Acessórios Ritualisticos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Acessórios Ritualisticos

Mensagem por DiogoM em Qua Mar 09, 2011 4:24 am

Indico todos os acessórios ritualisticos que acho relevantes dentro da Wicca.

Pentáculo

O Pentáculo é normalmente um prato de metal, madeira ou estanho com o símbolo do Pentagrama (estrela de 5 pontas) dentro de um círculo. Ele normalmente serve para consagrar vários acessórios e ervas, também serve para protecção. Esta ligado ao elemento Terra. Alguns Bruxos usam o Pentáculo para invocar qualquer elemento da Natureza (ex. elementais). Representa a ligação do Bruxo com os Deuses.

Sino

O sino normalmente é feito de cristal ou de latão. Ele sinaliza o início e fechamento de um ritual ou Sabbat, também é utilizado para despertar os membros do Coven que estão em meditação. Os sinos também são tocados em vários ritos funerários wiccanos para abençoar a alma do bruxo que cruzou o reino dos mortos.

Livro das Sombras

O livro das sombras (também conhecido como Livro Negro) é uma espécie de diário secreto no qual o bruxo registra seus encantamentos, invocações, rituais, sonhos, receitas de várias poções pessoais entre outros assuntos. Um livro desse tipo pode ser mantido por alguém em separado ou por todo um coven. Quando ocorre a morte do bruxo, o livro das sombras pode ser passado para seus filhos ou netos, mantido pela Alta Sacerdotisa e pelo Alto Sacerdote do coven (se o bruxo for membro de um deles no momento de sua morte) ou queimado para proteger os segredos da arte. Qualquer que seja a decisão tomada, ela naturalmente depende dos costumes daquela determinada tradição wiccana ou da vontade pessoal do bruxo.

Átame (athame)

É um punhal ritualístico com cabo preto e lâmina de fio duplo, tradicionalmente ele possui várias gravações com vários símbolos mágicos e astrológicos. Representa o elemento ar. Ele é utilizado para traçar círculos, exorcizar o mal e as forças negativas, controlar e banir os espíritos elementais, guardar e direcionar a energia durante os rituais.

Bolline

O Bolline é uma faca com o cabo branco. Ele é utilizado na colheita de ervas, na construção de talismãs e amuletos mágicos. Existem alguns modelos de Bolline na forma de uma pequena foice, totalmente de prata, em alusão ao antigo Instrumento dos Druidas para a colheita de ervas que possuía esta forma. Ele é uma ferramenta não necessária, visto que muitos Bruxos usam o átame para desempenhar a função de colher as ervas e construir talismãs.

Bastão

Também conhecida como Bastão de Fogo, normalmente é feito de madeira, feito de um galho de árvore. Representa o elemento fogo. O bastão de acordo com vários compêndios de magia, deve ter aproximadamente 50 cm de comprimento. É utilizado para invocar as salamandras (elementais do fogo) em determinados tipos de rituais, traçar círculos, desenhar símbolos mágicos, direcionar a energia e mexer bebidas no caldeirão.

Caldeirão

O caldeirão é um pequeno pote escuro de ferro fundido ou estanho que combina simbolicamente as influências dos quatro antigos e místicos elementos e que representa o ventre divino da Deusa Mãe, é utilizado para vários propósitos como ferver poções, queimar incenso e guardar carvão, flores, ervas ou outros elementos mágicos. O caldeirão pode ser usado também como acessório para adivinhação - muitos bruxos enchem seu caldeirão com água na noite de Samhain e os utilizam como espelho mágico para olhar o futuro ou o passado.

Cálice

O cálice, feito de cristal ou vidro, representa o elemento água e é para consagrações, ele acompanha todo o processo nos rituais.

Espelho Mágico

Esta é uma antiga prática irlandesa muito utilizada pelos camponeses. Pegue um espelho e unte-o com uma mistura de sal e limão. Aguarde uma noite de Lua Crescente e "aprisione-a" no espelho (refletindo nele sua imagem). Seu espelho estará magnetizado, sempre que quiser peça para que a Luz, que agora mora dentro dele, ilumine seus caminhos.

Espada Cerimonial

A espada cerimonial representa o elemento fogo e é o símbolo da força do bruxo. Em certas tradições wiccanas, a espada cerimonial é usada no lugar do punhal de cabo preto pela Alta Sacerdotisa do coven, para traçar ou apagar um círculo. A espada, como o punhal, pode também ser usada para controlar e banir espíritos elementais e para guardar e direcionar a energia durante os rituais.

Vassoura

A vassoura é símbolo do magistério feminino e das forças purificadoras da natureza. Até hoje é costume "limpar" as energias negativas de uma casa varrendo-as para fora com uma vassoura desenhada com símbolos mágicos (pentagrama, círculo, taça, espada).

Fonte: Texto adaptado por mim.
DiogoM

http://www.portalwicca.pt

Re: Acessórios Ritualisticos

Mensagem por Ookami em Ter Abr 12, 2011 10:51 am

Eu não tenho a certeza mas eu acho que as nossas tradições tem pontos de vista diferentes para o uso das nossas ferramentas(tools) e afinidade das mesmas.

Na tradição e coven onde inicie o meu caminho avia diferenças

-Não utilizamos a vassoura
-A espada era só para casamentos e para o high priest durante sabbats, esbats e rituais importantes.
A Athane está ligada ao fogo e não ao ar com vários usos mágicos.
A Pentáculo é ou de pedra, madeira ou cortiça.

Os outros elementos usamos de forma igual ou muito similar.
Mas também tínhamos uma tecido (pano) sagrado por assim dizer e um base em pedra para salves(ervas moídas e cinzas)
Ookami

Libra Serpente

Mensagem por Ash em Sex Maio 20, 2011 10:18 am

Pelo o meu conhecimento, normalmente o athame é de facto relacionado com o elemento do ar, no entanto lembro-me de uma informação vaga de que normalmente outro objecto era usado como símbolo para o fogo e para a terra, embora o pentagrama seja sempre presente. Também tive algumas informações de que, quando o athame é usado por si só para rituais, como por exemplo o desenho de círculos exposto em cima como sendo usada tradicionalmente ou a espada ou uma faca de cabo negro, este pode tanto ser uma faca qualquer que tenha sido usada só para fins ritualisticos, ou em certas ocasiões totalmente ausente e trocada pelo o uso de dedos, preferencialmente ligados á tua mão para nah dar problemas. Também gostaria de ter uma confirmação, visto que falta nesta lista, de encontro ao uso de algum tipo de varinha, visto que já vi algumas tradições em que o iniciante teria que encontrar o mineral certo e fazer a sua própria varinha assim como já vi várias varinhas de vários cristais á venda. Também me parece um elemento essencial, visto que seria o correspondente simbólico masculino á vassoura exposta aqui.

Sendo um coleccionador de multiplas coisas afiadas também gostava de perguntar aqui se alguém conhece um bom sitio no Porto onde eu possa comprar um boline tradicional em forma de ceifa. Adorava ter um, visto que ultimamente também adquiri uma faca kris, que pelo meu entender é usada frequentemente como athame em vez do athame convencional.
Ash

Sagitário Ovelha

Mensagem por DiogoM em Sex Maio 20, 2011 11:08 am

Pelo o meu conhecimento, normalmente o athame é de facto relacionado com o elemento do ar, no entanto lembro-me de uma informação vaga de que normalmente outro objecto era usado como símbolo para o fogo e para a terra, embora o pentagrama seja sempre presente.

As ligações entre os elementos e os acessórios mágicos, variam conforme a tradição.

Também tive algumas informações de que, quando o athame é usado por si só para rituais, como por exemplo o desenho de círculos exposto em cima como sendo usada tradicionalmente ou a espada ou uma faca de cabo negro, este pode tanto ser uma faca qualquer que tenha sido usada só para fins ritualisticos, ou em certas ocasiões totalmente ausente e trocada pelo o uso de dedos, preferencialmente ligados á tua mão para nah dar problemas.

Sendo o athame um acessório magico "sagrado" o seu fim é exclusivo para estas artes.
Temos que ver que tanto a espada quanto o athame têm simbolismos um tanto diferentes, como disse na descrição do dito acessório "a espada cerimonial é usada no lugar do punhal de cabo preto pela Alta Sacerdotisa do coven".
Na minha opinião qualquer acessório magico não pode ser doado a ninguém, visto que é uma coisa pessoal e funcionam quase todos como catalisadores de energia por isso acho que uma faca normal de cabo negro ficaria fora de opção.
Em muitas tradições é obrigatório todo o material magico, apesar dos dedos também servirem.

Também gostaria de ter uma confirmação, visto que falta nesta lista, de encontro ao uso de algum tipo de varinha, visto que já vi algumas tradições em que o iniciante teria que encontrar o mineral certo e fazer a sua própria varinha assim como já vi várias varinhas de vários cristais á venda.
Também me parece um elemento essencial, visto que seria o correspondente simbólico masculino á vassoura exposta aqui.

Muitas tradições são regidas no que toca a materiais, muitos cristais estão associados a deuses/deusas, por isso mesmo é que muitas exigem um certo cristal para uma certa divindade, em relação as varinhas que encontramos em lojas, muitos dos cristais que encontramos nelas são postos la por uma questão de design, mas no geral quantos mais cristais tiver uma varinha melhor irá ser, pois não estão só ligados a deuses/deusas como também aos elementos, elementais,...
Sem duvida que é essencial a varinha, mas muitas tradições substituem a mesma pelo athame ou bastão, mas lembro novamente que vendo de um ponto geral (fora das tradições) todo o acessório possui a sua própria finalidade e características, por isso todos são diferentes e indispensáveis para os rituais.

Sendo um coleccionador de multiplas coisas afiadas também gostava de perguntar aqui se alguém conhece um bom sitio no Porto onde eu possa comprar um boline tradicional em forma de ceifa.

No Mundo Místico acho que tem.

cheers
DiogoM

Mensagem por Ash em Sex Maio 20, 2011 11:48 am

Angus Mac Og escreveu:

No Mundo Místico acho que tem.

cheers
Alguém me pode dar direcções? Preferencialmente desenhar um mapa? XD Porque eu sou tão bom com ruas como sou com matemática...
Ash

Sagitário Ovelha

Mensagem por DiogoM em Sex Maio 20, 2011 11:55 am

Mundo Místico - Bazar Esotérico
Rua do Bonjardim, 146
4000 - 114 PORTO

http://mundomistico.pt/index.php?p_id=contactos

DiogoM

Mensagem por Ash em Sex Maio 20, 2011 12:08 pm

Angus Mac Og escreveu:Mundo Místico - Bazar Esotérico
Rua do Bonjardim, 146
4000 - 114 PORTO

http://mundomistico.pt/index.php?p_id=contactos

'Brigado! Tem aqui coisas espetaculares, e passo por lá quase todos os dias, nem sabia que estava mesmo ali!
Ash

Sagitário Ovelha

Mensagem por Sosai Wakasaki em Sex Maio 20, 2011 12:49 pm

Como que não conhecias o Mundo Mistico! Shame on you! Estar no Porto e não conhecê-lo é como se tivesses com fome, tivesses o frigorifico cheio de comida e não fosses comer!

Eu sinceramente, a nível de acessórios ritualisticos, é quase o que me venha mão que utilizo, lol.

Capricórnio Serpente

Mensagem por Nomad em Dom Maio 22, 2011 8:30 pm

O Mundo Místico tem coisas lindas, penas que são um pouco para o caro. Tudo o que comprei até agora, comprei em Inglaterra ou mandei vir de lá, que mesmo com os portes um pouco mais caros, compensa em termos de preço final...
Nomad

Leão Serpente

Mensagem por Hermes)o-|- em Dom Maio 06, 2012 11:20 am

Ookami escreveu:Eu não tenho a certeza mas eu acho que as nossas tradições tem pontos de vista diferentes para o uso das nossas ferramentas(tools) e afinidade das mesmas.

Na tradição e coven onde inicie o meu caminho avia diferenças

-Não utilizamos a vassoura
-A espada era só para casamentos e para o high priest durante sabbats, esbats e rituais importantes.
A Athane está ligada ao fogo e não ao ar com vários usos mágicos.
A Pentáculo é ou de pedra, madeira ou cortiça.

Os outros elementos usamos de forma igual ou muito similar.
Mas também tínhamos uma tecido (pano) sagrado por assim dizer e um base em pedra para salves(ervas moídas e cinzas)

Caro Ookami

- Na wicca Tradicional (pelo menos Gardneriana ou Alexandrina) a vassoura não é uma das 8 ferramentas da Arte. Dito isto adiciono que muitos coven ainda assim a empregam para diferentes coisas.
- Na Tradição Alexandrina o Athame corresponde com o Fogo e é uma das diferenças com respeito à Gardneriana. Acho que o coven donde estavas tinha uma influencia Alexandrina, embora o emprego da espada da forma que descreves é diferente
- O Pentáculo na tradição Alexandrina pode ser feito ainda de cobre (ou de outros materiais).

As ferramentas e a forma de se empregar é uma parte importante da primeira iniciação assim como o treino com elas...A tradição alexandrina e gardneriana são muito semelhantes mas há algumas diferenças, nominalmente nas ferramentas ou que é muito interessante.

Hermes)o-|-

Mensagem por WhiteLights em Sex Jun 22, 2012 5:14 pm

Humm serei eu o único a reparar que sempre que o athame é mencionado ninguem se referiu ao emprego do simbolismo ritualistico falico do athame? Embarassed
WhiteLights

Câncer Ovelha

Mensagem por Sailor Moon em Sab Jun 23, 2012 6:20 pm

Whitelights não creio que o tópico refira todos os simbolismos dos acessáorios ritulisticos. Também a vossoura representa o próprio acto sexual em si e isso também não é referido. Se achas pertinente podes acrescentar essa informação para completar mais o tópico.

Mas talvez o facto de não ter sido referido é porque acaba por ser de conhecimento comum, o que de facto é errado pois por vezes nos esquecemos de que temos pessoas novas aqui em busca de informação.
Sailor Moon

Sagitário Coelho

http://unicorniodadeusa.blogspot.com/

Mensagem por WhiteLights em Ter Jun 26, 2012 8:12 am

Sailor Moon escreveu:Mas talvez o facto de não ter sido referido é porque acaba por ser de conhecimento comum, o que de facto é errado pois por vezes nos esquecemos de que temos pessoas novas aqui em busca de informação.

foi precisamente por isso que o referi
WhiteLights

Câncer Ovelha

Mensagem por Hermes)o-|- em Ter Jun 26, 2012 9:35 am

Não em todas as tradições o athame é considerado como símbolo fálico.

Hermes)o-|-

Mensagem por hugo quer aprender em Dom Fev 17, 2013 11:02 am

á algua em santa amria da feira. são joão ou arouca?

hugo quer aprender

Aquário Tigre

Mensagem por ToniToni em Qua Fev 20, 2013 10:41 pm

Alguém sabe mais detalhes obre o bastão?
sinceramente não faço rituais, mas acho que talvez seria util criar um bastão para usar energia.
Não será que posso colocar uma cristal na ponta do bastão? Será que o cristal ira apenas irradiar a energia autonomamente, ou é possível que a energia flua pela ponta do cristal quando eu tiver a intenção?

Á, e não será que tem mais eficácia se eu escolher um bastão de um galho que me chame atenção (usando a intuição), será que devo pedir aos elementais para curtar ou escolher o galho? (pode parecer estúpido, mas assim talvez escolha um tipo de madeira mais especifico e eles é que sabem do assunto, não?)

Bem peço desculpas pelas perguntas, mas acho que deveria fazer tudo perfeito para ter mais resultado. Mas sendo que eu não sou iniciado em nada, nem seguo nenhum Deus especifico nem faço os seus rituais será que o bastão perde a função que tem?

ToniToni

Gémeos Macaco

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: