Druidismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Druidismo

Mensagem por Amergin em Qua Set 28, 2011 2:30 am

«O que é o Druidismo? Um Caminho Espiritual, um estilo de vida, uma filosofia... o Druidismo é tudo isto. Hoje em dia, o Druidismo está vivo e de saúde, e espalhou-se por todo o mundo, formando uma maravilhosa rede de pessoas que honram e respeitam a Terra e o direito sagrado à vida de tudo aquilo que faz parte da Terra. Tal como uma grande árvore, encontrando o seu alimento através das raízes, o Druidismo encontra a sabedoria na sua herança ancestral. Existe um ditado no Druidismo que diz: 'A grande árvore desenvolve-se a partir das folhas que ela própria lança ao chão.' O Druidismo de hoje não pretende apresentar uma réplica do passado, em vez disso produz o crescimento de uma nova estação.»
Cairistiona Worthington, The Beginner's Guide to Druidry

A título de curiosidade, para quem não souber, a OBOD (Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas) já se encontra em Portugal Smile

Amergin

Re: Druidismo

Mensagem por Convidad em Qua Set 28, 2011 10:59 am

Druidismo é lindo. Embora seja um bocado leiga em relação a certos temas, pela minha parte obrigada por teres partilhado este excerto :awesome:

Convidad
Convidado

Mensagem por Morrigan em Qui Set 29, 2011 10:25 am

Nao querendo ofender ninguem, os druidas actuais para mim nao tem o poder ou conhecimento que os da antiguidade tinham, tendo em conta que eram necessarios 20 anos somente para ser considerados druidas iniciados...

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Amergin em Qui Set 29, 2011 4:18 pm

Aquilo que era praticado e ensinado há mais de 2.000 anos, assim como a forma como era feito, desapareceu com o tempo, como é natural, ninguém pode pretender "saber" ou "deter" esse conhecimento. Mas devemos lembrar-nos de uma coisa, sabemos que muito desse tempo (de "19/20 anos") era também dedicado ao ensino de gramática, matemática, história, etc. coisas que hoje aprendemos (de forma "comum") nas nossas escolas e universidades. Aquilo que falta nas nossas escolas/universidades é exactamente a componente "hermética".
Como todas as correntes místicas, as formas variam com o tempo. Numa tradição o mais importante não é a sua "antiguidade", mas a sua "eficiência operativa", e esta depende, em grande parte, do "operador", ontem, como hoje, como amanhã! Smile

Amergin

Mensagem por Sailor Moon em Sex Set 30, 2011 2:17 pm

Olá Amergin. Sim de facto eu também já andei a fazer publicidade aqui da OBOD (e admira-me ainda não ter levado nas orelhas por isso :pedo: ).

Pertences à OBOD? Eu estou a fazer o curso de Bardo pois acho os seus ensinamentos bastante interessantes. Estou a adorar!

Na paz do bosque!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Clodagh Amora em Sex Set 30, 2011 11:25 pm

Tb existe um Conselho Druídico em Portugal... e não tens que pagar pelos cursos, no entanto, podes ofereceres o que quiseres...
Clodagh Amora

Libra Cavalo

http://www.doceblackberry.blogspot.com

Mensagem por Convidad em Sab Out 01, 2011 10:52 am

Não vos quero perturbar com estas perguntas mas eu sou muitooooo leiga em relação ao druidismo e à actualidade! Não se importam de me explicar como é, que tipo de cursos fazem e onde fazem?

Perdoem-me a minha curiosidade! Eu sou a menina dos livros, prática não tenho :tcry: e acho tão interessante :banzai:

Convidad
Convidado

Mensagem por Sailor Moon em Sab Out 01, 2011 8:24 pm

Tudo bem Nanami, não sei é se irei conseguir explicar convenientemente. Os cursos são feitos à distância onde te enviam as lições com regularidade. Uma vez que tens esse interesse o que te sugiro é visitares o site da OBOD http://www.obod.com.pt/

Acho que a melhor forma para conheceres o curso será fazeres o pedido do conjunto introdutório que é gratuito e oferecem-te as duas primeiras lições para teres uma idéia de como se desenrola o curso. Eu ainda estou nas primeiras lições por isso não posso falar muito, mas basicamente o curso tem uma parte de enquadramente histórico e partilha de histórias antigas e uma parte mais prática, com exercícos que poderás realizar. Também costumam enviar os rituais referentes aos Sabbath que estamos estamos a celebrar.

Posteirormente também fazem rituais para os membros (ainda no passado dia 24 de Setembro fizemos uma celebração do Alban Elfed ou seja o Mabon) e ainda estão a desenvolver outras componentes que ainda não estão a 100% por a ordem ainda ser recente. Mas também têm um forum genero este reservado a membros para partilharmos as experiências e sensações ao longo do curso.

Espero que tenha ajudado, mas creio que ainda espicacei mais a tua curiosidade!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Convidad em Seg Out 03, 2011 8:37 pm

Sailor ajudou muito! Obrigada! O site é super interessante e já deu para perceber como funciona... só tenho pena que se tenha que pagar Sad não é muito se formos a ver... 18 euros... mas acho que pagar por algo tão bonito, estraga a beleza e nem é por ter ou não dinheiro, é mesmo porque parece que estraga algo e já não estaria lá por gosto, mas porque paguei.

Mas para quem está inscrito, aprende de certeza muita coisa e é super interessante :banzai:

Convidad
Convidado

Mensagem por Ookami em Qua Out 05, 2011 4:13 pm

Falaste bem Amergin,
Ambos no que era ensinado nesses vinte anos como o que disseste sobre o que realmente importa. gostei imenso.

Mesmo se a Ordem não tem o que os antigos tinham, com tempo se calhar o conseguem atingir. Experiência, trabalho e determinação dá fruto de todo o tipo.
Não concordo muito com a OBOD mas se tem pessoas tão fies e simpáticas, que genuinamente procuram conhecimento eu não sou pessoa para criticar a não que seja de forma produtiva.
Sinto um pouco triste que tantos consideram a OBOD a unica verdadeira fonte druidica pura em portugal e que algo que é a mystery religion or lifestle, abre-se tanto ao publico. Teaching esoteric/mystical or magical and spiritual knowledge for money goes against much of what i was taught and choose to stand for. I understand that the land has to paid for and that there needs to be money to support what happens, however that is something that only the ones holding it together should pay. Students are our gifts and as such they should be allowed to learn free of obligations. Determination, loyalty and responsibility should be their only form of payment.
Only when the student has shown promise and a innate calling should they be asked to take up the mantle and hold the weight of the house on their shoulders with his fellow brothers and sisters. This should be a choice and a test.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Qua Out 05, 2011 10:33 pm

Claro que sou um pouco suspeita para falar uma vez que pago e desfruto do curso, mas acho que a ideia de terem alguém a ensinar o que quer que seja sem pagar é realmente uma ideia romãntica da coisa. Eu compreendo o porquê desses custo e para mim até fazem bastante sentido. Mas claro é uma questão de escolha pessoal. O curso tem custos para a Ordem, logo compreendo que incutem esses custos nos "alunos".

Ainda assim Ookami gostava de te perguntar se apenas estás contra a forma da Ordem trabalhar devido ao pagamento ou é por mais algum motivo?

Não creio que a OBOD seja a unica forma de aceder a conhecimentos Druidicos, mas para mim é sem dúvida a mais fedigna. Porque ela não é isolada em Portugal, ela é uma secção da OBOD internacional onde os conhecimentos passados são trabalhos e desenvolvidos em termos mundiais e não apenas em Portugal. O curso que estou a fazer corresponde à mesma versão inglesa do curso.

Ainda assim, não concordo com essa ideia de que não devemos pagar nunca a quem tem os conhecimentos, acho que há situações e situaçãos. Por exemplo prefiro pagar mil vezes mais à OBOD que está bastante bem organizada apesar da sua recente implementação em Portugal (e devo dizer que o ritual que fui foi o melhor ritual aberto a que já assisti, nem em Londres fazem rituais daquela forma, achei fenomenal) do que pagar um euro à PFI Portuguesa, pois é uma desorganização completa e vocacionada para elites, não aberta a todos.

Lá está, há uns que compensam outos não. Mas como tudo é só a minha opinião!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Ookami em Qua Out 05, 2011 11:48 pm

Não, eu não tenho mais nada contra a Ordem. Para dizer a verdade eu também não sou contra a ordem sobre o pagamento, devido à situação financeira (fica caríssimo para eles terem e manterem todo o seu terreno) acho que é uma boa escolha e uma forma correta de agir.

Eu não considero uma forma romântica de ver as coisas, mas tenho as minhas razões para isto, preferia falar isto em pessoa contigo mas posso escrever uma peça a explicar se quiseres, até me dava oportunidade de por a papel.

Eu considero que religião e trabalho espiritual não deve ser pago com matérias, o trabalho (I mean this in many ways) que é feito em conjunto com o professor ou mago deve ser o pagamento. Eu vou ter de dar exemplos disto para clarificar mas eu acho que percebes.

Magia e trabalho espiritual é algo que não conseguimos medir, seja resultados ou progresso. Logo ter um preço certo é um pouco difícil. Quem quer e faz negocio disso faz o que faz e eu não levanto o dedo. Agora na minha vista é impensável para mim e para aqueles sobre mim.

Para quem quer fazer vida somente destas práticas que o faça. acho que já estou a baralhar a malta um pouco.

OBOD vs PFI eu não vou falar do que não sei, mas acho que por alto a OBOD interaja e é muito mais preocupada e interessada nos seus parceiros e seguidores que a PFI. Dá mais valor, e de forma genuína. Não é por eles estarem a pagar mas sim por eles fazerem parte da família, isto sim eu apoio neles.

Como eu disse e acabo por concordar contigo, as raízes da OBOD estão no lugar certo ou lá perto. E o trabalho elaborado chegara lá um dia espero eu.
Muitas vezes falamos sobre os passados, antigos e essas coisas todas ("os velhos tempos") como se fossem sempre muito melhores que agora. Na verdade isto só é correto 40 ou 60 % do tempo.
Historia e raízes ajudam a dar valor e validade, mas isto não quer dizer que o caminho ou organização seja mais ou menos correta.
Eu apoio a ordem, ou melhor, tem o meu voto de confiança. Mas nunca me interessarei em juntar possivelmente.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Andre em Qui Out 06, 2011 7:27 pm

Clodagh Amora escreveu:Tb existe um Conselho Druídico em Portugal... e não tens que pagar pelos cursos, no entanto, podes ofereceres o que quiseres...

Nunca tinha ouvido falar...
Os cursos são presenciais ou à distância? E se são presenciais são onde?
Onde posso encontrar mais info?
Andre

Escorpião Galo

Mensagem por Clodagh Amora em Qui Out 06, 2011 10:16 pm

Tanto quanto sei são presenciais e estão a decorrer em Lisboa e arredores, Évora, Leiria e há um grupo que está a tentar arranjar para Braga...
Tens um site... http://www.conselhodruidico.org/

E o facebook (é mais fácil para entrar em contacto) http://www.facebook.com/profile.php?id=100002755481330&sk=wall
Clodagh Amora

Libra Cavalo

http://www.doceblackberry.blogspot.com

Mensagem por Queen em Sex Out 07, 2011 5:04 pm

Sailor Moon escreveu:Não creio que a OBOD seja a unica forma de aceder a conhecimentos Druidicos, mas para mim é sem dúvida a mais fedigna. Porque ela não é isolada em Portugal, ela é uma secção da OBOD internacional onde os conhecimentos passados são trabalhos e desenvolvidos em termos mundiais e não apenas em Portugal.

Ia exactamente falar na OBOD. Estive presente no primeiro ritual realizado pela mesma este ano, em Sintra, em pleno Beltane, e confesso q adorei. Foi um ritual aberto ao público, logo foi algo mais "descontraído". Acredito que as pessoas que dirigem a Ordem são as ideais para uma coisa dentro deste género. Conheço algumas e nada tenho a apontar. Penso que para quem queira criar um vínculo além de aprender, é uma boa escolha.
Queen

Mensagem por Amergin em Seg Out 10, 2011 2:49 pm

Olá a todos,

Obrigado pelas vossas palavras!

Quanto ao Druidismo, e Iniciação/Tradição autênticas, jamais se poderão sobrepor valores materialistas, sob pena de se perder aquilo que é mais importante, a sua essência. Em relação à OBOD, é possível fazer um curso e receber o material impresso - o que, naturalmente, tem custos - ainda não se fazem as coisas "do ar" Smile - mas esses custos destinam-se apenas a isso mesmo. Na OBOD, como em qualquer Ordem autêntica, nunca ninguém poderá pedir dinheiro para participar numa cerimónia, muito menos para uma iniciação! Isso seria "prostituir" o Sagrado!...

É natural que existam outros movimentos druídicos em Portugal (e existem, embora nem todos sejam "visíveis", o que é natural e acontece também com outras tradições mágicas). Porém, devemos, antes de mais, saber se as pessoas que dirigem esses movimentos estão de facto habilitadas iniciaticamente para se intitularem Druidas e para conferirem um ensinamento e uma iniciação Druídica autêntica. Isso passa, como em qualquer tradição, por uma aprendizagem verdadeira e pela realização da Obra em si mesmo, tudo o resto são, quanto muito, agrupamentos de boa-vontade acerca do tema... Mas, isto tem de ser dito, a boa-vontade não chega!... não existe "geração espontânea" de auto-proclamados "arqui-druidas"... Smile São puras ilusões e "ego-trips"...

As verdadeiras ordens druídicas/pagãs sempre mantiveram relações cordiais e fraternas umas com as outras (ainda que provenientes de diferentes "ramos"). O reconhecimento entre elas existe. E isso serve para "separar o trigo do joio". "Nem tudo o que reluz é ouro."

Não nos cabe fazer julgamentos sobre os movimentos tradicionais, porém, devemos estar alerta e interrogarmo-nos, interrogar os dirigentes dos movimentos sobre as suas filiações, a sua linhagem, a sua corrente. A melhor forma de os conhecermos é, como noutros domínios: "conhece-se uma árvore pelos seus frutos."

Há um dizer da Tradição que nos relembra também o seguinte: "os falsos mestres são tão abundantes como os grãos de areia numa praia. os verdadeiros mestres são mais raros do que o ouro, e nunca se apresentam como tal."

Tudo o resto é pura converseta... Smile

Amergin

Mensagem por Amitiel Pandora em Sex Nov 11, 2011 7:23 pm

Amergin, antes de mais obrigada pelo teu post e pelas tuas palavras! Gostei muito do que disseste por último, embora tenha que discordar num ponto que referis-te atrás.

Amergin escreveu:Aquilo que era praticado e ensinado há mais de 2.000 anos, assim como a forma como era feito, desapareceu com o tempo, como é natural, ninguém pode pretender "saber" ou "deter" esse conhecimento.

Não é bem assim. Isto agora é só a minha opinião... Mas muito do que se vê, ouve e lê, é palha! Foi adulterado, manipulado, se assim quisermos dizer para sugestionar em massa. E isto acontece com todas as religiões. Sou da opinião que a melhor forma de selecionarmos o que é palha e o que não é, é procurar informação de tempos remotos. E acredita que tens acesso. Só a microsoft já digitalizou milhares de livros antigos, principalmente sobre o esoterismo e ocultismo e assuntos afins, e está tudo disponivel para download gratis (maioritariamente em pdf) claro está em inglês, mas acredita que sei do que estou a falar porque os tenho.... Como tudo é preciso é fazer investigação primeiro para podermos ter uma vasta gama e dizer "aquilo do antigamente aproveita-se " ou "aquilo do antigamente não se aproveita" e o mesmo com o que é recente nos dias de hoje.

Quanto ao que referiste perante os "20 anos", estou completamente de acordo. Hoje, cada um de nos, ja tem informação "base" que antigamente não tinha e precisavam de investir....

Quando ao druidismo em si, é um assunto que desconheço por completo. Prometo me aprofundar nessa area em breve para poder opinar devidamente.
Amitiel Pandora

Capricórnio Dragão

Mensagem por Endymion em Qui Abr 12, 2012 5:11 am

A minha perspectiva sobre o assunto é... o druidismo, como a maior parte do trabalho magico ou espiritual, é na sua essencia um trabalho criativo.
Olhem para a evolução da RDNA ou mesmo da Ancient Druid Order, predecessora da OBOD assim como para as raizes da Wicca. Uma boa quantidade de tentativa e erro, intuição, trabalho criativo e inspiração. As tradições não nasceram do nada, inspiraram-se em autores, ou ideias que vieram de trás. Mas mesmo que tivessem "nascido do nada (o que não acontece neste mundo)" faria alguma diferença? Quanto a uma tradição druidica "autentica", sobre que moldes? Os neopagaos, com sabor a ADF ou OBOD? Os clubes maçónicos tão depressa apelidados druidas como templários, vulgos "mesopagãos" como dizia Bonewits? Ou os antigos, "originais", cuja tradição podia ser tão diversificada quanto a quantidade de regiões a que se estenderam?
Endymion

Sagitário Cavalo

http://endimiao.livejournal.com/

Mensagem por Ricardo silva em Qui Mar 19, 2015 5:26 pm

Nao entendo a ideia de ter de pagar um curso para aceder aos conhecimentos druidicos.O homem tem de ganhar dinheiro com tudo.

Ricardo silva

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: