Ritual de Dedicação Wicca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ritual de Dedicação Wicca

Mensagem por DiogoM em Qui Mar 10, 2011 1:38 am

Antes de se iniciar como bruxo(a) Wiccano(a) você deverá passar por um ritual de dedicação onde se comprometerá com os Deuses a estudar e praticar a Antiga Arte durante um ano e um dia. Mas tenha em mente que este é um período mínimo de estudo para você ter idéia de como as coisa funcionam na Wicca, para conhecer a Roda do Ano completa. Um verdadeiro Bruxo(a) não se faz apenas neste período e sim com o tempo e com o estudo.

Apenas após esse período caso ainda queira seguir o caminho da Wicca você deverá se iniciar.

Bem, você deve se estar perguntando porque 1 ano e 1 dia? Nosso calendário é diferente do Gregoriano. Para nós os meses tem 28 dias (4 fases lunares de 7 dias cada) daí se somarmos teremos: 28 dias x 13 meses = 364 dias, mais 1 dia para termos os 365 dias do ano usual, daí a expressão 1 ano e 1 dia.

Se você deseja se tornar um bruxo e não pode ser iniciado por um Coven (ou se prefere trabalhar como um Bruxo Solitário) pode dedicar-se à Deusa e ao seu Consorte realizando o ritual de Dedicação em uma noite de lua cheia ou crescente, em qualquer um dos 8 Sabbats ou no seu aniversário.

No dia escolhido procure meditar sobre a importância do passo que você pretende dar e sinta em seu coração se essa é a sua verdadeira vontade. Nesse dia evite comer carne vermelha ou qualquer alimento que tenha recebido aditivos químicos, prefira frutas e legumes, procure também evitar o contato prolongado com muitas pessoas, os humores variados podem influenciar o equilíbrio de suas energias. Lembre-se que todo Bruxo precisa ter em mente os 4 Poderes Tradicionais: Saber, Ousar, Querer e Calar.

Para este ritual você vai precisar de:

Caldeirão
Água da Fonte ou Mineral
Athame
Cálice
Uma Vela Preta
Uma Vela Branca
Incensário com Incenso de Jasmim ou Mirra
Vinho Tinto que deverá ter passado a noite anterior à luz da Lua Crescente ou Cheia para ter sido energizado.
Maçã
Rosas Brancas e Rosas para enfeitar o altar
Sal Marinho

Ao entardecer comece a preparar seu quarto ou o local escolhido para o ritual, arrume seu altar com o caldeirão cheio de água da fonte ou mineral, o athame e o cálice. Prepare o incensário com um incenso de Jasmim ou Mirra, enfeite o altar com rosas coloridas, coloque a vela preta do lado esquerdo simbolizando a Deusa e a vela branca do lado direito simbolizando o Deus, coloque a maçã próxima ao caldeirão junto com a garrafa de vinho tinto.

Um pouco antes do horário programado tome um banho ritualístico para se limpar de todas energias negativas, utilize um pouco do sal marinho misturado à água. Neste momento tenha em mente que seu corpo está sendo purificado dos velhos conceitos, à partir de agora você estará se preparando para um novo nascimento, o nascimento para a Antiga Arte. A visão que você tinha até então dará lugar a uma nova forma de pensar e sentir os outros a sua volta.

Ao término do banho não utilize nenhuma toalha, deixando que seu corpo seque-se naturalmente, não vista nenhuma roupa (ao fazer este ritual não utilize anéis, brincos, pulseiras, relógio... deixe seu cabelo solto, você deverá se apresentar aos Deuses como você nasceu).

Dirija-se ao local escolhido para o ritual, antes de começar pegue sua vassoura e varra todo o local (não deixe que os pêlos da vassoura toquem o chão). Enquanto varre mentalize todas as energias negativas sendo varridas.

Trace no chão um círculo com cerca de 1,50 m de diâmetro, salpique um pouco de sal (simbolizando o elemento Terra) sobre o círculo para consagrá-lo dizendo:

COM O SAL EU CONSAGRO E ABENÇÔO ESTE CÍRCULO
SOB OS NOMES DIVINOS DA DEUSA E DO SEU CONSORTE: O DEUS CORNÍFERO.
ABENÇOADO SEJA!

Acenda o incenso e volte-se aos 4 pontos enquanto diz:

SALVE GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO LESTE - PODERES DO AR!
SALVE GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO SUL - PODERES DO FOGO!
SALVE GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO OESTE - PODERES DA ÁGUA!
SALVE GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO NORTE - PODERES DA TERRA!
QUE A FORÇA DOS ELEMENTAIS ME PROTEJAM E ME GUIEM.
QUE ASSIM SEJÁ E QUE ASSIM SE FAÇA PARA O BEM DE TODOS!

Acenda as velas e diga:

O FOGO ESTA ACESO
O RITUAL COMEÇOU.
O CÍRCULO ESTÁ MONTADO ENTRE OS MUNDOS.
ALÉM DOS LIMITES DO TEMPO ONDE A NOITE E DIA, NASCIMENTO E MORTE,
ALEGRIA E TRISTEZA TORNAM-SE UMA SÓ COISA.
QUE NENHUM MAL AQUI POSSA ENTRAR OU SAIR.
QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA PARA O BEM DE TODOS.

Sente-se no centro do círculo, voltado para o Norte e feche seus olhos, sinta toda a energia que existe dentro de você, saiba que a Grande Mãe vive dentro do seu coração. Quando se sentir pronto, coloque-se de joelhos, segure o athame com as duas mãos e aponte-o para o céu dizendo:

EU TE INVOCO E TE CHAMO, OH, DEUSA MÃE CRIADORA DE VIDA E ALMA DO UNIVERSO INFINITO.
PELA CHAMA DA VELA E PELA FUMAÇA DO INCENSO EU TE INVOCO PARA ABENÇOAR ESTE RITUAL.
E PARA GARANTIR A MINHA ADMISSÃO NA COMPANHIA DOS TEUS FILHOS AMADOS.
OH, BELA DEUSA DA VIDA E DO RENASCIMENTO QUE É CONHECIDA COMO CERRIDWEN, ASTARTE, ATENAS, BRÍGIDA, DIANA, ÍSIS, MELUSINE, AFRODITE E POR MUITOS OUTROS NOMES DIVINOS.
NESTE CÍRCULO CONSAGRADO À LUZ DE VELAS EU ME COMPROMETO A TE HONRAR, A TE AMAR E A TE SERVIR.
ENQUANTO EU VIVER PROMETO RESPEITAR E OBEDECER À TUA LEI DE AMOR A TODOS OS SERES VIVOS.
PROMETO NUNCA REVELAR OS SEGREDOS DA ARTE A QUALQUER HOMEM OU MULHER QUE NÃO PERTENÇA AO MESMO CAMINHO.
E JURO ACEITAR O CONSELHO WICCANO DE "SEM PREJUDICAR NINGUÉM FAÇAM O QUE QUISEREM".
OH, DEUSA RAINHA DE TODAS AS BRUXAS, ABRO MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA PARA TI.
QUE ASSIM SEJA!

Pegue a maçã e parta-a em duas, coloque as duas metades em cima do altar. Pegue a taça e encha-a de vinho, erga-a e diga:

EU TE INVOCO E TE CHAMO, OH, GRANDE DEUS CORNÍFERO DOS PAGÃOS, SENHOR DAS MATAS VERDES E PAI DE TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES.
PELA CHAMA DA VELA E PELA FUMAÇA DO INCENSO EU TE INVOCO PARA ABENÇOAR ESTE RITUAL.
OH, GRANDE DEUS CORNÍFERO DA MORTE E DE TUDO QUE VEM DEPOIS, QUE É CONHECIDO COMO CERNUNNOS, ATTIS, PÃ, DAGHDA, FAUNO, FREY, ODIN, LUPERCUS E POR MUITOS OUTROS NOMES, NESTE CÍRCULO CONSAGRADO À LUZ DE VELAS EU ME COMPROMETO A TE HONRAR, A TE AMAR E A TE BEM SERVIR ENQUANTO EU VIVER.
OH, GRANDE DEUS CORNÍFERO DA PAZ E DO AMOR, ABRO MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA PARA TI.
QUE ASSIM SEJA!

Introduza o athame na taça e diga:

A SAGRADA UNIÃO FOI FEITA, E DELA GERAM TODAS AS COISAS!

Beba o vinho sabendo que ele representa o sangue da Deusa, aquele que tudo fertiliza, saiba que através dele tudo pode ser alterado. Magia é transformação, deixe que Ela lhe toque e lhe transforme.

Feche os olhos e deixe os sentimentos tomarem conta de você, caso escute alguma voz ou sinta alguma presença não se assuste. Confie na Grande Mãe e em seu filho. Abra os olhos e coma a maçã.

Quando se sentir pronto abra o círculo dizendo:

O CÍRCULO ESTA FECHADO, PORÉM NÃO ESTA ENCERRADO.
QUE O PODER SEMPRE ESTEJA COMIGO QUANDO EU PRECISAR.
ENCERRO AGORA ESTE CÍRCULO!
QUE ASSIM SEJA E QUE ASSIM SE FAÇA PARA O BEM DE TODOS.

A Dedicação está completa, deixe as velas e o incenso queimarem até o fim. Nesta noite durma sem roupa de preferência. No dia seguinte pegue os restos das velas e o pó do incenso e enterre em um jardim ou vaso.

Fonte: Adaptado do site Wallace's Page
DiogoM

http://www.portalwicca.pt

Re: Ritual de Dedicação Wicca

Mensagem por solrac em Seg Mar 14, 2011 1:44 am

olá neste topico ensinas te e muito bem como é a iniciacao de uma pessoa que queira practicar a religiao wicca mas para uma que queira sozinha como é??? onde pode encontrar gente como ela? alias onde posso encontrar ??? ( eu ainda nao fiz este ritual alias nenhum lol )

desculpa nao e sozinha e num coven

solrac

Capricórnio Macaco

Mensagem por solrac em Seg Mar 14, 2011 5:08 pm

loool o que perguntei foi como e um ritual num coven ??? percebes ??????

solrac

Capricórnio Macaco

Mensagem por DiogoM em Seg Mar 14, 2011 5:20 pm

Os rituais de iniciação nos covens são mais "formais", onde tem o sacerdote ou sacerdotisa para te guiar ao longo do rito bem como o resto dos elementos que servem para auxiliar, mas antes de pensares no rito iniciático deverás ter em mente que precisas de um período mínimo de estudo (1 ano e 1 dia), o melhor é estudares mais que esse prazo, quanta mais sabedoria melhor, o ritual que postei foi de auto-iniciação e é só um exemplo, podes elaborar o teu próprio ritual, pois assim terás maior sincronia com a Deusa e seu Consorte, porém não é preciso ter pressa, começa lendo livros sobre a Wicca, depois tens de ver qual a tradição que te enquadras mais, estudar um pouco as artes divinatórias, alquimia...
P.S: Fiz um tópico com alguns livros para download, aconselho a leitura "guia essencial da bruxa solitária".

Última edição por Angus Mac Og em Seg Mar 14, 2011 5:42 pm, editado 1 vez(es)
DiogoM

Mensagem por solrac em Seg Mar 14, 2011 5:31 pm

ok obrigado mesmo, eu pensava que esse tal período começava depois de fazer o tal ritual de iniciação loool obrigado pelo o esclarecimento e a sugestão vou fazer agora o download do livro mais uma vez obrigado. crls

solrac

Capricórnio Macaco

Mensagem por DiogoM em Seg Mar 14, 2011 5:43 pm

Enganei-me, quis dizer tradições...a minha é a Gardneriana, mas existe outras.
Podes consultar o tópico "Principais Tradições Wicca".

nao percebi a parte que ver o panteão em que me enquadrava mais, o que queres dizer com isso ????
DiogoM

Mensagem por solrac em Seg Mar 14, 2011 5:48 pm

ok obrigado por tudo

solrac

Capricórnio Macaco

Mensagem por Convidad em Qui Abr 07, 2011 11:05 pm

Angus Mac Og escreveu:Enganei-me, quis dizer tradições...a minha é a Gardneriana, mas existe outras.
Podes consultar o tópico "Principais Tradições Wicca".

Dizes ser gardeneriano, mas das varias coisas que escreves algumas nao se enquadram na tradicao. Nunca ouvi falar de um grupo gardeneriano em Portugal. Sera que podes ser uma bocadinho mais elucidativo quanto ao teu trabalho?
Apenas pergunto porque acho que acima de tudo esta o bem da Arte.

Convidad
Convidado

Mensagem por DiogoM em Qui Abr 07, 2011 11:24 pm

Sim, sou gardneriano, fui iniciado por um coven descendente da linhagem Olwen (Não localizado em Portugal e sim em Inglaterra), os conteúdos que posto aqui são meramente indicações para praticantes solitários de outras tradições dentro da Wicca (sempre tento dar uma adaptação base gardneriana a todos), sendo que um verdadeiro gardneriano não se pode auto-dedicar muito menos se auto-iniciar, todos tem que ter alguma ligação a Gerald Gardner (segundo os meus conceitos/fundamentos/crenças), além que os conteúdos da tradição que sigo muitos são secretos outros nem tanto.

DiogoM

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: