Deuses, Deusas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Deuses, Deusas

Mensagem por The Scarecrow em Sab Maio 21, 2011 9:34 pm

Cultuam algum Deus ou Deusa? Quais? Que rituais lhes oferecem? Existe alguma oferenda que considerem ser de maior relevância para essa divindade?

Como é a vossa experiência com o Divino numa perspectiva Pagã?
The Scarecrow

Re: Deuses, Deusas

Mensagem por Morrigan em Sab Maio 21, 2011 9:49 pm

Este é realmente um tópico que daria para escrever uma dissertação mas vou ser sintética. Como sigo paganismo celta, demonstro respeito por todos os deuses do panteão celta, embora tenha alguns que têm um significado maior para mim, como o meu nick exemplifica. Morrigan, Lugh, Cernunnus, e Brigit são os mais relevantes. Não pratico nenhum ritual em específico, apesar de celebrar as festividades celtas mais importantes, pois não considero que tenho conhecimento suficiente para me considerar sacerdotiza.
Morrigan
Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Sosai Wakasaki em Sab Maio 21, 2011 11:59 pm

Ora bem, na minha prespectiva: Não cultuo nenhum deus ou deusa em específico.

Posso chamar deus e deusa em rituais, mas é no sentido de chamar a natureza, a Terra, o Sol, a Lua.

Também gosto de fazer um pouco de culto aos elementos, principalmente o Ar, visto que me identifico muito com ele.

Tenho também dias próprios para o culto dos elementos na minha roda do ano pessoal. And that's it.

Capricórnio Serpente

Mensagem por Enarta em Dom Maio 22, 2011 12:42 am

concordo com o sosai
Eu cultuo a face da natureza dos Deuses, os elementos, o sol e a lua, o feminino e masculino...
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Clodagh Amora em Dom Maio 22, 2011 4:08 am

Como já disse noutro post, não sei qual, gosto de cultuar os Deuses no seu pleno, por assim dizer, e não as suas manifestações . No entanto, gosto de dedicar alguns festivais a determinadas entidades.

Além de, nesse sentido, seguir alguns panteões bastante próximos: Celta, Nórdico (Asatru) e Ibérico (Tradição Ibérica), tenho um gosto especial, mas apenas gosto, pelo panteão Greco-Romano, um panteão mundano (ou talvez seja o povo).

Gosto de fazer oferendas de algo que seja da altura do ano em que estiver, ou então da oposta. Sei que o seguinte vai parecer estranho, talvez mesmo nojento, para as vossas mentes, mas como sempre que é Lua Cheia me vem a menstruação, dedico esse sangue à Deusa, ao Deus, acabando até por me sentir melhor.

Sou uma bruxa muito verde, tanto na idade, como no tempo há que sou pagã, como no gosto pelo que a minha bisavó me ensinou (era curandeira, daquelas que sabe as propriedades médicas e mágicas de todas as plantas que conhece e que tem pentagramas desenhados no estabulo para atrair o bom agouro e fertilidade. A bisavó perfeita:), e por isso, e por ter crescido numa aldeia, adoro ter o meu lado "louco" ecológico e extremamente vinculado com a terra.
Cresci num lar cristão com os meus avós, mas a minha avó Maria (bisavó) vivia a 20 m dali, e passava todos os dias com ela até ter morrido, e era pagã, mas como ela me disse, "ninguém tem que saber". Foi quando fui viver com os meus pais, tb cristãos, que aprendi a começar a dar nomes as coisas, a "redescobrir o que conhecia". Nunca tinha chamado "Boline" à foice que a avó Maria usava para ir às ervas quando a Lua estava no céu.

Peço desculpa por me ter alongado e fugido ao tema. Resposta sintética, cultuo a Mãe e o Pai. A minha experiência com o paganismo é longa, mas simples e verde (Bruxa do Campo!!), e é assim que gosto dela para mim.

Última edição por Amora em Dom Maio 22, 2011 4:31 am, editado 1 vez(es) (Razão : Vírgula a mais)
Clodagh Amora

Libra Cavalo

http://www.doceblackberry.blogspot.com

Mensagem por Nunnus em Dom Maio 22, 2011 10:35 am

Não tem nada que pedir desculpa!
Gostei muito do que li!
Smile
Nunnus

Aquário Cavalo

Mensagem por Ash em Dom Maio 22, 2011 10:56 am

Concordo com o Nunnus, admiro a natureza com que vocês aqui se dedicam ao paganismo, e o caracter pessoal que cada um de vocês lhe dá.

Pessoalmente, embora não me considere pagão, "acredito" e faço relações em certas partes da ciência. Tenho uma relação grande com a natureza, e embora não lhe dê uma personificação definida ou consciente, venero e vejo toda a natureza num estatuto perto do que seria um deus. Gosto de me referir por vezes esta natureza de Gaia, a mãe terra do tempo dos titãs dos gregos, mas simplesmente para nomenclatura. Tenho uma base elaborada sobre as transmutações entre energia, matéria, e a ilusiva antimatéria que ainda está em estudo, e estudo ao máximo estas relações com uma febre quase devota. Rejo-me por diversas leis cientificas, e algumas misticas como estatuto de valor, por entre outras, três que eu cito é a lei de Lavoisier, todos conhecem, que na natureza nada se cria ou destroi, apenas se transforma, pela lei da sobrevivência de Darwin, que eu interpreto como uma busca constante de melhoria do meu próprio ser, assim como um certo desportivismo para o que não posso alcançar, e a lei base thelemica de que o ser humano deve exercer a sua liberdade até ao ponto em que não interfira com a das outras pessoas contra o seu livre arbítrio. Isto são simplesmente detalhes que eu interpreto e tento aplicar á minha pessoa, mais ao nivél de um sistema de valores do que uma religião, mas penso que não existem muitas diferenças entre o meu sistema e uma crença elaborada.

Também sou um fã da polaridade que a natureza apresenta, e adoro a maneira de como esta polaridade nem sempre é bem definida mas precisa de uma interpretação. Para além disto gosto de ler sobre várias culturas e religiões, e aproveito sempre um bom moral, assim como tento sempre analisa-las a uma lupa cientifica, e depois aproveitar os valores que me parecem mais congruentes para os meus pontos de vista, muito da mesma maneira que qualquer pagão ecléctico faz pela sua crença. Peço também desculpa por isto, mas todos estes valores dão-me um valor muito egocêntrico, que por vezes nem eu próprio admiro, tento me desculpar por qualquer ofensa que eu faça devido a este detalhe.
Ash

Sagitário Ovelha

Mensagem por Ookami em Seg Jun 13, 2011 11:11 pm

Eu creio que já fugi um pouco das minhas raízes celtas.
Hoje em dia como eu já tinha referido noutro post, eu uso o termo Lord and Lady para me referir ao Deus e á Deuza. Eu concretizo que certas coisas neste mundo são ligadas a ela e outras a ele.
Mas sou muito informal na minha relação, falo e trato como fossem os meus irmãos ou amigos e não com uma glorificação. Até agora eles não deram a perceber que os insulto logo confio (ou gostava de) que não se importam.

Para tempos sagrados dou ofertas da época ou de esforço, exemplo pode ser moldar de madeira algo pertinente á época “energize” essa peça com emoções pensamentos e depois queimar/laçar ao mar/enterrar a mesma durante o ritual.

Tambem tenhos outras actividades mas acho que em geral isto explica.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Convidado em Qua Maio 02, 2012 3:08 pm

Os meus Deuses são os do Panteão Nórdico. A minha Deusa é a Freyja (Freya) e o meu Deus, o Odin. São a eles que mais rezo, a quem mais peço ajuda, a quem mais falo. No entanto, tambem nutro uma imensa admiração pelo Thor e pela Frigga. Tenho muito carinho por eles, falo-lhes muito. Dedico-lhes vários pequenos prazeres.

Tenho um compromisso com a Freyja, que prefiro não partilhar aqui porque acho que é algo muito intimo, algo entre ela e eu. No entanto tem ajudado sempre, sinto que tenho uma relação muito próxima com ela. Como se fosse minha irmã, minha amiga, e uma parte de mim.

Enquanto que com o Odin, tenho mais receio, não sei porque. :p O seu poder intimida-me. Lá lhe vou dizendo umas coisas, mas com um tom diferente do que uso com a Freyja.

No entanto, gosto deles todos. Até do Loki, apesar de ele ser mausão, rio me muito com ele.

Não tenho ritual, apenos rezo, agradeço e falo com eles. Demonstro-lhes o meu amor e o meu respeito. Nunca ofereço bens materiais.

Smile é assim.

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua Maio 02, 2012 3:37 pm

Enarta escreveu:concordo com o sosai
Eu cultuo a face da natureza dos Deuses, os elementos, o sol e a lua, o feminino e masculino...

Também sou um bocado como a Enarta. O sol, a natureza, o universo, as estrelas e as plantas. Também adoro os elementais, adoro-os a todos por igual, não tenho preferências mas desde à uns bons meses atrás tenho dada uma certa importância ao fogo na minha vida. Não cultuo deuses nem deusas em concreto com oferendas, sinto-me um bocado estranha a fazer oferendas que me foram dadas por eles, no fundo tudo é nos dado pela natureza, faz-me um bocado confusão, o máximo que faço é comprar uma planta e planta-la no sítio em que agradeço. Mas cada um faz como sente que deve.
Rituais, é uma forma de atribuir importância a algo, algo simbólico, por isso até acho bonito, mas adoro coisas espontâneas, por isso não faço rituais em concreto, faço aquilo que me vier na cabeça e no coração naquele momento e pronto, tá a andar xD
E quando digo rituais, falo de rituais muito simples, aqueles familiares e pessoais, não os de magia.

Convidad
Convidado

Mensagem por Atena em Qua Maio 02, 2012 4:52 pm

A minha deusa preferida é Bastet (Deusa egipcia dos gatos,...)e o meu deus preferido é Anúbis (Deus egipcio dos funerais,...)
Já fiz uma oferenda a Bastet, pensei como Ela é a Deusa dos gatos vou oferecer o que os gatos adoram leite.
Quanto a Anúbis não sei o que fazer se tiverem dicas para uma oferenda ao Deus dos Funerais digam por favor Embarassed Question Razz
Já agora pensei em comprar um mini-caixão para fazer sei lá oferendas, tipo fazer um mini-funeral todo enfeitado, mas, too creppy
Atena

Sagitário Porco

Mensagem por Nantumaurus em Qua Maio 02, 2012 8:50 pm

Excelente tópico, The Scarecrow! Cool
As vossas respostas fascinaram-me, tão diferentes e tão iguais. Adorei a história da bisavó e da foice. O meu avô era daqueles que plantava alhos na lua cheia, um portador enorme de saber empírico, a pessoa que mais me encheu a alma durante a infância!
Eu tambem sou daqueles que só rezo, isto quando me lembro! Laughing Rezo ao deus e à deusa. Por vezes faço magia, só com velas, para atrair ou banir algo para mim proprio ou para alguem muito chegado, e é aqui que invoco os deuses da tradição ibérica, isto conforme as suas regencias, amor, felecidade, protecção, fertilidade, etc.
O deus com que me identifico mais é este Senhor:

BRIGO (BRIGUS) – Deus da Criação. É um Deus protector e fomentador da civilização humana. É o destruidor do caos, das trevas e do inferno, está ligado à criação do Cosmo. É o símbolo da vitória do homem racial sobre a natureza selvagem. Ele representa a ordem, a estabilidade e a felicidade. Os cristãos adoptaram-no como S. Miguel que vence o dragão. É o esposo de Trebaruna.

Por vezes deixo ficar uma oferenda na taça designada a estas, tais como pedras, conchas, troncos, dentes de animais ou meus, ossos, objectos que já me serviram em tempos, mas que já não me servem.

Tenho um maxilar quase completo de javali, pois das presas não me desfaço, que me ofereceram e que pretendo ir deixar futuramente no real templo de Endovélico, onde me pretendo deitar e dormir para sonhar com ele. Simpatizo com os Deuses que descem ao sub-mundo para ir buscar os que lá estão para o caminho da luz! O que fazer?
Invocar Ataecina, para um ritual de afastamento ou banimento, é algo de inesplicavel. Wink
Bem já chega, senão daqui a pouco escrevo um livro! Laughing

Nantumaurus

Aquário Cavalo

http://lusitaniaecastrum.blogspot.com/

Mensagem por Devin Amitosh em Ter Set 11, 2012 4:38 pm

Eu apenas uso os termos Deus e Deusa. Tenho tentado, nem que seja só uns minutinhos, falar para o meu altar (usando-o como ferramenta para falar com os Deuses). E como agora tem sido um momento relativamente conturbado (entrar para a universidade não é fácil), estou a tentar fazer isso cada vez mais. Não posso oferecer muita coisa, apenas um pau de incenso ou água (que faço questão de oferecer numa concha, don't know why), pois é complicado oferecer outro tipo de coisas. Mas sinto cada vez mais uma ligação, e um apoio moral, o que noto que me está a ajudar nesta fase dificil
Devin Amitosh

Virgem Cão
Localização : Middle of World War Z (com uma carabina para o que der e vier)

Mensagem por Necksa em Qua Set 12, 2012 11:22 am

Irina escreveu:
Enarta escreveu:concordo com o sosai

Também sou um bocado como a Enarta. O sol, a natureza, o universo, as estrelas e as plantas. Também adoro os elementais, adoro-os a todos por igual, não tenho preferências mas desde à uns bons meses atrás tenho dada uma certa importância ao fogo na minha vida. Não cultuo deuses nem deusas em concreto com oferendas, sinto-me um bocado estranha a fazer oferendas que me foram dadas por eles, no fundo tudo é nos dado pela natureza, faz-me um bocado confusão, o máximo que faço é comprar uma planta e planta-la no sítio em que agradeço. Mas cada um faz como sente que deve.
Rituais, é uma forma de atribuir importância a algo, algo simbólico, por isso até acho bonito, mas adoro coisas espontâneas, por isso não faço rituais em concreto, faço aquilo que me vier na cabeça e no coração naquele momento e pronto, tá a andar xD

Sou como a Enarta e a Irina... Não tenho nomes especificos. São para mim a Deusa e o Deus. Para mim a comtemplação é a melhor oração: da natureza, do sol, das estrelas... e não me sinto bem com oferendas... Tal como a Irina,por vezes acho estranho oferecer aquilo que nos é oferecido por eles...
No entanto, e apesar de também fazer muito rituais espontaneos, sou, normalmente, cuidadosa e gosto de planear bem os rituais, pois assim têm para mais significado para mim... Razz

Isto é a opinião de alguem também muito "verde" Wink What a Face What a Face

:white: :white: NeCkSa :white: :white:
Necksa

Leão Galo

Mensagem por Convidad em Qua Set 12, 2012 4:23 pm

Gostei Necksa *(^_^)* principalmente da parte do seres muito verde, és uma couvinha como nós ^_^

Convidad
Convidado

Mensagem por Necksa em Qua Set 12, 2012 5:05 pm

Irina escreveu:Gostei Necksa *(^_^)* principalmente da parte do seres muito verde, és uma couvinha como nós ^_^

Obrigada, Irina. I love you I love you I love you

É muito bom ser compreendida... finalmente!! Laughing

Obrigadaaaa a todos do forum também I love you I love you É maravilhoso sentir que não sou um E.T. What a Face What a Face

:white: :white: NeCkSa :white: :white:

Necksa

Leão Galo

Mensagem por LadyFeluryan em Ter Out 09, 2012 1:48 pm

Eu comtemplo muito a Natureza: o sol, a lua, os elementais...
Quanto a deuses, a deusa que mais comtemplo é Innana a qual rezo muito
LadyFeluryan

Leão Porco

Mensagem por hugo quer aprender em Dom Fev 10, 2013 7:57 pm

ei começei a pouco tempo.
Quanto a deuses, peço á deusa mãe e ao deus conifero ajuda, mas nunca fiz um ritual, mas vou fazer

hugo quer aprender

Aquário Tigre

Mensagem por Morrigan em Sex Fev 22, 2013 4:21 pm

Ultimamente tenho tido uma ligação ainda mais intensa com Morríghan... Agora uso uma canção que me ajuda a meditar, bom, não é bem meditar, mas sim sentir-me calma para me poder fazer ouvir melhor. Aqui vai a música que ouço, se ajudar alguém. A mim ajuda-me bastante. Smile

Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Aidan Baitir em Ter Fev 23, 2016 9:11 pm

Como ibero, minhas maiores divindades são a Deusa GA, Essência de cada semente, Doadora da vida , a Mãe Natureza; e BAL, Senhor, paredro da Deusa.

Mas o panteão Ibérico inclui muitas outras divindades.
Como sacerdote do culto Íbero eu pratico muitos rituais, mas se há um que eu mais gosto, são os rituais de mudança sazonal. Eles são os únicos que se está mais consciente da interação com os Deuses.
Aidan Baitir

http://cultoibero.esy.es/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: