Pagan Federation International

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pagan Federation International

Mensagem por MissElphie em Seg Jan 10, 2011 10:18 am

Olá! Smile

Não sei se conhecem, mas existem uma Federação a nível internacional voltada para o Paganismo. Chama-se Pagan Federation International e, por acaso, tem uma filial portuguesa.

A Pagan Federation International ou a Federação Pagã Internacional é uma organização dividida por diversos países/continentes que serve para juntar os pagãos.

A Federação Pagã tem 30 Coordenadores regionais na Grã-Bretanha e Coordenadores Nacionais em 26 Países. A PFI organiza eventos, possui revistas e e-zines que são distribuídas aos membros e permite aos membros ter acesso a rituais em grupo, palestras, workshops e muitos outros eventos.

A PFI existe desde 1971 e tem vindo a publicar jornais (The Pagan Dawn e The Wiccan) desde 1969 e é uma das mais antigas organizações europeias deste tipo.Tem como principal objectivo unir pagãos de forma a que possa existir uma troca de opiniões e ideias e uma melhor união das comunidades pagãs.

A Federação Pagã não representa somente um caminho do Paganismo, tenta representar todos. Qualquer pessoa (desde que possua mais de 18 anos) pode ser membro da PFI, seja qual for o caminho pagão que siga. Porém, para criar uma unanimidade, os membros têm de seguir os três pilares que unem a PFI e lhe dão o seu formato:

1.Amor para e afinidade com a Natureza. Reverência para com a força vital e seus ciclos de vida e morte em eterna renovação.
2.Uma moralidade positiva, segundo a qual o indivíduo é responsável pela descoberta e evolução de sua verdadeira natureza, em harmonia com o mundo externo e a comunidade. Isso é muitas vezes expresso como: “Faz o que tu queres, contanto que não prejudiques ninguém”.
3.Reconhecimento do Divino, o qual transcende género, com aceitação tanto o aspecto feminino quanto o aspecto masculino da Divindade.
Retirado de Caminho Mágico

Alguém aqui é membro da PFI? ^^
Eu estou a considerar inscrever-me, apenas me encontro num impasse pois eu vivo no Norte do País e a grande maioria de eventos e palestras são na zona de Lisboa, portanto. Ainda estou a considerar os prós e contras da situação.
MissElphie

Capricórnio Macaco

http://caminhomagico.net

Re: Pagan Federation International

Mensagem por Sosai Wakasaki em Seg Jan 10, 2011 1:50 pm

Por acaso não conhecia tal coisa, mas achei interessante... Uma organização grande pelo que me parece. Dependendo da quantidade de gente do Norte que estiver inscrita, é capaz de haver mais eventos e palestras em cima não?

Capricórnio Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Seg Jan 10, 2011 4:48 pm

Em relação ao PFI já conhecia e sabia da sua existência em Portugal. Já pensei em me inscrever mas acabei por desistir da ideia uma vez que conheci alguns pagãos que já tiverem inscritos e que ficaram porfundamente desiludidos. As coisas em Portugal, como tudo, não funcionam e acho que a organização é desorganizada. Essas pessoas que conheci não gostavam das palestras e dos eventos pois dizem que não tinham sumo e o pior é que é uma organização de elites e não voltada para todos os Pagãos.
Essa mentalidade tem de mudar, e talvez se mais pessoas se juntarem à organização e contribuirem com as suas ideias possam alterar essa funcionalidade.
Pelo que sei essa organização a nivel Internacional funciona muito bem. Tal como disses-te com bons eventos e rituais publicos. Aqui é que a coisa falha um bocadinho.
Mas ainda bem que me falas-te nisso, pois eu estou em ir para Londre durante um tempo e queria ver se encontrava lá algum pessoal pagão mesmo para intercâmbio de ideias e assim, acho que seria interessante e talvez a melhor forma de os encontrar seja mesmo através da PFI, que lá é muito mais organizada do que cá.

Obrigada pela ideia!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por MissElphie em Seg Jan 10, 2011 5:43 pm

Sosai Wakasaki, pois não sei ao certo. Todas as actividades que vejo são na Aquariana, em Lisboa e na zona ali do Alentejo e afins. Portanto...

Sailor Moon, sim pelo que tenho visto a PFI-Portugal deixa um pedacito a desejar. A do Reino Unido, parece ser excelente, podes dar uma olhadela por lá! Wink
MissElphie

Capricórnio Macaco

Mensagem por Taýr Mirellë em Seg Jan 10, 2011 10:59 pm

Acho que já ouvi falar disso, se não me engano foi mesmo a Enarta pouco tempo depois de a ter conhecido...
E também não fiquei com boa impressão - ou também posso estar a confundir com outra coisa.
Como na altura ainda não tinha idade para me inscrever, nem fui ver, mas agora estou curiosa, vou dar um saltinho~
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por Lifebringer em Ter Jan 11, 2011 4:03 am

Sailor Moon escreveu:As coisas em Portugal, como tudo, não funcionam e acho que a organização é desorganizada. Essas pessoas que conheci não gostavam das palestras e dos eventos pois dizem que não tinham sumo e o pior é que é uma organização de elites e não voltada para todos os Pagãos.

Infelizmente vou ter de subscrever essas palavras.

Também já ouvi as mesmas opiniões acerca da PFI Portugal, e vindo de fontes bastantes sólidas e credíveis. Queixam-se do mesmo e também do facto de que a PFI é excelente e funciona bem lá fora, mas é na PFI Portugal em específico que por algum motivo a coisa não funciona bem, e ao contrário do que acontece no estrangeiro, juntar à PFI cá em Portugal acaba por se tornar um pouco "pointless" à conta disso.
Cheguei até a conhecer alguns pagãos irlandeses que estiveram por cá e confirmaram o facto de que a PFI lá fora funciona, e o problema é mesmo a nível local. Obviamente, não sou eu que vou dizer a ninguém "juntem-se" ou "não se juntem" visto que às vezes temos dever por nós próprios para sabermos realmente o estado da coisa, mas o que perante o que ouvi eu aconselho a quem estiver interessado, é para não contarem demasiado com isso como meio de contacto com o paganismo em Portugal, visto que algumas das experiências relatadas efectivamente não revelam grande proveito da experiência ao contrário do que acontece noutros países.
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

http://portugalpagao.pt.vu

Mensagem por Fenix Dourada em Ter Jan 11, 2011 12:34 pm

Eu falo em nome proprio sobre o FPI portugal

Ha uns tempos atras soube que iria haver um encontro the Lammas no interior do pais, soube no FPI.com, eles deram me os contactos dos portugueses e infelizmente as respostas foram nulas ou nenhumas, apenas um contacto de um membro (pq os supostos membros oficiais de organizaçao nem se dignaram responder) que me disse que teria de efectuar registo e mais não sei das quantas se quisesses pelo menos assistir, ou seja, que não era permitido assim participar nos seus eventos lol ...

Enfim, dai nunca mais ter sequer pedido contacto e seja como for, estamos agora aqui ^^, fazendo e aprendendo e se os Deuses permitirem, todos os membros que estao fora de portugal e que vão la fora de vez em quando, nos tragam o que de melhor se produz nessas bandas.

Gostaria um dia de propor um dos melhores eventos da europa para podermos todos ir: na alemanha. Um dos melhores encontros Pagão que ja vi (fora stonnage obviamente eheheh), com alguma organizaçao e vontade dos nossos administradores o ceu é o nosso limite....
Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Mensagem por Sailor Moon em Ter Jan 11, 2011 11:56 pm

Concordo contigo Vivian, vamos tentar por nós pois temos bastante potencial para tal.
Eu depois de me instalar e tal vou ver se consigo também aprender alguma coisa por estas bandas para depois poder partilhar com vocês.
E uma viagem dessas seria um sonho!
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Ookami em Dom Jan 16, 2011 10:58 pm

Obrigado por estas informações. Eu não faço parte da FPI mas alguns dos covens que me relaciono bem e de quem tive convites fazem.
E por isso sei que a FPI ao nível do reino unido e estados unidos realmente é uma imensa ajuda para a comunidade pagam. Fico muito triste de saber que ao nível de Portugal há problemas. E vou entrar em contacto com eles e outros FPI para ver o que se pode fazer sobre isto.

Não estou a comprometer que vou alterar seja o que for, mas vou ver se há possibilidade de mudança.

Última edição por Ookami em Qui Ago 04, 2011 12:59 am, editado 1 vez(es)
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por MissElphie em Dom Jan 16, 2011 11:25 pm

Força nisso Ookami Smile
MissElphie

Capricórnio Macaco

Mensagem por Sailor Moon em Dom Jan 16, 2011 11:51 pm

Ei Ookami estou a pensar em juntar à FPI aqui em Londres. Se tiveres alguma dica para mim agradeço. Achas mesmo que vale a pena? Tive a ver que tipo de coisas eles fazem e tem uma revista que parece até ser interessante. Só ainda não me juntei pk é um pouco cara e ainda estou em contenção de despesas. Para além disso tenho de melhorar o meu inglês.
Mas se me disseres que vale a pena fico muito mais descansada.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

Mensagem por Ookami em Seg Jan 17, 2011 12:38 am

Por agora informa te, não sigas a minha opinião sem primeiro veres com os teus próprios olhos. Mas tenho a certeza que já ias fazer isso ^^

Entra em contacto com eles por email se ainda não tiveres confortável com o teu inglês e pergunta sobre o que eles fazem ou se tem alguma reunião amigável e aberta ao publico onde podes ir conhecer membros antes de juntares.

Eu nunca entrei em contacto com eles, simplesmente tinha ouvido bem deles dos seus membros. Mas se quiseres eu posso entrar em contacto com eles por ti?
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Seg Jan 17, 2011 12:46 am

Obrigada Ookami, podes entrar em contacto com eles sem problema mas eu também o vou fazer para assim ficarem de sobreaviso do meu inglês medonho!

Mas sim já andei a pesquisar sobre o assunto e achei muito interessante e muito mais organizado do que em Portugal. Mas isso já era de esperar. Conto contigo para por ordem ai na casa e para lhes puxares as orelhas. Temos muitos bons pagãos em Portugal que não se revelam devido a essa desorganização que leva a falta de confiança.

...
E por falar em desorganização, por incrivel que pareça descobri agora numa revista inglesa sobre o paganismo que a PFI Portugal faz reuniões abertas para os pagãos todos os últimos Sábados de cada mês em Lisboa, das 15:00 às 19:00 na Aquariana, Rua Saraiva Carvalho 244R/C Esq. 1300 Lisboa.
Para quem quiser conhecer e matar a curiosidade. Para mais informações contactar para isobel@paganfederation.org
Sailor Moon

Sagitário Coelho

PFI Portugal ACP

Mensagem por Alva Möre em Sab Jul 02, 2011 4:37 am

Boa noite.

Sou filiada na PFI Associação Cultural Pagã há mais de um ano. A minha satisfação com a organização desta associação não podia ser melhor. A minha opinião sobre os eventos e palestras é na mesma linha. Sou tratada num ambiente familiar e inclusivo e desde que entrei já se inscreveram mais pessoas que partilham da mesma opinião.

Disponibilizo-me neste fórum para responder a possíveis questões levantadas sobre a PFI portuguesa para aqueles que não conhecem ou que nunca trabalharam com esta associação.

Sobre a fraca divulgação da Federação, tenho a dizer que o motor de busca do google nos dá um link directo para uma página do Facebook (actualizada constantemente):

http://www.facebook.com/pages/PFI-Associa%C3%A7%C3%A3o-Cultural-Pag%C3%A3/128495388573

Aproveito para apontar um dos eventos próximos abertos ao público: A Peregrinação Politeísta ao EndoVélico (que está nos eventos da página do facebook supracitada):

http://www.facebook.com/event.php?eid=193439214028709

E porque não, já agora, divulgar a entrevista feita no passado dia 20 de Junho na TSF a Isobel Andrade Coordenadora da PFI ACP, que fala sobre a peregrinação que se avizinha e sobre o propósito e acção da Federação:

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1883819

Reforço ainda esta sublime sugestão:

Ookami escreveu:Por agora informa te, não sigas a minha opinião sem primeiro veres com os teus próprios olhos.

Bons Ventos
Alva Möre

Aquário Tigre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: