Homens Matriarcais

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Homens Matriarcais

Mensagem por Morrigan em Ter Nov 01, 2011 11:35 am

Sosai, olha que tu nao andas bem moço. Nem posso comentar a enormidade de afirmações que fazes que discordo por completo. Rolling Eyes

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Merlin em Qua Nov 02, 2011 11:48 pm

possa... digamos assim! Very Happy

No Livro do genisis, a descrição da criação, segundo uma boa tradução do hebraico, nos diz que "Deus os criou"... ou seja, o autor do livro entendia que as duas partes, como já disseram, não só se complementam, mas são destintas das suas naturezas. A verdade com isto tudo, é não só a imagem do feminino como do masculino, mas o que elas significam para nós! Hoje fica um pouco dificil dizer as características apenas de uma, sem ver o conjunto todo... daí concordar com o que já se disse, o autor destua um pouco desta vertente assente: homem e mulher! Mas o tipo, quer antes Mulher e Homem! percebem??? acho irrevelante, ser primeiro o homem e depois a mulher ou vice-versa. Os dois tem a sua posição, e pronto.
A imagem do homem na religião como a da mulher, são ambos importantes se bem que as religiões judaicas, e islâmica apenas as veem como "parideiras" de seres... A cristã desejou sair deste quadro.. mas é difícil pela história europeia. Pela história de 2000 anos!
Opinião pessoal, eu que simpatizo com a vertente wicca, acho revelando se dar o papel aos dois, ao deus e a deusa. Vejam que no cristianismo essa necessidade está lá, temos o Deus trino, e depois a Virgem Maria, que não é deusa.. mas quase diria que recebe adoração!!!
agora, isto tudo depende da imagem e necessidade que cada um dá a figura feminina e masculina.
Dar importância as duas, é tão natural como chamar Pai e Mãe... (quem os teve) Smile
Merlin

Mensagem por Ookami em Qui Nov 03, 2011 3:35 pm

Que coisa interessante, consegui apanhar o Sosai em fúria. Elas tem um pouco de razão, aqui tinhas um tom bastante agressivo mesmo se a tua intenção era outra.

Sim há injustiça, e muitas vezes é por o sexo da pessoa. Mas se formos a pensar bem não é por este sexo ser tratado melhor que o outro. O que acontece é que quando as pessoas querem pegar convosco, mandar abaixo ou limitar alguém eles encontram sempre como o fazer.
Isto não é por o mundo ser mais ou menos sexista, mas sim por os gostos pessoais das pessoas.

Vou ter de concordar que a popularidade é para os dois lados, as raparigas na noite tem mais facilitismos mas pagam bem por isso.

Sobre as raparigas terem de preocupar por serem fraquinhas eu vou ter de discordar, quem esta a armar parvoíces na noite ou que está com má intenções vai o fazer a seja quem for que apanhem de forma vulnerável.

As mulheres não são mais fracas ou indefensáveis, vocês conseguem se defender tão bem como um homem. Quem tem mais força física ou quem é maior é uma coisa á parte, e até digo que hoje em dia com tantos colados á televisão e pc muitos homens são extremamente frágeis. A escolha de ser ou não ser saudável e activa/o vem da pessoa, a escolha de saber ou não saber se defender vem da pessoa, não é uma questão de sexo.

Vítimas encontram-se em ambos os lados e se formos objectivos, são essas mesmas vítimas que tem de encontrar ajuda ou ajudarem-se a si próprios primeiro antes dos outros darem apoio. Porque até hoje nunca vi ninguém que conseguisse adivinhar todas as traumas ou mal tratamentos que os outros recebem diariamente.
Novamente, não é de ser mulher ou homem. É ser vítima, e as dificuldades que temos nesse estado.

Eu sei que pode suar mal mas por um lado até acho que o Sosai tem razão quando diz que as mulheres gostam de fazer conta que são vítimas (não estou a falar de mulheres que passam por situações fora do seu controlo).
Muitas pessoas, tanto homens como mulheres gostam de se fazer de coitadinho para não terem de levar com a responsabilidade das suas escolhas, acções e falha do mesmo. Isto tanto do mundo externo como de forma interna.
A única coisa que as separa é que as mulheres como vivem (em a maioria dos casos) em sociedades orientadas por homens podem queixar porque é mais provável as pessoas acreditarem e dar apoio.
É um pouco o que acontece com os homens e o sexo com muitos parceiros, se fazem de forma vagabunda e sem respeito nenhum ninguém se rala. Porque? Por são homens e é natural querer ir a todas.
Isto é a mesma coisa com as mulheres, mas as mulheres tem muitas situações onde abusão deste fenómeno. (tenho 70% de certeza sobre como vão responder a esta parte ai o que fui dizer)
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Morrigan em Qui Nov 03, 2011 3:57 pm

Concordo com a parte de pessoas de ambos os sexos fazerem-se de vitimas, embora continue a dizer que as mulheres são mas suscptiveis de serem assaltadas se nao coisa pior, quando saem a noite sozinhas na rua. Digo isto de forma geral, apesar de eu nunca ter sido incomodada por ninguém, nem de dia ou noite, vá-se lá saber porquê. A sociedade em que vivemos é aparentemente patriarcal, mas se formos bem a ver quem é ou quem são os pilares das familias são sempre as mulheres, o que apesar de demonstrar poder do matriarcado, este não tem grandes efeitos prácticos na sociedade. Evoluimos bastante, tenho de dizer e as mulheres ganharam muitos direitos que anteriormente não tinham, mas admito que muitas vezes algumas se vitimizam. Contudo, vendo o outro lado, existem sobre nós pressões ditas "morais" exercidas pela sociedade, que nos homens não existem ( felizmente não ligo puto á sociedade). E eu não vou começar a falar da parte que o Sosai mencionou de que mulheres grávidas são inadequadas para um trabalho e alvos de despedimento senao eu falaria de como evolutivamente o sexo masculino é que é o sexo dispensavel, mas cm nao quero entrar numa baala campal.. Laughing

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por CalamityJane em Qui Nov 03, 2011 4:06 pm

Ora eu ia escrever mais ou menos o mesmo que a Morrigan...mas entretanto ela roubou-me as palavras.

Para finalizar: Sim, pessoas que se fazem de vitimas há muitas. Homens e Mulheres.

Mas eu nem sequer quiz dizer que as mulheres eram mais fracas ou que se faziam de fracas...simplesmente que há situações em que são vistas como presas e como "elos mais fracos" e o mesmo não acontece tão facilmente com o sexo masculino. Claro, que já parte da mulher deixar-se colocar nesses papeis ou não (embora em situações extremas é complicado ver essa escolha...)

E sim, existem pessoas promíscuas de ambos os sexos, mas a promíscuidade masculina é regra geral mais bem aceite pela sociedade.

Peace!
CalamityJane

Câncer Porco

Mensagem por Aìfe em Qui Nov 03, 2011 7:55 pm

Como se costuma dizer: no meio é que está a virtude. E eu tento viver a minha vida e não a do outros por isso o que a mim me afecta não afecta os outros e vice-versa. Mas julgo que a descriminação passiva é tão nociva quanto a activa. Quero com isto dizer que contratar uma determinada pessoa única e exclusivamente para preencher quotas, em detrimento de outras pessoas mais qualificadas, não faz sentido nenhum. Num mundo perfeito respeitar-nos-iamos independentemente das nossas diferenças.

Morrigan escreveu: E eu não vou começar a falar da parte que o Sosai mencionou de que mulheres grávidas são inadequadas para um trabalho e alvos de despedimento senao eu falaria de como evolutivamente o sexo masculino é que é o sexo dispensavel, mas cm nao quero entrar numa baala campal.. Laughing

Não julgo que os Homens sejam dispensáveis, mas gostava de perguntar ao Sosai o que é que ele propõe: que as mulheres não engravidem ou que fiquem em casa a ser sustentadas pelo marido? Eu sei que no mundo perfeito que é a Suécia as mulheres têm três anos de licença de parto e recebem quantias avultadas por parte do Estado, etc. Mas em Portugal isso não acontece. Infelizmente.
Aìfe

Leão Coelho

Mensagem por Morrigan em Qui Nov 03, 2011 9:34 pm

Atenção, eu disse evolutivamente, não que em regra geral eram dispensaveis.

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Aìfe em Sex Nov 04, 2011 12:51 am

Mas como assim evolutivamente? Julgava que a partenogénese humana só tinha acontecido naturalmente com a Virgem Maria.
Aìfe

Leão Coelho

Mensagem por Sosai Wakasaki em Sex Nov 04, 2011 1:14 am

Aìfe escreveu:

Não julgo que os Homens sejam dispensáveis, mas gostava de perguntar ao Sosai o que é que ele propõe: que as mulheres não engravidem ou que fiquem em casa a ser sustentadas pelo marido?

Eu não pruponho nada, nem me dou ao trabalho de prupor, pois eu falei num contexto empresarial. Eu não sou gerente de nenhuma empresa. E duvido que alguma vez o seja. Mas vendo de um ponto de vista empresarial, uma mulher grávida não é suficientemente eficiente. Não dá lucro a uma empresa. As simple as that. Não vi de um ponto de vista pessoal, nem acho que se deveria de fazer. Uma empresa é uma máquina, com uma função programada.

E sim, Ookami este é um tema que mexe comigo. Irrita-me profundamente ver uns a vitimizar-se.. "ah eu sou descriminado(a), tadinho(a) de mim"... assim como ver outros a tentarem subir por cima dos outros....

Capricórnio Serpente

Mensagem por Aìfe em Sex Nov 04, 2011 1:28 am

Mas Sosai, voltamos ao mesmo. Uma empresa também é feita de pessoas (um dia destes podem ser robôs, mas para já são pessoas), e sem querer vitimizar ninguém, uma pessoa não devia ser descriminada por querer formar uma família e dar continuidade à espécie humana. Eu entendo que de um ponto de vista estritamente financeiro isto não faça sentido, mas a verdade é que damos demasiada importância ao dinheiro. É um direito constitucional, existem uma série de leis e infelizmente as mulheres continuam a sofrer penalizações por escolherem ser mães. E ainda pior estão as trabalhadoras independentes que por vezes nem o dinheiro da Segurança Social recebem. Num mundo ideal ninguém teria que trabalhar e só teríamos que esticar a mão para nos cair a proverbial banana. Mas mais uma vez o mundo não é ideal e principalmente nos últimos tempos não é possível para a maior parte das famílias ter só uma pessoa a trabalhar.
Isto está a fugir um pouco ao tópico, mas a verdade é que tanto homens e mulheres são penalizados por serem homens ou mulheres em diferentes situações. Como em tudo o mais temos alguma dificuldade em entender o outro e aquilo que é diferente de nós.
Aìfe

Leão Coelho

Mensagem por Sosai Wakasaki em Sex Nov 04, 2011 1:38 am

Sim, é formada de pessoas, mas as pessoas ao cargo da empresa têm que garantir a sobrivivência da mesma. E se tiverem que despedir uma pessoa por esta ou outra razão fazem.

Se queres uma ideia que eu acho que se devia de implementar para deixar de haver desemprego por causa das ideias é um subsídio do estado por cada mulher grávida que estivesse numa empresa. Mas não sei até que ponto é que isso seria viável ou não.

E Ookami, forgot to mention, mas aquilo não é fúria. É simplesmente um leve desconforto. XD
Anyway, isto está já a fugir demasiado ao tópico!

Capricórnio Serpente

Mensagem por Ookami em Sex Nov 04, 2011 10:13 am

Sosai - Essa ideia não era nada má, é o que acontece na Suécia peco eu. Eles para terem alguem com tanto tempo de baixa recebem um subsidio, mas para isso tínhamos de aumentar os impostos e capital do pais primeiro. Alguém interessado?

Aífe - Marry me ^^
Gostei imenso do teu ponto de vista, é possível considerar que no momento onde tentamos dar mais valor a um sexo estamos a desequilibrar a balança, mesmo que parece ser de forma insignificante. Tal como tinhas dito.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Morrigan em Sex Nov 04, 2011 12:07 pm

Aìfe escreveu:Mas como assim evolutivamente? Julgava que a partenogénese humana só tinha acontecido naturalmente com a Virgem Maria.

Pois, mas aí está o terrivel hábito de se focar nos humanos, que sendo um animal como todos os outros, não é o mais fantástico. Se quiseres exemplos, como o Cnemidophorus neomexicanus, uma espécie de lagartos somente composta por fêmeas, que dizes que tal como a virgem Maria, se reproduz por partenogénese e é considerada o próximo passo na evolução, pois clonam-se e não se perde diversidade genética devido ás mutações que ocorrem, que aumentam esta dentro da espécie. Mas bem, como falo em répteis, posso falar em bactérias, plantas e invertebrados, como nemátodes e escorpiões. Agora, em relação á virgem Maria não sei, nunca fui muito á catequese. Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Queen em Sex Nov 04, 2011 6:38 pm

Ui, que isto ficou agreste.... O Sosai sacou da Katana! Razz

@Ookami, estiveste mto bem. E tu Aífe, apresentas palavras pertinentes. Não vou excluir os outros, pois todos eles focam também pontos relevantes.

Muitas vezes o problema são as mentalidades, as próprias pessoas, a gestão dos recursos nas empresas, etc... Deram o exemplo da Suécia, e um dos melhores, e que eu já anteriormente ia dar, (ou dei, ñ me recordo se) neste tópico. É verdade que nós mulheres podemos estar numa posição mais vulnerável, e estamos, em questões de trabalho e ñ só. Mas ñ podemos deixar q sejamos vítimas por isso e nem usar esse discurso. TODOS podemos ser vítimas, de coisas diferentes, mas podemos.
Não quero de maneira nenhuma atingir alguém aqui, mas eu recuso todas as formas e discursos sexistas, pq o verdadeiro centro da questão ñ é a força q um tem e q o outro ñ tem, mas sim o equilíbrio dos dois.
Por exemplo: na questão da licença de parto, é natural q seja um prazo mais alargado para a mulher, pois é ela que passa por todo o processo de dar à luz, no entanto, eu acho q o pai devia tb estar esse tempo c o filho, logo após a mãe. Posso estar enganada em relação à licença de maternidade/paternidade, mas penso q o homem tenha direito a menos tempo. Se estiver errada por favor corrijam-me. Se realmente for como disse, temos aqui um caso em q o homem fica a perder. Na minha visão das coisas ambos devem ter direito ao mesmo nº de dias. Entendo q mtas xs apenas um usufrua desses direitos, pois a vida ñ está fácil...

Agora, a verdade é que mtas xs as empresas consideram os trabalhadores como meros objectos de produção e é isso q está errado. A isto juntam-se outros pequenos detalhes diferentes deste, é certo, e q são a meu ver pequenas manchas q acabam por contaminar tudo o resto.

É complicado criar uma sociedade perfeita, mas podemos sempre dar-lhe um equilíbrio de modo a q as coisas sejam mais justas.
Queen

Mensagem por Aìfe em Sex Nov 04, 2011 11:01 pm

Morrigan escreveu:
Pois, mas aí está o terrivel hábito de se focar nos humanos, que sendo um animal como todos os outros, não é o mais fantástico.

Julguei que estávamos a falar de seres humanos. Mas é verdade que outras espécies o fazem naturalmente. Espero sinceramente que isso não aconteça com os humanos, não vou especificar razões mas julgo que me entendem...
Quanto à Virgem Maria ser virgem antes, durante e depois é um dogma da Igreja Católica Apostólica Romana, dos Ortodoxos Orientais e de algumas Igrejas protestantes. Obviamente não há como comprovar. Mas como aparentemente ela foi concebida através de um beijo, eu julgo que tudo é possível.
Aìfe

Leão Coelho

Mensagem por Amitiel Pandora em Sex Nov 11, 2011 6:57 pm

Ora antes de mais, quero agradecer à Queen pelo seu controverso post Razz

Isto de facto originou muitas e muitas discussões.... Vamos por partes.

Opinião quando ao post:

Estou de acordo com o que maioritariamente foi dito. Não concordo com a "separação" dos sexos ao nivel comentado pelo autor, mas sim na sua complementaridade. Embora deva dizer que há aspetos interessantes... Penso que aqui sigo mais uma linha como o Ookami tentou no seu primeiro post aqui. O autor do texto enumera de facto criticas que estão presentes na nossa sociedade. Penso que é a unica coisa de jeito que se aproveita num texto tao enfadonho como esse. Usando aqui o bonequinho da Vivian: Tudo o resto :boxes:

Opinião quando aos diversos assuntos que se relacionaram com o post:

Antes de mais gostaria de esclarecer a situação da licença de maternidade e paternidade, o qual sofreu uma reformulação em pleno 2009 no nosso Código de Trabalho. Irei colocar o que me parece pertinente, tudo o resto cabe a cada um de vós consultar. (Decretos-Lei 91/2009 e 89/2009)

Licença parental inicial exclusiva da mãe
Legislação: artigos 35º, nº 1 c), 39º, b), 41º e 65º da Lei 7/2009 de 12.02
Conteúdo: direito da mãe a gozar a licença parental inicial em exclusivo, sendo que desses 120 ou 150 dias, pode gozar até 30 dias antes do parto e deve gozar, obrigatoriamente, seis semanas de licença a seguir ao parto.
Condições: no caso da trabalhadora pretender gozar parte da licença parental inicial antes do parto, deve comunicar tal propósito ao empregador, com 10 dias de antecedência, apresentando atestado médico com a data previsível do parto. Em caso de urgência, comunica logo que possível, desde que tal urgência seja comprovada pelo médico.
Efeitos: as ausências ao trabalho resultantes de licença parental, em qualquer das modalidades, não determinam a perda de quaisquer direitos, salvo quanto à retribuição, e são consideradas como prestação efectiva de trabalho (artigo 65º, nº 1, c)).

A licença parental, em qualquer das modalidades, tem ainda os seguintes efeitos (artigo 65º, nº 3):
a) suspende o gozo das férias, devendo os dias remanescentes ser gozados após o seu termo, mesmo que tal se verifique no ano seguinte;
b) não prejudica o tempo já decorrido de estágio ou curso de formação, devendo o trabalhador cumprir apenas o período em falta para o completar;
c) adia a prestação de prova para progressão na carreira profissional, a qual deve ter lugar após o termo da licença.

Por último, a licença parental, em qualquer das suas modalidades (artigo 65º, nº 4):
a) suspende-se por doença do trabalhador, se este informar o empregador e apresentar atestado médico comprovativo, prosseguindo logo após a cessação deste impedimento;
b) não pode ser suspensa por conveniência do empregador;
c) não prejudica o direito do trabalhador a aceder à informação periódica emitida pelo empregador para o conjunto dos trabalhadores;
d) termina com a cessação da situação que a originou, cessação que deve ser comunicada ao empregador no prazo de cinco dias.

Licença parental exclusiva do pai.
Legislação: artigos 35º, nº 1 c), 39º, d), 43º e 65º da Lei 7/2009 de 12.02
Conteúdo: dez dias úteis, seguidos ou interpolados, de licença parental a gozar obrigatoriamente pelo pai nos 30 dias seguintes ao nascimento do filho, 5 dos quais devem ser gozados de modo consecutivo e logo a seguir ao nascimento.
A estes 10 dias pode ainda o pai acrescentar mais 10 dias úteis de licença, seguidos ou interpolados, desde que o seu gozo seja concomitante com o gozo da licença parental inicial por parte da mãe.
Nota: no caso de nascimentos múltiplos, à licença parental exclusiva inicial (seja de 10 dias úteis, seja de 10 mais 10 dias úteis) acrescem dois dias por cada gémeo além do primeiro.
Condições: avisar o empregador com a antecedência possível. No caso de pretender gozar 10 mais 10 dias úteis, a antecedência do aviso não deve ser inferior a cinco dias.
Efeitos: as ausências ao trabalho resultantes de licença parental, em qualquer das modalidades, não determinam a perda de quaisquer direitos, salvo quanto à retribuição, e são consideradas como prestação efectiva de trabalho (artigo 65º, nº 1, c)).

A licença parental, em qualquer das modalidades, tem ainda os seguintes efeitos (artigo 65º, nº 3):
a) suspende o gozo das férias, devendo os dias remanescentes ser gozados após o seu termo, mesmo que tal se verifique no ano seguinte;
b) não prejudica o tempo já decorrido de estágio ou curso de formação, devendo o trabalhador cumprir apenas o período em falta para o completar;
c) adia a prestação de prova para progressão na carreira profissional, a qual deve ter lugar após o termo da licença.

Por último, a licença parental, em qualquer das suas modalidades (artigo 65º, nº 4):
a) suspende-se por doença do trabalhador, se este informar o empregador e apresentar atestado médico comprovativo, prosseguindo logo após a cessação deste impedimento;
b) não pode ser suspensa por conveniência do empregador;
c) não prejudica o direito do trabalhador a aceder à informação periódica emitida pelo empregador para o conjunto dos trabalhadores;
d) termina com a cessação da situação que a originou, cessação que deve ser comunicada ao empregador no prazo de cinco dias.

Isto já para não falar do Direito a licença parental complementar; Direito a licença para assistência a filho... E não vamos falar dos que têm deficiências porque ainda há mais direitos. Cada um destes está devidamente justificado e com os "suplementos" em termos financeiros em decretos leis do nosso diario da republica. Basta colocarem no google. Para mais informo que no presente ano (2011) saiu nova lei referente à licença de paternidade:

O pai tem ainda direito a licença, por período de duração igual àquele a que a mãe teria direito, nos seguintes casos:
Incapacidade física ou psíquica da mãe, e enquanto esta se mantiver;
Morte da mãe;
Decisão conjunta dos pais.

O trabalhador que pretenda gozar a licença por paternidade, por decisão conjunta dos pais, deve informar a entidade patronal com a antecedência de 10 dias e:
Apresentar documento de que conste a decisão conjunta;
Declarar qual o período de licença por maternidade gozado pela mãe, que não pode ser inferior a seis semanas a seguir ao parto;
Provar que a entidade patronal da mãe foi informada da decisão conjunta.

E volto a dizer que mantém se remunerações iguais, e ainda mais suplementos como "abono pré natal" e afins. Em suma, Portugal presentemente não está tão mal assim. Apenas precisamos de seguir a via burocrática... Continuando. Isto é tudo muito bonito, mas perante a minha opinião pessoal, tenho a dizer que teoria é uma coisa, prática é outra. O que remonta para os diversos comentários feitos:

@Sosai - Acredito que seja um tema que te irrite, mas irritou-me mais ler algumas respostas da tua parte. Como o Ookami referiu, um pouco agressivas. Minha opinião: (E não me estou a fazer de "vitima") nao me venhas cá com histórias! Em primeiro a mulher grávida está perfeitamente apta a trabalhar! (Não estou a ser linear como é obvio porque há trabalhos contra indicados pela sobrecarga fisica e afins) Gravidez não é doença. E, embora saiba que estás a referir-te a aspetos financeiros, que eu saiba primeiro está a sociedade. A sociedade depois de estar formada é que construiu leis de economia e afins. Por conseguinte, essa tua justificativa nada tem de real e é completamente absurda. Agora concordo contigo no que diz respeito a mudar "estas linhas de pensamentos e acções". Tenho mais a referir-te. A mulher não está de igual modo, assim como já começam a existir casos em que os homens também não o estão. Mas vamos por partes. Ainda existe muito assedio sexual sim! e principalmente com as mulheres! Muito mais do que acontece com os homens e dou te o exemplo da minha profissão (Enfermagem) que muito tive que ouvir! E não é que não me apeteça dar um par de estalos ou impor-me mais, mas a minha proprio profissao nao me permite lidar dessa forma com essas situações! Portanto não me digas que estamos em patamar igual, porque não estamos! O outro lado da moeda é que, pelos direitos que se começaram a atribuir às mulheres, há um abuso por parte delas. O que nos remonta a casos de violência doméstica de mulheres para com Homens.... Mais uma vez (e vendo o outro lado da moeda) não estamos num patamar igual. Reforço mais uma vez a necessidade de haver uma evolução de mentalidades na nossa sociedade.

@CalamityJane - Indo ao encontro do que tu disseste apenas tenho a referir a SlutWalk. Para quem não sabe ( e isto de uma forma muito resumida) é uma manifestação que se iniciou este ano em Toronto (Canada), isto porque ocorreram vários casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto. Um dos policias disse isto: "as mulheres deviam evitar vestirem-se como putas, para não serem vítimas".O primeiro protesto levou 3000 pessoas às ruas de Toronto.Já chegou a todo o mundo incluindo Lisboa.

@Ookami - Devo dizer que também não concordo com algumas coisas nomeadamente as componentes psicológicas como o conceito de vitima. Aqui ninguém é vitima. Mesmo na sociedade às vezes as pessoas só tentam "puxar a brasa à sua sardinha" e sobreviver. É triste mas é a verdade.

Isto tudo pode parecer off topic mas asseguro que não é, muito pelo contrário. Enquanto existir na sociedade opiniões limitativas em termos de evolução em ambos os sexos, os proprios conceitos, e acções subsequentes dos mesmos, não irão mudar. No que concerne à compunente religiosa, termino o meu testamento com o que o Ookami muito bem referiu:

Cada um dos sexos possui os seus misterios. É a complementaridade deles, que nos torna mais conscientes e, ao mesmo tempo, nos permite evoluir em diversos aspectos.
Amitiel Pandora

Capricórnio Dragão

Mensagem por CalamityJane em Dom Nov 13, 2011 9:37 am

My_Pandora's_Box escreveu:
Ora antes de mais, quero agradecer à Queen pelo seu controverso post Razz

Isto de facto originou muitas e muitas discussões.... Vamos por partes.

@CalamityJane - Indo ao encontro do que tu disseste apenas tenho a referir a SlutWalk. Para quem não sabe ( e isto de uma forma muito resumida) é uma manifestação que se iniciou este ano em Toronto (Canada), isto porque ocorreram vários casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto. Um dos policias disse isto: "as mulheres deviam evitar vestirem-se como putas, para não serem vítimas".O primeiro protesto levou 3000 pessoas às ruas de Toronto.Já chegou a todo o mundo incluindo Lisboa.

Cada um dos sexos possui os seus misterios. É a complementaridade deles, que nos torna mais conscientes e, ao mesmo tempo, nos permite evoluir em diversos aspectos.

Concordo completamente com a tua última frase!

Relativemente à SlutWalk já sabia da sua existência, graças ao site Jezebel.com

Para quem quizer ler os artigos: 1- http://jezebel.com/5800899/sluts-like-me ; 2 - http://jezebel.com/5833256/south-african-cabinet-member-says-he-hopes-to-get-lucky-at-slutwalk-cape-town e 3 - http://jezebel.com/5841709/woman-catches-her-rapist-in-traffic-jam-helps-inspire-indonesias-slut-walk)
CalamityJane

Câncer Porco

Mensagem por Clodagh Amora em Dom Nov 13, 2011 11:36 am

Entre muitas coisas, há algo que me faz comichão...

Antigamente o ser humano pensava de encontro à sociedade (já mesmo antes da palavra existir)...
>Antigamente, a mulher era protegida para que garantisse herdeiros às tribos/sociedades em que estava e muitas morriam durante o parte ou após, vítimas de infecções;
>Antigamente era a mulher que cultivava os campos e representava a fertilidade;
>Antigamente, as tribos lutavam pela sua sobrevivência juntos e não sozinhos e ao pontapé;
>Antigamente, a mulher ficava em casa com tarefas para fazer, grávida ou não, e tinha que as fazer, pois todos constituíam a tribo, enquanto os homens faziam tarefas para as quais o seu sistema biológico estava mais apto.
> Antigamente utilizavam-se intestinos de animais como uma película para impedir o esperma de entrar no corpo da mulher e esta não engravidar.

Hoje são todos uns coitados que me dói isto e aquilo; trepam por cima de todos, senão não sobrevivem, porque houve alguém que fez o mesmo pela primeira vez...
Hoje faz-se filhos desenfreadamente por aí, mas recorre-se ao aborto, mesmo com a pílula contraceptiva a existir há 50 anos. Tudo porque o preservativo demora a por, reduz a sensibilidade, desculpas....são desculpas.
Antigamente procriavam, hoje disseminam doenças por entre intervalos de álcool e/ou drogas;
Antigamente era difícil, hoje em dia é uma merda!
Clodagh Amora

Libra Cavalo

http://www.doceblackberry.blogspot.com

Mensagem por Ookami em Sex Nov 25, 2011 2:55 pm

Pandora- Não é nada off topic, foste mesmo ao assunto.
Só para retificar quando eu falei de mentalidade de vitima, eu esta me a referir um pouco a o que algums fazem em certas situações e não estava a dizer que defender o seu sexo é fazer de vitima. Semelhante sim mas não igual.
Tenho a certeza que percebeste mas quis deixar claro em caso de miscommunication.

Moving on.
A situação não está assim tão grave como já teve, mas á sempre uma compensação algures. Infelizmente uma grande parte dos homens portugueses são machistas ainda, mesmo sendo de forma mais subtil.

Não tenho nenhuma prova concreta mas uma grande parte de colegas meus demonstram que vem o feminino como menos que eles de certa forma ou que elas tem regras invisíveis que tem de seguir que nos não.
Não quero dizer que fora do pais é melhor mas se tiverem experiências com povos que não tem tanto esta tendência vão ver que é algo bastante significante.

Amora - Very nice, mas prefiro não dizer muito. Tanto como a cultura cigana dá aparencia de ser machista as antigas formas de viver muitas vezes dão nos uma imagem bonita ou geral que não era assim tão uniforme como verdadeiramente era.
De qual quer forma, tens razão e é a conta dessa antiga mentalidade que a mulher tinha valor e o homem também. Cada um tinha o seu devido valor ao fazer e ser produtivo da forma que lhe mais era natural.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: