Misticismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Misticismo

Mensagem por Sailor Moon em Dom Jan 09, 2011 10:06 pm

Gostava também de falar um pouco sobre misticismo. Ainda não sei onde deverei por um post sobre Tarot, como oráculo está ligado ao Misticismo? A verdade é que ao contrário da Maigia, não tenho uma grande ideia sobre a definição de Misticismo. Procurei na net e o primeiro sitio onde vi foi no dicionário online que diz: "Doutrina filosófica e religiosa, segundo a qual a perfeição consiste numa espécie de contemplação, que vai até o êxtase e une o homem à divindade; Intensa devoção religiosa" ou então " Crença na possível comunicação entre o homem e a divindade; Vida contemplativa; Devoção exagerada; Tendência para acreditar no sobrenatural.". Sinceramente achei estas definições muito chochas, mas também o dicionário nunca foi o melhor local para procurar este tipo de definições.

Outra definição que encontrei foi a seguinte "Misticismo é uma filosofia que existe em muitas culturas diferentes e que se reveste de várias formas. Místico é todo aquele que concebe a não-separatividade entre o Universo e os seres. A Essência primordial da vida, ou Consciência Cósmica, ou Deus como costumamos chamar, não está nem nunca esteve separado de qualquer coisa. O místico é aquele que busca ou que já mantém um contato direto com a realidade, sem intermediários. O místico procura a presença do Ser Supremo e Real, ou do inefável e incognoscível em si mesmo, nas profundezas de seu ser, e dessa forma, pode perceber todas as coisas como sendo parte de uma infinita e essencial Unidade de tudo o que existe." Achei esta definição um pouco melhor, mas ainda assim explica mais o que um mistico procura e não exactamente o que é o misticismo.

Então pergunto-vos. O que é exactamente o misticismo? Existe alguma relação sobre o misticismo e os oráculos ou artes divinatórias? É este o local ideal para falar de Tarot?

Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Re: Misticismo

Mensagem por Ookami em Seg Jan 10, 2011 2:57 am

Se me permitires eu acho que não era uma má ideia fazer um tópico com o nome tarot mesmo e deixa este aberto também para quem quiser falar de filosofia, divindade e tradição.
Não sei muito do assunto mas do que me explicam o tarot é algo muito potente e especifico, Logo merece um tópico com o seu nome ^^

Eu tenho muitas perguntas para te fazer Razz
Ookami

Libra Serpente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: