Tradicionalistas e Modernos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tradicionalistas e Modernos

Mensagem por MissElphie em Seg Jan 10, 2011 9:50 am

Olá ^^

Então, aqui está o eterno debate dentro do Mundo Wiccano.

Wicca Tradicional vs Wicca Moderna

Quais as vossas opiniões?

Pessoalmente, e sabendo que posso vir a ser apedrejada por isto (jk), sigo bastante a ideia do Tradicionalismo. Não sou Wiccana, sou Pagã Eclética, mas ao longo dos meus anos de estudo foquei-me acima de tudo no estudo da Wicca. Pessoalmente, respeito todas as práticas e considero que devemos seguir aquilo que o nosso coração manda, acima de tudo!
Mas, para mim, a Wicca é o que é defendido pelos Tradicionalistas, com as suas regras, princípios, secretismos, ética e tudo mais.
Respeito e aceito que outros caminhos (como a chamada Wicca Diânica [que apesar de eu ter um culto diânico, não concordo com o termo, devido à inclusão de "Wicca"] ou a Wicca Celta e outros caminhos dentro da Wicca que surgiram mais recentemente) sejam denominados de Wiccanos, apesar de, na minha opinião, não o serem e serem somente caminhos dentro do Paganismo (mas não se preocupem, porque nunca me voltaria para alguém e diria "o teu caminho não é X". É a minha opinião, não a forço aos outros.).

E as vossas opiniões sobre o assunto?
MissElphie

Capricórnio Macaco

http://caminhomagico.net

Re: Tradicionalistas e Modernos

Mensagem por Taýr Mirellë em Seg Jan 10, 2011 10:52 pm

Ui, puseste o dedo na ferida xD

Se o pessoal começa a argumentar, o tópico não tem fim. E como não sou muito paciente para isso (prefiro ler a comentar), só digo que independentemente do caminho que se siga, é sempre necessário haver equilíbrio - ou seja, repito as tuas palvras nesta deixa: "mas não se preocupem, porque nunca me voltaria para alguém e diria "o teu caminho não é X". É a minha opinião, não a forço aos outros"

Em termos etimológicos, segundo a História sou apenas Pagã Ecléctica também. Porque é que me auto-denomino wiccan quando nem sequer pertenço a um Coven, e segundo Gardner teria de ser iniciada por um homem que estabelecesse ligação de sexos alternados até chegar ao próprio Gardner, e bláblá? Well, porque foi a Wicca que me despertou para o Paganismo, e é com o que consigo estudar sobre ela que me identifico e pratico.

Não vejo mal nenhum nisso, e puritanos é deitá-los pela janela fora xD
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por Sailor Moon em Qua Jan 12, 2011 12:23 pm

Sinceramente cansa-me um pouco estas polémicas, porque o pessoal concentra-se em coisas superficiais e esquece-se do que é realmente importante. Evoluir espirutalmente independentemente do nome ou da vertente ou se é iniciado ou não enfim...
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Foxglove em Qui Jan 13, 2011 2:34 am

Neste aspecto concordo plenamente com a Sailor Moon!
Na minha opinião os "rótulos" não acrescentam nem retiram nada a ninguém... são apenas títulos que as pessoas arranjam para satisfazer a necessidade que têm de pertencer a grupos...
Para mim o mais importante é a capacidade interior de cada um... e, como quem me conhece sabe, e quem não me conhece de certo saberá, eu não gosto nada de definições! Apenas me interessa as intenções e os conteúdos!
Mas obviamente que não "condeno" ninguém por ter opinião contrária à minha!
É só a minha opinião! Very Happy
Foxglove

Capricórnio Dragão

Mensagem por Lifebringer em Qui Jan 13, 2011 3:49 am

A minha opinião sobre o assunto é em grande parte aquilo que a Foxglove e a MissElphie já disseram.

MissElphie escreveu:Pessoalmente, respeito todas as práticas e considero que devemos seguir aquilo que o nosso coração manda, acima de tudo!

A minha opinião sobre o assunto é essencialmente isto! Não poderia resumir melhor. Um "caminho pessoal" tem esse nome por alguma coisa. É pessoal, vem de dentro de nós, e portanto não tem "definição".

Claro que para muitas pessoas pode ser uma boa ajuda orientarem-se por certos caminhos e ensinamentos, até mesmo segui-los. Para alguns pode até ser uma grande ajuda e um excelente caminho... porém, isso é uma decisão pessoal e significa apenas que o caminho pessoal deles coincidiu com aqueles ensinamentos. Daí qualquer discussão de "seguir a wicca tradicional" vs. "seguir a wicca moderna" acaba por não fazer qualquer sentido. Aquele que não está a seguir o que acha mais correcto não está verdadeiramente a viver um caminho espiritual, e aquele que está a seguir o que acha mais correcto não olha a "limitações" para o fazer... esta é a minha opinião.

Os diferentes caminhos estão aí para ensinar e inspirar, não para dividir, isso para mim é simplesmente ridículo.

Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

http://portugalpagao.pt.vu

Mensagem por Sosai Wakasaki em Qui Jan 13, 2011 5:27 pm

Bem acho que o White ja disse tudo o que eu poderia dizer....

Capricórnio Serpente

Mensagem por Ookami em Dom Jan 16, 2011 10:32 pm

White, spoken like a sage.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Dom Jan 16, 2011 11:39 pm

Bem é muito agradavel que pelo menos a grande maioria de nós partilha desta opinião. Estou cansada de ver a condenações por "não se poder dizer que é Wiccan, porque não foi iniciado por um conven" ou não poder dizer isto ou aquilo. É cansativo!

Sei que já disse isto a alguns de vós, mas acho que para uma religião que tem como lema central o "Faz o que quiseres sem prejudicar ninguém", parece que há um sem número de coisas que não podemos fazer, e isso irrita-me um bocado essa falta de tolerância. Há pessoas que apendem a fazer as coisas de uma determinada forma e não aceitam que outros diga que se pode também fazer de outra maneiradiferente porque foi assim que aprenderam e é assim que se faz e pronto.
Mas quem sou eu para dizer a alguém que a forma como faz o que quer que seja não é a mais correcta se essa pessoa sente que para ela é a mais correcta? É como já foi dito aqui, é um busca espiritual individual e cada um deve seguir aquilo onde se sente melhor, independentemente dos nomes que lhe são atribuidos. E mesmo que não tenha ninguém para inicia-lo não deve desistir do seu caminho, porque não é por isso que a sua devoção aos Deuses é menor.

E lá está é só a minha sincera opinião.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Ookami em Seg Jan 17, 2011 12:48 am

Uma opinião bem formada e sincera.

As controvérsias que aparecem quando as pessoas tentam juntar o "elitismo" a religião são muitas. Tanto para os pagãos como para religiões como o cristianismo, budismo esotérico, Judaísmo and so on.
É igual. temos de aceitar que há muitas pessoas que tem necessidade de fazer parte do grupo especial. E como tal eles vão defender o que os faz "diferente" dos outros.

É um jogo de crianças jogado por adultos infelizmente.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: