Topico de Duvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Topico de Duvidas

Mensagem por Convidad em Ter Jul 05, 2011 11:58 am

Criei um topico de duvidas, para ter duvidas, sobre o assunto =D
ja ha um topico de duvidas no forum, mas pela descriçao é so relacionado a problemas do forum =S
de qq forma, se os moderadores nao acharem bem, movam o topico e mudem o nome do topico ^^

Duvida:
- Tenho aqui uma perguntinha que ha mt me atormenta =O
Se eu quiser fazer alguma oferenda, por exemplo alguma comida ou bebida, depois de a oferecer, o que faço com ela?
suponho q ela nao va desaparecer nem vou deixa la ganhar bolor >.>
acho que se for comida, os meus gatos fazem desaparecer =D

Convidad
Convidado

Re: Topico de Duvidas

Mensagem por Lifebringer em Ter Jul 05, 2011 6:56 pm

Isso é uma pergunta interessante por acaso. Sei que na prática da magia, muitas vezes o que se faz com o produto do ritual (restos de velas, cinzas de incenso, etc.) é enterrar, agora no caso específico de uma oferenda, não sei dizer ao certo, não sei se haverá sequer algum "procedimento" comum quanto a isso.
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

http://portugalpagao.pt.vu

Mensagem por Ash em Ter Jul 05, 2011 7:12 pm

Obviamente que deverias esperar até a comida desaparecer!

Mas nah sei, talvez devesses oferecer alguma coisa que não fosse comida. Talvez alguma coisa sólida, objectos simbólicos num altar, velas ou incenso, que penso serem uma oferenda descartável que depois podes simplesmente reciclar meninos, porque reciclar é bonito. De outra maneira, acho que qualquer tipo de divindade não irá precisar muito de comida, e se o que conta é a intenção, outra coisa qualquer deverá servir. talvez qualquer coisa como uma simples dedicação verbal ou alguma coisa.
Ash

Sagitário Ovelha

Mensagem por Convidad em Ter Jul 05, 2011 7:15 pm

eu dantes fazia com incensos =D
mas chegou a uma altura que eles se apagavam a meio, va se la saber >.>
mas ja tenho lido rituais em que se fazem oferendas solidas, mas nunca diz o que fazer com elas >.>

Convidad
Convidado

Mensagem por Alva Möre em Ter Jul 05, 2011 7:30 pm

Por acaso tenho hábito de fazer oferendas com comida que confeciono. O destino destas oferendas costuma ser o quintal da minha avó, aos pés do limoeiro, ou quando tenho tempo, enterro-as junto à árvore. Quando não estou em Minde mas em Paço de Arcos recorro à praia, e faço questão de enterrar bem bem bem fundo o que ofereço (sempre biodregadável) Smile "à terra o que veio da terra"
Alva Möre

Aquário Tigre

Mensagem por Nomad em Ter Jul 05, 2011 7:33 pm

Eu enterraria, mesmo as oferendas de comida/bebida...para mim é como se estivesse a devolver de novo à Terra.
Nomad

Leão Serpente

Mensagem por Fenix Dourada em Ter Jul 05, 2011 8:59 pm

Por habito oferece-se a alguem as oferendas no final, ou no paganismo, tem-se o costumo de deixar num jardim para fadas, gnomos, ect..., claro ta que provavelmente será algum animalsito a comer antes Smile mas o intuito é o de dar... o facto de enterrar tb é uma forma de dar a Mae... o que interessa mesmo é o teu sentido de dadiva, o resto faz como achares e sentires que é mais credivel para ti dessa oferenda...
Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Mensagem por MissElphie em Ter Jul 05, 2011 10:17 pm

Para além do que já foi sugerido aqui, há quem queime e há quem decida comer (no caso de ser comida) ou partilhar com amigos, etc.
MissElphie

Capricórnio Macaco

http://caminhomagico.net

Mensagem por Convidad em Qua Jul 06, 2011 7:25 am

ok, brigado xD

Convidad
Convidado

Mensagem por The Scarecrow em Qua Jul 13, 2011 11:11 pm

Davy Jones escreveu:Criei um topico de duvidas, para ter duvidas, sobre o assunto =D
ja ha um topico de duvidas no forum, mas pela descriçao é so relacionado a problemas do forum =S
de qq forma, se os moderadores nao acharem bem, movam o topico e mudem o nome do topico ^^

Duvida:
- Tenho aqui uma perguntinha que ha mt me atormenta =O
Se eu quiser fazer alguma oferenda, por exemplo alguma comida ou bebida, depois de a oferecer, o que faço com ela?
suponho q ela nao va desaparecer nem vou deixa la ganhar bolor >.>
acho que se for comida, os meus gatos fazem desaparecer =D

Depende da oferenda e da inclinação cultural. Podes enterrar, queimar ou deitar num corpo de água. Se estás a oferecer um objecto este deve ser inutilizado (daí a noção de sacrificio).

EDIT: Geralmente, para divindades/espiritos ctónicos a oferenda é enterrada; para espiritos ourânicos ela é queimada. O sacrificio de objectos e posterior depósito num corpo de água é especialmente comum nos povos celtas e germanicos.
The Scarecrow

Mensagem por Sailor Moon em Sex Jul 15, 2011 10:17 am

Se fazes uma oferenda aos Deuses então para mim o mais lógico é mesmo deixares junto de uma árvore ou num jardim. Mesmo que seja o teu gato a comer faz todo o sentido porque está a ser devolvido à natureza e a entrar no circulo natural das coisas. E assim não há desperdício, porque acho que é um desperdício queimar ou assim. Pelo menos o teu gato desfruta da tua oferenda, ao fim e ao cabo ele também tem uma parte de divino. Smile
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Ookami em Sex Set 09, 2011 2:24 am

Isto depende muito, como foi dito á varias formas. Para que tem um meio bastante rural onde animais existem em abundacia e o solo tem bichinhos para ajudar, aqui sim podemos simplesmente deixar lá fora.
Agora se tens um jardin de relvado com uma arvore, pode não dar assim muito jeito especialmente coisas como bolos ou carnes que vão apudrecer lentamente sem algo para as comer.

Enterrar se é algo biológico é o mais certo, tendo em conta que queimar até cinzas um bife de vaca pode se tornar difícil para quem não tem lareira antiga ou tem vizinhos.
Eu queimo ou deixo para por baixo de uma oliveira velha e selvagem ( no sentido de niguem toma conta dela) no bosque perto de casa. Nada dura uma noite, nem bolos.

Podes sempre fazer oferendas mais praticas, por exemplo uma pedra ou decoração que estás sempre a fazer purificação. mas isso é para quem tem um altar ou avatar de género.

Um mestre meu fazia(faz eu é que não tenho contacto com ele mais) pequenas peças e brinquedos em madeira e deixava em lugares populares. Como não tinha meio "natural" fazia algo bonito e deixava os deuses fazer o que quisessem com a oferenda dele.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: