A cerveja na cultura celta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A cerveja na cultura celta

Mensagem por Convidad em Ter Jul 05, 2011 12:09 pm

Desculpem, na resisti =D
fica aqui mais a titulo de curiosidade ^^

A origem da palavra Cerveja do latim cerevisia vem dos povos gauleses que habitavam a Gália, antigo território da França atual.
A Gália ocupava o seguinte espaço geográfico: a atual França, Bélgica, o extremo oeste da Alemanha e o norte da Itália. Os gauleses viviam da agricultura, caça, pesca e bebiam cerveja muita cerveja alem do famoso hidromel, como todos os povos do norte da Europa
Obs.: O povo gaulês é de origem celta.
Gaulês – 1. Indivíduo dos gauleses, povo celta que habitava a Gália
Na cultura e mitologia Irlandesa tivemos os Partholonianos que introduziram a produção de cerveja na Irlanda algo que se tornou uma tradição e foi Malaliach, o primeiro a produzir cerveja, é também o primeiro a valer-se de técnicas divinatórias na Irlanda.
Os povos Celtas também foram os primeiros a usar o lúpulo em suas cervejas para dar o gosto meio amargo que temos hoje e também para prolongar o tempo de consumo da bebida, incluindo degustação de maltes entre outros.

Fonte

achei isto bastante interessante:
Na cultura e mitologia Irlandesa tivemos os Partholonianos que introduziram a produção de cerveja na Irlanda algo que se tornou uma tradição e foi Malaliach, o primeiro a produzir cerveja, é também o primeiro a valer-se de técnicas divinatórias na Irlanda.
acho que com a cerveja delirava =D

curiosidade:

Malaliach / Malaliath / Samaile Liath / Samaililech - Personnage de la mythologie irlandaise. Il apparait dans Le livre des conquêtes de l'Irlande (Lebor Gabal Erenn), et fait partie de ceux qui viennent avec Partholon lors de la première conquête de l'Irlande. Fabricant d'une bière à base de fougère, il est le premier brasseur de l'île d'Irlande. C'est aussi à lui, que l'on attribue, les premiers sortilèges, offrandes, dévotions, et sacrifices réalisés et Irlande, ce qui fait de lui le premier prêtre de l'île.

Fonte

desculpem ser em frances, espero que se safem tao bem no frances como no ingles =D

Convidad
Convidado

Re: A cerveja na cultura celta

Mensagem por Morrigan em Ter Jul 05, 2011 12:21 pm

Interessante, mas ainda assim, ela é bastante mais antiga d Smile Por exemplo, os antigos egipcios a denominavam de hqt e os gregos de zythus , penso eu Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Lifebringer em Ter Jul 05, 2011 6:51 pm

MOVIDO PARA OUTROS -> Trata-se de uma curiosidade e não propriamente de um tópico sobre paganismo.

Por acaso já tinha ouvido falar de "a culpa da cerveja ser amarga ser dos celtas". Pessoalmente, sou bastante mais fã do hidromel Razz
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

http://portugalpagao.pt.vu

Mensagem por Convidad em Ter Jul 05, 2011 7:16 pm

ahah, hidromel ja tive para fazer em casa xD
mas faltam me as leveduras, tenho que as arranjar >.<

Convidad
Convidado

Mensagem por Morrigan em Qua Jul 06, 2011 11:05 am

O melhor hidromel que eu já bebi foi feito por um velhote galego que costuma estar na feira medieval de sta maria da feira...aaaah, é tão bom... :tlove:

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Ookami em Sex Set 09, 2011 2:13 am

I love this forum <3
Tambem já tinha ouvido, eu não gosto de licores doces então cerveja, vodka, absinto e whisky para mim.

ps. raramente bebo, não faço habito
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: