Handsfasting e outras festividades importantes para um pagão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Handsfasting e outras festividades importantes para um pagão

Mensagem por Convidad em Seg Maio 30, 2011 11:26 am

Bons dias,

Eu sou nova neste espaço, e possivelmente ainda não passei a pente fino todas as perguntas e respostas dos fóruns, contudo tenho uma pergunta que me mói há anos e para a qual nunca obtive resposta ou solução.
Como pagã, considero que temos muitas fases na nossa vida que gostamos de marcar e naturalmente uma delas é o casamento. Não tenho qualquer intenção de ser casada oficialmente no meu cartão de cidadão, contudo considero importante a minha apresentação aos Deuses com a pessoas que faz parte do meu eu. Já tentei procurar respostas na PFI e nunca me foi dada uma solução.
Como é que podemos em Portugal ter uma celebração do HandsFasting?

Convidad
Convidado

Re: Handsfasting e outras festividades importantes para um pagão

Mensagem por Clodagh Amora em Seg Maio 30, 2011 12:01 pm

Olá

Já li, num site português que há um concílio de druidas que celebra casamentos pagãos, entre outras festividades da mesma natureza, no entanto, já tentei contacto com eles, mas nenhuma resposta me foi enviada. (afinal já foi dada)
Pelo que percebo, procuras por alguém, que se considere e seja considerada/o sacerdotisa/sacerdote para celebrar o teu casamento com quem amas, certo?

Uma sugestão. Porque não celebras o teu próprio casamento? Ambos, num círculo, apresentem-se aos Deuses, peçam as suas bênçãos e sintam-se repletos dela, pois estarão. O casamento é um compromisso entre vós, devem-se reconhecer aos olhos dos Deuses, sem necessidade de alguém mais estar presente.

Na PFI a quem te dirigiste, se não é demasiada indelicadeza?

Última edição por Amora em Sab Ago 20, 2011 7:13 pm, editado 1 vez(es)
Clodagh Amora

Libra Cavalo

http://www.doceblackberry.blogspot.com

Mensagem por Sosai Wakasaki em Seg Maio 30, 2011 2:13 pm

Como a Amora disse: acho que o mais interessante, pelo menos para mim, é fazer o meu próprio casamento. Se tivesse um sacerdote, seria alguém que se quisesse disponibilizar e que fosse alguém muito próximo de mim. Mas não seria obrigatório sequer. Como já foi dito, o casamento é uma apresentação da vossa união. A união de duas pessoas, as outras são desnecessárias Razz

Capricórnio Serpente

Mensagem por Morrigan em Seg Maio 30, 2011 2:23 pm

E eu concordo com a Amora e o Sosai..Smile Nenhum de nós tem mais proximidade dos Deuses do que outro, pois somos todos iguais. Desse modo, não precisariam de mais ninguém que não vocês os dois perante os Deuses para celebrarem a vossa união. Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Fenix Dourada em Seg Maio 30, 2011 2:47 pm

Se o quiseres fazer de forma convencional, terás de ser membro de um coven para realizares todos os rituais precedentes a esse, é o mesmo que na igreja catolica ou outra do genero, batismo, comunhao, curso de noivos e por ai fora, pelo menos um deles tem de ter tudo isso...., no paganismo é exactamente o mesmo, tens de ser iniciada, ter os rituais de apresentação, os rituais de fertilidade por ai fora antes de chegares ao ritual de compromisso...

Caso seja ambos solitários, o vosso ritual de compromisso pode ser feito apenas entre vós, podendo ter "testemunhas" para o acto e alguem que pode auxiliar nos preparativos e ritual em si....
Fenix Dourada

Touro Galo

https://sites.google.com/site/fenixdourada2012/

Mensagem por Convidad em Seg Maio 30, 2011 7:00 pm

Obrigada a todas as respostas.
Na realidade essa apresentação já foi feita, somos ambos solitários, cntudo gostávamos de "formalizar" de alguma forma perante as pessoas que nos são mais chegadas (famlia, amigos), nesse sentido agradeço em particular a resposta da Fenix Dourada é +/- isso que pretendia.

Amora, os meus pedidos de informação foram feitos de há uns 5 anos para cá, pelo que já não te sei nomear A, B ou C, lamento.

O meu único lamento em relação ao paganismo em Portugal sempre foi a falta de divulgação/união/presença etc... por isso fiquei muito cntente ao ter conhecimento deste forum é um bom passo.

Convidad
Convidado

Mensagem por Fenix Dourada em Seg Maio 30, 2011 11:54 pm

Sempre as ordens Tho Smile agora encontrares coven na tua zona ja será trabalho teu...
mas não desesperes!!! a Aldeia Pagã esta quase, quase XD Wink
Fenix Dourada

Touro Galo

Mensagem por Ookami em Seg Jun 13, 2011 10:55 pm

Congratulations Amora ^^ what a surprise.

Vais querer criar um coven da aldeia Fenix?
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Enarta em Sex Jun 17, 2011 3:23 pm

nós já somos um coven, um coven de solitários, uma grande familia em que todos celebram á sua maneira mas acabamos por celebrar todos o mesmo... ^^
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Sailor Moon em Sex Jun 17, 2011 7:59 pm

Oh Enarta que fofo até fiquei emocionada! Também sinto isso Smile
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Nunnus em Dom Jun 26, 2011 6:29 pm

Há uma passagem no livro Memorial do Convento do imortal Jose Saramago, que relata um casamento pagão entre as duas personagens principais!
Ja não me recordo muito bem, que ja não leio o livro desde o meu 12º ano, mas é muito interessante e porreiro!
Smile
Nunnus

Aquário Cavalo

Mensagem por Enarta em Ter Jun 28, 2011 1:50 am

sim é verdade, nessa passagem o jovem casal mal acabado de se conhecer está na companhia de um padre, os homens comem primeiro e depois a mulher serve-se usando a colher do homem que mal conhecia. Não me lembro bem do resto, sei que o padre diz algo casando-os de um modo pagão. Mais tarde depois da primeira noite do casal ela passa os dedos pelo sangue da sua virgindade e passa-os no peito do homem desenhando um simbolo.

Uma cerimónia de casamento consiste apenas em actos de aceitação de duas pessoas, no fundo, pode é ser celebrada por um sacerdote, podem-se fazer alguns votos, pode-se fazer uma grande festa, mas o essencial é o casal aceitar o seu parceiro.
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Ookami em Ter Jun 28, 2011 2:15 am

Aqui as opiniões variam muito,
Falo por mim que handsfasting pode ser feito de varias formas, e nem todas com sacerdote ou sacerdota.
Para não alongar muito vou ter de dizer que o handsfasting está mais ligado á apresentação de ti e o teu parceiro/a como casal eterno ao deus e deusa. E de forma retratística imbuir o teu parceiro com o seu cargo divino. Ou seja, eu durante o ritual de handsfasting concretizava a minha esposa como a minha deusa pessoal/incarnação de deusa nesta reincarnação. E ela a mim em inverso.
É por isso que dai para a frente há certos trabalhos feitos por gosto e tradição para celebrar a união dos dois e para prestar honra/homenagem á deusa ou deus respectivamente.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Lifebringer em Qua Jun 29, 2011 4:40 am

Sou da opinião da Enarta em que o que é realmente importante é o significado e simbolismo pessoal do ritual, e que seja como for que ele seja feito, que tenha significado e faça sentido para ambos os envolvidos no mesmo. Como em tudo no que toca a rituais, o que dá poder e significado ao ritual é o próprio significado que este tem perante nós. Num ritual de casamento/handfasting a situação não é diferente.

E diria até que num tema tão pessoal como o casamento, quanto mais pessoal for o ritual, melhor e mais importante e mais forte o momento se torna. Desde que para as pessoas em questão a maneira de celebrar faça sentido e tenha significado, diria que é um ritual de casamento excelente. Agora o resto, com quem mais é celebrado, se é feita "festa" ou não, isso pessoalmente diria que é secundário e cabe a um decidir o que lhe faça mais sentido.
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

http://portugalpagao.pt.vu

Mensagem por Fenix Dourada em Seg Jul 04, 2011 9:48 pm

Bem acho que aki a unica que ja casou 2x fui eu lol
e não deixei de acreditar que ainda caso uma 3ª ^^ todos eles de forma diferente e o terceiro acredito ser de uma forma ainda menos convencional que as anteriores Very Happy
a primeira x casei no dia de natal, claro que na altura os pais e "padrinhos" estiveram presentes, como manda os bons costumes; na segunda o meu filho levou pai e mae ao altar e deu as alianças estando ao lado do padre a celebrar c ele e fazendo ele proprio a cerimonia aos pais XD
a terceira ainda ta em estudo Question mas a beira mar com fogueira, descalça, grinalda de flores c ritual de consagraçao directa e ritual de fertilidade ao deus e a deusa por ambos os "nobentos"... soa me bem para pensar nisso!!
Fenix Dourada

Touro Galo

Mensagem por Alva Möre em Ter Jul 05, 2011 12:23 am

ThoRandMorgainE escreveu:Obrigada a todas as respostas.
Na realidade essa apresentação já foi feita, somos ambos solitários, cntudo gostávamos de "formalizar" de alguma forma perante as pessoas que nos são mais chegadas (famlia, amigos), nesse sentido agradeço em particular a resposta da Fenix Dourada é +/- isso que pretendia.

Amora, os meus pedidos de informação foram feitos de há uns 5 anos para cá, pelo que já não te sei nomear A, B ou C, lamento.

O meu único lamento em relação ao paganismo em Portugal sempre foi a falta de divulgação/união/presença etc... por isso fiquei muito cntente ao ter conhecimento deste forum é um bom passo.

Pelo que pude entender, não pertences à PFI, certo? Eu não me importo de investigar esse tópico uma vez que sou filiada. Provavelmente ser-me-á dada uma resposta diferente.

De uma forma geral concordo com uma personalização de um rito com este. Mas também percebo a necessidade de celebrar num esquema mas organizado e comunitário. Acredito que quando chegar a minha hora também mergulharei nestas mesmas dúvidas, mas até lá.. Smile

Segundo aquilo que percebi até agora os rituais Handfasting celebrados pela PFI têm algumas condições. Entre outras há as questões jurídicas com as quais a Federação se debate para tornar o sacerdócio (incubido da celebração de ritos válidos e oficiais) legal.
Alva Möre

Aquário Tigre

Mensagem por Nunnus em Qua Jul 13, 2011 9:28 pm

http://witchclubhouse.blogspot.com/2009/07/casamento-pagao.html

esta pagina ta interessante!
Nunnus

Aquário Cavalo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo