Old Religion

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Old Religion

Mensagem por Ookami em Sab Jun 25, 2011 7:01 pm

Por curiosidade e também para por algumas destas excelentes mentes a analisar criticamente a suas próprias teorias eu tive uma questão que queria perguntar. Mais especificamente a quem já tem alguns anos de pratica, tendo em conta que quem ainda é novo por assim dizer no aspecto que me estou a referir ainda não vai ter uma resposta muito elaborada.

What is the old religion to you?
Para ti, o que é a antiga religião/caminho?

Why do you remain and follow the old religions?
Porque continuam a seguir as antigas religiões?

What does it mean to pass on the old religions?
Qual é o valor em passar esta cultura para novas gerações?

What role do we play in the grand scale?
Qual é o objectivo da sobrevivência da mesma e dos antigos caminhos?

Eu estou curioso para saber porque com tudo á nossa volta hoje em dia e tantas escolhas, muitos de nós decidimos que isto é quem nos somos. E o porque é muito importante.

Sei que vou ver algumas respostas que se encontrão comuns entre a população pagã, mas espero também ver ideias completamente novas.
Ookami

Libra Serpente

Re: Old Religion

Mensagem por Ash em Sab Jun 25, 2011 8:10 pm

Uma pergunta no sitio de uma resposta, o que é esta antiga religião, ou qual? E porque é que é ela A antiga...
Ash

Sagitário Ovelha

Mensagem por Ookami em Sab Jun 25, 2011 10:23 pm

Eu não estou em a referir a uma em especifico, porque a realidade é que muitos pagãos e especialmente wiccans consideram que seguem a religiões antigas quando isto claramente já foi comprovado não ser verídico. Neo-paganismo não é tão antigo como alguns pensam.

Passando esse ponto há frente, eu aqui estou a referir a qualquer religião pagã que vem de raízes antigas como indígena, celta, germânicas and soo on.

Estou a usar o termo de forma um pouco inapropriada mas para o que procuro, encaixa perfeitamente. ^^

Podes também dizer algo se quiseres, sobre o que esperas ouvir se tiveres uma opinião.

There are some interesting diferences between the old religions and the neopagan sects but I do not wish to discuss that here or now. Lets save that for another day and another place.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Ash em Sab Jun 25, 2011 10:52 pm

Ookami escreveu:Eu não estou em a referir a uma em especifico, porque a realidade é que muitos pagãos e especialmente wiccans consideram que seguem a religiões antigas quando isto claramente já foi comprovado não ser verídico. Neo-paganismo não é tão antigo como alguns pensam.

Passando esse ponto há frente, eu aqui estou a referir a qualquer religião pagã que vem de raízes antigas como indígena, celta, germânicas and soo on.

Estou a usar o termo de forma um pouco inapropriada mas para o que procuro, encaixa perfeitamente. ^^

Podes também dizer algo se quiseres, sobre o que esperas ouvir se tiveres uma opinião.

There are some interesting diferences between the old religions and the neopagan sects but I do not wish to discuss that here or now. Lets save that for another day and another place.
Era esse o esclarecimento que eu procurava, pensava que estavas a usar a palavra na maneira em que ela é mais usada, que é normalmente para neopaganismo como a wicca, que nah tem muitas práticas de todo antigas.

Eu posso referir, que sendo um seguidor de la scienza, sigo um animismo básico de uma corrente de energia fisica omnipresente em todos os processos naturais, de todo semelhante com os vários tipos de animismo básicos pelas religiões orientais e até ocidentais. Gostava de ver aqui alguma dedicação fiel para além de uma comum matriz celta que a maioria de vocês apresenta, que eu gosto, diga-se a verdade, mas que gostaria de conheçer os pontos de vista de um purista grego ou um neo pagão do novo movimento asatru.
Ash

Sagitário Ovelha

Mensagem por Fenix Dourada em Dom Jun 26, 2011 11:33 am

The Old Religion
(Em Português mais corecto e de tradução mais fiel será: a Arte)

A Arte é o que mais sentido faz em toda a nossa existência. A essência da Essência do Ser. É a comunhão perfeita da Perfeição. Até no Caos existe Perfeição.
a Arte não é mais do que viver em perfeita consonância connosco mesmo, mesmo nos achando imperfeitos, nós somos os seres mais perfeitos, mais completos que existe neste planeta, a Arte ajuda-nos a atingirmos esse Ser Divino intrínseco dentro de nós mesmo, sendo o Ser Divino a perfeição Absoluta.

Os vários rótulos dados ao longo dos anos às varias manifestações da Arte, são meras ilusões para colmatar as falhas que temos em nós, a tentativa de frustrar a nossa perspetiva desfocada do mundo que nos rege.
O egocentrismo leva-nos a nos centrar no nosso umbigo, mas ao conseguir rasgar as suas entranhas, é quando vemos o Mundo tal como ele é e começamos a nos entender realmente.

A ciência cada vez se aproxima mais da Arte, não para a justificar, mas para nos justificar a nós mesmo, ao nosso egocentrismo. E nesse sentido é extremamente importante que a ciencia floresça cada vez mais e mais, para que finalmente o Homem entenda que a Verdade esteve sempre a sua frente.

Na minha busca pelo entendimento do ser Humano, encontrei vários caminhos para a Arte, exatamente devido ao seu esquartejamento feito pelo egocentrismo do Homem, um processo natural para a mente tão finita que pensamos possuir. Mas em nada me deteve para o aprofundamento dos seus ensinamentos... em todo o lado, em cada teoria, em cada acto, em cada momento da natureza (incluindo todos o ser vivo e objecto inanimado), encontramos a Arte.
Basta olhar com Olhos Universais, basta sentir com o Amor Incondicional para percebermos a Perfeição da Arte.

Porquê que eu A sigo?? para chegar cada vez mais perto da minha própria Perfeição! para chegar mais perto do Ser de Luz que Sou!

Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Mensagem por Ookami em Dom Jun 26, 2011 1:52 pm

You wanted new age? that's was kind of new age. (sorry Phoenix just a little side joke)

Fugiste um pouco a o que eu queria perguntar mas assume que isto muito possivelmente é minha culpa.

Eu não estava á procura de uma definição educational, mas sim opinião tua. Mas neste caso até pode ser tudo o mesmo.

E enquanto ás outras perguntas? Só respondeste duas.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Fenix Dourada em Dom Jun 26, 2011 8:32 pm

ok lol não era para ser educacional, é apenas a minha forma de sentir o que é para mim the Old Religion.
Respondi a todas Smile
mas ok mais explicito:
Qual é o valor em passar esta cultura para novas gerações?
Qual é o objectivo da sobrevivência da mesma e dos antigos caminhos?
Através da ciencia é que as novas geraçoes vão descobrir os antigos trilhos, mas ai cabe as geraçoes mais velhas de lhes mostrar onde estão esses trilhos.
A mente desenvolve-se com a idade, com a pratica e por isso os mais velhos serão os detentores do caminho ( the path), somente a união dos dois poderá revelar o Todo.
A sobrevivencia depende exactamente desta união, sem ela, nem as novas geraçoes nem as velhas geraçoes poderão interagir em consonancia com a sua essencia, so entendendo que somos todos Um é que poderemos chegar mais alem. A energia de uns complementada pela sabedoria dos outros é a chave para abrir o portal...
Uma das melhores imagens para mostrar isso, é por ex no filme do harry potter qd o prof vai c o aluno beber a agua para encontrar um dos orixas; é preciso a coragem do mais novo e o conhecimento do mais velho para atingirem o objectivo... um sem o outro não sao nada, agora juntos, podem mover montanhas....

Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Mensagem por Sailor Moon em Ter Jul 19, 2011 8:57 pm

Ookami como sempre a promover o debate e sempre com temas muito interessantes.
Eu sei que existe sempre a discussão que a wicca é recente e tal, mas acho que percebo o que queres dizer.

Seja como for acho que as várias vertentes do paganismo tanto são antigas como modernas e isso é possivel pela sua modelação aos tempos que correm. Temos ensinamentos que sobreviveram ao longo dos seculos (e só me apercebi mais disso com meu contacto recente com a Ordem dos Bardos Ovetes e Druidas), mas também esses ensinamentos vão sendo actualizados pela aprendizagem de cada um.

Penso que a importância destas antigas religiões e o porquê de continarem vivas prende-se com o facto de existir uma necessidade de o Homem voltar a ligar-se com o mundo natural e com tudo o que o rodeia. O Homem ao longo do tempo foi "esquecendo-se" que é um ser natural e que necessita de comungar com a natureza que o rodeia e neste momento vemos cada vez mais as pessoas a ligarem-se à natureza não só por questões religiosas, mas mesmo por questões de sobrevivência. Acaba por ser um chamamento às antigas origens. Já não se olha tanto para os antepassados como uns trogloditas que não percibiam nada de nada, mas começasse a dar mais atenção às suas palavras e aos seus ensinamentos, pois possivelmente existem vários ensinamentos com algum fundo de verdade e de razão.

Acho que o que torna tão especial a antiga religião é a sua adaptação às diferentes epocas históricas. Cada geração tem a possibilidade de aprender com os antepassados e acrescentar também a sua experiência e os seus proprios ensinamentos. É um livro que nunca está completo. Assim como a terra e tudo o que nos rodeia está em permanente mudança, também necessitamos de uma religião que nos acompanhe e que se molde, que junto o antigo e o moderno.

Não sei se respondi à tua pergunta ou se estou completamente fora.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Ookami em Qua Jul 20, 2011 12:24 pm

A tua resposta foi maravilhosa Sailormoon não te preocupes.
Fiquei com algumas duvidas e questões mas desta vez quero ficar de parte só a ver então não vou comentar muito por agora. Muito obrigado por tirares do teu tempo para te explicares.

Estás a gostar do teu contacto com os Druidas?
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Qua Jul 20, 2011 1:59 pm

Sim estou a gostar bastante acho que tem sido uma experiência maravilhosa. Recomendo vivamente.

Depois também quero saber a tua opinião sobre o tema, quando achares que é altura de a divulgares claro
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Ookami em Qua Ago 03, 2011 7:07 pm

Sailor moon eu vou ter de fazer resumo para não estar aqui a dar seca e também porque não me quero perder. Isto como imaginas é um tópico que dá pano para mangas.

What is the old religion?

Para mim as antiga religião ou A Arte como a Fenix menciono é o ensinamento de tradições, métodos de sobrevivência, manifestações culturais de povos e a suas regiões, formas de ler e interagir com o nosso ambiente, códigos e leis moralistas, criatividade, pedagogia, ciência, formas de expressão e forma de analisar o nosso próprio ser. Tudo junto e bem misturado para ser ensinado e passado para a nova ou velhas gerações.

Alguns preferem misturara de uma forma, outros tem as suas receitas próprias. Alguns põem mais isto e outros tiram aquilo.
A antiga religião é só mais uma forma de ensinar e evoluir. Tal como as outras religiões. A diferença sendo que as religiões antigas têm como objectivo criar um tipo de sociedade muito diferente. O Cristianismo e as suas vertentes, o hinduísmo, judaísmo, islão e as mais varias são todas vocacionadas para criara povos diferentes. Enquanto matem muitas coisas parecidas e muitas mensagens paralelas. E são essas mesmas semelhanças que precisamos perceber e saber trabalhar para haver uma boa relação entre povos.

Why do you remain and follow the old religion?

Eu gosto de me ver como um guerreiro por natureza, e como um homem de ciência.
Para mim a antiga religião que eu conheço e levo no coração é a única ou uma das únicas que me valoriza e que exige de mim o máximo de consciência e dedicação á evolução pessoal e social. Sem limitar o que eu considero a natureza do ser humano.

Eu gosto de pensar que cada um é chamado para ser pagão porque essa sensação que muitos de nós conhecemos não pode ser explicado de outra forma. Isso também sendo umas das minhas razões.

What does it mean to pass on the old religion?

Eu tento não a passar. O que fui ensinado já levou muitas alterações, e num mundo onde a classificação é tão valorizada eu prefiro não por ninguém em desvantagem.
Agora se me perguntarem o que é a importância de passar as ferramentas e métodos que me permitem conquistar onde todos outros falham. Acho que isso fala por sí próprio.

My lord and lady are always with us and bless us but don’t pay much attention to mortal's mundane actions. So I do not need to teach the next generation of their presence for the young ones in time will find their own way of honoring them and that is in the end what truly matters. What is in your heart.

What role do we play on a grande scale?

I believe we are the seekers of truth and those who drive a torch into darkness alone in order to find the answers to what others do not. I think we are the scientist, the philosopher and the discoverer.
Mas isto é uma generalização criada da minhas expectativas e fantasias. Na realidade eu sou pequeno de mais para perceber o que é a nossa função. E com o que vejo na grande maioridade da malta pagã e neo pagã hoje em dia, fico triste mas tenho de admitir que muitos já mais serão os inovadores e alquimistas do futuro.

Como disse isto é só uma resumo, mas tirem as conclusões que quiserem.
Eu peço que façam perguntas ou criticas, assim ajudam-me a evoluir, pensar e analisar as minhas ideias de outras perspetivas.

Última edição por Ookami em Qui Ago 11, 2011 2:03 am, editado 1 vez(es)
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Queen em Ter Ago 09, 2011 10:22 pm

O que referes como antiga religião eu considero que é o que realmente existe dentro de nós. Isto pode parecer um pouco precipitado, ou uma afirmação um tanto leviana, mas se analisarmos bem as coisas, acaba por ser isso.
Vou usar o exemplo mais comum. Todos nós, incluindo os nossos antepassados mais afastados, fomos a partir de certa altura, iniciados numa religião que se tornou oficial. Penso que não será necessário contextualizar o sucedido neste aspecto, pois todos nós sabemos historicamente o que aconteceu com a religião católica.

Apesar de tudo isso e também de sermos iniciados nessa mesma religião, a verdade é que alguns de nós conseguem ouvir o que está no seu interior.Na minha visão das coisas, a dita "velha religião" é na verdade o que permanece na nossa memória e no nosso espírito.

O importante é ouvir o que vai dentro de nós e escolher então o caminho. Existem muitas religiões, ou se preferirem filosofias de vida, pois muito do que existe é isso mesmo e somos nós que fazemos a escolha de como e qual seguir. Considero a antiga religião o seguir o meu pensamento, a minha vontade, sendo livre, tendo plena consciência de mim mesma e do próximo.Estar atenta ao que me rodeia e com base nisso seguir o que vem até mim, pois ao estarmos receptivos, o que for necessário para a nossa aprendizagem, vem até nós.Na minha perspectiva,a antiga religião é isto : Ouvir, sentir, ver, observar, receber e praticar. Está tudo à nossa volta. Basta como disse, estarmos receptivos.

O seguimento da antiga religão prende-se com o que vai na tua alma, na "fome" do teu espírito, do que realmente necessitas. A tua essência encarrega-se de te dizer o que deves seguir.

O valor... o valor é tremendo. Voltamos à terra, à natureza, ao que realmente somos. O homem sempre teve a necessidade e a proximidade com esses elementos. Felizmente muitos sentiram que era preciso voltar, porque ela chama-nos. E por isso devemos recebê-la.

O objectivo é o equilíbrio.Tudo faz parte de uma coisa só. Ela está em nós.
Queen

Mensagem por Morrigan em Qua Ago 31, 2011 12:00 pm

Este tema é tão profundo e vasto que é um pouco difícil para mim saber por onde começar, mas talvez vá pelo sitio mais fácil para mim: o nome. Gosto mais não de chamar the Old religion mas sim the Old ways, poi desta forma abrangimos uma gama tão vasta de conhecimentos e culturas tão dispares entre si. Podemos considerar actualmente que eram uma só via, um só caminho, mas quando estas culturas estavam no seu auge possivelmente se consideravam tão dispares entre si como agora os católicos e os muçulmanos ( embora por outro ponto de vista os pontos comuns entre estas duas sejam mais do que gostariam). Anyway, não tentando me desviar do assunto, o que é para mim the Old ways? Uma fonte de conhecimento visceral e poderoso da forma como funcionava o mundo, uma fonte onde o homem não era a figura central mas sim a Natureza, onde não existiam falsas moralidades e não existiam tantas zonas cinzentas. Uma forma de comunhão com o que nos rodeia onde não existia egocentrismo exarcebado e aprendia-mos humildemente valores que há muito estão corrompidos: Honra, Lealdade, Fidelidade, sobretudo a nós próprios mas também aos outros, valores esses comuns em qualquer cultura. Estes valores, bem como muitos outros, bem como o respeito pelo próximo, respeito pelos mais velhos e sua sabedoria, respeito pelo que estava muito antes de nós e uma consciência da nossa longa caminhada que teremos pela frente, que não pode ser feita em solidão, são alguns dos valores que precisam desesperadamente de ser reavivados no nosso mundo actual. Muito do conhecimento que a ciência possui teve que ter base em algum lugar e apesar de não conhecerem os porquês ou a forma de que certos fenómenos aconteciam, eles os conheciam na sua deliciosa e inocente ignorância, dos tempos modernos mas não do conhecimento da natureza. Eu gostaria de um dia poder entrar num estado de comunhão e aceitação que estes povos, estas culturas posssuiam com os que os rodeava, poder esquecer o poder opressivo que nos é ensinado desde o berço de que tudo o que queremos, tudo o que nos dá prazer ou felicidade, está sempre de alguma forma errado e possivelmente será pecado. Poderá ser uma utopia? Talvez, mas sinto que cada vez mais é o meu caminho a seguir, tentando aprender com os que já não estão neste mundo mas que deixaram a sua marca para que gerações futuras pudessem ainda reacordar esses valores. Humildemente sei que preciso ainda de aprender muito mas sinto que de alguma forma estou a honrar as Old Ways ao tentar encontrar os valores que vigoravam, ao tentar todos os dias manter-me fiel a eles, numa luta constante num mundo que tal como fez ás velhas religiões, os tenta destruir.

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Ookami em Sex Set 02, 2011 4:24 pm

Beautiful,
Eu estou cada vez mais grato que fiz a pergunta a todos, estou a ter umas respostas fantásticas.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Morrigan em Qui Set 08, 2011 9:08 pm

Bom, não sei se o meu post estava incluido, mas pelo sim pelo não, agredeço também. Realmente têm havido aqui umas respostas muito interessantes, que embora com alguns pontos diferentes, são muito semelhantes no essencial. Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Ookami em Sex Set 09, 2011 12:19 am

Estavas incluída, adorei a tua resposta ^^
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Queen em Sex Set 09, 2011 10:10 am

Morrigan escreveu:Uma forma de comunhão com o que nos rodeia onde não existia egocentrismo exarcebado e aprendia-mos humildemente valores que há muito estão corrompidos: Honra, Lealdade, Fidelidade, sobretudo a nós próprios mas também aos outros, valores esses comuns em qualquer cultura. Estes valores, bem como muitos outros, bem como o respeito pelo próximo, respeito pelos mais velhos e sua sabedoria, respeito pelo que estava muito antes de nós e uma consciência da nossa longa caminhada que teremos pela frente, que não pode ser feita em solidão, são alguns dos valores que precisam desesperadamente de ser reavivados no nosso mundo actual. Muito do conhecimento que a ciência possui teve que ter base em algum lugar e apesar de não conhecerem os porquês ou a forma de que certos fenómenos aconteciam, eles os conheciam na sua deliciosa e inocente ignorância, dos tempos modernos mas não do conhecimento da natureza.

Precisamente, Morrigan.

Queen

Mensagem por Morrigan em Sex Set 09, 2011 1:03 pm

@Ookami: Thanks Embarassed

@Queen: Somente disse o que realmente sinto. Smile Cada vez que olho á minha volta vejo o mundo cada vez a afastar-se mais das suas raízes, basta olhar para os miudos de hoje em dia, salvo algumas raras excepçoes, que não têm qualquer noção de respeito, personalidade ou escrúpulos. Se isso me faz afastar do que é socialmente aceito, so be it.

Ontem a minha mãe ao chegar a casa disse-me algo que fiquei em choque, pois eu não costumo falar muito disto com ela. Ela raramente veste branco e ontem vinha toda vestida de branco e ao entrar em casa disse-me algo cm que ainda bem que um raio de luz tinha entrado para combater a minha escuridão que envolve tudo. Depois, continuou cm se não tivesse dito nada. Sei que foi off topic, mas resolvi partilhar, porque por mais estranho que pareça, sinto que pertenço mais a esse lado do que nunca. Anyway, I´m going to stop talking now... Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Queen em Sex Set 09, 2011 1:07 pm

Humm, eu acho que muitas mães têm um dedo que adivinha quando estamos a correr algum risco.... Been there, done that.
Queen

Mensagem por Morrigan em Sex Set 09, 2011 1:08 pm

Acho que nem é tanto isso, sabes... Acho que ela me viu realmente pela primeira vez... Laughing

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Queen em Sex Set 09, 2011 1:12 pm

Very Happy Pois....acontece....
Queen

Mensagem por Ookami em Sex Set 09, 2011 1:37 pm

Historia interessante, a tua mãe apanhou-te por surpresas. lol mom ftw
Ookami

Libra Serpente