Celebrações e Festivais

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Celebrações e Festivais

Mensagem por MissElphie em Seg Jan 10, 2011 9:43 am

Olá Smile

Cada caminho do Paganismo, desde a Wicca ao Reconstrucionismo, possui festivais que são celebrados pelos seus praticantes, a sua grande maioria voltados para o culto da Natureza e a mudança das estações ou cultos de divindades especificas (no caso dos Reconstrucionismos, que possuem diversas datas de culto a divindades especificas do panteão que é seguido).

Como são as vossas celebrações? Seguem algum calendário especifico, como a Roda do Ano Wiccana, ou seguem os festivais de uma civilização (como a grega ou a romana ou a celta) pagã da Antiguidade?

Pessoalmente sigo a Roda do Ano Wiccana, com os seus 8 Sabbats e 13 Esbats, apesar de não ser Wiccana. Celebro segundo a Roda do Norte, porque, afinal de contas, estamos no Hemisfério Norte lol

E vocês?
MissElphie

Capricórnio Macaco

http://caminhomagico.net

Re: Celebrações e Festivais

Mensagem por Sosai Wakasaki em Seg Jan 10, 2011 1:42 pm

Eu pessoalmente celebro a roda do ano Wiccana... Já tenho tido algumas histórias interessantes seguindo-a por assim dizer...

Capricórnio Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Seg Jan 10, 2011 10:53 pm

Pessoalmente sigo a Roda do Ano Wiccana, com os seus 8 Sabbats e 13 Esbats -> twice that x)
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

http://nyankoyue.blogspot.com/

Mensagem por MissElphie em Ter Jan 11, 2011 2:05 pm

Não temos ninguém no fórum que siga as festividades de outra cultura? (:
Como as festividades romanas (Saturnália, Sol Invictvs, etc) ou as Gregas (Gamelion, Anthesterion, etc) nem de outras culturas? ^^
MissElphie

Capricórnio Macaco

http://caminhomagico.net

Mensagem por Lifebringer em Ter Jan 11, 2011 8:58 pm

Sosai Wakasaki escreveu:Eu pessoalmente celebro a roda do ano Wiccana... Já tenho tido algumas histórias interessantes seguindo-a por assim dizer...

Isto, sem tirar nem pôr!

Quanto a festividades romanas, tenho uma grande afinidade pela festividade de Cibele, mas isso é outra longa história hehe.
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

http://portugalpagao.pt.vu

Mensagem por Sosai Wakasaki em Ter Jan 11, 2011 10:26 pm

UI! Que festividade é essa de Cibele que tens afinidade white? ainda não me contaste acho eu!

Capricórnio Serpente

Mensagem por Lifebringer em Ter Jan 11, 2011 10:38 pm

Lol contei sim. De certeza que te vais lembrar se eu te disser que a festividade romana de Cibele é a 4 de Abril Razz

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibele
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

Mensagem por Sosai Wakasaki em Ter Jan 11, 2011 10:42 pm

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOH! O 4 de Abril! Sim, há tanta cosia que se pode dizer sobre os teus 4 de Abril... realmente

Capricórnio Serpente

Mensagem por Sailor Moon em Qua Jan 12, 2011 12:30 pm

Bem eu supostamente sigo a roda do ano Wiccana, mas não me sinto bem a dizer que o faço porque como já referi só à coisa de um ano que comecei a estudar mais fundo o paganismo e só comecei a festejar os Sabbats desde Lammas. Por isso ainda nem completei uma roda do ano.

Em relação aos Esbats nunca festejei realmente nenhum e gostava muito de o fazer, pois sinto bastante o ciclo lunar e influencia o meu humor e a minha forma de estar. Gostava que me ajudassem nesse aspecto. Como festejam os vossos Esbats? Sei que é algo muito pessoal mas gostava realmente de aprender e queria também começar a assinalar os meus, pois considero-os de extrema importância.

Não tem de ser nada por ai além. Digam apenas o que costumam fazer para assinalir o momento.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por Taýr Mirellë em Qua Jan 12, 2011 1:39 pm

Vânia Moon escreveu:Em relação aos Esbats nunca festejei realmente nenhum e gostava muito de o fazer, pois sinto bastante o ciclo lunar e influencia o meu humor e a minha forma de estar. Gostava que me ajudassem nesse aspecto. Como festejam os vossos Esbats? Sei que é algo muito pessoal mas gostava realmente de aprender e queria também começar a assinalar os meus, pois considero-os de extrema importância.

Ora, já somos duas =x

O que eu tenho por hábito não se pode considerar uma celebração dos Esbbaths, o máximo que faço é acender velas de cores diferentes consoante as fases da Lua - branca para o crescente, vermelha para a lunação, e negra para a minguante. Não acendo nenhuma durante a Lua Nova, já que esta é a mais misteriosa e representa a fase de renovação/regeneração/reencarnação/renascimento da Deusa.
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Ookami em Dom Jan 16, 2011 5:23 pm

Eu como a tayr e muitos aqui sigo a roda do ano wiccana. Mas de forma um pouco diferente.

Como as celebrações são as manifestação que o povo crio ao sincronizar-se com a suas áreas(supostamente) eu sigo mas depende do pais em que estou eu tento descobrir as tradições especificas desse local e juntar-me aos nativos. Mas com as minhas próprias intenções.

Eu não ia celebrar Yule ou Ostara em Portugal da mesma forma que ia celebrar na Suécia ou no Brasil por exemplo. Porque o povo desses países tem formas diferentes de comunicar com a terra. ( Sorry i cant seem to explain myself that well. It is what i have just said above but not literally.)

I find it much more important to celebrate the meaning and time of the Sabbaths than the generalized practice. I do not keep the practice of esbats for I do not have a coven as to share them with.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Lifebringer em Dom Jan 16, 2011 6:08 pm

Ookami escreveu:I find it much more important to celebrate the meaning and time of the Sabbaths than the generalized practice.

Subscrevo isto a 100%
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Seg Jan 17, 2011 3:33 pm

Também concordo com o André, mas como por enquanto ainda não saí de Portugal nem por nada, nunca pensei muito nisso... Engraçado, agora vou ficar a reflectir sobre isso durante imenso tempo xD
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Ookami em Seg Jan 17, 2011 5:57 pm

Ainda bem que as minhas baboseira servem para algo produtivo.
Eu vou ser honesto com todos vos. Como os pagãos mais tradicionais são muito literais, às vezes fico a duvidar do meu ponto de vista quando falamos no assunto.
Discouraged é a palavra que eu quero.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Lifebringer em Seg Jan 17, 2011 6:41 pm

Sem dúvida que os povos antigos a nível deste tipo de coisas tinham um conhecimento fantástico e que deve ser bastante valorizado... mas mesmo assim, é preciso lembrarmo-nos também que também eles eram humanos, e que mesmo a informação que passou do tempo deles até ao nosso não estará de todo intacta. Ou seja... essa informação deve ser uma fonte de inspiração e até mesmo conhecimento para nós, e sem dúvida que se olharmos para as crenças, ensinamentos e práticas deles vamos aprender imenso. Mas ao mesmo tempo, não devemos de forma alguma encará-la de uma maneira "dogmática", e como já foi referido antes... devemos lembrar-nos que aquilo que sentimos como correcto é aquilo que mais certamente estará correcto. O conhecimento dos antigos serve como uma excelente inspiração e fonte de conhecimento... mas no que toca ao quão literalmente se deve levar certas coisas, e ao quão correcto é este ou aquele procedimento... eu diria que no final, tudo vai dar àquilo que sentimos como correcto e que faz sentido para nós.
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

Mensagem por Taýr Mirellë em Seg Jan 17, 2011 7:03 pm

Nem mais.
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Foxglove em Qua Jan 19, 2011 6:22 pm

Lifebringer escreveu: eu diria que no final, tudo vai dar àquilo que sentimos como correcto e que faz sentido para nós.

Nem mais nem menos! É mesmo isso! Fiquei speachless porque só essa frase diz tudo!
Foxglove

Capricórnio Dragão

Mensagem por Enarta em Qui Jan 20, 2011 8:51 pm

Eu sigo a roda wiccana, porque acaba por reflectir aquilo que vai acontecendo na Natureza não é... no entanto tenho mais tendencia para celebrar os sabaths, os esbaths.... ahahaa tenho de o tornar uma simples rotina, mas nem sempre é facil... eu pessoalmente tenho de estar num certo "mood" para celebrar, e por vezes o sono não me deixa mesmo, e não me sinto bem em celebrar por "obrigação" ... mas tenho de ver se encontro um maneira de contornar isso, acho que só me fazia bem celebrar os esbaths. ^^
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Amitiel Pandora em Dom Jan 30, 2011 3:49 pm

Lifebringer escreveu:mas no que toca ao quão literalmente se deve levar certas coisas, e ao quão correcto é este ou aquele procedimento... eu diria que no final, tudo vai dar àquilo que sentimos como correcto e que faz sentido para nós.

Não celebro nada... nem festivais nem nada.... E aqui torna-se complicado tentar explicar..... Daí ter citado a frase do white que me ajuda bastante. Eu faço muitas coisas pelo sentir.... Enquanto que algumas pessoas aqui dao nomes aos costumes e seguem uma linha muito mais "teórica" (desculpem a expressão) eu faço as coisas à minha maneira permitindo me abrir o meu coração e mente ao mundo lá fora. No entanto adorava saber mais acerca das celebrações e festivias Smile

Amitiel Pandora

Capricórnio Dragão

Mensagem por Enarta em Sex Fev 11, 2011 1:19 am

My_Pandora's_Box escreveu:
eu faço as coisas à minha maneira permitindo me abrir o meu coração e mente ao mundo lá fora

Bem as coisas que fazes á tua maneira acabam por ser uma celebração. Eu não preciso de planificar e realizar um ritual de athame, caldeirão e circulo para sentir que estou a celebrar alguma coisa, o que não quer dizer que não o faça, simplesmente por vezes basta-me sentir.
Enarta

Libra Ovelha

Mensagem por Taýr Mirellë em Sex Fev 11, 2011 9:17 pm

Enarta escreveu:
My_Pandora's_Box escreveu:
eu faço as coisas à minha maneira permitindo me abrir o meu coração e mente ao mundo lá fora

Bem as coisas que fazes á tua maneira acabam por ser uma celebração. Eu não preciso de planificar e realizar um ritual de athame, caldeirão e circulo para sentir que estou a celebrar alguma coisa, o que não quer dizer que não o faça, simplesmente por vezes basta-me sentir.

Isto ^^
Taýr Mirellë
The Black Panther

Peixes Boi

Mensagem por Convidad em Sex Fev 25, 2011 6:02 pm

Lifebringer escreveu: Quanto a festividades romanas, tenho uma grande afinidade pela festividade de Cibele, mas isso é outra longa história hehe.

Tens a certeza que Cibele e Romana? Posso estar enganada mas precede o panteao romano. Smile

Convidad
Convidado

Mensagem por Lifebringer em Sex Fev 25, 2011 8:00 pm

Sim, Cibele era na verdade a deusa-mãe do povo antigo da Frígia (actualmente Turquia), e só posteriormente foi adaptada pelos romanos.

A parte de ser celebrada a 4 de Abril é que penso ser algo já pertencente à época romana, mas não posso garantir.
Lifebringer
Administrador

Peixes Serpente

Mensagem por Ookami em Ter Abr 05, 2011 12:45 am

White would you show me Cibele Next time it comes around? Im afraid I am much more animalistic in nature and may not understand it fully but I would like to try and learn more about our members traditions.
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Morrigan em Qua Maio 18, 2011 10:11 am

Bom, como não sou Wicca, celebro somente as festividades celtas como Samhain (a minha favorita), Imbolc,Beltain, Lughnasadh e os solestícios. Não realizo nenhum ritual pois não sou sacerdotisa, mas sigo sim algumas tradições inerentes a cada festividade .
Morrigan
Cecidit munitus

Câncer Coelho

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: