação.

Uma parte curiosa do estágio, foi que um dos doentes internados reconheceu que o símbolo no meu colar era um ankh...fiquei surpreendida. Razz
Nomad

Leão Serpente

Mensagem por Queen em Qua Jan 25, 2012 6:56 pm

Chegou ontem às minhas mãos um Manual de assistência espiritual e religiosa hospitalar.

Pelo que é descrito foi criado um projecto que permite dar o apoio necessário que corresponda à religião que cada paciente segue e q permita a todas as religiões o acesso aos doentes que sigam determinada religião.

É um pequeno livro que inclui as práticas religiosas, textos sagrados, ritos de nascimento, alimentação, práticas no sofrimento e ritos de morte dentro de cada credo.

São estas as religiões presentes:

*Igreja Adventista do 7º Dia;
*Fé Baha'í; .http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9_bah%C3%A1%27%C3%AD (Para esclarecer)
*Budismo;
*Igreja Católica;
*Hinduísmo;
*Islamismo;
*Judaísmo;
*Mormons;
*Igreja Ortodoxa;
*Protestantes Evangélicos;
*Testemunhas de Jeová.

Não aparece mais nenhuma....

Última edição por Queen em Qua Jan 25, 2012 9:14 pm, editado 2 vez(es)
Queen

Mensagem por Dominus357 em Qua Jan 25, 2012 6:58 pm

Queen, é teu dever como Pagã de acrescentar ai os ritos pagãos e enviar o Manual de volta para os editores! Razz
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Queen em Qua Jan 25, 2012 9:09 pm

Pois, Dominus... dá vontade. Se bem que acho estranho ñ estar aqui algo ligado ao Paganismo. Não sei se as que estão referidas foram as únicas contactadas, se as únicas que se apresentaram no respectivo Simpósio que deu origem a este manual......
Queen

Mensagem por Dominus357 em Qua Jan 25, 2012 10:49 pm

mais do 1º do que do segundo se queres a minha opinião... Mas também a única "organização" Pagã que é assim mais proeminente em Portugal é a PFI-pt :\ e não conheço muitos que falem bem deles... mas acho que devia partir de cada um e ir registar-se ao Hospital central da sua área "olhe, é o seguinte, quero inscrever-me e dar o meu contacto para presidir a quaisquer ritos pagãos que um utente requeira. Onde assino?"
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Sex Jan 27, 2012 1:28 am

Eia Dominus, isso deu-me uma ideia! Se cada cidade organizasse um grupinho para esse fim e fizesse o registo, era perfeito...
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Dominus357 em Sex Jan 27, 2012 4:26 am

já nos estou a ver a entrar num hospital de robe e bastão XD acho que nos conduziam imediatamente à Ala Psiquiátrica Razz mas vale a pena tentar Smile
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Sex Jan 27, 2012 4:20 pm

Diz lá que não era uma ideia brutal! Very Happy O problema era o transporte e a disponibilidade...
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Queen em Sex Jan 27, 2012 10:40 pm

Dominus357 escreveu:já nos estou a ver a entrar num hospital de robe e bastão XD acho que nos conduziam imediatamente à Ala Psiquiátrica Razz mas vale a pena tentar Smile

Eu voto a favor!!!! Very Happy AWESOME!
Queen

Mensagem por Dominus357 em Sab Jan 28, 2012 4:10 am

bem, só falta o pessoal se reunir para discutir os tipos de ritos, e criar uma espécie de "norma" a ser usada para ritos de nascimento, práticas no sofrimento e ritos de morte... até fica interessante cada pessoa usar os seus próprios ritos, mas não sei até que ponto seria isso viável...
temos neste momento 107 membros no fórum, distribuídos em quase todos os Distritos...
bem, é discutir Razz
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Qua Fev 01, 2012 2:43 pm

Devíamos era encontrar-nos todos num acampamento e "ensaiar" os ritos juntos!*3*
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Mabon em Qui Fev 02, 2012 9:33 pm

Concordo em absoluto que em cada hospital deveria haver um espaço reservado, polivalente, isento de qualquer simbologia religiosa para que cada paciente pudesse aí exercer livremente o seu credo e respectivos rituais, espaço esse que deveria ser respeitado por todo o pessoal hospitalar em termos da vontade de cada utilizador.
Aqui é que reside o problema, a "Queen fala num manual religioso e descritivo de religiões, óbviamente nenhuma referência a Paganismo, faz todo o sentido se atendermos a que até há bem pouco tempo eramos encarados como seres ligados ao Demo e a tudo quanto era negativo em termos sociais(e ainda somos olhados com muita reserva e desconfiança), portanto primeiro que tudo temos que mudar a opinião geral e só aí conseguiremos mudar as Instituições e esse é o tipo de trabalho que deveria ser feito por organizações legalmente representativas como por ex. a PFI, mas, enquanto as mesmas andarem mais preocupadas com o seu próprio umbigo, trabalho estético(ficar bem na fotografia), elitísmos(separação de castas, iniciados para um lado, não iniciados para outro, participantes activos e assíduos em alta consideração, os outros olhados como estranhos e párias), aí é difícil e complicado conseguirmos algo. Mas devemos sempre tentar, esse é um caminho que todos devemos trilhar...
Mabon

Áries Tigre

Mensagem por Stainless88 em Ter Fev 14, 2012 11:05 pm

"a "Queen fala num manual religioso e descritivo de religiões, óbviamente nenhuma referência a Paganismo, faz todo o sentido se atendermos a que até há bem pouco tempo eramos encarados como seres ligados ao Demo e a tudo quanto era negativo em termos sociais(e ainda somos olhados com muita reserva e desconfiança)."

Já ouvi pior, um dos melhores professores que tive quis que fizesse-mos trabalhos sobre uma religião, eu apresentei-lhe um sobre as várias vertentes do paganismo, ele deu me 0 e ainda acrescentou "paganismo é tudo o que não é cristão". É de notar que este é um homem com um certo poder politico, professor universitário e uma pessoa com quem sempre gostei de conversar... até isto acontecer.

Concordo com tudo o que até aqui foi dito, mas para os católicos por exemplo é muito mais importante ter alguém para lhes perdoar os pecados do que para nós, que não estamos nas mãos de um Deus vingativo. Desde que tenhamos alguém ao nosso lado já é bom eu acho, mas também nao conheço os ritos pagãos neste sentido. Foi só uma observação inocente Smile
Stainless88

Áries Galo

http://www.facebook.com/tantunesleitao

Mensagem por Dominus357 em Ter Fev 14, 2012 11:11 pm

na minha opinião ritos pagãos para estes casos seria algo como pedir ao Deus e à Deusa que ajudassem o nosso irmão a passar para o outro lado de forma calma e serena, ou pedir para apressar a cura, ajudar a combater a doença... ou mesmo simplesmente estar lá a ouvir a pessoa Smile Pagão, Cristão ou seja que crença tenhamos, todos gostaríamos de um "confessor" com quem poderíamos simplesmente desabafar naqueles momentos mais difíceis... principalmente quando achamos que já não vamos voltar a ver o nascer do Sol Smile
Dominus357

Gémeos Serpente

Mensagem por Stainless88 em Qua Fev 15, 2012 12:00 pm

Aí é que está a questão, não precisamos propriamente de um coven, precisamos de um amigo que nos ajude com a ligação ao divino. Concordo plenamente Very Happy
Stainless88

Áries Galo

http://www.facebook.com/tantunesleitao

Mensagem por Taýr Mirellë em Sab Fev 18, 2012 4:31 pm

Wow, Stainless... Esse teu professor mete nojo ._.
Bem, mas se o trabalho era sobre UMA religião, devias ter escolhido uma vertente Razz
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: